Una magia dudosa

Una magia dudosa Laura Kinsale

Resenhas - Una magia dudosa

Strecht 21/06/2016

A Laura Kinsale é daquelas autoras que escreve de uma forma, à qual não conseguimos ficar indiferentes, goste-se ou não! Mais uma vez fiquei surpreendida com a originalidade da autora, coisa difícil diria, em romances históricos. Muito bem estruturado, narrativa fluída, personagens bem construídos, intensos, personalidades bem trabalhadas e com profundidade, a parte melhor....a imprevisibilidade da história...Roddy tem um dom que lhe permite ouvir e sentir as pessoas e os animais à sua volta...um dom que é entendido como uma maldição, como um entrave a uma vida normal, a um casamento feliz...até ao dia em Roddy conhece um homem ao qual não pode ouvir... Faelan é um enigma, que se apresenta como um sedutor de virgens inocentes, um parricida e até mesmo um chantagista...mas para Roddy é a possibilidade de ser feliz, de sentir um toque de normalidade. Faelan está falido, recebeu as suas propriedades em ruinas e não consegue perceber pq é que Roddy sem sequer o conhecer lhe propõe matrimónio e uma quantia astronómica de dinheiro...E eis que 2 estranhos se casam, cada um com o seu segredo...Faelan é um louco com amnésias temporárias que resultam em situações que mostram a Roddy que talvez a parte obscura do seu marido não seja apenas fruto das maledicências e da auto-culpabilização...e Roddy com o terror de ser desprezada por um homem que a cada dia a conquista mais e mais.....Um amor que cresce num cenário improvável, uma fé inabalável em que um coração pode ser puro mesmo no meio de tanta tormenta, uma certeza de que é possível reconstruir o amanhã quando se tem ao lado a pessoa amada. Adorei ver um amor que se constrói pouco a pouco, que é fruto dos actos, que é comedido mas que também sabe ser arrebatador. Adorei ver a fé de uma mulher que habituada a "ver", abraça a cegueira e segue o seu coração, uma mulher que vence os seus medos com uma crença inabalável na felicidade prometida. É uma história de crescimento quer espiritual, quer pessoal.. é também uma história de amizades profundas.
.Pontos para a autora, pelas construções cénicas, pela precisão histórica e por conseguir pegar no tema do sobrenatural e n o fazer o pilar da história.
O traço de sobrenatural foi na minha opinião e já numa recta final um tanto ao quanto hiperbolizado, mas eu percebi a intenção katarquica da autora...faltou sem dúvida um desfecho mais elaborado, quiçá um epilogo...a história merecia e os protagonistas também!
Lizzy 21/06/2016minha estante
Sempre diva, amo LK!