O Diário Secreto de Lizzie Bennet

O Diário Secreto de Lizzie Bennet Kate Rorick

Resenhas - O Diário Secreto de Lizzie Bennet

Tamires 26/10/2015

O Diário Secreto de Lizzie Bennet
The Lizzie Bennet Diaries foi uma premiada web série exibida originalmente em 2012 e também adaptada para livro, publicado no Brasil pela Verus Editora, em 2014. Trata-se de uma versão moderna e muito divertida do nosso querido clássico Orgulho e Preconceito, de Jane Austen.

Lizzie Bennet é uma estudante de pós-graduação em comunicação de massa (graduada em Letras), que resolve criar um vlog como projeto de curso. Com a chegada de dois amigos a sua cidade ela passa a ter bastante assunto para falar com a sua audiência.
A história tem todos os elementos de Orgulho e Preconceito, mas sem ser repetitiva ou inverossímil. Enxergamos na história e nos personagens a correspondência com a época atual e ela ainda consegue nos surpreender e nos deixar na expectativa pelo o que vai acontecer com a nossa heroína e sua família.

Na série, a escolha dos atores foi muito bem feita; ouso dizer perfeita. Até o Darcy com visual meio hipster (um tanto inesperado para mim) ficou uma graça! Em relação ao livro, um ponto positivo é que ele não funciona como uma mera transcrição da série; os autores conseguiram estruturar “as histórias” de forma que a leitura fosse tão agradável e divertida quanto assistir aos episódios no youtube. O livro preenche as lacunas dos episódios e também surpreende em alguns aspectos, por mostrar, realmente, os sentimentos mais secretos de Lizzie.

A cereja do bolo é que tudo aquilo que não conseguimos ver do romance entre Lizzie e Darcy na tela, é possível ler nas páginas do diário. Prepare-se para suspirar!

“Nesta hora, outro turista esbarrou em nós, e deixei meu celular cair. Não na água, por sorte, mas no deque, no meio do caminho lotado de turistas.
--- Eu pego – Disse o Darcy, abaixando-se no meio da confusão para recuperar meu celular. Ele o agarrou e o estendeu para mim. – Aqui. Nenhum estrago, eu acho.
Quando estendi a mão e peguei o celular, meu dedo roçou no dele. E eu senti. Um choque se espalhando do ponto de contato até a minha mão. Não elétrico, mas um conforto latejante. Gostoso. E certo.
Meus olhos se ergueram de repente e encontraram os dele – e então eu percebi que ele também sentiu alguma coisa.” (pág. 289)

Mais uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito que merece ser lida, relida e, sobretudo, assistida! É viciante, pode apostar! Vai ser responsável pela sua próxima ressaca literária!

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-o-diario-secreto-de-lizzie-bennet/

Flávia Nunes 19/10/2015

Sim, eu poderia começar falando que o livro é uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito da Jane Austen, porém, eu nunca li Jane Austen ( Está na minha lista de próximas compras).
Ganhei o livro de presente no meu aniversário, eu já estava de olho nele fazia uns meses, pois eu via um pouco de Marian Keyes na capa e sinopse. Sou a única?
Confesso que não sou fã do Youtube e nunca vi o vlog (acabei de ver uns episódios e parece bom), mas pretendo começar a assistir em breve.

Vamos lá, o livro conta a história de Lizzie Bennet, uma jovem de 24 anos que mora com a mãe, o pai e duas irmãs. Lizzie é a irmã do meio e cursa publicidade e propaganda. Jane é a irmã mais velha, ela é tão meiga. E Lydia é a irmã mais nova, digamos que ela seja bem "energética" sexualmente falando.
A mamãe Bennet é desesperada pra ver suas filhas casadas com algum homem rico. E o pai parece ser o único sensato da família. HAHAHAHA!
Toda história é contada pela Lizzie em seu vlog (projeto de sua pós), os acontecimentos são engraçados e você consegue até pensar que sua família é normal.

