Cordel: Patativa do Assaré

Resenhas - Patativa do Assaré

@andressamreis 19/07/2022

Leia!
Cordel - Patativa do Assaré

Por estes dias queria ler algo bem brasileirinho, daí me lembrei do poeta cearense Patativa do Assaré!
E me fez muito bem!

É uma maneira tão exata de se enxergar a vida em sua alegria, tristeza, injustiça, o apreço pelo poder da palavra

Versos potentes de quem fala com propriedade e verdade!

Esta obra contém 5 cordeis que demonstram a versatilidade de Patativa. Tem uma releitura do texto clássico de Aladim, tem denúncia das questões sociais do Nordeste, mas também tem sua a sua força cultural, porque o nordestino nunca se limita a suas dores!

Tem posicionamento ideológico e político ricamente explanado no Cordel do Padre Henrique.

E tem o delicioso Militão, Brosogó e o Diabo. Li, imaginando-me sentada em uma cadeira de fio, em alguma calçada do interior do Ceará rodeada dos melhores contadores de causo.
Assim que terminei a leitura corri narrar para o marido e o filho mais velho e foi muito bom sustentar o suspense até a reviravolta do final!
Os dois ficaram super envolvidos! Adorei ??

Como essa troca faz bem!

Já leu cordel? Super te recomendo!

Goldenlion85 19/04/2009

¬¬Mais que um livro¬¬
Um livro muito bem escrito,
uma linguagem simples, emocionante e
conta histórias de uma forma original,
Recomendo

@Renanlandim22 03/05/2011

Uma Voz do Nordeste

Achei o livro muito chato. Não diria ruim, pois ele tem um valor social muito grande. Mas em relação ao prazer que sem tem na leitura ele é muito chato.

Contos repetitivos, linguagem antiga, e um jeito de escrever (através de cordeis) que particularmente não me agrada.

Lí porque fui obrigado pela escola, com certeza não o lería por livre e espontanea vontade. Mas não me arrependo, apesar de não ter gostado foi bom conhecer mais um clássico da literatura brasileira.

Silvio Almeida 15/12/2013

Uma justa homenagem à cultura popular nordestina
Este livro é um raro exemplo de valorização da cultura popular brasileira, especialmente no que tange à literatura nordestina.

O início do livro traz toda uma análise sobre a obra de Patativa do Assaré, bem como um pouco de sua biografia, sendo até um tanto acadêmico. Por outro lado, a seleção de trechos da obra do autor e curiosidades sobre a sua vida e obra fazem com que a leitura valha a pena.

Os cordéis selecionados para a obra dão uma boa amostra da obra do autor, só acho que poderiam respeitar a forma oral e "original" utilizada pelos nordestinas.

Gostei especialmente do cordel "Brosogó, Militão e o diabo", que é muito inteligente e engraçado.

Estou ávido para ler os outros livros desta coleção.

Murilo 30/06/2017

Resumo do livro: tristeza, tristeza e tristeza. Aí quando acaba a tristeza ele te enfia um pouquinho de angústia na goela.

Cordel é "rico" mas, porra, tem que gostar muito de ser infeliz pra passar muito tempo lendo isso.

leticia 25/02/2023

★★★★☆
Gostei muito da leitura. A escrita em versos faz o tempo passar rápido e as páginas mais ainda, os cordéis trazem em si a essência da vida do nordestino do sertão, aquele que trabalha com as mãos com calo e sofrem com a seca da região. Tratam também sobre o sofrimento dos emigrantes, a perseguição política e a negligência para com esse povo. Uma leitura muito necessária!

Lelê 21/04/2023

Ótimo livro.
Todos as histórias tinham um ensinamento por trás, e duas delas me tocaram de um jeito!! Chega a ser emocionante. É muito bom que a literatura brasileira, incluindo os cordéis, passem a ser mais valorizados.

Otavio.Rios 16/09/2018

Uma voz do Nordeste
Esse livro reúne os melhores trabalhos do saudoso Patativa do Assaré, que permeiam temas como a dor dos migrantes à questões de terra e o antagonismo patrão x empregado. Infelizmente o livro teria muita mais procura se não fosse sua enfadonha introdução que corresponde a quase metade do livro.

Alguém 29/12/2022

Esplêndido é o mínimo para esse homem!
Patativa é fantástico, belo e poético. Ele representa o que há de mais único no povo brasileiro: cria arte em meio a tempestades. Mesmo com o sofrimento, a dor e a angústia, consegue entregar beleza em seus versos como nenhum outro. Indispensável de se ler quando falamos em desenvolvimento da retratação brasileiro brasileira na escrita.

Sophia.DaAvila 09/06/2023

É um livro diferente de tudo o que eu já havia lido até o momento. Histórias incríveis contadas em prosa.