An Ember in the Ashes

An Ember in the Ashes Sabaa Tahir

Resenhas - An Ember in the Ashes

liv 07/07/2021

um vazio no meu coração agora. preciso de mais e não tenho os outros livros vou me m????????

Luiza.Cabral 03/07/2021

Ansiosa para o próximo!
Achei bem divertido acompanhar esses personagens mas estava com expectativas MUITO altas em relação a história e acabei me frustrando? Gostei da conclusão e do desenvolvimento da personalidade dos personagens mas ao mesmo tempo não sei se estou tão apegada a eles. Lerei o próximo pela curiosidade mesmo, espero que seja melhor!

cams 15/06/2021

QUE LIVRO BOM!

Eu honestamente não tenho nem o que dizer porque quando comecei a ler o livro eu já sabia que eu ia amar.

Dito e feito.

Eu amei a escrita, amei os personagens, o jeito que a história é narrada e como ele te deixa mais intrigado a cada página lida.

Esse livro me deixou com tantas questões que eu não posso esperar para ter as respostas.

bru 05/06/2021

Hmmm mediano
Estou cada vez mais chata e difícil de agradar.
Gostei da ambientação da história e do ponto de vista da Laia. Achei Elias e Helene insuportáveis. Quase nenhuma pergunta foi respondida nesse livro, não sei se tenho saco para continuar.

Thais 05/06/2021

Comecei a ler sem saber nem mesmo a sinopse, fiquei muito perdida no começo porque estava lendo e ouvindo o audibook em inglês. Primeiro, quero dizer que achei o inglês intermédio para avançado, algumas palavras eu não consegui entender nem com a escrita nem com a palavra falada.
Toda a ambientação é perfeita, os personagens muito bem construídos. Como são 4 livros, acredito que ainda vai ser explicado muita coisa, então não vou mencionar algumas coisas que não foram explicados kkk.
Fazia tempo que eu não lia um livro sem ficar me importando quanto tempo/páginas faltavam pra acabar.

bloliv 14/02/2021

"An Ember In The Ashes", por Sabaa Tahir
Em um Império comandado por Marciais, Laia - uma Erudita - está destinada a ser perseguida e escravizada por pessoas como Elias, um Máscara que serve ao Império. Contudo, nenhum dos dois está inclinado a seguir o caminho que lhe foi destinado e, quando a oportunidade surge, ambos farão o possível para alcançar seus objetivos.
Mas talvez nem mesmo um grande desejo seja o bastante para resistir às forças opressoras imperiais.

Neste primeiro livro da série Uma Chama Entre As Cinzas, o leitor é guiado pela história a partir dos dois personagens principais: Laia e Elias, duas visões praticamente antagônicas no contexto do universo criado mas que, de uma forma curiosa, compartilhavam do mesmo desejo: liberdade.
O primeiro ponto a ser destacado é que o mundo criado pela autora é simplesmente incrível. Não porque as paisagens são bonitas ou agradáveis, mas porque todo o clima da narrativa - a brutalidade, a rigidez e a violência do Império - se materializa nos ambientes frequentados.
Um ponto bastante negativo para mim foi o desenvolvimento da Laia. Enquanto uma protagonista feminina que enfrenta as adversidades para lutar pelo seu futuro, eu esperava uma pessoa forte e centrada, mesmo que não isenta de vulnerabilidades, já que é uma adolescente. Entretanto, o que recebi foi uma jovem influenciável, perdida e ingênua, que embora seja determinada e tenha um objetivo claro, só desperta para o seu próprio protagonismo no final do livro.
Em contrapartida, o Elias é um personagem fascinante, que só não supera a Helene em questões de desenvolvimento (chegaremos lá). Ele, embora como a Laia encontre-se perdido mentalmente em contradições, sabe o que precisa ser feito, quando e como, mesmo que não faça o que precisa. O personagem tem consciência de suas ações, determinando suas prioridades do momento e lutando por si e pelos outros, até quando suas intenções não são muito claras.
A Helene, a melhor amiga do Elias e também uma Máscara, é de longe a melhor personagem do livro. Concisa, determinada, consciente, corajosa, destemida e fiel aos seus valores, mesmo quando suas obrigações entram em conflito com os seus desejos, ela conquista o leitor com sua força e presença no enredo. Tenho grandes expectativas para o papel dela nas obras seguintes.
A mitologia criada é bastante interessante, mas ainda não foi muito explorada pela escritora. E aqui isso não é negativo. A progressão lenta que se estabelece com o aparecimento das criaturas fantásticas é natural para a narrativa e se encaixa muito bem com o conhecimento que os personagens têm destes elementos.
Gosto de como a autora traz a fórmula mágica das fantasias: corrupção + poder + revolução. Ao invés de partir apenas do lado opositor, ela faz questão de mostrar os problemas de dentro pra fora, colocando como protagonista um símbolo dos responsáveis pela perpetuação da opressão e violência no Império.
Por fim, o encerramento do livro é extasiante. Uma sequência insana de acontecimentos se sucede e o leitor fica aflito como os “por quês?”, “como?” e “quem?”. A separação que ocorre no final partiu meu coração e estou ansiosa para os desdobramentos deste evento.

