Minueto da madrugada

Resenhas - Minueto da madrugada

Tatiana 16/11/2014

Perfeito
Minueto da Madrugada

Bom, o que falar? É a história que antecede Albertine (http://www.skoob.com.br/livro/232594ED260008).
Mesmo sendo o primeiro em cronologia, Albertine foi o primeiro lançado e acho que o leitor deveria seguir a ordem de lançamento e não cronológica.
A história se passa na mansão Ridell, no exato momento em que Joseph Ridell resolve morar na mansão herdada pelo pai, e leva sua noiva para morarem no mesmo teto, a “sinistra” Dianne Victoria.
Alguns empregados já se instalaram na mansão, restando apenas a vaga de governanta, a qual é preenchida pela adorável Rosa, uma moça vinda da Alemanha, na esperança de deixar seu passado triste e recomeçar uma nova vida.
Joseph viaja bastante, deixando assim Dianne apenas com os empregados, sua única companhia, visto que a mansão fica no meio de uma floresta, afastada a 3 horas de viagem da cidade.
O isolamento e a ausência de Joseph fazem com que Dianne procure um “divertimento” e ela o encontra nas várias caixas deixadas no sótão, onde estão amontoados objetos pessoais dos antigos moradores. Dianne é adepta de um, digamos, estranho hobby: colecionar objetos místicos e religiosos, coisa que pra mim foi um tanto macabra logo de ínicio, mas que no desenrolar da história tudo fica bem às claras. Dentre as caixas, onde objetos e roupas se misturavam, algo chamou a atenção, um livro, antigo, com capa de couro, um exemplar autentico do Necronomicon.
A partir daí a aventura começa, pois Dianne passa a ter como aliado esse poderoso artefato das trevas, o qual tem o poder de realizar tudo que ela deseja, mas que lhe custará um alto preço.
Contratos e mais contratos assinados, a casa passa a ter uma áurea negra, e coisas obscuras e inacreditáveis passam a acontecer.
Mais uma vez Décio com maestria nos leva a esse universo espiritual, onde nos deparamos com o poder do bem e o das trevas lutando. Com uma leitura rápida e instigante, as página vão virando com um passe de mágica (irônico, por se tratar de um livro que trata de magia).
Sua escrita um pouco mais rebuscada nos leva a imaginar todos os cenários e aos poucos mais uma vez estamos dentro da mansão, como parte de tudo que está acontecendo.
O ponto alto do livro acontece quando Rosa descobre os mistérios que a patroa esconde. Passando assim a acreditar no que estava a todo instante nítido para todos: a mansão guarda segredos muito mais obscuros do que se podem imaginar.
Com o nascimento do herdeiro Ridell, as coisas se complicam ainda mais, e nossa querida heroína se vê frente a frente com os poderes mais fortes e nefastos encontrados no mundo das trevas.
Um livro cheio de magia e aventura, amizade e ódio, bem e mal. Todos os elementos necessários para um romance elétrico, que nos faz tirar o fôlego a cada parágrafo.
Senti apenas a falta de uma maior interação entre Dianne, pois ela é uma moça meiga, mas a mesmo tempo percebemos que algo a perturba, então meio que essa meiguice se esvai um pouco.
E poxa, Décio, quero saber mais sobre aquele diário...

Anderson 07/03/2015

Seguindo a ótima leva de livros nacionais lançados em 2014, cheguei até Minueto da madrugada depois de ler o primeiro livro da série, que se chama Albertine, e estou muito impressionado com os trabalhos desse autor que não sei por qual motivo ainda é tão desconhecido.

A série fala sobre as desventuras de uma família ligada a uma casa onde coisas ruins acontecem, e capítulo após capítulo vai revelando um pouco dos segredos dos Ridell. Minueto da madrugada se passa alguns anos antes de Albertine (não entendi a lógica do autor em fazer essa coisa reversa, afinal Albertine foi lançado primeiro), e retrata a chegada da governanta Rosa e o início de sua ligação com a família e com Dianne, o pivô de todo o terror que se sucede nas páginas dos dois livros.

Já li alguns livros sobre casas que guardam segredos, mas nunca havia lido um onde essa casa fosse tão explorada e tratada não apenas como o ambiente da trama. Temos a mansão como um personagem do livro, coisa facilmente notada por quem prestar atenção nas entrelinhas e na forma em que o autor finaliza os capítulos.

Comparado a Albertine, repetindo que é o primeiro livro, Minueto da madrugada soa muito mais sombrio e pesado, com uma reflexão que nos faz pensar sobre até onde alguém é capaz de chegar por amor. Algo que me incomodou no decorrer do livro foi que por vezes a história parecia tomar um rumo, mas de repente toma outro, mas isso é apenas uma questão pessoal.

