O Penúltimo Capítulo

O Penúltimo Capítulo Clarice Pessato

Resenhas - O Penúltimo Capítulo

Vinicius.Correa 17/02/2020

Não sei como começar essa resenha, afinal, este não é um livro comum. Não é apenas uma história de ficção, muito além disso. Trata-se de uma autobiografia. Uma história de superação. Fico meio perdido em pensar como dar início a esta resenha, pois não estarei resenhando simplesmente um história, e sim, a história da Clarice, a autora e protagonista da obra.

A história de Clarice começa com um acidente de transito quando ela tinha 18 anos. E ao decorrer, descobrimos que o aparentemente "fim" de sua vida, encaminhou-se para muitas coisas boas. Apesar de ter coisas otimistas, ainda assim, não deixa de ser uma história triste e emocionante. Mas acima de tudo isso, é uma história linda.

Li esse livro muito rápido, eu não conseguia parar de le-lo, é sim, uma história muito instigante. Ainda mais por sabermos que as muitas coisas escritas ali realmente aconteceram. A curiosidade pra saber o desfecho é muita. Ainda mais com a escrita gostosa e agradável da autora. Gostei do modo em que ela dirigiu os acontecimentos da trama, intercalando o antes do acidente, o momento do acidente e o depois. De ordens variadas, não seguindo um linha especifica.

A parte que eu mais me senti envolvido foi a do pós acidente. Clarice ficou em coma por muitos dias, e após acordar, tinha em sua cabeça apenas as memórias de criança. A situação dela não era boa. Era grave. O período em que ela ficou hospitalizada é narrado com muitos detalhes, incluindo seus diagnósticos; Clarice foi diagnosticada com tetroplagia, situação que lhe fez perder o movimento dos quatro membros: pernas e braços.

Apesar de ter feito diversas cirurgias e comparecer a várias consultas com variados médicos e especialistas, a deficiência não foi revertida. Clarice deixa claro, que apesar de já ter aceitado sua atual situação, nunca deixou de ter esperanças. Passou então a participar, ainda mais, da sua comunidade religiosa. Passando a escrever contos e mensagens de fé semanalmente para um pequeno jornal da região onde morava, Clarice foi cirando uma rede de contatos e amizades onde encontrou apoio e muitas oportunidades de transmitir a palavra de Deus. Eu não sou uma pessoa muito religiosa. Mas acredito que a religião no caso da Clarice fez muito bem a ela. Com isso ela teve onde agarrar-se e depositar suas esperanças. Um lugar onde apaziguar seus medos, e muito além disso, um cantinho para depositar o motivo de seu viver.

Além de uma ótima história, esse livro conta também com uma ótima capa! Por foto não da pra captar muito bem a qualidade, mas vendo de perto, sentindo e tocando, percebemos a ótima qualidade do papel onde a capa foi impressa. A revisão foi muito bem feita, não encontrei nem um erro de português, pelo que me recordo. A diagramação merece todos os elogios, adorei a fonte usada. No geral, trata-se de um livro muito bem feito, e com uma história de luta e vida melhor ainda. Talvez não seja o estilo literário de todo mundo, mas acredito que vale a pena dar uma conferida.

Bru | @umoceanodehistorias 21/02/2017

Concluí a leitura desse livro há alguns dias e ainda não encontro palavras para me referir a ele. O livro conta a história de Clarice, a própria autora, que, aos seus 18 anos de idade, viu sua vida mudar completamente. Ela foi vítima de um acidente automobilístico e acabou ficando tetraplégica.

“Mas somente quando o que eu contava se desfez foi que meus olhos foram abertos para que eu pudesse ver o que é eterno.”

A autora nos conta como foi descobrir-se dessa forma, todas as cirurgias pela qual passou, como sua família reagiu a isso, sua luta para voltar a se movimentar, até a descoberta de um Deus justo que faz o melhor para que as pessoas aprendam e superem todos os momentos de sua vida. Em O penúltimo capítulo, vamos descobrindo, junto da Clarice, como se aproximar de Deus e nos aceitarmos como somos pode tornar nossa vida menos penosa e mais proveitosa.

“(...) o maior milagre acontece não quando os obstáculos são removidos, mas quando recebemos a capacidade de superá-los.”

Como disse antes, não tenho palavras – e acho que nunca terei – para falar sobre essa obra. A primeira coisa que consigo pensar sobre essa obra, e sobre a autora é que ela é o exemplo de superação.