lettie 02/02/2021

a escrita da sabaa tahir é linda, os personagens são incríveis, cativantes e mostram uma evolução extraordinária no decorrer do livro e eu não poderia ter amado mais

Gii Vieira 28/12/2020

Relido. Agora na língua original
Releitura concluída. Boa maneira de criar um paralelo entre traduções e a escrita original. Continua surpreendente.

Natália 26/12/2020

Ótimo!
Laia é uma garota comum, com medos, culpas e anseios com que o leitor facilmente se identifica.
Elias é um garoto único. É forte e corajoso, é um líder respeitado e invejado. Mas seu sonho é perfeitamente comum: ser livre. Livre pra viver, ser e principalmente fazer o que acredita ser certo.
Laia precisa ser esperta, forte e corajosa para salvar a família.
Elias precisa ser gentil para salvar a própria alma.
Embora seus caminhos sejam extremamente diferentes, são igualmente difíceis, e a autora nos faz torcer por ambos a cada segundo.

Estela | @euviestrelas 15/09/2020

Laia é uma erudita, povos originários das terras onde há 500 anos o império Marcial comanda, escravizando e oprimindo os eruditos. Elias Veturius está para se tornar um Máscara, um dos soldados altamente treinados pelo império desde o 6 anos de idade para os servirem.

Quando um Máscara tira de Laia tudo o que ela possui, a garota só tem um objetivo: salvar o seu irmão. Assim, Laia acaba virando uma escrava na fortificada escola de treinamento de Máscaras com uma missão que pode não só custar a sua vida, como também a da única família que ainda possui.

Com uma escrita fluida e envolvente, Sabaa Tahir conseguiu me conquistar rapidamente, me trazendo para um universo perigoso e imprevisível.

Elias e Laia são personagens bem interessantes. De um lado temos uma garota simples com uma missão que está longe de estar preparada, mas que está disposta a arriscar sua vida pelo irmão. E em outro um garoto mortal que só quer sua própria liberdade e que se vê cada vez mais preso a tudo o que mais despreza.

Os capítulos são divididos entre a visão do Elias e da Laia e podemos acompanhar bem as diferenças e semelhanças de suas vidas e desejos. A Laia tem um grande desenvolvimento durante a história e admiro muito ela por enfrentar seus medos para conseguir completar seus objetivos, mas Elias me ganhou de cara e tem toda a minha admiração tanto por sua história quanto por tudo em que acredita.

Em meio a uma teia de armações, conspirações e destino, nossos dois personagens correm perigo de vida mais do que eu gostaria, mas isso só faz a história ficar ainda mais eletrizante. Eu gostei muito de como a autora trabalhou todos os acontecimentos e gosto desse ar de que as coisas estão acontecendo conforme já era planejado por forças maiores.

