Uma Breve História da Ciência

Uma Breve História da Ciência Patricia Fara

Resenhas - Uma Breve História da Ciência

Manuella.Katlen 28/04/2021

Diz que é uma breve história mas é bem longo
Patricia Fara explicou as origem da ciencia de forma simples e didática. Conceituando-a desde seu princípio. O livro é repleto de informações inéditas(pelo memso pra mim), pôster e fotografias de épocas. Tudo muito bem detalhado. Muito louco saber que a 200 anos atrás nem sequer existia a palavra ?ciência?. E hoje em dia o que seria da gente sem ela?

matheus.mdahora 25/01/2016

Um ótimo complemento para a série Cosmos
Quem gostou da série Cosmos e se encantou com os assuntos tratados por Neil DeGrasse Tyson ou Carl Sagan (original), irá amar este livro também. Em cerca de 440 páginas, Patricia Fara nos revela o mundo da ciência de uma forma bem contextualizada, em uma linguagem muito clara, sem nos deixar perdidos e sempre demonstrando quais eram as implicações de cada época de cada cientista. Ela comenta não só dos "grandes cientistas" mas também de cientistas que foram "apagados" - deixando de lado o viés eurocêntrico que muitos autores seguem - e que deixaram uma grande contribuição para a ciência. É um ótimo livro para se ter por perto e nos permite entender como a ciência se transformou ao longo do tempo até os dias de hoje.
Matheus.Duarte 07/02/2018minha estante
Pensei que só eu tinha achado isso?.

giulia.berbel 10/12/2020

A ciência é parte integrante da sociedade
Esta obra relata as grandes evoluções da ciência, mostrando como essas mudanças se interligam com as transformações políticas e sociais que deram forma à civilização. A autora deixa claro que não há um ponto inicial único para a ciência, apesar de ter marcos específicos e descobertas históricas (que muitas vezes são falsos momentos), como a maçã de Isaac Newton, a chaleira de James Watt ou a pipa de Bem Franklin.

A ciência é integrante da sociedade e se desenvolve a partir das relações com a indústria, comércio, guerra, medicina e política. Num exemplo claro, como diz o trecho destacado: " substituição dos ritmos da natureza pelos rituais religiosos provocou o surgimento de um novo conceito de tempo".

"Em vez de seguir os ritmos diários e sazonais criados por Deus na natureza, os relógios mecânicos dividiam o tempo artificialmente, em blocos uniformes. [...] relógios de igreja alteraram para sempre a maneira como as pessoas participavam do mundo. Em vez de responder aos padrões da luz natural, a vida passou a ser organizada em unidades iguais, determinadas arbitrária e mecanicamente. Além de dividir o tempo em blocos iguais, os relógios ajudaram a transferir o poder da Igreja para os governantes seculares." [O secularismo é o princípio da separação entre instituições governamentais e instituições religiosas.]

Ari 04/01/2022

Super recomendo
Só não dou mais estrelas por uma questão pessoal: fiquei b perdida na cronologia dos fatos contados.
Mas fora isso a obra é muito boa! Patrícia Fara mostra de forma maestral todo o conhecimento adquirido durante sua vida acadêmica em Oxford e Cambridge!
O leitor curioso fica facinado pelas descobertas e o entendimento de muitas coisas enigmática durante as aulas de ciências, sejam as escolares ou do curso superior.
Enfim, como pesquisadora, eu achei incrível o estudo abordado pela autora e a forma didática e crítica que ela passa isso ao público!
Leiam o livro, pessoal! Vale a pena ??

Irineu 09/05/2017

Incrível
De uma forma harmoniosa e concisa, Patrícia Fara consegue expor de maneira clara os diversos acontecimentos que marcaram a história da ciência desde a Grécia Antiga até o século XXI. Durante esse percurso, pontos de vista escurecidos pela versão eurocêntrica dos fatos são nos mostrados em suas diversas nuances. Os títulos de herois dados aos varios grandes pensadores são desmetificados na medida em que são explicados os contextos sociais em que eles desenvolveram suas ideias.
Ao final do livro, podemos ter uma noção da mutação pela qual a ciência passou para chegar ao que conhecemos hoje ao tempo em que conseguem-se definir os diversos papeis que ela desempenhou ao longo dos anos.

Matheus.Duarte 07/02/2018

Ótimo
Ele mostra fatos de maneira quase que imparcial de maneira que geralmente não sen encontra em livros com um contexto histórico,parabéns.

J. R. P. LIMA 12/12/2019

A ciência é toda a compreensão do Homem sobre a Natureza
Hoje me proponho a fazer algo diferente, não indicarei um livro de literatura, mas sim uma obra de natureza mais acadêmica, com uma linguagem para quem não é da academia.
????? ? ????????? ?
Escrito pela historiadora Patrícia Fara, o livro "Uma Breve História da Ciência" faz um apanhado geral, desde os períodos mais remotos da antiguidade até a nossa atualidade, mostrando e refletindo como se deu o avanço do conhecimento humano acerca da natureza.
????? ? ????????? ?
Publicado em 2014 pela editora fundamento, essa obra vai muito além do conceito do que é ciência nos dias atuais, trabalha tudo que era considerado Magia, Alquimia, Astronomia, Astrologia, Mito, Filósofo, e sim.... A Ciência.
????? ? ????????? ?
"A História da ciência é, na verdade, a história de tudo. Da observação dos Astros na Antiguidade à tecnologia mais avançada, a curiosidade incansável e a necessidade moveram a ciência. E a ciência moveu o homem". (Patricia Fara).

Cams 26/01/2023

História da ciência
O livro tem como objetivo trazer de forma dinâmica e imparcial a história da ciência, trazendo dês da antiguidade até os tempos atuais (visto de que é um livro de 2009). Dividido em sete partes, ele traz acontecimentos que ajudaram a mudar aos poucos o nosso entendimento do que é ciência, o que ela propõem, quem a faz e objetos de estudo.
Minha nota razoável foi por questões de, por ser um livro de história esperava uma cronologia melhor descrita, fiquei um pouco confusa. Existe uma crítica de como a ciência e eurocêntrica e burguesa. No início do livro ela traz outros lugares onde o conhecimento se desenvolveu mas na maior parte do livro se fala de só da Europa (se é uma crítica, pq não trouxe a visão de outros lugares em tempos mais atuais também?). Um termo que ela usa bastante é self-made man, como uma forma de diminuir o estudo de pesquisadores financeiramente privilegiado. Não sei se isso se encaixa anacronismo, na minha opinião sim.
Pontos positivos, muita informação, muitos nomes são citados, a crítica na qual a ciência não é uma coisa neutra, nunca foi e nunca será. Ela é usada como ferramenta de dominação e repressão, na qual sempre tem uma base ideológica e política que funciona como um guia. Mas no geral não é um livro que recomendaria para alguém que está começando a estudar sobre o tema.