Por fim, Minueto da madrugada, assim como Albertine, é uma ótima leitura recomendada pra pessoas de coração forte e que não tenham medo de escuro!

Cladisson 21/12/2014

Uma nova história, com maestria na arte sombria.
"Cedo ou tarde o mal encontra o caminho de casa."

Logo após a morte de sua mãe, única pessoa que a prendia na Alemanha, a jovem governanta Rosa parte para a Inglaterra em busca de um novo emprego na, imponente e de aparência barroca, mansão Ridell, deixando o passado para trás. Logo após conseguir o emprego, Rosa vai para a mansão Ridell, que fica entre a floresta, longe da cidade. Após acomodar-se, começa seu trabalho e espera pela futura patroa, Dianne, que logo para a residir na mansão. Jamais ela podia imaginar que teria uma aproximação tão grande como tem com Dianne, que agora passa a ser sua nova amiga. Surpreende-se com a personalidade e mistério que circunda a bela moça. Nunca se atreveria a desvendar os mistérios da moça, nem muito menos os daquela mansão que guarda uma sombra oculta e segredos esquecidos, mas a curiosidade a circunda, passando a atraí-la cada vez mais a descobrir todos os segredos. As paredes a escutam e observam nos afazeres do trabalho. Mas o final surpreendente a espera no futuro sombrio.

Décio Gomes, novamente, se faz presente no mundo sombrio da literatura. Com Minueto da Madrugada, ele passa a construir, tijolo por tijolo, a grande mansão Riddel, como se cada um deles guardasse um pouco de sombra, transferindo para a história daquelas pessoas uma grande luta contra alguma coisa sombria escondida sobre o assoalho. Outra vez, o autor prova que goza de uma criatividade infinita e de um absoluto dom na arte de escrever. Décio escreve cada frase pensando exatamente como ela se transformará na mente do leitor, como se projetasse a cena exata contida nas páginas de Minueto da Madrugada. Mais uma vez, o romance perfeito traz consigo o suspense, o terror e também o amor e os calafrios. Nada é mais surpreendente agora que Minueto da Madrugada se faz presente no mundo literário, congratulando Décio como excelente escritor, sem dúvida, e que tem um futuro brilhante pela frente. Está presente ainda a caracterização ao extremo, feita pelo autor, dos personagens, dos ambientes e sentimentos que transbordam e atingem o leitor com profunda facilidade.

Espero muito, sobre efeito de êxtase, a continuação dessa história sombria que faz parte dos favoritos já lidos por este que vos escreve.

Parabéns Décio, esperamos o seu andar das charretes para a nova história, que com certeza, trará o sucesso e surpresas consigo, revelando todo o segredo guardado e oculto pela mansão e família Ridell.

site: Facebook: https://www.facebook.com/minuetodamadrugada / Site: deciogomes.net / Twitter do Autor: https://twitter.com/dehcio / Página no Facebook do Autor: https://www.facebook.com/deciogms / Amazon: http://www.amazon.com.br/Minueto-Madrugada-encontra-cam
Hester1 09/01/2017minha estante
Que livrinho difícil de ser encontrado. Nem na editora consegui comprar. Affff!

Décio 07/05/2015minha estante
Ola Ricardo! Muito obrigado pelo seu comentário. A continuação do livro se chama Albertine e já foi publicada:

Douglas 07/10/2021

Complemento.
O segundo volume responde as perguntas do primeiro livro e contou o passado da mansão Ridell. A escrita desse livro é mais direta, rápida e rapidamente peguei o gancho e li, embora a escrita seja lenta. Gostei muito.

Vanessa Meiser 10/09/2015

Minueto da Madrugada se passa na misteriosa mansão Ridell, um lindo casarão perdido no meio do nada, perto de lugar nenhum e distante cerca de 2 horas e meia da civilização.
Joseph é herdeiro desta casa e resolve mudar-se para lá juntamente com sua noiva e mais quatro empregados, entre eles a jovem governanta alemã, Rosa Vogelsang. Na verdade, Joseph pouco permanecerá na mansão, quem se instalará de vez será sua noiva Dianne Victória, uma moça agradável e acessível que criará bons laços afetivos com os criados. No entanto, Dianne não saberá lidar muito bem com a visível rejeição de Joseph que quase nunca está em casa, sempre arrumando desculpas para ficar o máximo de tempo possível viajando.
Dianne é uma moça muito supersticiosa que, coleciona vários objetos místicos. Este fato, combinado com o abandono do noivo (e depois marido), faz com que Dianne se apodere de um velho livro encontrado por acaso numa das várias caixas deixadas no sotão com pertences de antigos moradores, inclusive empregados. Este livro chama-se Necronomicon.