O fim nos traz um sentimento de que grandes coisas estão por vim e não vejo a hora de saber o que o destino tem planejado para Laia, Elias e todo esse universo.

site: https://www.instagram.com/p/CCo3kqwjx6x/

Min 06/09/2020

Aquela leitura que você gostaria de mais páginas
Uma chama entre as cinzas, como foi traduzido aqui no Brasil, é um dos meus livros de fantasia YA (jovem adulta) favoritos e quando li este livro no auge dos meus 15/16 anos eu simplesmente amei cada pedacinho dessa história. Ao reler este livro, agora em inglês para poder acompanhar o lançamento próximo do ultimo volume da serie, me encontrei vendo pequenas coisas que não me chamaram atenção ao longo da minha primeira leitura.
Primeiro de tudo gostaria de exaltar a escrita da Sabaa Tahir, pois a mesma consegue colocar muito mais significado e até um pouquinho de beleza poética em frases simples. O universo aqui não é algo totalmente novo, podemos ver muitas coisas similares com outras histórias e até mesmo civilizações antigas (ALOOOO IMPÉRIO ROMANO) mas mesmo assim, Tahir consegue nos fazer ficar sedento por tudo o que ela coloca nessas páginas. E ao mencionar páginas chego exatamente no meu ponto principal que não tinha notado na primeira leitura. Senti falta de mais algumas páginas ao longo do livro. O ritmo do mesmo é muito rápido, mas ainda assim senti muitas vezes ao longo da leitura que partes do livro estavam sendo descritas de forma muito apressadas e corridas quando a autora poderia ter tomado um pouco mais de linhas e paragrafos para nos apresentar certas situações. Claro que não é nada que me tirou o amor que sinto por este livro, mas creio que quando já li outros muitos livros e meu eu leitor evoluiu junto a minha idade, são pequenas coisas que sinto sim nas leituras.
Ainda sim este é um livro que qualquer amante de fantasia vai gostar MUITO, mas já vou logo avisando, se você está atras de um super romance fantástico, talvez você se decepcione neste livro, pelo menos neste primeiro volume da serie.... Temos romance, mas não ache que é o primeiro plano do livro pois estará enganado.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 26/08/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
— O medo só será seu inimigo se você deixar.*

Uma Chama Entre as Cinzas era aquela fantasia que sempre esteve na listinha, mas nunca peguei. O fato é que eu estava esperando finalizar a série para poder ler tudo de uma vez. Com o lançamento internacional do último livro previsto para dezembro e a Verus ressuscitando a pobre coitada da série aqui no Brasil com o lançamento do terceiro, finalmente me arrisquei na história e realmente ela vale todo o hype.

Laia e Elias são de mundos completamente diferentes. Se não fosse a prisão do irmão da moça eles provavelmente nunca se conheceriam. Laia se martiriza e se culpa pela prisão do irmão, Elias não quer mais ser uma arma nas mãos do Império. Ambos possuem uma carga emocional bem profunda e é bem visível nas narrações, que é alternada entre os dois em primeira pessoa.

Entre os dois protagonistas, Laia é quem tem um grande crescimento durante o livro. A jovem começa a história insegura, amedrontada e um pouco influenciável. Achei legal que Laia é bem diferente das protagonistas que costumamos encontrar em fantasia; ela não é versada em armas ou combate corporal, não nasceu uma revolucionária e/ou rebelde... Diante às provações que passa como escrava, ela encontra uma coragem e perseverança dentro de si que não sabia que existia e essa transformação vai acontecendo gradualmente durante o livro e com um único foco: salvar a vida da última família que lhe resta.

[...] existem dois tipos de culpa, garota: o tipo que te afoga até você se tornar um inútil, e o tipo que inspira sua alma para um propósito.*

Já Elias é um tanto clichê de alguns mocinhos, mas nem por isso deixa de ser interessante. Em seus modos e pensamentos, vemos que ele não nasceu para ser um assassino, mesmo que queiram transformá-lo em um. O soldado questiona o Império e não esconde sua aversão ao modo como o povo é tratado. Ao mesmo tempo, ele sabe que tem que seguir as ordens para que outras pessoas não sofram as consequências em seu lugar. Quando o seu verdadeiro caminho é revelado, ele pondera mas acaba seguindo o que é dito, na esperança de conquistar a sua tão sonhada liberdade.

