A Supremacia de Deus na Pregação

A Supremacia de Deus na Pregação John Piper

Resenhas - A Supremacia de Deus na Pregação

Vianna 03/01/2017

Uma obra imperdível para aspirantes/pregadores
O livro faz exatamente o que propõe que a pregação deve fazer: exaltar a glória de Deus.
É um daqueles livros que quando terminamos de ler estamos surpresos e boquiabertos: não com o estilo literário do autor, ou com uma eloquente argumentação, ou com expressões emotivas; mas com a glória de Deus.
O livro não aponta para si mesmo, mas aponta sempre para o Senhor, e é isso que o faz tão importante e edificante para o pregador. Não é um livro sobre pregação expositiva, ou sobre aspectos teóricos e técnicos da pregação. Não, é sobre o que a pregação deve ser, qual deve ser seu alvo, e como deve ser a vida daquele que prega.
Se você é aspirante e quer um livro sobre pregação que coloque Deus no centro, e o exalte e te faça exultar nEle, esse é o livro.
Um livro para fazer com que os pregadores sejam calor e luz. A luz da verdade iluminando, e o calor da piedade aquecendo.

Geolê 13/05/2012

Alvos da pregação: Exaltação e Exultação.
O John Piper faz um ótimo trabalho nesse livro. Não é um livro onde ele ensina técnicas de pregação, nem sobre como preparar um esboço, mas ele vai tratar sobre questões mais profundas como o objetivo central da pregação, e sobre o coração do pregador.

Um livro pequeno, porém bem dividido. É dividido em duas principais partes.

Na primeira ele fala sobre "Por que Deus deveria ser supremo na pregação."

Ele defende isso de forma incrível. Em primeiro lugar, ele fala que o algo da pregação é a Glória de Deus. Isso pq esse é o alvo da Bíblia, e é o alvo de toda a criação! Tudo existe para a glória de Deus, e a pregação não deveria ser diferente. Nessa mesma parte ele fala sobre o problema disso. O problema é que nós queremos ser o alvo da pregação. Queremos uma pregação feita com o alvo em nós, e isso é o que o pecado faz conosco. Sendo assim, há um grande contraste entre o homem e Deus.

O homem busca satisfação, essa que só é totalmente encontrada em Deus, porém não pode se aproximar dEle por causa do seu pecado que faz dele um morto. E Deus que é santo, nunca permitirá que o homem tome sua glória, e pelo pecado do homem, Deus deve mostrar sua ira.

Como reconciliar esses dois? O desejo do ouvinte de satisfação, e o alvo de Deus que é manifestar a sua glória?

O Piper responde na segunda parte onde ele fala que a base da pregação é Cristo. Afinal, é Cristo que dá a conhecer a Glória de Deus a nós, e Ele que nos transforma, livrando-nos do orgulho pecaminoso, e nos levando a olhar somente pra Deus. Em Cristo isso é conciliado, e por isso Cristo deve ser a base de toda pregação.

Na terceira parte, ele fala do dom da pregação que é o poder do Espírito Santo. Muitos vêem o agir do Espírito Santo como algo místico, porém, indo contra essa idéia, o piper dedica essa parte do seu livro a falar da ênfase das Escrituras. Ele diz algo interessante. A pregação não deve ter base bíblica. Isso é muito pouco! A pregação deve ser toda bíblica!

Depois ele aborda um pouco sobre o pregador, onde fala do lugar da alegria e da seriedade no momento de pregação.

A segunda grande parte do seu livro, é sobre "como tornar Deus supremo na pregação." Ele separa pra falar do Ministério de Jonathan Edwards, que para quem conhece um pouco de Piper, sabe que ele o admira muito. :)

Usando o Edwards como exemplo, o Piper mostra como deve ser a vida do pregador, como deve ser seus estudos, e como trabalhar com seriedade no ministério.

Um livro curto, porém satisfazendo o seu propósito que é mostrar que o propósito da pregação é mostrar a supremacia de Deus sobre todas as coisas, através de Jesus Cristo e pelo poder do Espírito Santo.
Pr. Adilson Benevides 22/08/2015minha estante
Excelente comentário sobre um excelente Livro! Gloria a Deus!

Mykael.Nascimento 23/01/2018minha estante
Ansioso por ler!