A leitura é bem divertida, Um humor inteligente que lhe faz refletir e ainda dá boas risadas.
Eu gostei muito, me fez aumentar a vontade ler Orgulho e Preconceito.
“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro com uma grande fortuna deve estar à procura de uma esposa”- Minha mãe me deu uma camiseta com essa frase.
Acho que se eu já tivesse lido Orgulho e Preconceito poderia falar mais sobre a história e até fazer comparações. Como não, eu apenas recomendo a leitura, pois garanto que lhe trará boas risadas.

site: www.sobrevicios.com.br

Rafaela Rezende 05/10/2015

Revivendo a história.
Achei demais poder reviver a história da Lizzie e Darcy, ainda mais nessa versão moderna. Só queríamos um beijinho na versão original, mas já que não deu, conseguimos isso nessa versão. Achei divertido e inteligente, encaixando a história de um jeitinho que mostra claramente os dias atuais, mas sendo fiel as partes mais importantes de Orgulho e Preconceito. E novamente, Darcy consegue ser maravilhoso e a Lizzie admirável. Simplesmente adorei mesmo.

Camis 04/09/2015

O Diário Secreto de Lizzie Bennet, um novo olhar sobre Orgulho e Preconceito
Este livro é uma adaptação da série feita no Youtube "The Lizzie Bennet Diaries", que moderniza o célebre romance de Jane Austen, Orgulho e Preconceito.
A videosérie soube brilhantemente atualizar o famoso texto de Austen, levando o Sr. Darcy, as Senhoritas Bennet e (quase) todos os personagens da autora inglesa para o século XXI, especificadamente, para os Estados Unidos no anos 2000.
Quem ainda não leu o livro ou viu os vídeos no Youtube pode pensar que a consagrada história pode ter sido deturpada, mas não é o que ocorre aqui, a autora soube modernizar o livro de Jane Austen, trazer a história para os dias atuais e ainda falar sobre os temas que eram tão caros a Austen.
Amo Orgulho e Preconceito e este livro me fez amar ainda mais a história, pois mesmo sabendo qual seria o desfecho, o romance consegue te prender do início ao fim, você tore pelos personagens como se ainda não soubesse o desfecho do livro. Uma ótima leitura! Recomendo e muito!

Coruja 27/08/2015

Se você tem uma conexão de internet e é leitor da obra de Jane Austen, provavelmente conheceu a modernização de Orgulho e Preconceito contada na websérie The Lizzie Bennet Diaries, que foi ao ar entre abril de 2012 e março de 2013.

The Lizzie Bennet Diaries foi uma brilhante adaptações por muitos motivos: pela forma como soube adequar a história para o nosso cotidiano, respeitando a essência dos personagens e as situações do original; pelos atores, que funcionaram muito bem em seus papéis; e pela própria forma de contar as aventuras e desventuras do elenco, desdobrando-se para além dos vídeos para tantas outras plataformas e mídias sociais.

O Diário Secreto de Lizzie Bennet é mais uma forma de contar essa história e não uma simples novelização do que já vimos antes. Expande o universo da série, trazendo detalhes e revelações que apareceram de forma apenas tangencial, e é capaz de se manter por si mesmo (embora muito da graça vá se perder se você não assistiu os vídeos).

Conheço Orgulho e Preconceito de trás para frente e de frente para trás após tantos anos de releituras. Por isso mesmo, digo que o maior mérito da equipe responsável por toda essa obra (e não falo apenas do livro) é conseguir nos encher de ansiedade e expectativa por uma história da qual já conhecemos o final há duzentos anos.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/08/gazeta-de-longbourn-o-diario-secreto-de.html

Aline 09/08/2015

Assista a websérie!
Janela Literária apresenta a resenha de "O Diário de Lizze Bennet" de Bernie Su e Kate Rorick:

Pense em uma pessoa que ama "Orgulho e Preconceito" e não dispensa um chick-lit e pense que essa pessoa estava ansiosa para ler uma obra que supostamente trazia os dois ingredientes dentro da história. Ledo engano quando achei que seria realmente adorável. O que eu senti foi unicamente um sentimento de tristeza e decepção ao ver algo que pretendia dar certo mas nunca daria pelo simples fato de querer se basear em algo que é completamente diferente do que podemos imaginar ou descrever.

Esse livro é baseado na websérie "The Lizzie Bennet Diares" que acredite, é realmente criativa e tem seus créditos pela sua ousada edição. A diferença é que querer recriar uma história de sucesso em um estilo moderno, baseado em vídeos do Youtube é simplesmente querer dar um tiro no pé, pois, você tem tanta referência que acaba confundindo a forma como conseguirá retratar algo que é puramente literário. Fazer um livro não é simplesmente unir uma sacola de retalhos e querer costurar tudo. Essa foi a amarga sensação que senti ao me deparar com as páginas dessa obra (podemos chamar isso de obra?).