“A vitória não é dos que largam na frente, mas dos que perseveram até o fim!”

Clarice era uma menina muito ativa, tinha muitos sonhos e muita vontade e determinação para realizar todos. Sua busca pela cura é incansável, mas ela começa a ver, que, ficar mais próximo de Deus, não significa que, milagrosamente, ela se levantaria e sairia andando por aí, como se nada tivesse acontecido e esse é o ponto alto do livro. A autora expõe muito bem a questão da cura com o que nós imaginamos ser e o que ela é para Deus.

“Em nossa rotina, poucos param para olhar ao redor e avaliar com atenção os próprios passos. Não temos tempo para apreciar as pequenas coisas e sentir para com as pessoas que estão bem perto de nós. Mas, ao sermos sacudidos pelas perdas e frustrações, somos obrigados a parar. Então, olhamos ao redor em busca de conforto, de forças que nos deem esperança para continuar. Só encontramos alívio em Deus, mas somos despertados para ver nosso próximo.”

Foi muito gratificante ter lido esse livro, mas não acho que todo leitor irá gostar, pois o teor religioso é alto e muitos podem desgostar dessa questão. No mais, O penúltimo capítulo é uma leitura inspiradora, que nos faz ver que nossos problemas não são nada perto do que podemos conseguir superar tudo se agirmos da forma correta.

“Eu queria um final feliz. Mas qual seria o final feliz? A nossa história não acaba no ponto final de um livro. O final feliz é muito mais profundo e vai muito mais além do: ‘... e viveram felizes para sempre’.”

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2016/12/resenha-o-penultimo-capitulo-clarice.html

Daiane 30/08/2016

O penúltimo capítulo
Um livro aoto biografico escrito Clarice Pessato. Onde ela relata todos os fatos e acontecimentos que acontecerão antes e depois de um fatitico acidente, que mudou sua vida. E como ela lidou com tudo com a ajuda da fé em Deus. Que assim com uma borboleta, ela sofreu uma metamorfose e nada foi como antes. Uma leitura que te emociona e te envolve. Recomendo muito.

Fernanda 29/07/2016

O penúltimo capítulo
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/07/resenha-o-penultimo-capitulo-clarice.html

@biaentreleituras 26/07/2016

Clarice Pessato sempre foi uma jovem estudiosa e obediente, ajudava em casa da melhor maneira que conseguia e sua família era conhecia na cidadezinha onde moravam. Sem medo de arriscar, mudou-se de cidade para poder fazer um curso e aos finais de semana viajava para poder visitar a família.

Clarice tinha um namorado, Júlio, em uma de suas viagens decidiu voltar de carro com ele até a rodoviária e de lá ele seguiria outro caminho. Mas nenhum dos dois conseguiu concluir o trajeto pois um acidente de grandes proporções aconteceu e eles foram atingidos.

O acidente entre dois caminhões e dois automóveis deixou 29 feridos e teve uma morte. Clarice Pessato foi a que ficou no estado mais grave e correndo risco de morte. Uma jovem de apenas 18 anos de idade. Ficou em coma por muitos dias e sua família não recebia informações dos médicos, apenas sabiam o que estava no prontuário: Estado grave.

A família pediu um atestado do que afilha realmente tinha e receberam um papel com informações médicas, somente palavras técnicas e ninguém que pudesse lhes explicar o que tudo aquilo significava. Mas puderam compreender que a filha estava tetraplégica e que havia perdido os movimentos de seus membros.

Após muitos dias de coma, Clarice acordou e recebeu a notícia do acidente. Ela não conseguia se lembrar o que aconteceu e não entendia seu real estado. Passados mais alguns dias, recebeu alta do hospital sem qualquer orientação médica, a família sabia apenas que precisavam comprar uma prancha para melhor mobilidade dela.

Mesmo com todos os limites que o acidente lhe impôs, Clarice jamais perdeu sua alegria e sempre teve esperança. Nunca se deixou abater pelos olhares curiosos, pelas palavras maldosas ou consultas médicas frustadas. Vencer desafios era a sua prioridade e passou a batalhar por seus direitos, para fazer aquilo que acreditava. Sempre tendo a ajuda de sua mãe e família.