[...] Prefiro morrer a viver sem compaixão, sem honra, sem alma.*

Os personagens secundários são bem construídos. A que se destaca entre eles é Helene Aquilla, amiga e companheira de armas de Silas. De início, ela parece ser apenas mais uma soldado de obediência cega ao Império, mas quando junto de Elias, vemos que não é bem assim. Pelo que já vi, ela vai ganhar mais destaque nos próximos livros e estou bem atenta. Já a Comandante é aquela antagonista cruel e vil que amamos odiar, visto que ela é uma personagem sádica de natureza.

Sabaa Tahir constroi todo um universo bastante sólido. Sua estrutura social é inspirada no Império Romano, mas a autora também acrescenta elementos da cultura árabe. A ambientação é desenvolvida ao longo do livro, sem que o leitor se sinta bombardeado de informações. Por ser o primeiro livro da série, a autora deixa algumas pontas e perguntas que espero serem respondidas nos próximos livros.

Toda a beleza das estrelas não significa nada quando a vida aqui na terra é tão feia*

Andando lado a lado com a história, também temos um romance bem construído. Apesar dele estar mais para uma forma poligonal além de um triângulo, Sabaa soube envolver o leitor nas dúvidas e nos sentimentos que existem entre os envolvidos. São situações e nuances que mais que justificam as incertezas. Creio que desde Peças Infernais não vejo algo do tipo tão bem desenvolvido e envolvente.

A escrita da autora faz com que a leitura tenha um bom ritmo, apesar da forte carga que os personagens passam. Inclusive foi algo que percebi em comum em algumas resenhas, o fato desse livro ter uma carga dramática a mais do que o costume de fantasias; pra mim, isso é um detalhe que o faz se destacar. Sabaa também não suaviza ou romantiza cenas mais fortes. Apesar de poucas, temos algumas cenas de lutas e violência em que a autora é bastante direta e precisa, principalmente como Elias e Laia são afetados.

O livro tem um ritmo constante durante a história, mas na reta final ele se acelera. Com cenas de tirar o fôlego e um final de deixar o coração ansioso, Uma Chama Entre as Cinzas deixa um bom gancho para Uma Tocha na Escuridão.

[...] enquanto há vida há esperança*

* quotes retirados da edição da Verus Editora

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/08/resenha-570-an-ember-in-the-ashes.html

Rami 19/05/2020

Uma chama entre um milhão de cinzas.
Reli esse livro anos depois, em inglês, esperando a grande história que é. Não esperava surtar tanto de novo. Acompanhar a história e evolução de Laia e Elias é indescritível. Acompanhar a Hel também.
A história construída é cheia de mitologias, muitas coisas ainda não foram desenvolvidas. Temos mais uns livros pela frente. Mas a construção do local que se passa a história é bem amarrada. As pontas soltas que ficam é para respostas nós próximos livros.
O universo criado por Tabaa é único. Não tem como não surtar com a história. No meio de tantas fantasias jovens adultas sendo lançada, essa consegue trazer elementos únicos e até os clichês que a gente espera são surpreendentes. Esperando pelo tão aguardando e trabalhoso desfecho, esperando que a Sahir tenha dó do meu trio e os deixe inteiros. Lê esse livro é a experiência de achar uma única chama entre um milhão de cinzas.

PS: uma pena que não fez tamanho sucesso no Brasil (e aqui culpo mais a editora e o péssimo marketing do que os leitores brasileiros).

Juhh - @journalbookcandle 01/05/2020

Por que eu não li esse livro antes!?!?!?!?
Eu finalmente tive a chance de ler Uma Chama Entre as Cinzas, da Sabaa Tahir (@sabaatahir), e foi uma leitura maravilhosa!! O audiobook dele que tem no Scribd é muito bom e super facil de acompanhar.
———————————————
Esse livros é uma emoção e ação atrás da outra, fiquei de boca aberta com os acontecimentos. Sem contar que os personagens são muuito bem criados e eu amei que eles pegaram duas pessoas diferentes para narrar os capítulos quando troca de personagem. Super recomendo esse audiobook!
———————————————
Já queria ir ler logo os próximos, mas acho que vou esperar chegar mais perto do lançamento do quarto livro. Porque se não to só vendo eu depois enlouquecida esperando ele sair!

site: https://www.instagram.com/p/B_lD9a0lzQv/