Estou com um sentimento muito triste de que muitos livros hoje em dia, são feitos apenas para render e arrecadar dinheiro, principalmente aqueles livros baseados em filmes ou séries. Me senti da mesma forma quando abandonei o "A garota da capa vermelha", livro completamente monótono que torrou minha paciência e que detestei por ser tão inferior a sua incrível adaptação cinematográfica. Eu nunca vi um livro que foi totalmente criado para encher a renda como este e é totalmente visível a forma descuidada pelo qual ele foi feito.

Falando sobre o livro da resenha, senti que tentar construir o formato de "Youtube" em palavras não é para qualquer um e acho que hoje em dia ninguém consegue colocar em palavras o que é totalmente exibido em vídeo. Antes de ver a websérie eu li esse livro e as impressões que ele me deixou foram: a protagonista deveria ser presa por falar da vida alheia pela internet; o que antes era romântico virou relação profissional e perdeu a "graça" da história; nunca vi Darcy tão bonzinho e imbecil. Ao ver a websérie eu entendi a premissa da coisa e comecei a achar tudo engraçadinho e não meramente idiota. A Lizzie Bennet é chata e não bonitinha como na websérie ou magnífica como na obra clássica. O exagero do uso da sensualidade é simplesmente ridículo e devidamente piegas.

Não vi ninguém que tenha detestado esse livro e acho que serei a única, a ovelha negra como podem intitular, mas realmente, como amante do chick-lit, eu nunca vi obra mais pretensiosa que esta e mais mal feita no sentido literário da coisa. Uma pena.

site: https://www.facebook.com/janela.literaria.8
Nády 25/07/2018minha estante
Concordo exatamente com tudo q disse sobre esse livro!!! Eu como fã das obras de Jane Austen em especial orgulho e preconceito fiquei decepcionada com essa releitura.

Thaís França 30/07/2015

O retorno ao Chick-Lit
Encantador, engraçado, criativo e uma fiel adaptação moderna de um dos meus livros favoritos.

É perceptível para todos que leram Orgulho e Preconceito que os acontecimentos da obra de Jane Austen estão presente em sua maioria, porém o desenvolvimento para que esses tais acontecimentos ocorram é feito de uma maneira única.

Bernie Su e Kate Rorick souberam adaptar cada cena para os dias atuais de uma maneira muito real para o leitor. O que foi, na minha opinião, o grande diferencial, pois é impossível que não ocorra uma identificação com Twitter, Vlogs, Facebook, SMS, além das inumeras tarefas profissionais do dia a dia e da conciliação com as realizações emocionais que está tão presente na vida de cada um nos dias atuais.

O diário secreto de Lizzie Bennet fez com que minha ressaca literária e desmotivação com os ultimos Chick-Lit fosse quebrada.

5/5

Eu Conto Um Conto 27/07/2015

Adorável
Leitura mais que obrigatória para os fãs de Jane Austen e amantes de Orgulho e Preconceito, e também para quem nunca leu. Incrível descreve o que fizeram aqui. Manter a releitura original em uma versão atual, bem moderna. Eles foram tão fiéis com os personagens e em cada detalhe do enredo da obra original, claro, repaginando para os nossos dias. Durante toda a leitura lembrava e comparava com a obra mais antiga. A Lizzie é divertida, sarcástica, e o Darcy tão antipático e esnobe no início, mas conquistando totalmente nossa simpatia no fim.

Aposto que Jane Austen clicaria na opção curtir para esta adaptação.

site: http://eucontoumcontoblog.blogspot.com.br/

Ellem - @colecionandoprimaveras 13/07/2015

Sr Darcy
O Diário Secreto de Lizzie Bennet é um livro de Bernie Su e Kate Rorick, publicado no Brasil pela Editora Verus. Esse livro é baseado na série do Youtube The Lizzie Bennet Diaries.

A série é uma releitura do clássico de Jane Austen, Orgulho e Preconceito em forma de Vlog, então no livro nós podemos conhecer o que acontece fora das câmeras de Lizzie.