Leia mais no link> http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/2016/07/resenha-o-penultimo-capitulo.html

site: www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

Carla Brandão 15/07/2016

O penúltimo capítulo é uma autobiografia de Clarice Pessato, que aos 18 anos viu sua vida mudar para sempre. Em 1981, quando viajava para a cidade onde fazia faculdade de psicologia, o ônibus em que estava foi atingido em uma séria colisão na estrada. Clarice passou dias em coma, e como resultado de uma lesão na medula, ficou tetraplégica.

Antes do acidente ela era uma jovem sonhadora, como tantas outras. Morava em uma cidade pequena, onde todos se conheciam, era boa aluna e boa filha. Gostava de estar com a família e de ajudar em casa. Imaginava seu futuro como um conto de fadas, que termina sempre com tudo dando certo e todos sendo felizes para sempre.

A tristeza por ter seus sonhos interrompidos caminhava o tempo todo ao lado da esperança de melhora. Clarice via sua condição como passageira e tinha certeza de que voltaria a andar. Fisioterapia, consultas médicas, cirurgia, tudo era feito para que evoluções acontecessem. Ela sempre procurou se manter ocupada, fazendo atividades que estivessem ao seu alcance, como ler e escrever com a ajuda de um dispositivo. Sua família sempre esteve ao seu lado e todos faziam o possível para que ela se sentisse cuidada e amada.

Os anos passaram e pouca coisa na condição de Clarice se alterou. Mas dentro dela mudanças significativas ocorreram. Ela passou a frequentar reuniões da igreja, ler livros religiosos e até a dar aulas para crianças. Pouco a pouco começou a atingir cada vez mais pessoas, tanto as que estavam por perto como as mais distantes, por carta e pela internet. A angústia que existia dentro de si foi pouco a pouco sendo substituída pelo entendimento de que sua jornada tinha um propósito. Quando consegue se dar conta disso, mais transformações acontecem.

O livro é daqueles que proporcionam uma leitura rápida. A linguagem é simples e a autora parece conversar com o leitor, como se contasse sua história para alguém conhecido. E, apesar do tema, não é um livro triste ou pesado.

Muitas páginas são dedicadas a passagens religiosas. Clarice algumas vezes faz paralelos entre ensinamentos da Bíblia com partes da sua história que deseja compartilhar e refletir a respeito.

Clarice Pessato começou e parou de escrever sua história várias vezes. Como escrever um livro cujo último capítulo não traz um final feliz? Era assim que ela pensava a respeito de não estar andando. E a escrita foi sendo adiada. Quando finalmente retomou o projeto, o resultado foi este: um livro que fala de esperança, força de vontade, superação e, principalmente, de fé.

"Nossa história não acaba no ponto final de um livro, e o final feliz é muito mais profundo que '... e foram felizes para sempre'. Entender que da tristeza podemos tirar alegria, que as perdas podem se tornar ganhos e que a derrota pode se transformar em vitória, é um trabalho que só um Deus de amor pode fazer."

site: https://blog-entre-aspas.blogspot.com.br/2016/07/resenha-premiada-o-penultimo-capitulo.html

Um Rascunho a Mais 30/06/2016

Um livro de fé, esperança e superação!
Já faz algum tempo que não leio autobiografia e ler o livro da Clarice foi uma grata surpresa. De uma forma sensível e tocante, acompanhamos a trajetória da autora que teve seus momentos de dor e alegria mediante as difíceis circunstâncias da vida. E em meio a tantas dificuldades, encontrei uma história de superação e fé.
Aos 18 anos, Clarice era uma jovem cheia de planos. Com um namoro sério, fazendo um curso de psicologia e com muita vontade para realizar seus sonhos, tudo o que ela queria ela colocar em prática todos os valores aprendidos com seus pais e aos poucos construir seu futuro.
Em uma viagem para São Leopoldo, Clarice vê a sua vida mudar após o acidente de carro ocorrido em Taquari, deixando-a em coma por alguns dias e em estado grave. Apesar de não estar preparada para o que aconteceria, Clarice descobriu que estava tetraplégica e mesmo com a dificuldade de lidar com o diagnóstico, ela e sua família sempre tiveram a esperança de mudar essa situação.
Narrado em primeira pessoa, O Penúltimo Capítulo traz a história da jovem Clarice e da sua convivência com a tetraplegia. A esperança da cura, os medos, as situações de desespero e a luta diária fazem desse livro um testemunho de vida maravilhoso.
Aos poucos, Clarice vai seguindo em frente, alcançando novos sonhos e criando novos propósitos para a sua vida. Através da fé, ela vai trilhando um novo caminho.
Várias pessoas importantes na vida da autora tem um lugar especial no livro, e é possível perceber o quanto elas contribuíram no amadurecimento e ao mesmo tempo nunca deixaram a esperança de lado.
Com uma edição simples, a capa maravilhosa com a borboleta me chamou a atenção desde o primeiro instante e o título trouxe a ideia de uma história ainda em construção. As folhas são brancas e as letras são de um bom tamanho. O livro é dividido em poucos capítulos que dão ênfase aos momentos mais marcantes da vida da autora.
Portanto, se você procura uma história de fé, esperança e superação, com uma narrativa real e ao mesmo tempo de aprendizagem, O Penúltimo Capítulo é o livro que indico para você.