" Necronomicon surgiu diante de seus olhos, prensado em baixo relevo no couro que cumpunha a capa. Dianne crispou os lábios e sentiu o coração acelerar violentamente. Encarou o livro por momentos que pareciam infinitos, criando uma expressão espantada e ao mesmo tempo incrédula."

Dianne sabe bem com o que está lidando, o Necronomicon possui poderes inimagináveis e de graves consequências e ela não hesita em utilizá-lo para seus interesses. Vejam bem, Dianne não é uma mulher má, é apenas apaixonada por Joseph e capaz de algumas atrocidades em nome deste amor, atrocidades estas que possuem muito em comum com o velho e perigoso livro de capa de couro.
Assim que acontecimentos horrendos começam a ocorrer na mansão, os criados passam a abandonar o emprego, ficando apenas Rosa e o cocheiro a fazer companhia à Dianne.

"- Não! Não quero me sentar. Não quero mais passar nem sequer um minuto nesta casa. Não estamos seguros aqui. Nenhum de nós."

Fazia muito tempo que eu aguardava a oportunidade de ler algo do autor, via seus livros nas redes sociais e tinha a impressão de que iria me agradar muito de sua escrita. Aproveitei que a Editora Schoba, parceira do Retrô, possuia o livro em seu catálogo e fiz a solicitação, imaginem minha alegria ao receber o exemplar que já conquista logo pela capa, lindamente sombria.
Iniciei a leitura com o receio de não alcançar meu objetivo mas, já nas primeiras páginas, em contato com a narrativa tão fluida e próxima do leitor, notei que seria muito difícil largar o livro, dito e feito, viciei em Minueto da Madrugada e li numa sentada, como se diz por aí.
Fiquei muito satisfeita por encontrar aqui uma personagem que não era totalmente má e nem totalmente boa, suas ações baseavam´-se no amor que sentia pelo noivo, fora isto, era uma pessoa agradável e gentil. Normalmente, estas personagens possuem índoles bastante duvidosas em outras obras e nos deixam morrendo de raiva, Dianne definitivamente não é assim.
Rosa é uma grande personagem, forte e decidida. Segura a onda quando a mansão está em seu pior momento e busca proteger tanto a si própria quanto à aqueles que quer bem.
No final da trama ela faz descobertas surpreendentes que me deixaram maluca pelo próximo livro chamado Albertine (que na verdade parece que foi lanço antes deste..)
Preciso ler Albertine e descobrir como esta história irá se desenrolar!!!

" - Continua muito triste e melancólica. Ela já tem nome?
- Sim. Ela tem um nome - ela prontamente explicou, lançando um olhar na direção da lareira, a réstia alaranjada clareando seu rosto de forma dramática. - Se chama Minueto da Madrugada."

site: http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

@bardoriano 02/11/2016

Minueto da Madrugada
Minueto da Madrugada é o segundo livro da trilogia As Crônicas Ridell.

Nesse segundo livro conta como tudo começou, então leiam com a mesmo empolgação que Albertine lhe proporcionou. Aqui conhecemos mais de Rosa a governanta, e Dianne, a mãe de Jemery.

"Cedo ou tarde o mal encontra o caminho de casa."

Em Minueto os segredos da família Ridell são relevados, conhecemos como e porque essa maldição persegue essa família. Dianne e Joseph estão prestes a se casar e se mudam para a bela mansão Ridell. Só que Dianne não anda muito feliz, por que Joseph nunca para em casa, sempre viaja à negócios. Enfim se casam e Dianne ainda não gosta da ideia do marido viver sempre tão ausente.

Um certo dia Dianne encontra um livro chamado Necronomicon, de aparência sombria, velho e cheio de poeira. Ela fica curiosa com aquele livro, como se ele a chama-se. E depois começa a folhea-lo, ver suas figuras demoníacas, as assinaturas de pessoas que tiveram esse livro. E cada vez que ela se aprofunda em ler, mais atraída sente-se.

"Dianne sentiu-se sem fôlego: estava quase certa de que segurava em suas mãos uma cópia real do poderoso Necronomicon. Só restava agora um único detalhe capaz de comprovar a veracidade daquele antigo livro.Ele precisava ser testado. E Dianne sabia como fazer isto."

Ela estar preste a descobrir os seus verdadeiros demônios...

Então ela resolve assinar em uma parte onde fala de um demônio que traz em 7 dias a pessoa amada. Ela sem acredita assina e para sua surpresa... Isso funciona e durante uns dias eles enfim parece um casal normal e felizes. Mas... Passado esse tempo Joseph volta a viajar. E ela descobre que esta grávida.

