Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica

Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica Alister McGrath

Resenhas - Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica

naike.jordan 10/04/2024

Muita teologia mesmo kkk
O livro é bom pra quem quer começar a conhecer sobre a história da teologia durante toda a história da humanidade. Todas as reviravoltas que aconteceu com as doutrinas, e coisas que iam surgindo do nada e até como combater as heresias. O livro é muito bom mesmo, me deu vontade de ler várias outras coisas sobre a história da igreja, dos reformadores e da própria teologia.

Gabriel.Cruz 31/12/2023

A missão deste livro é apresentar os temas básicos da teologia cristã. Ele parte do pressuposto que o leitor não têm conhecimento profundo sobre teologia em geral, assim, pode ser considerado uma excelente introdução à " tentativa de compreensão dos recursos básicos da fé, feita à luz daquilo que cada época considera como os melhores métodos". E apesar de ser uma introdução, o livro cobre os dois mil anos de debate teológico cristão. Inclui ainda matérias filosóficas, históricas e sistemáticas da teologia,

Marcio 13/02/2022

Esse certamente é um dos melhores livros que já li. Apesar de ser caracterizado como introdução, o livro é profundo. A segunda leitura ocorrerá em breve, pois merece!

Haralan 04/06/2021

A melhor sistemática para começar
"A teologia cristã jamais consegue captar plenamente a visão de Deus. Mas pode, ao menos, desafiar-nos a refletir de modo mais profundo acerca de Deus, proporcionando-nos uma ideia do sabor daquilo que nos espera."

Com essa frase, Alister McGrath conclui a melhor introdução à teologia sistemática que temos em língua portuguesa. O livro é amplo e cobre todos os temas relevantes nos últimos dois mil anos da tradição cristã.

O texto é acessível e leva em conta a potencial imaturidade teológica do leitor, ajudando-o a reconhecer a importância, os principais conceitos e autores de cada doutrina. Vale a pena ler este livro antes de tentar aprofundar-se em qualquer das doutrinas cristãs.

Algo muito interessante é que além da apresentação conceitual de cada doutrina, o autor apresenta também o seu desenvolvimento histórico, de modo que você acaba lendo não apenas uma teologia sistemática, mas um tratado sobre a evolução do pensamento cristão.

Vale ressaltar também que, mesmo sendo Anglicano, o Alister McGrath não enfatiza propositalmente os elementos teológicos mais restritos à sua confissão, apresentando uma visão equilibrada de várias tradições presentes no evangelicalismo e sendo bastante generoso com a apresentação da teologia católico-romana.

Em resumo: é um livro excelente e vale cada minuto de leitura.

Joabe.Gileade 23/10/2020

História e Filosofia da Teologia
Sobre o autor: Alistar McGrath é pós - doutor em biofísica molecular e doutor em teologia pela Universidade de Oxford.
O objetivo dele no livro citado é apresentar temas básicos da teologia cristã. Ele apresenta os conceitos fundamentais, a forma como esses conceitos foram desenvolvidos, os principais debates que influenciaram o pensamento cristão ao longo da história e os principais intelectuais que construíram a teologia cristã.
O livro é uma obra teologicamente neutra. Não procura influenciar o pensamento, apenas apresentar a evolução da filosofia da teologia ao longo da história.
Os primeiros quatro capítulos oferecem um panorama histórico, enquanto os próximos capítulos trazem uma visão geral de aspectos filosóficos.
Um fato importante: as citações de outros autores são bem extensas para exatamente proporcionar ao leitor acesso aos grandes teólogos com mais precisão. Além disso ele repete algumas coisas com muita frequência para familiarizar bem o leitor dos termos técnicos usados.
Demorei muito tempo para concluir a leitura. Em alguns momentos achei cansativo por conta do grande volume de informação. Acredito que é um livro que deve ser lido por todos que tenham interesse por história, filosofia e teologia.

Jorge.Rocha 18/10/2018

Recomendo!!!
Excelente obra para iniciantes em teologia, trás uma boa base teológica e filosofica, não se atendo apenas de forma seca e brusca aos temas, como a maioria das introduções a dogmatica. Super recomendo, está obra vem sendo muito útil pra meus estudos.

Joshua.Fernandes 29/07/2018

Uma excelente obra introdutória a Teologia Cristã. O autor busca ser o mais imparcial possível sobre as principais correntes teológicas sobre os mais diversos temas suscitados na história do Cristianismo. Recomendo a todos que estão ingressando na teologia.

Daniel Felipe 09/01/2017

Fonte de Conhecimento
Encantador o nível de conhecimento de Alister...
Partindo da idéia que os leitores são leigos em teologia, o autor traz tudo resumidamente começando pelo início da teologia (período patrístico), com seus teologos inspiradores (Agostinho, Tertuliano, Origines, entre outros), passando pela idade média principalmente com o gênio (Tomás de Aquino) e chegando a idade moderna, levando em consideração principamente a Reforma Protestante. McGrath mostra muito bem o avanço da teologia sistemática nesse período, não deixando para trás as influências da filosofia (ex: O método de escrita de Agostinho tinha fortes traços de Aristóteles), mais deixa muito claro quais serião as ideias divergentes para que houvesse a reforma protestante principalmente com Zuínglio, Martinho Lutero e João Calvino (cuja à obra "As Institutas" é muito elogiada.
A partir dessa introdução ele chega nos nossos dias mostrando o quanto a teologia evoluiu em seus conceitos quando necessários, principalmente por dúvidas que surgiam de movimentos muito bem coordenados (ex: Iluminismo, que foi o movimento que mais contribuiu para o crescimento da teologia). Em sua terceira parte a obra fala da Conduta Cristã tudo que acreditamos, defendemos e além de tudo divulgamos.