site: http://umrascunhoamais.blogspot.com.br/2016/06/resenha-o-penultimo-capitulo.html

Bruna Martins 17/05/2016

PENÚLTIMO CAPÍTULO - CLARICE PESSATO
Drama || 205 paginas || Editora: Imprensa Livre || Classificação: 5/5 || Cortesia da Autora

Mais do que a narrativa de uma história real, nesse livro Clarisse nos dá uma verdadeira lição de vida, coragem e motivação.

Tudo começa quando a autora tem 18 anos e sofre um terrível acidente de carro que a deixa tetraplégica.

Além de narrar os horrores de sentir paralisada, a autora nos mostra a dura realidade de preconceitos, falta de informações médicas e sua incessante busca pela cura.

Clarissa me emocionou com vários trechos de sua luta e vibrei com cada pequeno avanço de seu estado de saúde.

Mas, apesar de ser um livro informativo e tocante, o ponto central não é o acidente, nem a tetraplegia de Clarissa. Ao meu ver, o diferencial do livro foi o amadurecimento espiritual da protagonista.

Muitas vezes nos pegamos questionando nossa fé. Quando as dificuldades da vida nos afligem buscamos desesperadamente por respostas e nos perguntamos “porquê eu?”, e diante de uma situação tão delicada, Clarissa se viu nesse papel.

A não aceitação de seu quadro clínico disfarçada de otimismo no encontro de uma cura a cegou, mas nossa menina sonhadora conseguiu encontrar o seu valor, o seu lugar no mundo através da religião.

Ao invés de questionar os males da vida, Clarissa resolveu utilizar sua historia para ajudar outras pessoas, ao mesmo tempo em que entregou seu destino nas mãos de Deus sem questionamentos.

Dessa leitura fica o aprendizado de que o penúltimo capítulo de nossas vidas representa tudo o que podemos fazer por nos mesmos e os caminhos que escolhemos trilhar. E que não se pode viver apenas esperando por um “felizes para sempre”, pois o verdadeiro final será escrito e determinado por Deus.

Ellem - @colecionandoprimaveras 16/05/2016

O Penúltimo Capítulo é um livro autobiográfico, escrito por Clarice Pessato.

Desde criança, Clarice sempre foi uma garota alegre, simpática e sonhadora. Aos 18 anos, ela sofreu um grave acidente de carro, que a deixou tetraplégica (pra quem não sabe, é quando há uma paralisia de todo o corpo abaixo do pescoço).

Narrando em primeira pessoa, Clarice divide conosco suas lembranças, o que ela sentiu ao acordar após o coma, qual foi sua reação ao saber de sua paralisia e como sua família não poupou nenhum esforço para que ela se recuperasse.

O interessante é que Clarice nunca se revoltou com sua condição, pelo contrário, ela usou toda a sua força em busca de sua recuperação.

Claro que nada foi fácil, ela enfrentou muitas dificuldades, como falta de informação, falta de acessibilidade e principalmente, falta de sensibilidade de algumas pessoas.

Em um momento difícil, Clarice foi apresentada a Deus (ela era religiosa antes, mas foi nessa ocasião que começou realmente a conhecer a Deus) e aos poucos passou a entender os planos dEle para sua vida.

Eu gostei muito desse livro. A narrativa da Clarice é muito fluida, em muitos momentos, era como se eu estivesse ao lado dela ouvindo-a falar.