Depois disso as coisas ficam mais interessante...

Coisas começam a acontecer na casa, com os empregados. Passos, batidas, coisas se mexem sobrenaturalmente e pegam fogo. Tudo misteriosamente.
Com algum tempo Dianne descobre que todos acontecimentos têm ligação com o livro que ela lera dias antes. E pra complicar a vida dela ainda mais, sua gravidez tras riscos para seu bebê. Após o nascimento do bebê, Dianne descobre que seu filho tem apenas alguns dias de vida e agora ela trava uma luta interna onde ela tera a dificil escolha de: Deixar o filho morrer ou usar o livro para reverter o problema dele, mas essa decisão terá uma grande consequência, em troca ela tem que vender sua alma...

Aqui é relevado tudo, conhecemos como começou.
Escrita muito boa, história maravilhosa. E continua o mesmo mistério que em Albertine. Nesse, confesso não senti muita emoção, pra mim Albertine ainda é muito melhor. Final ótimo... Isso eu garanto, tem umas cenas bem fodas. Personagens também maravilhosos, Rosa, Dianne, só não fui com a cara de Joseph em nenhum livro. Kkkkkkk
História bem construída, personagens também. E agora só esperar esse desfecho, porque Décio lhe garante roer as unhas pra querer saber o final.

Karine.Campos 27/04/2018

Quero começar minha resenha com a frase que amo nesse livro "Cedo ou tarde o mal encontra o caminho de casa." No Minueto da Madrugada nós retornamos a mansão Riddle alguns anos antes dos eventos que aconteceram no Volume 1 das Crônicas, Albertine. Neste livro conhecemos os pais de Jeremy, Joseph e Dianne, além do ao Padre exorcista Julian e reencontramos a querida Rosa.
Durante os acontecimentos de o Minueto da Madrugada entendemos melhor o mal que assombra a família Ridell e somos apresentados há vários tipos de demônios.
🖤
Décio conseguiu, mais uma vez, me deixar apavorada, pois cada demônio que ele nos apresenta existe (e sim, eu pesquisei os nomes no Google) mostrando todo o trabalho de pesquisa irretocável do escritor. Não preciso dizer que o Minueto me conquistou e me deixou arrepiada, algo que todo leitor de terror espera.

site: https://www.instagram.com/amigasdaliteratura
LivMessias 21/05/2018minha estante
Essa trilogia é fantástica!

Nai 06/12/2021

A história da família Ridell
Minueto da Madrugada, conta os fatos que sucedem o livro Albertine, ligando os pontos da historia anterior sem deixar pontas soltas, cheia de reviravoltas e assombrosas aparições.
Décio realmente não deixou a desejar na continuação, trazendo a mesma energia do primeiro livro e com uma continuação muito bem ligada.
Rosa como sempre é a maior protagonista deste livro também, acredito que tenha sido intencional mesmo.
Agora partir para o 3 livro da As crônicas Ridell, pois sei que não irei me decepcionar.

Oly 03/05/2021

Depois de ler Albertine e ficar completamente apaixonada, Minueto da Madrugada não deixou a desejar! Me prendeu do início ao fim, li em 2 dias e não conseguia parar!
Ansiosa para ler Elegia, pois sei que não vou me decepcionar!!

Cia do Leitor 13/07/2015

Minueto da madrugada - As crônicas Ridell
Estava tensa e ansiosa por essa leitura, porque sei o que encontrei no primeiro volume da série "As Crônicas Ridell" e de alguma forma já previa o que iria encontrar em "Minueto da Madrugada" o segundo volume da saga.

Adentrei novamente na mansão que um dia me deixou arrepiada, já me sentia tão familiarizada com aquelas paredes, com o ambiente sinistro e até mórbido. Sendo assim, me senti confiante e forte... Mas, nada é como a gente pensa, foi uma visita diferente, mais carregada de mistérios e escuridão. O medo invadiu meu corpo e sucumbiu minha razão a ponto de por um momento largar o livro e só depois de me recompor voltei a leitura.

Dessa vez a historia antecede os acontecimento do primeiro livro. Voltamos ao passado, antes de Albertine. E conhecemos melhor a historia dos Ridells, os segredos e o lado sombrio da família.

Tudo se inicia com Rosa, lembram dela? Pois é, quem leu Albertine lembrará.

A jovem Rosa havia acabado de ficar órfã, sua mãe, a única pessoa que a prendia na Alemanha falecera e sem um porto seguro, Rosa resolve aceitar uma proposta de emprego na Inglaterra. Juntando a coragem e a obstinação ela vai trabalhar de governanta na mansão de seu novo patrão Joseph Ridell e sua noiva Dianne, eles também são recém chegados no novo lar, herança do pai de Joseph.

