Onze Lições Sobre a Virtude

Onze Lições Sobre a Virtude Santo Tomás de Aquino

Resenhas - Onze Lições Sobre a Virtude

Caroline Gurgel 09/02/2022

Requer alguns conhecimentos aristotélicos para compreensão
O título pode dar a entender que se trata de algo simples, como um manual a ser seguido, mas é, na verdade, uma leitura complexa, riquíssima, por vezes difícil, que requer conhecimento prévio de muitos conceitos aristotélicos.
Excelente leitura!

site: @historiasdepapel_

Carol 03/03/2022

O justo meio
A leitura não é das mais fáceis, mas com esforço consegue-se tirar muito proveito.

Durante as onze lições, Aquino vai comentando as definições de virtude feito por Aristóteles em seu livro da Ética. Ele explica o que é a virtude, como definir os excessos (as faltas e os vícios), e como o justo meio varia conforme a natureza das ações, sem deixar de ser o justo meio.

Apesar de ter pouco mais de 100 páginas, penso que metade seria suficiente. São feitas explicações demasiado repetidas ao longo da leitura.

Ainda assim, é um ótimo livro. Recomendo.

Giovanna.Pereti 05/03/2023

Virtudes necessárias
Pode até parecer bobagem um livro que comenta sobre outro livro ? mais especificamente um capítulo. Mas ?Ética a Nicômaco? discorre sobre tantas questões acerca dos mais variados temas, que acaba conferindo possibilidades inesgotáveis de comentário sobre a obra. E aqui, São Tomás elucida sobre o segundo livro da Ética aristotélica, trazendo onze lições sobre o capítulo em questão. É como se São Tomás desmembrasse a origem da virtude, suas obras, como é construída, qual seu meio e espécie, sem deixar de trazer a problemática do vício também à tona. Um livro curtinho, com ensinamentos profundos, capazes de transformar quem assim permitir ser tocado pela obra.

?Não examinamos nas ciências práticas o que é a virtude para descobrirmos sua verdade objetiva, mas procedemos em busca de um fim específico: nas ciências práticas, ao adquirirmos o bom hábito, tonamo-nos virtuosos.?

Lukedo 02/11/2020

Não tente ler sem um conhecimento prévio. Dica de quem apanhou.

Dani 25/11/2023

Virtude
É um livro muito interessante para refletirmos sobre virtude, um pensamento de Tomás de Aquino sobre as obras de Aristóteles.
É um pouco denso, mas obtive boas reflexões.
A virtude é um hábito que se cultiva.

Michelle 27/09/2023

Uma leitura densa, mas excelente.
O livro é comentário de outra obra. Uma leitura densa, que demando mais atenção, mas excelente. Reflexiva, objetiva. Leitura recomendada.

Julia 23/11/2023

Melhor ler com calma e com um caderninho do lado
É um livro muito bom que trás reflexões muito relevantes. Acho justo ler ele com calma, refletir, anotar, pensar e não ter pressa pra terminá-lo logo.

Gabriel.Custodio 24/03/2024

Excelente leitura, principais conceitos: Viver com temperança e moderação (Justo meio); virtudes e vícios se constroem por meio dos hábitos diários.