O que é Marxismo

O que é Marxismo José Paulo Netto
José Paulo Netto

Resenhas - O que é Marxismo

Kaline.Alencar 29/07/2021

Gostei bastante do livro é bem introdutório e resumido e trás um contexto histórico de forma bem resumida mas muito bem explicado

Gavasso0 30/09/2021

Zé paulo vai partir da análise de Marx e suas concepções sobre a sociedade burguesa de seu tempo histórico para falar com várias outras pessoas ao longo da história se apoiaram nessas concepções e as expandiram. Ele rejeita o marxismo como fita métrica de teorias e pessoas, ao invés disso, ele propõe o marxismo como o contínuo debate que tem como fim último a emancipação do ser, apoiadas no método que marx e engels desenvolveram.
A primeira parte é mais difícil por apresentar as teorias de Marx, mas depois é basicamente contexto histórico.
O Zé paulo, como sempre, é muito bom em apresentar o marxismo sem vulgarizá-lo.

leportom 03/06/2023

Uma introdução ao pensamento Marxista
A pergunta o que é Marxismo em si já é falsa. José Paulo Netto, neste curto e introdutório livro nos conta o porque.
Em uma exposição rápida mas nada esquemática ou simples, o autor nos demonstra como surge a teoria marxista, as pressões sociais e políticas que formam o pensamento de Marx, e como este mesmo pensamento, e sua obra, resultaram numa vasta gama de interpretações.

Lucas 10/12/2020

Excelente introdução ao tema.
O Marxismo, diferente do grande maioria pensa, não possui uma única vertente. Esta é a principal tese defendida pelo autor. Além disso, faz questão de mostrar porque Marx deve ser considerado teórico (crítico) do capitalismo. Por fim, há uma série de livros recomendados na bibliografia que são de enorme valor.

Anajuly.EAa 30/03/2022

Introduçãozinha a Marx
Foi uma leitura pra faculdade, mas quis por aqui porque gostei muito. Acho que é muito bom pra quem tem vontade de iniciar os estudos sobre Marx e não sabe por onde, como também pra facilitar o entendimento pra quem tá começando, tipo eu, risos.
Não é um livro focado na teoria do Marx em si, mas é uma contextualização além de Karl Marx, do período em que viveu e dos seus estudos até chegar no que "conhecemos" hoje por "marxismo".

Japa 03/09/2022minha estante
Nossa, a parte que ele fala de marxismo-leninismo é uma tragédia...

Dava pra ter explorado bastante outras coisas ao invés de ter gastado tempo chutando Lenin. Péssimo.

Camila.Faria 19/01/2021

Acho que é um bom livro pra conhecer a história do marxismo. Achei que fosse mais esclarecedor em questão de conceitos e etc. Mas a leitura não deixou de valer a pena.

leleka 24/08/2021

Bem explicativo
Curtinho, é bem introdutório. Acho que para iniciantes nos estudos sobre comunismo como eu ele é muito útil! Conta os principais acontecimentos históricos e explica a principal filosofia por trás do pensamento Marx.
A linguagem é bastante acadêmica, com palavras rebuscadas e termos complicados, mas nada que torne a leitura impossível. No começo achei bastante difícil, mas depois a leitura foi fluindo mais tranquilamente.

Japa 03/09/2022

Leiam Domenico Losurdo!!!!!
Acabou rapidinho. É uma abordagem legal e interessante principalmente pra quem tá começando, mas em algumas partes é inacreditável como ele beira o anticomunismo.

Não digo que ele tem que obrigatoriamente elogiar todos os grandes ícones soviéticos, mas o que ele diz sobre Stalin é perigoso pois dá a entender, pra quem nunca teve contato com o marxismo, que o marxismo é muito mais sobre a cultura geral do que sobre a materialidade histórica, econômica e dialética.

Enfim... Livro interessante mas que não teve o devido cuidado de dialogar com quem tá começando, principalmente pq o livro não tem fonte nenhum (naturalmente por ser um ensaio).

Inclusive, na parte mais polêmica sobre o assunto, que é quando o autor critica absurdamente o marxismo-leninismo, ele não cita de onde tirou as informações. Mesmo ao final do livro, em que ele indica uma boa bibliografia, ele não comenta nada sobre o período de Stalin no poder. Erro grave, quase um desserviço nessa parte.

Carla.Parreira 11/11/2023

O que é marxismo?
O autor relata uma introdução básica sobre a teoria social de Marx (1818 ? 1883), a qual tem como objeto a sociedade burguesa e como objetivo a
sua ultrapassagem revolucionária: é uma teoria da sociedade burguesa sob a ótica do proletariado, buscando dar conta da dinâmica constitutiva do ser social que assenta na dominância do modo de produção capitalista. Um dos conceitos de Marx está em afirmar que não é a consciência dos homens que determina seu ser, mas, ao contrário, é o seu ser social que determina a sua consciência. Segundo
sua tese, a verdade do ser social não é um resultado, mas sim um processo do qual o falso é um momento. Existe assim um conjunto de regras e princípios definidos, aceitos consensualmente como justos, e a
isso se chama de marxismo. Portanto, o legado de Marx é tomado como uma ciência (o marxismo) que funda uma concepção de mundo oferecendo uma filosofia da natureza e da história (o materialismo), partindo das determinações da ?base econômica? e explicando as relações sociais em geral. Como esse assunto não é um dos meus preferidos, isso é tudo o que resaltei de tal leitura.

Marcelo Purificação 26/03/2020

Excelente livro
É um excelente livro introdutório, não apenas pq explica o surgimento histórico das ideias marxiana, mas, pq ele expandir a concepção dos diferentes marxismos, desde dos textos de Marx, até os seus herdeiros teóricos, e as críticas e contradições dos herdeiros... Ler Marx, é ler um teórico que a práxis é tão importante quando a teoria... Em tempos de crises, Marx é uma análise tbm muito importante e bem vista para estudar o funcionamento sistema capitalista. Além de outros temas como: trabalho, burguesia, filosofia revolucionária, etc..., no sistema capitalista.

csartoretto 31/12/2021

Leitura válida pra entender um pouco sobre Marx e marxismo, antes de iniciar um aprofundamento da obra de um dos maiores pensadores do nosso tempo.

joao de brito 05/07/2023

O que é marxismo
Um bom livro de introdução feito pelo José Paulo Netto, recomendo aos iniciantes no marxismo.
"A centena de páginas que o leitor tem em mãos pode ser, para ele, um auxílio e um estímulo ? e para isto foram escritas"