A antiga Mansão ficava num local isolado no meio da floresta à três horas da cidade, e além de seus patrões as únicas companhias que teria seriam os empregados Frida, Brianna e Hector.

Rosa sempre fora muito observadora e notou que Joseph se envolvia demais no trabalho e passava maior parte do tempo fora viajando, deixando sua noiva triste e contrariada. Por esse motivo, ela tenta se aproximar da patroa a fim de ajudá-la e distraí-la nos momentos de ausência de seu futuro marido e Dianne logo a recebe com simpatia tornando-se mais intimas e confidentes.

O isolamento, a solidão e a necessidade de ter seu amado por perto, fez com que Dianne procurasse novas distrações, passou a explorar a mansão para conhecer melhor a sua morada. E com satisfação ela descobriu que no sótão escondia-se os tesouros dos antigos moradores. Tesouros esses que motivaram uma Dianne curiosa a abri-los sem receios do que estava por ser revelado. Dentre as descobertas Dianne encontrou um livro antigo com capa de couro, talvez original, perigosamente poderoso. Mas, não intimidou a "estranha" Dianne que logo fez uso de seu conteúdo.

Coisas estranhas passam a acontece, mudando drasticamente vida de todos os moradores da mansão Ridell.

IMPRESSÕES:

Estava tensa e ansiosa, porque sei o que encontrei no primeiro livro e já imaginava o que encontraria nesse volume. Já de início deparo-me com a linguagem rebuscada e bem detalhada de Décio Gomes, a mesma escrita que me encantou em Albertine, o primeiro volume.
Imediatamente fui sugada pára dentro do livro, passando a viver lado-a-lado com os personagens as situações ali apresentadas, como se tivesse fazendo parte da história e me desesperei. Esse é o poder que Décio tem sobre seus leitores.

Como disse antes, senti-me familiarizada, reencontrar alguns personagens do primeiro livro me fez nostalgizar. Rosa por exemplo, seu papel foi essencial para a construção de Albertine e dessa vez não foi diferente. Nessa nova história a encontro mais nova, iniciando carreira de governanta na mansão Ridell, é através dela que retornamos a morada do mal e conhecemos como tudo aconteceu, antes mesmo de Jeremy e Albertine se conhecerem, antes mesmo de seu nascimento.

Neste livro temos uma detalhada explicação de como toda a maldição da família se inicia e acreditem, a história assustadora que nos foi contada antes, nem chega aos pés das novas revelações contada em Minueto da Madrugada. Então, prepare-se pra levar bons sustos e viver momentos de arrepiar.

Décio Gomes mais uma vez escreveu com maestria a sua obra, mais uma vez nos fez viver uma montanha russa de sentimentos tensos, assustadores e esperançosos. Tentei abstrair o medo que sentia pra poder melhor usufruir da leitura, e quando consegui separar uma coisa de outra, não parei mais de ler. Ao finalizar, fechei o livro satisfeita e surpresa com o resultado e MUITO assustada também!

Fiquei a refletir: O que uma pessoa pode fazer em nome do amor? Dependendo das escolhas, as consequências tem resultados catastróficos, pode simplesmente por tudo a perder. E pior, pode durar gerações e talvez nunca ter fim... Essa frase expressa tudo: "Cedo ou tarde o mal encontra o caminho de casa." Falou e disse.

Foi assim que finalizei a leitura, já pensando no próximo livro que fecha a série. Cronologicamente sabemos que Albertine é a continuação de Minueto da madrugada, Como já li e sei como terminou, basta agora ansiar pela continuação de Albertine de nome Elegia. Tenho certeza que esse será o melhor trabalho de Décio Gomes. Ele promete!

O legal dessa série e a saga In nomine Patris é que não precisamos seguir uma ordem de leitura. Elas tem histórias independentes, mas cada livro tem uma ligação valiosa que esclarecer alguns fatos curiosos. É como montar um grande quebra-cabeça que ajudará o leitor a entender o porque de alguns acontecimentos e se divertir com revelações que estavam na cara e você não via porque estava tão envolvido que deixou passar. Tanto as Crônicas Ridell, como as aventuras de Jullian em In nomine Patris tem personagens que participam das duas séries e esse é o ponto alto pra quem está acompanhando os dois. Volto a exclamar em caps lock: DÉCIO GOMES É UM GÊNIO!