O Penúltimo Capítulo não é mais uma história de superação, é mais que isso, uma história de fé que nos traz ensinamentos valiosíssimos. Em muitos capítulos, Clarice nos mostra trechos bíblicos, interpretados de forma simples, trechos que fizeram diferença na vida dela e que podem fazer na nossa também.

Eu recomendo muito esse livro. Mesmo que você não seja cristão, vale muito à pena conhecer essa história.

site: http://www.colecionandoprimaveras.com.br/2016/05/resenha-o-penultimo-capitulo.html

nathy 23/04/2016

É um livro de bençãos!
Não queria começar essa resenha como as outras tantas que vi sobre O Penúltimo Capítulo e muito menos como geralmente faço. Não que os outros livros não mereçam esse "diferencial", não é isso, a verdade é que o livro da Clarice Pessato foi especial pra mim e vou explicar mais sobre isso adiante.

Antes de tudo, se você ler a sinopse terá uma noção sobre o que o livro fala; ele é narrado em primeira pessoa e conta a história de vida da própria autora, que viu sua vida mudar radicalmente quando sofreu um acidente de carro aos 18 anos. Esse acidente acabou deixando ela sem os movimentos das pernas e dos braços, ou seja, ela ficou tetraplégica.

A autora intercala as lembranças de antes e depois desse momento, no entanto, NÃO espere que o livro seja lamentações e tal, não, ela vai além disso. A Clarice mostra como esse acidente fez fortalecer o seu lado espiritual e o dos membros da sua família. Ela quis mostrar que existe momentos ruins nas nossas vidas que acontece por um propósito. Propósito esse que peguntas e anseios humanos não são capazes de responder.

Claro que chegar a esse momento não foi fácil, ela precisou passar por preconceitos, desconhecimentos e dificuldades que apesar de ter sido difíceis foram fundamentais para que a autora conseguisse se aceitar e viver com a sua condição.

Confesso que em vários momentos me emocionei, principalmente, quando ela mostrava- com os versículos da bíblia- que Deus tinha um propósito na vida dela. É como se apesar dela falar dela estivesse falando comigo, sobre mim. Enquanto lia, me pegava pensando o como sou fraca e até egoísta por reclamar por coisas tão banais. Vi que os meus problemas não são nada se comparado com o que a Clarice passou e mesmo assim, passando por tudo isso, ela ainda seguia e segue em frente, com um sorriso e uma esperança que "eu", considerada uma pessoa "normal", não tenho.

Definitivamente, esse livro me mostrou uma lição de vida, despertou em mim uma série de questionamentos pessoas e me confortou. Não tenho uma religião apesar de acreditar e muito em Deus e na sua misericórdia, no entanto, confesso que com os anos tenho me afastado um pouco do que se é esperado por Deus. E Deus é amor, ele está sempre lá, eu é que fujo do seu amor e Deus não quer isso. Eu posso pensar -as vezes- que estou só mas a verdade é que não estou sozinha, que apesar de "fugir" do amor de Deus, Ele sempre está aqui comigo, e que apesar de para uns eu não ser nada, para Ele eu sou tudo.

Vocês podem não entender o que foi que escrevi nesse parágrafo anterior, a verdade é que é apenas uma pontinha dos sentimentos que tive com a leitura de O Penúltimo Capítulo e por isso, talvez, só faça sentido para mim. É só que eu queria mostrar que por tudo isso e muito mais foi que o livro se tornou tão especial para mim. E espero que se você tiver a curiosidade de ler, seja o mesmo para você. Que o mesmo possa te tocar de modo que palavras não são suficientes.

Teve uma pessoa na vida da Clarice que disse que ela tinha uma missão e acho que a publicação desse livro é mais uma forma dela cumprir essa missão de uma forma maravilhosa e humana. Afinal, muitos podem não entender, mais o livro é bem mais do que uma história de uma pessoa tetraplégica que vem conseguindo superar as dificuldades, o livro na verdade, foi para mim, uma história de uma mulher que encontrou na fé e no amor de Deus a força e o dom de espalhar a sua palavra. Seja para aqueles que passam por situações parecidas (ou familiares e amigos que tenham alguém que passe pelo mesmo problema) ou para aqueles que apesar de não ter nenhuma "deficiência" passam por problemas e pensam que não existe soluções e que já não acreditam tanto em algo espiritual, esse livro é para você. É um livro de bençãos!