Basicamente, temos a história de uma garota, Lizzie, que está terminando a pós-graduação e decide, junto com sua melhor amiga, Charlotte Lu, criar um Vlog como um projeto de conclusão de semestre.
No vlog, Lizzie conta um pouco sobre a rotina dela e da sua família, que é bem peculiar. A mãe de Lizzie só pensa em casar as 3 filhas (Jane, Lizzie e Lydia) com homens ricos.
Essa obsessão da mãe de Lizzie piora muito quando Bing Lee, um jovem estudante de medicina, rico e solteiro chega à cidade.
Logo que se conhecem, em uma festa de casamento, Bing Lee e Jane tem uma conexão e passam a festa inteira dançando juntos. Mas Bing não vem à cidade sozinho, ele está acompanhado da irmã, Caroline Lee e do amigo, William Darcy, um hipster arrogante e orgulhoso.
Por conta de uma tradição, Lizzie e Darcy são obrigados a dançar juntos na festa e logo depois, ela escuta ele fazer comentários estúpidos sobre ela, então decide odiá-lo para sempre.
Mas talvez Lizzie não conheça Darcy de verdade, talvez exista uma pessoa diferente por trás daquela fachada de arrogância.

Eu assisti a série no ano passado e desde então fiquei louca pra ler o livro. A série é incrível e viciante e o livro não fica atrás, a leitura é fluida, e você quer ler sem parar.

O livro é narrado em primeira pessoa, em forma de diário e os capítulos são os dias da semana.

No decorrer do livro, vamos descobrindo as coisas que ficaram implícitas nos vídeos e também as que não foram ditas.

O livro é super divertido, a Lizzie é muito maluquinha haaha e a Lydia também nos arranca boas risadas, acho que na série, a Lydia é a minha personagem favorita. Já a Jane é doce e fofa, um amorzinho.

Mas o melhor é a forma como eles parafrasearam Orgulho e Preconceito, é tudo muito perfeito, os acontecimentos não são iguais ao clássico, mas sempre nos fazem lembrá-lo, com muita criatividade.

Ah, preciso dizer que me apaixonei pelo Darcy de novo. Sério, como podem fazê-lo tão perfeito?

Achei a capa muito bonita e a diagramação é perfeita. As páginas amareladas e na orelha tem um marcador para você recortar, mas adivinhem? Eu fiquei com peninha de recortar o meu kkk'

Enfim, eu amei muito esse livro, super recomendo a leitura, principalmente pra quem é fã de Orgulho e Preconceito.

Ah e recomendo que assistam a série antes ou durante a leitura do livro, mas caso não queiram assistir, isso não prejudica muito a leitura.

site: http://www.colecionandoprimaveras.com.br/2015/03/resenha-o-diario-secreto-de-lizzie.html

Lili 05/07/2015

Adorável
Achei o livro muito lindo e bem fiel à obra de Jane Austen, não é uma cópia, mas os fatos, acontecimentos importantes, personalidade dos personagens e a cronologia da história seguem bem próximos da obra original porém, se passando nos tempos atuais, muito divertido isso!
Gostei da escrita, e da forma corre o livro que é dinâmico você fica querendo ler e descobrir o que vai acontecer (mesmo já meio que sabendo da história, por conta de Orgulho e Preconceito), mas você quer ver o desenrolar, as brigas, as reconciliações, a ironia de Lizzie, eu me diverti com ela e também me irritei em alguns momentos. E claro, primeiro você o sr. Darcy e logo depois morre de amores por ele, como não podia deixar de ser!
Quando termina o diário fiquei querendo saber sempre mais, quero ver o que vem depois... hahaha. Na minha opinião, vale a pena a leitura.

site: http://lillyneves.blogspot.com.br/

ELB 01/07/2015

"Foi para isso que inventaram o Facebook: para manter a uma distância segura pessoas das quais você não quer se lembrar."