Ótimo livro para iniciantes da teologia trás toda a base teológica para que a pessoa faça um bom curso. Super recomendo, foi muito útil pra mim. NOTA 10.

Ivo Fernandes 21/09/2011

Livro utilizado nas minhas aulas de introdução à teologia. Traz uma boa quantidade de informações históricas, filosóficas e teológicas permitindo ao leitor um bom panorama.

Servo 11/04/2011

Aqui está um compendio teológico indicadissimo para quem como eu, gosta de averiguar o contexto histórico da Igreja e seus desdobramentos.
A missão deste livro é apresentar os temas básicos da teologia cristã. Ele parte do pressuposto que o leitor não têm conhecimento profundo sobre teologia em geral, assim, pode ser considerado uma excelente introdução à "tentativa de compreensão dos recursos básicos da fé, feita à luz daquilo que cada época considera como os melhores métodos". E apesar de ser uma introdução, o livro cobre os dois mil anos de debate teológico cristão.

Inclui ainda matérias filosóficas, históricas e sistemáticas da teologia, além de fornecer uma rica informação a respeito das mais variadas escolas de pensamento para cada tema abordado: um livro ímpar, indispensável e extremamente atual.
Afirmo que esse livro deveria ser lido por qualquer historiador de plantão, assim como por qualquer pessoa interessada na historia do Cristianismo sem preconceitos formatados nas universidades de viés Marxistas.
Alister Mcgrath consegue o que poucos conseguiram ao relatar a historia de todas as controvérsias dentro da Igreja Crista. Mesmo sendo um Cristão do evangelicalismo Europeu, o autor consegue ser imparcial e ao mesmo tempo real no decorrer do livro. Em seus escritos e palestrar públicas, ele promove a "teologia científica" e se opõe fortemente a corrente anti religiosa. McGrath até recentemente era professor de Teologia Histórica na Universidade de Oxford, mas agora tem assumido a cadeira de Teologia, Religião e Cultura, na King's College de Londres desde setembro de 2008. Até 2005, era diretor de Wycliffe Hall.
Graças a sua pesquisa sobre a história e teologia sistemática, Alister foi premiado em 2001 com um Doutorado em Teologia em Oxford. Nesse período, ele foi o fundador da International Society for Science and Religion (Sociedade Internacional para a Ciência e a Religião). Em 01 setembro de 2008, McGrath assumiu a cadeira de teologia, no Departamento de Educação e Estudos Profissionais do King's College, em Londres.
McGrath é um dos teólogos mais lidos do planeta. Sua obra faz referência tanto ao início do Cristianismo, com os Pais da Igreja, quanto aos evangélicos contemporâneos, como Thomas Torrance e J. I. Packer. Suas áreas de estudo incluem a história da igreja cristã, doutrinas, o diálogo entre ciência e fé, e a espiritualidade evangélica.
Otima dica de livro para quem gosta da historia da Igreja e nao tem tanto conhecimento, pois vale ressaltar que apesar de ser uma obra grande, cerca de 700 paginas, nao é um livro muito pesado teologicamente, e sim, um obra para iniciantes.

Livros do autor no Brasil:
• Religião de poder. São Paulo: Cultura Cristã, 1998;
• O Deus desconhecido. São Paulo: Loyola, 2001;
• A Vida de João Calvino. São Paulo: Cultura Cristã, 2004;
• Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica: uma introdução à teologia cristã. São Paulo: Shedd Publicações, 2005;
• Fundamento do Diálogo entre Ciência e Religião. São Paulo: Loyola, 2005;
• Um Vislumbre da Face De Deus. São Paulo: Loyola, 2006;
• Paixão pela Verdade: a coerência intelectual do evangelicalismo. São Paulo: Shedd Publicações, 2007;
• Origens Intelectuais da Reforma. São Paulo: Cultura Cristã, 2007;
• Teologia Histórica. São Paulo: Cultura Cristã, 2007;
• O Delírio De Dawkins. São Paulo: Mundo Cristão, 2007;
• O Deus de Dawkins: Genes, memes e o significado da vida. São Paulo: Shedd Publicações, 2008;
• Teologia para Amadores. São Paulo: Mundo Cristão, 2008;
• Uma Introduçao A Espiritualidade Crista. São Paulo: Editora Vida, 2008;
• Apologética Cristã no Século XXI. São Paulo: Editora Vida, 2008;
• Teologia - Os Fundamentos. São Paulo: Loyola, 2009;

Erikebenavraham 14/09/2009

Incrível!
Nunca vi um manual de Teologia com uma abordagem tão plena e abrangente (teológica multi-facetada, filosófica e histórica) em língua portuguesa como este livro! Vale a pena adquiri-lo!