site: http://ventoliterario.blogspot.com.br/2016/01/o-vento-me-disse39-o-penultimo-capitulo.html

Kamilla 15/02/2016

História incrível!
O livro conta a história da Clarice Pessato, sim é quase que uma autobiografia, mas esse conta em especifico sobre algo que a aconteceu e todas as provações que teve que passar. Clarice aos 18 anos sofreu um acidente de carro que a deixou tetraplégica (A tetraplegia ou quadriplegia é quando uma paralisia afeta todas as quatro extremidades, superiores e inferiores, juntamente à musculatura do tronco. À impossibilidade de mover os membros associam-se, em grau variável, distúrbios da mecânica respiratória, podendo causar demência leve.). O penúltimo Capítulo é narrado pela própria autora, onde ela conta o antes, o durante e o depois do acidente, não necessariamente nessa ordem. Ela intercalou muito bem as cenas, colocando momentos como se fossem flashbacks quando mencionava algo durante o tratamento ou quando estava em recuperação das cirurgias, por exemplo. E isso deu um dinamismo a mais à leitura.

A história do livro é incrível, tudo que a Clarice passou, continuou lutando, cheia de esperanças e chegar no final das contas percebendo e tendo orgulho de ser quem é e de estar como está, foi ótimo! Não esperava um livro assim quando li a sinopse e me surpreendi bastante... A autora nos apresentou seus medos, anseios, realizações e superações que sem dúvida alguma faz nós - leitores - pensarmos e evoluirmos como ser humano.

No começo da resenha disse que o livro é quase uma autobiografia, mas não é só um livro que conta a história de si própria, há divagações e a Clarice fala muito da palavra de Deus e da sua fé e entendimento gradativo sobre o que é amar a Deus. Então o livro pode ser classificado como religioso também, o que pode não agradar a todos. Particularmente não sou uma pessoa religiosa, tenho fé em Deus e o amo incondicionalmente, mas não me vejo frequentando igrejas, cultos e nem nada do gênero e isso acabou deixando a leitura um tanto quanto cansativa, contudo achei válido todas as colocações da autora, achei incrível de verdade a força da Clarice através da sua fé.

Sobre a capa: Acho-a maravilhosa... e tem tanto a ver com a história, a própria mostra-nos como e o título também.

Comentário final: O livro tem uma mensagem bacana, mas mais que isso a história da Clarice deve e merece ser lida!

site: http://www.lendoeapreciando.com/2016/02/resenha-o-penultimo-capitulo-clarice.html

Ge Benjamim 26/01/2016

Preciso começar (como na maioria das vezes) pela capa, preciso dizer que eu achei está uma capa surpreendente, como muito poucos sabem a borboleta é símbolo de ressurreição, de inconstância e renovação, achei que tem tudo a ver com a história, assim também como este "livro" onde a borboleta vem desenhada, passando a imagem que a autora quis mostrar como o próprio título, referindo a sua própria vida como um livro.

O Penúltimo Capítulo traz a história real de uma jovem de 18 anos que após um grave acidente de carro junto com seu namorado acabou ficando tetraplégica, precisando e podendo sempre contar com o apoio de sua família e amigos.

Contando pontos importantes da sua vida, desde a infância à vida adulta, cada momento especial seja feliz ou triste que ela se lembra, principalmente do momento que mudou sua vida, Clarice nos faz repensar em nós, em nossa vida especificamente.

Será que estamos realmente vivendo? Será que estamos agindo da maneira certa? Ou estamos deixando tudo de importante passar? Pense bem.

Uma história incrível que se torna um grande exemplo para acordarmos para a vida e vermos que apesar de todas as dificuldades não devemos para, não podemos desistir. Devemos lutar, sem nunca deixar de acreditar que somos capazes de vencer.

Mesmo após tantas decepções a autora nunca se deixou vencer, transformou sua condição em algo para transmitir e tocar as pessoas através de seu livro.

Esta história nos afeta de uma maneira que poucas pessoas, histórias conseguem fazer. Ver como a jovem cresceu com tantos obstáculos em sua vida, sempre lidando a sua própria maneira, como ela precisou se adaptar e usou isso para aprender sempre mais sobre tudo para passar para frente é de deixar o leitor sem palavras.