Décio Gomes, quero parabenizar por mais uma obra-prima!
Recomendo pra todos os amantes de livros de terror.
Incrível, empolgante e memorável!
Boa leitura pessoal!!

site: http://ciadoleitor.blogspot.com/2015/07/resenha-minueto-da-madrugada-de-decio.html

Pedro 10/10/2015

Violaceae sob o medo. Porque morrer não é suficiente quando o amor interfere em seu caminho
.Em 2012, o pernambucano Décio Gomes se lançou no mundo literário, apresentando ao público uma heroína digna dos melhores contos de terror, um mal pra nenhum Alan Poe botar defeito e uma casa nada amigável, palco de amores sangrentos e medo... muito medo. A história de Albertine conquistou centenas de fãs, os quais agora terão a chance de entender melhor as causas que fizeram a linda menina de olhos verdes passar por tantos perigos.
Mudar de vida não é fácil. Muito menos quando você tenta recomeçar em um lugar distante, no qual se fala uma língua diferente e sem conhecer ninguém. Entretanto, isso não parece ser um grande problema para Rosa Vogelsang, que, em Minueto da Madrugada (São Paulo Schobba), acaba de chegar à Inglaterra a fim de trabalhar (e morar) como governanta na imponente Mansão Ridell.
A princípio, o trabalho da jovem Rosa não exige nada divergente do que já estava acostumada a fazer: cuidar da casa, supervisionar as tarefas dos empregados, organizar as refeições etc. Entretanto, devido às inúmeras ausências do Senhor Ridell, quem vive trabalhando, cabe à Rosa fazer companhia à senhora da casa, Dianne Ridell.
A relação das duas se desenvolve a tal ponto, que patroa e empregada acabam se tornando ótimas amigas, passando uma a ser confidente da outra. Essa relação fica ainda mais intensa após a descoberta de que Dianne está grávida, fato que acaba mudando as coisas na Mansão, afinal, a vinda de um bebê é sempre algo bom para todos.... Será?
À medida que o nascimento do bebê se aproxima, as coisas vão ficando piores naquela casa, estar ali dentro é inseguro cada vez mais. Aos poucos Rosa vai percebendo que algo estranho rodeia a atmosfera daquela mansão e que Dianne, sua amiga, não é quem perecia ser.
Algo perturbador é escondido por Dianne. Cada vez mais ela se mostra misteriosa e fria, ao ponto de deixar a pobre Rosa com os nervos a flor da pele. Sair daquela casa deixa de ser uma opção e tudo fica ainda pior quando não só a vida de todos, mas principalmente, a vida do bebê, fica em risco. O que será Dianne capaz de fazer para proteger a vida do único ser que ela ama? É tentando achar a resposta para essa pergunta, que Rosa percebe que jamais deveria ter entrado na vida dos Ridell.

Décio se supera. Além de manter o ritmo acelerado da narrativa de sua obra antecessora, ele inova no enredo, sem mudar o cenário. Personagens apenas mencionados antes, agora tomam a vez na história da família Ridell. A leitura continua não sendo pesada ao ponto de fazer o leitor ter traumas, mas também não é livro pra nenhuma criança ter acesso. Os sustos estão ainda mais presentes, o clima tenso toma ainda mais força, o clímax é de fazer o leitor sair da cadeira e o final... ah, o final é de surpreender ao ponto, de ainda permanecer dias na sua cabeça. Afinal, há segredos que é melhor nunca serem revelados.

Camila Lobo 25/04/2016

Resenha: Minueto da Madrugada (Por Livros Incríveis)
ATENÇÃO: Por tratar-se do segundo livro de uma trilogia pode conter spoilers do volume um: Albertine. (Resenha aqui.)

Rosa é uma jovem alemã que resolveu iniciar uma nova vida após a morte de sua mãe, partindo para a Inglaterra após ler um anúncio procurando uma governanta no local. Ela logo é contratada por Joseph para trabalhar na mansão Ridell, que logo será o lugar onde ele irá morar com a noiva, Dianne. A governanta e a noiva acabam se tornando grandes amigas, enquanto coisas muito estranhas passam a ocorrer na casa. Rosa percebe então que muitos desses acontecimentos podem ter relação com a futura dona da mansão.

Apesar de ser o segundo volume d'As Crônicas Ridell, Minueto da Madrugada é o prólogo de seu percussor. Em Albertine, nós conhecemos Rosa, a fiel governanta dos Ridell, a quem serve há anos. Em Minueto da Madrugada, conhecemos mais a fundo a história dela, sobre como virou a serviçal de Joseph, o dono da imobiliária Ridell.
O segundo livro é uma ótima meia continuação. É incrível como o ambiente ficou enriquecido e coisas que antes eram meras passagens rápidas no primeiro livro são bem mais aprofundadas e explicadas, como todo o mistério que sempre existiu ao redor de Dianne.