Não é segredo que eu sou louca por Orgulho e Preconceito, foi o primeiro ou um dos primeiros livros de época que eu li - pelo menos que eu li até o fim - e eu me apaixonei, não tanto pelo Darcy quanto a maioria das pessoas, mas por tudo, os personagens, os diálogos... Adoro. Então qual não foi minha surpresa quando uma das minhas amigas me liga no começo da noite pra dizer que a Saraiva estava fazendo um saldão e esse era um dos livros (entre vários outros títulos como Um caso perdido, Filha da ilusão, etc) que estava na promoção. A gente saiu da livraria como algumas mulheres saem do shopping kk. E eu estava lendo outro livro, mas tive que parar porque ele ficava me chamando.
Quando comecei a leitura, eu confesso que fiquei um pouco insegura, porque o livro se passa na atualidade, mas a história se desenvolveu muito bem. E logo no início me fez rir, com as artimanhas da Sra. Bennet para fazer com que as filhas se casem.

"Você tem sonhos, Lizzie. Metas. Agora é o momento de você perseguir esses sonhos. Não deixe seus sonhos esperando. Porque, se você fizer isso, em breve estará na meia-idade, com três filhos, trabalhando apenas para pagar as contas. E você vai ter esquecido quais eram esses sonhos."

A história começa de verdade quando Lizzie começa um projeto para a faculdade: fazer um vlog - ela é estudante de comunicação - e no início ela está apavorada com a ideia de se expor dessa forma na internet, dividida entre querer e não querer que as pessoas vejam a realidade da sua vida. Suas inseguranças começam a ceder quando os vídeos começam a ganhar notoriedade na internet. Os vídeos de Lizzie Bennet se tornam um sucesso. As coisas parecem ir muito bem, tudo muito calmo... Até a chegada iminente de Darcy e Bing.

"Eu gosto de pensar que as mulheres não têm mais o hábito de viver e morrer pelo que as pessoas pensam delas."

Nós vemos a timidez e as intenções de Darcy mais claramente aqui do que em Orgulho e Preconceito. Em várias ocasiões morri de pena dele, porque em todo momento ele quer se aproximar, quer tentar entender a Lizzie e conversar com ela, mas ele não faz a menor ideia de como fazer isso. Dava vontade de pegar no colo, gente kkkk.

"As pessoas parecem diferentes quando você sabe seus segredos. E elas te olham de um jeito diferente."

Outra coisa que me deixou bem contente foi que nem tudo foi tão parecido e que a Lydia apesar de ter vários de seus momentos "sem noção" dava para perceber que ela era muito jovem e que muito do que ela fazia era apenas uma forma de chamar atenção e no final achei que ao contrário da história original, ela amadurece bem. Achei isso bem legal.
O romance entre o Bing e Jane também foi bem mais maduro de certa forma, da parte da Jane principalmente. Sempre achei a Jane meio pateta apaixonada, mas ela demonstra força de vontade, personalidade e, por que não, certa independência, que não foi e nem poderia ser retratada na obra original, devido à época.

"Acho... que você não ia acreditar nos problemas que poderiam ser resolvidos se as pessoas simplesmente parassem para conversar umas com as outras."

Uma coisa curiosa e que me deixou muito satisfeita é que, tirando um detalhe ou outro, a personalidade dos personagens foi muito bem preservada. Ficou óbvio para mim que a pessoa que escreveu captou muito bem a essência deles como um todo.

"Meu Deus eu estou tão cansada de todo mundo da sua geração esperar pela coisa perfeita! Sua irmã Jane trabalha naquele emprego sem graça por um mísero salário, quando poderia fazer algo mais fácil que pagasse melhor, gerasse menos estresse e ainda deixasse tempo para ela envolver o Bing. Deus sabe que a Lydia vai fazer, mas ela não vai escolher uma coisa que não tem certeza se quer. E você acha que seus ideais são tão preciosos que, quando você sai para o mundo, tudo tem que ser exatamente como na sua cabeça. Bom, não vai ser. Você vai ter que trabalhar por isso."

Pra quem gostaria de ver um pouco mais de "Elicy" (Darzeth? Nooop) é muito bom, o melhor é que a autora não exagerou em nenhum momento, inclusive em algumas partes a linguagem do livro parece mais formal o que acaba trazendo aquela sensação de déjà vu, estamos no presente, mas o passado está sempre ali subentendido, ao alcance da memória.

