Introdução a Foucault

Introdução a Foucault Edgardo Castro

Resenhas - Introdução a Foucault

Paloma Machado 17/06/2023

Estou iniciando os meus estudos no pensamento de Foucault, esse livro foi de suma importância para que eu possa compreender um pouco da trajetória de Michel Foucault.

Guimarães 16/03/2023

Que começa a entender o pensamento foucultiano?
Leitura necessária para o estudante das ciências humanas ou não estudante da área

Edgardo Castro escritor que elaborou a obra "Introdução a Foucault" é doutor em Filosofia pela Université de Fribourg (Suíça), professor de História da Filosofia Contemporânea da Universidad Nacional de San Martín (Argentina) e pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) da Argentina.

O trabalho do autor nessa obra é fazer justamente o que exposto no título introduzir o pensamento foucultiano de forma simples menos acadêmica possível sintetizando os principais feitos de Michel Foucault sem mais e nem menos. Achei a leitura necessária você acaba criando uma bagagem e começa a entender como funciona o sistema e o mundo no qual estar inserido.

Acredito que depois dessa leitura será mais fácil para seguir com as demais obras de Foucault.

Arca Literária 20/08/2016

resenha disponivel no site a partir do dia 29/09

site: http://www.arcaliteraria.com.br/introducao-a-foucault-edgardo-castro/

Renato420 14/08/2016

Conhecendo sobre Foucault
Quem deseja trilhar os caminhos das ciências humanas e sociais precisa ter contato com a obra de alguns pensadores. Um deles, sem sombra de dúvidas é Michel Foucault. Ele é um dos nomes mais citados na contemporaneide. Sua contribuição às ciências estabeleceu novas formas de pensamento sobre o homem e suas relações. “Introdução à Foucault” proporciona ao leitor ou leitora a oportunidade de ter contato com essas ideias.

O livro foi escrito por Edgardo Castro, doutor em Filosofia pela Universidade de Friburgo, na Suíça. Compõe a coleção Filó, publicado e distribuído pelo Grupo Autêntica. Possui 157 páginas, onde o autor apresenta os principais temas discutidos pelo filósofo francês em suas obras e em aulas ministradas no Collège de France. No final, o livro traz cronologia com algumas informações sobre a vida de Foucault e também de suas publicações.

Cada capítulo se ocupa, numa linguagem acessível, em pontos essenciais do pensamento foucaultiano. Pode-se destacar a problemática das ciências humanas e sua relação com a filosofia; a loucura nos séculos XVII e XVIII; condições históricas do nascimento da clínica médica; ideia de uma arqueologia dos saberes e possível explicação dos alcances e limites da noção de episteme.

As relações de poder, uma das temáticas mais discutidas do pensamento de Foucault ganha destaque no terceiro capítulo. São abordadas as formas de controle do corpo e da população e caracterização do poder disciplinar, do poder soberano e do biopoder. Por fim o livro traz lições sobre o poder pastoral e o dispositivo de confissão, e sobre o governo de si e dos outros.

Leitura recomendada para quem já possui certa afinidade com os pensamentos do filósofo frances, e deseja intensificar seus conhecimentos. Recomendado também para quem pouco ou nada conhece sobre as ideias desse importante pensador. Ter noção desse legado nos ajuda a compreender a relação entre poder e conhecimento e como essa relação é usada como forma de controle social por meio das instituições.