Outro ponto positivo é que o autor soube pontuar muito bem algumas pontas soltas no primeiro livro, onde podemos compreender melhor toda a situação que está ocorrendo e principalmente, como tudo se iniciou.
A narrativa de Décio continua muito bela e rica, demorando-se bastante nos detalhes e descrições de cenários. Apesar da evolução no livro, é mais lenta que em Albertine. Enquanto no primeiro livro o ritmo é mais frenético e com mais acontecimentos, o segundo também possui muitos acontecimentos, mas num ritmo bem menos acelerado, voltando a fluir mais perto do final. Entretanto, não me impediu de aproveitar a leitura, que fiz em um dia.
Além disso, Minueto da Madrugada é deveras mais assustador. Eu não sei explicar, mas fiquei angustiada com as cenas do livro, que são inúmeras e pesadas. À medida que Dianne vai entrando em acordos que não tem saídas, nem modos de serem desfeitos, os funcionários vão enlouquecendo conforme criaturas com formas demoníacas aparecem para atormentá-las e acidentes acontecem.

As personagens da história são bem complexas. Adorei saber mais sobre a vida de Rosa, que foi uma das minhas personagens favoritas em Albertine. Entretanto, uma personagem me cativou: Dianne. Ela, que apesar de ser uma personagem extremamente importante para a série, não apareceu muito no primeiro volume, é a protagonista desse. Ela é complexa, perturbada e apaixonada por um homem que em minha opinião, a mantém em uma relação abusiva. É nítido que Joseph não a ama, e desde sempre, mostra-se um canalha manipulador e possessivo. Se eu já tinha raiva dele antes, agora que tenho ódio. O casal sempre briga; quando ele está em casa, o que é raro, claro. Entretanto, Dianne sempre tenta manter a relação, porque o ama e faz de tudo para tentar ser feliz com ele. Mas claro, fica a dúvida se ela fez tudo isso de fato por amor, já que ela é mais inteligente do que aparenta.
Quanto aos outros personagens, não há muito o que comentar, já que não aparecem muito e quando aparecem, não há um aprofundamento.

Em minha opinião, é claro que Décio Gomes evoluiu entre os livros. Seus personagens, cenários, descrições e planos de fundo foram melhores e enriqueceram ainda mais sua história. Entretanto, senti que faltou algo além, mais explicações como por exemplo, sobre o misterioso Necronominon e como ele chegou à Mansão. Espero que minhas dúvidas sejam sanadas no terceiro livro. Minueto da Madruga, porém, é uma continuação a altura para a trilogia, e aguardo ansiosamente pela conclusão.

Sobre a série:
Minueto da Madrugada é o segundo volume d'As Crônicas Ridell, escritas pelo autor caruarense Décio Gomes. O terceiro livro deve sair em 2016, e chama-se Elegia.

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2016/04/resenha-minueto-da-madrugada-decio-gomes.html

Clube do Livro 19/09/2016

Resenha do blog Clube do Livro e Amigos por Giuliana Sperandio

Resenha
O Livro começa contando a chegada de Rosa, a governanta que criou Jeremy e depois ajudou Albertine no primeiro volume. Vindo da Alemanha para a Inglaterra, conhecemos um pouco mais a jovem Rosa que vem atrás de uma nova oportunidade de recomeçar após perder para a morte a única pessoa que tinha na vida: sua mãe.
Ela vê em um anúncio uma oportunidade de trabalho: trabalhar em uma mansão como governanta. Nem o fato de ser um lugar longe da cidade, quase dentro de uma floresta, sem vizinhos ou qualquer sinal de movimentação por perto, faz com que a jovem desistisse. Ela já estava acostumada a trabalhar em casas de família desde jovem. Esse foi seu ofício e o que proporcionou sustento para ela e sua mãe.
Ao ir atrás do contratante ela se depara com Joseph Ridell, um jovem muito importante. A princípio, ao explicar as funções que ela exercerá, acha que a moça jovem demais, mas a postura séria de Rosa faz com que ele a contrate. O inicio é imediato, então, a jovem é levada de carruagem para a mansão. No meio do caminho algumas dúvidas surgem na mente da moça: será mesmo que estava fazendo a escolha certa? Afinal, estava em um país desconhecido e iria ficar afastada de qualquer outra pessoa, ou até mesmo de socorro, mas tirou logo essa ideia da cabeça e seguiu para a mansão.
Uma vez lá, viu que a mansão estava na verdade sendo reaberta à espera da jovem Srta Dianne. As outras empregadas explicaram-lhe as funções de governanta. Após alguns dias, eis que chega a jovem e bela futura Sra Ridell. Dianne é uma pessoa fechada e introspectiva, que tem uma coleção peculiar de amuletos, símbolos místicos de proteção, apesar de no início, Rosa achar um fato um tanto estranho, acabaram se tornando amigas. Em contra partida, Joseph é um homem que quase não para em casa, deixando a jovem noiva quase sempre isolada, apenas com a companhia os empregados.
Um dia, Rosa está limpando um dos cômodos da casa, quando um baú chama a sua atenção. Dianne, ouvindo a movimentação e entediada, vai ao encontro de Rosa e ao ver o baú fica curiosa. Ao abri-lo, um velho livro de aparência sombria atraí a atenção da jovem. Ao abrir o livro, descobre se tratar de uma possível cópia do temido “Necromicom”, um livro que, segundo a lenda, carrega todos os poderes dos demônios do submundo, e quem em posse dele estivesse, poderia ter tudo em troca de apenas uma assinatura…
Já ouviram aquela expressão; “A Curiosidade matou o gato?” Pois, então. Ela se aplica muito bem aqui. A curiosidade feaz com que Daiane colocasse a sua assinatura para testar a veracidade daquele maligno livro, e uma vez que você brinca com as trevas, com seus poderes e perversidades, você não tem mais controle do que pode surgir como consequência.
O que ninguém sabia é que aquele diabólico livro além de demônios guardava também uma triste e antiga história onde a dor e a vingança eram os ingredientes principais para o terrível desenrolar dos sinistros fatos que ocorreriam naquela mansão. Aquele livro pertenceu à alguém, e esse segredo meus amigos… É o mais assustador desse livro. :x
Cala-te boca, para não dar spoiller. Então, parei por aqui o resumo desse magnífico livro!