Não dá para expressar em palavras o que senti com este livro. Não há como não se sentir tocado com este relato. Feito para ruminar e sensibilizar o ledor, você não conseguirá não se emocionar. Você sente nas entrelinhas os sentimentos da personagem, mas nada de forma exagerada. É estupendo! Vale muito pena.

site: montesualivraria.wix.com/blog

Morgana Brunner 25/01/2016

[Resenha] O Penúltimo Capítulo - Clarice Pessato
Oiii gente, como vocês estão?
Eu acordei contente e feliz hoje, deu uma chuvinha gostosa que me animou bastante em adiantar algumas leituras e ter umas ideias loucas de filmes para assistir e muito chá!

Quem acompanha o blog, viu que eu tinha postado sobre a parceria com a Clarice recentemente, eu tenho muito a agradecer por ela permitir e me dar essa oportunidade de ler um livro tão grandioso e cheio de palavras que me motivaram a fazer coisas que a tempos eu não fazia, por usar o tempo como desculpa ou por medo mesmo.

A recém terminei este livro e estou encantadíssima pela história e da forma na qual foi escrita, queria e quero que todos tivessem como ler, para conhecer uma verdadeira história e como muda-la em algumas situações.
Quando o livro chegou aqui em casa, fiquei ansiosa para terminar os outros e começar essa leitura. Eu já achava linda a capa quando a vi pela tela do computador, mas pessoalmente foi bem diferente, é uma capa que não é comum de se ver em relação de todos os seus detalhes.

A autora nos leva a conhecer o mundo de Clarice uma menina que era bem vista por todas as pessoas, cheia de sonhos e realizações que gostaria de fazer em sua vida. Alguém que todos admiravam e tinham um carinho enorme que se notava de longe.
A garota era encantadora, possui uma vida a seguir e sempre ia atrás de seus objetivos, com o tempo conseguia conquistar o que queria, mesmo com medo ou indecisão seguia o que seu coração falava.
“Mas somente quando o que eu confiava se desfez foi que meus olhos foram abertos para que eu pudesse ver o que é eterno. ” Pág. 17
Sua família, principalmente, seus pais possuíam um orgulho enorme de ter uma filha assim, estudiosa, querida e simpática. Clarice colocava o estudo sempre em primeiro lugar, tivera alguns namorados, mas sempre queria saber de estudar cada vez, conhecimento nunca é pouco, não é?
Seus pais investiam sempre nos seus estudos porque sabiam que valia a pena, uma garota assim merecia receber bastante atenção e consideração.
“Os dias passavam lentos, mas finalmente o dia esperado chegou. Juarez, o amigo sempre pronto a ajudar, levou-me em seu carro até o hospital. ” Pág. 83
Até que um dia, algo inesperado aconteceu com Clarice. Ninguém ao certo sabia o que realmente tinha acontecido, só sabiam que estavam em choque depois da notícia que acabaram de receber...a menina estava na UTI em estado grave, ninguém sabia ao certo sobre as notícias exatas de médicos ou enfermeiros, e isso abalava mais a emoção dos familiares.
“Estava muito alegre em voltar a estudar e, sem saber o que estava acontecendo, comecei frequentar as aulas. ” Pág. 105
As coisas não andavam muito bem com Clarice naquela situação, tudo está transtornado e a apreensão tomou conta de cada pessoa que se encontrava naquele hospital.
Finalmente, a notícia foi dada e algo inesperado aconteceu, como o acidente foi grave, Clarice seria tetraplégica e isso trouxe bastante envolvimento com outras pessoas, tanto sua família e seus amigos, mas quem estava acompanhando o caso de fora do hospital.
“Sabia que tinha mais. Eu tinha do que poderia ser mostrado, mas ao mesmo tempo queria ver, queria saber.” Pág. 167
Clarice então, passou a ser uma guerreira, enfrentava os obstáculos que estavam a sua frente, não tinha respostas porque aquilo realmente tivera acontecido com ela, mas acredita que eram planos de Deus. Começou a frequentar igrejas e lugares que honrassem a palavra de Deus e começou a se agradar de lugares assim.
Recebia sempre convite e era bem tratada em todos os lugares que ia, enfrentava diariamente os olhares de discriminação das pessoas que passavam por ela na rua.

É uma história completa de superação e aprendizagem que lemos neste livro incrível.
A escrita da autora Clarice é maravilhosamente fácil de ler e compreensiva, não encontrei nenhum erro no livro, e isso me deixou muito contente.

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/