"Acho que entre as duas opções, ser uma pessoa aberta certamente é melhor. Moderação demais na comunicação é tão ruim quanto nenhuma. Se você for cuidadoso demais nunca vai dizer o que sente de verdade. Ou sentir o que diz."

site: http://www.everylittlebook.com.br/2015/06/resenha-o-diario-secreto-de-lizzie.html

Ana Luiza 21/04/2015

Resenha do blog Mademoiselle Loves Books
Lizzie Bennet é uma estudante de pós-graduação em Comunicação de 24 anos que mora com os pais e está tentando descobrir como quitar todas as suas dívidas de crédito estudantil e construir uma carreira de sucesso. Entretanto, para a mãe da garota, tudo o que importa é que Lizzie, assim como suas irmãs, a fofa Jane e a energética Lydia, ainda está solteira.

Sim, estamos em pleno século XXI e a Senhora Bennet realmente acredita que “é uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro com uma grande fortuna deve estar à procura de uma esposa”. E é justamente uma camiseta que ganhou da mãe com a tal “verdade universalmente conhecida” que inspira a Lizzie a criar um vlog, um projeto para a faculdade, mas que também a permite desabafar, refletir e narrar os aspectos da sua vida e da sua família, a quem Lizzie é bastante apegada.

Com o auxílio e talento para edição da sua melhor amiga Charlotte Lu, o vlog de Lizzie logo se torna um grande sucesso, milhares de pessoas ao redor do mundo passam a acompanhar a rotina da família Bennet e os esforços da Senhora Bennet de casar uma de suas filhas a um recém-chegado na cidade, o belo, bonito e rico estudante de medicina Bing Lee.

Apesar da desconfiança inicial de Lizzie, Bing acaba se mostrando um cara muito fofo e gentil e o par perfeito para a doce Jane, com quem começa a namorar, para a extrema felicidade da Sra. Bennet. Entretanto, Bing não veio para a cidade sozinho e trouxe consigo sua deslumbrante irmã Caroline e seu misterioso amigo Darcy. E, enquanto Bing é um amor de pessoa, Darcy é mau humorado, nada amigável, orgulhoso e esnobe, algo que Lizzie percebe em uma dança forçada com ele, que a Charlotte apelidou de “A Dança Mais Constrangedora do Mundo”.

Cada vez mais popular online, Lizzie se abre totalmente em seu vlog, sem papas na língua na hora de falar sobre os exageros da sua mãe ou sobre a odiável personalidade de Darcy. Mas nem tudo realmente vai ao ar. E é através do diário de Lizzie que conhecemos seus pensamentos mais profundos, seus anseios e também seus sentimentos.

O Diário Secreto de Lizzie Bennet é uma adaptação literária da web série The Lizzie Bennet Diaries (sobre a qual já falei aqui), que por sua vez é uma adaptação do clássico Orgulho e Preconceito. Eu amo Orgulho e Preconceito, amei The Lizzie Bennet Diaries e amei O Diário Secreto de Lizzie Bennet.

Desde que vi a série, fiquei ansiosa pelo livro, que não me decepcionou ao trazer muito mais dos personagens que eu já amava. O Diário Secreto de Lizzie Bennet se aprofunda ainda mais na trama e nos personagens, deliciando assim os fãs da série. Minha única decepção foi o livro ter terminado um pouco abruptamente, assim como a série, e não ter mostrado mais do envolvimento romântico da Lizzie e do Darcy propriamente dito. Mas, como no original também não temos esse gostinho, não critico os autores por terem se mantido fieis a história de Austen.

De fato, Su e Rorick dão um show quanto a adaptação da trama, que se tornou completamente moderna, mas não perdeu sua essência. O que mais gosto, tanto em Orgulho e Preconceito quanto em O Diário Secreto de Lizzie Bennet, é que temos sim romance, mas também bastante crítica. E O Diário Secreto de Lizzie Bennet consegue com perfeição retratar certos aspectos da sociedade, como, por exemplo, mesmo nos dias de hoje, ainda há uma grande pressão para que as mulheres se casem. O livro, assim como a série, ainda fala sobre as dificuldades de ingressar no mercado profissional e de começar uma carreira sem deixar seus sonhos de lado e também traz reflexões sobre crescimento, amadurecimento, amizade e amor. É gratificante ver a Lizzie e suas irmãs (e nisso incluo também a Charlotte, que é praticamente uma Bennet) crescerem e amadurecerem ao longo do livro.