Minha Opinião

Me desculpem a grosseria que vou cometer agora, mas PUTA QUE PARIU, QUE LIVRO FODA! Ouçam meu grito. Sim, eu vibrei de emoção por ter podido ler esse livro Que fantástico! Não to exagerando. O autor vai novamente te instigando e surpreendendo a cada capítulo e, no final, te deixa mais uma vez com cara de tacho. O livro te pega de jeito.
Esse volume consegue ser ainda melhor, é pra quem tem estomago forte, não porque tenha nada nojento, mas por além de lidar com o sobrenatural, lida com um medo coletivo tais como demônios, pactos e outras coisitas mais, que se falar, será spoiler, e uma coisa que nunca vou fazer é estragar o prazer de quem for ler algum livro que amei, e esse, é um dos que amei, favorito dos favorito dos favorito! A escrita segue a qualidade do primeiro: é refinada e toda trabalhada em detalhes que vão transpor o leitor para dentro da história. Outra coisa maravilhosa é que o autor simplesmente não sentou e escreveu o que veio na cabeça. Teve muita pesquisa tanto para ambientar e retratar fielmente a época, como nas referências do próprio necronomicon. Confesso que durante a leitura fui pesquisando algumas palavras. Cara, que sinistro!!!!
Sobre a revisão está muito boa. Se encontrei um errinho de digitação ou dois foi muito, mas eu li o ebook, então, estou falando apenas dele. Sobre a diagramação não posso dizer, pois como disse, foi lido na versão digital da Amazon, mas eu não tive nenhuma dificuldade em ler. Aliás, eu gosto de ler e-books, pra mim é prático. #pracegover: A Capa representa bem a historia. Tem uma tonalidade vermelho sangue com as bordas mais escuras, e dentro um relógio daqueles antigos de bolso, na cor prata, e uma mulher em roupas e penteados de época ao centro, com uma aparência espectral.
Tem como virar mais fan de um autor? Não sei, mas com certeza estou roendo minhas unhas para saber como ele irá finalizar essa série. ELEGIA promete ser ainda melhor que o primeiro e segundo volume, se é que é possível uma façanha dessas. Enquanto não sai, vou dizendo para os fans do gênero que leiam os dois primeiros, degustem essa preciosidade da nossa literatura, prestigiem nosso Poe de Caruaru, o cara é fodástico! Décio com perdão das chulas palavras: Tu é o cara! Agora, por favorzinho, termine logo o último livro que minhas entranhas estão dançando Ragatanga pra saber o que houve!

Se você quer ler um suspense/terror de qualidade, com uma escrita impecável e refinada, um enredo bem construído e ambientado, um livro sem enrolação ou marasmo, que te transporte com as mãos para o limiar entre o bem e o mal, leia esse minueto que só a madrugada poderia ter nos presenteado.

Décio, mais uma vez parabéns e continue escrevendo muito. Sempre que eu tiver oportunidade de ler algo seu, terei o prazer de recomendar pelos quatro cantos do mundo.

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2016/09/resenha-nacional-minueto-da-madrugada.html