Uma leitura deliciosa e uma adaptação perfeita, O Diário Secreto de Lizzie Bennet é um livro gostoso, fofo e muito divertido! A narrativa é boa e flui com muita rapidez, o livro provoca suspiros, risadas e até mesmo reflexões. O li em algumas horas e terminei a obra com gostinho por mais. Fãs de Orgulho e Preconceito e The Lizzie Bennet Diaries irão adorar O Diário Secreto de Lizzie Bennet, assim como todos que gostam de um bom romance.

Quanto a edição, só tenho elogios também. A capa é simples, mas fofa, e combina com a história. A diagramação e a tradução estavam perfeitas. As páginas amareladas ajudam a deixar a leitura ainda mais rápida.

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2015/04/resenha-o-diario-secreto-de-lizzie.html

Rosi 29/03/2015

Pois é...
E se o famoso clássico de Jane Austen e, sem dúvida, seu maior sucesso, Orgulho e Preconceito, publicado em 1813, na Inglaterra, se passasse nos dias atuais? E se Elizabeth Bennet fosse como nós, mera geração Y diariamente embriagada por informação e tecnologias, uma moça de 26 anos e estudante de comunicação desiludida com a fluidez e inconstância dos relacionamentos aos quais o nosso século está habituado? E se...

Deixe de lado os "e se". Porque Elizabeth Bennet versão século XXI existe, pelo menos no romance de 2014, O Diário Secreto de Lizzie Bennet, escrito por Bernie Su e Kate Rorick. A adaptação moderna da que eu consideraria a mais inteligente história de amor da literatura, entre Elizabeth Bennet e William Darcy, é também baseada na série de sucesso no Youtube, The Lizzie Bennet Diaries.

{Quero abrir um parênteses antes de começar minha crítica em sim.
Preciso dizer que não gosto muito de adaptações. Sejam elas literárias, seriadas ou cinematográficas. Adaptações me assustam, porque elas criam em mim expectativas que normalmente não são nem um pouco atendidas. E confesso que sou muito conservadora quando o assunto são livros e seu enredo. Mudar alguma perspectiva me incomoda. Sempre. Então claramente a minha opinião sobre esse livro não vai ser das mais positivas (aquelas), até porque me irrita ler a mesma história, sabendo todos os desdobramentos e acontecimentos, mesmo que eles estejam ligeiramente alterados devido à natureza própria da adaptação. }

Comecei a ler o livro sem muita animação. Não gostei da capa e recebi uma indicação hesitante. Mas abracei o desafio.

Bem, como eu posso definir Lizzie Bennet 2.0? Lizzie é uma estudante de pós-graduação em Comunicação. Apesar de já estar com 26 anos, ela ainda mora com os pais e as duas irmãs, a sempre bondosa e esforçada Jane e a instável e festeira Lydia. Como projeto da pós, Lizzie passa a filmar vídeos onde ela conta um pouco do cotidiano de sua família, no intuito de analisar a interação com o público e todas aquelas coisas nerds e tals.

Surpreendentemente, o livro é pura comédia. Enquanto o clássico de Jane Austen está repleto de pitadas sutis de sarcasmo e ironia capazes de provocar sobrancelhas arqueadas e risos sutis de seus leitores, O Diário de Lizzie Bennet se utiliza de piadas ruins ousadas.

Algo que me incomodou profundamente na adaptação, no entanto, foi como ela parece forçada. Não há uma transição agradável dos personagens do século XIX para o mundo moderno. Suas personalidades permanecem inalteráveis, mas o comportamento que eles adquirem no século XXI é mal construído. As piadas não são exatamente ruins, você vai rir delas como eu ri (e muito), mas elas não combinam muito como uma estudante responsável e adulta de 26 anos. Em certos trechos, senti-me lendo um diário água-com-açúcar bem teenager de uma adolescente respondona e teimosa, e em outros trechos me enxergo como expectadora de uma adulta explicando nos mínimos detalhes sua tese final da faculdade.

Não que uma pessoa de 26 anos não possa ter uma mentalidade de uma adolescente de 15 anos (nem que isso seja errado). A questão é que, na perspectiva do leitor - pelo menos na minha perspectiva -, essa combinação não flui naturalmente na narrativa.

Separei alguns trechos do livro para ilustrar melhor o que estou querendo dizer:
"(Coloquei o emoticon de sorriso para reforçar. Mas depois me preocupei porque devia ter colocado uma piscada de olho.)" OKAY...
"Ela me olhou como se eu tivesse admitido ter matado um pinguim." PIADA RUIM
"Não consigo evitar - sou curiosa por natureza. E, com minha vinha cópia do DVD de A pequena espiã como testemunha, vou até o fundo desse assunto." WTF?!
"Eu estava ficando vesga tentando acompanhar todos esses termos imobiliários. Conversas de adultos são difíceis." MINHA FIA, COMO ASSIM??? VOCÊ TEM 26 ANOS!

Ok, eu posso estar sendo malvada demais. Perdoem-me, é o meu instinto ODEIO ADAPTAÇÕES em ação. Ou o meu eterno contentamento em falar mal de praticamente tudo.

Não, na verdade, não é nada disso. Não gostei muito do livro, pois está longe de chegar à perfeição que é Orgulho e Preconceito, mas ao dar uma pesquisada sobre a série na qual a obra se inspirou no youtube, a verdade verdadeira é que eu gostei. Gostei da série, sim! Infelizmente, não tive tempo para acompanhar todos os episódios, mas achei muito bem construída, engraçada e criativa. Os episódios são de no máximo 5 minutos, e são narrados por Lizzie numa espécie de vlog pessoal.

[eu sempre contraditória]

Bem, foi isso, até a próxima resenha :) E CHEGA DE ADAPTAÇÕESSSS

site: eaquelaxicaradecafe.blogspot.com

Diane Ramos 27/03/2015

O Diário Secreto de Lizzie Bennet (Bernie Su / Kate Rorick)
Conheci "O diário Secreto de Lizzie Bennet " através de um blog que visitava diariamente , logo fiquei fascinada pela adaptação moderna de "Orgulho e Preconceito" , ainda nesse blog , eles faziam super elogios á obra , onde não houve outra saída á não ser comprar a história de Lizzie.
O livro é baseado na série da web "The Lizzie Bennet Diaries" na qual traz em destaque a família Bennet que tem como integrantes uma mãe que só pensa em casar as filhas com um homem rico , um pai que não sabe se controlar financeiramente e vive fazendo hipotecas , Jane que é um ser doce , gentil e compreensivo , Lydia a mais energéticas das irmãs , bebedeira e confusão deveriam ser seu codinome , e por fim a nossa protagonista Lizzie , ela é a típica nerd , estudante de pós graduação , neurótica com seus empréstimos estudantis.
A vida de Lizzie começa a mudar quando decide criar um vlog , contando detalhes de sua vida , para o mestrado da faculdade , tornando Lizzie e suas irmãs em pequenas celebridades da internet . Mudança mesmo , acontece quando o lindo e rico Bing Lee compra a mansão em Netherfield e promete passar o verão na mesma , logo é claro , que a mãe das garotas fica empolgadíssima com essa notícia , e o melhor (ou pior ! ) é que esse cara trouxe consigo o seu amigo arrogante e metido Willian Darcy , que promete trazer grandes reviravoltas para a trama.

"O Diário Secreto de Lizzie Bennet" superou todas as minhas expectativas , confesso que foi até além do que esperava cheguei até a desejar que o livro tivesse mais páginas , pois não queria me separar de Lizzie , Darcy e companhia.

site: http://coisasdediane.blogspot.com.br

Jadna 15/03/2015

O Diário Secreto de Lizzie Bennet - Bernie Su, Kate Rorick

Apesar de já saber toda a história de cor (tanto por causa de Orgulho Preconceito quanto por causa da websérie) não tem como não se apaixonar por tudo de novo! É quase impossível não ter vontade de rever os vídeos,ainda mais porque foi muito inteligente a mecânica que utilizaram no livro. Adorei os detalhes que não puderam estar na série e que deixaram alguns pontos da história bem mais compreensíveis. Tenho certeza que quando fizeram o roteiro já tinham pensado neles porque é impressionante como se encaixaram tão bem.

É claro que ele é um típico chick-lit com aquela típica linguagem rápida e engraçada,e não é nenhum Orgulho e Preconceito,mas a principal qualidade da série permanece aqui: a forma como eles transportaram tão bem a história pros tempos atuais.

E de resto é só fangirlismo da minha parte.