An Ember in the Ashes

An Ember in the Ashes Sabaa Tahir

Resenhas - An Ember in the Ashes

kid4z 01/01/2024

O maioral
Foi uma leitura incrível pra começar o ano bem! Acabei de terminar o livro e faz um tempo que não leio um livro jovem taooooo bom.
Honestamente a escrita é incrível. Os personagens são muito bons, cativantes, os planos fazem sentido, o ritmo é bom, a história é cruel o que enfatiza a injustiça do mundo que vivem.
Me senti lendo Jogos Vorazes de novo, não porque se parece nem nada. Só a sensação de ir esperando uma leitura jovem tranquila e sair chocada com o pote de ouro que descobrir.
Esse livro merece toda a atenção e merecia muito mais.
Laia é cativante, ela é real, você sente o medo, a raiva, a angústia e entende tudo.
Elias está o tempo todo lutando contra a realidade onde está vivendo, do modo como foi criado, é humanizado, assim como, as pessoas ao seu redor. E é charmoso pra caramba, sejamos sinceros.
Ele e Laia têm uma química de tirar o fôlego. Tô ansiosa pra começar o próximo! :)

Evelin 29/07/2023

"You will burn, for you are an ember in the ashes. That is your destiny."

"The killing blow is my release. Death is coming for me. Death is nearly here. I am ready for him."
Evelin 29/07/2023minha estante
...mais ou menos uns 2 anos depois da @Maiara me recomendar esse livro, finalmente ele chegou na vez de ser lido. E ela tinha razão, realmente valeu a pena. Todo o mundo construído pela autora é incrível, e os personagens me conquistaram demais. Ansiosa por ler os próximos da série.

Tina.Turner 17/04/2023

Started reading with no expectation ?and holy molly macaroni, what a book. The world building, the story, the characters, the betrayal and the begging of a romance ? I?m ready for the next book.

Aurélio 07/04/2023

A melhor fantasia que li nos últimos anos.
Esse livro foi uma surpresa pra mim. Faz tantos anos desde que foi lançado, mas só ano passado dei uma chance. Um fato importante a mencionar é que comecei a ler esse livro na metade de 2022 e só estou terminando agora, mas por motivos externos à leitura, principalmente por falta de tempo. Lia poucas páginas na semana, ou mesmo no mês, às vezes nem terminava um capítulo completo, mas eu ficava pasmo como o livro nunca deixava de ser interessante. A cada poucas páginas que lia, o universo e os personagens me tragavam mais e mais. Há dois dias peguei pra ler novamente e não consegui parar até terminar. A Sabaa constrói um livro de introdução muito envolvente, bem diferente da maioria das sagas YA que encontramos por aí. Há uma poesia e uma delicadeza nas palavras do seu texto que dão um tom mágico a tudo, mesmo que a parte mística da trama, nesse primeiro volume, seja apenas a superfície do que creio que realmente será mostrado nos livros seguintes. Muita coisa não foi explicada, porém a competência que vi na construção desse livro me faz confiar que muito será justificado ao longo da saga. Me apeguei a todos os personagens e quando começava a ler me sentia em casa como poucos livros já fizeram eu me sentir. Gosto de como é um livro agridoce e com personagens que têm bem e mal dentro de si, fugindo, principalmente no caso do Elias, dos estereótipos dos personagens de YA, geralmente muito virtuosos. Estou ansioso pelo que os próximos livros me reservam.

Julia 02/02/2023

Gostei bastante desse livro!! Ele conta paralelamente a historia de Laia, garota erudita que então se torna escrava com o intuito de salvar seu irmão Darin, e de Elias, um máscara cuja função é proteger o Império e, consequentemente matar os Eruditos, povo de Laia.
Com o passar do tempo a história dos dois se entrelaça.

Demorei bastante pra ler pq achei o inglês beeem complicadinho!!

leahterature 20/08/2022

an ember in the ashes é um livro incrível. tanto o mundo quanto os personagens são lindamente construídos. achei que por ser um livro longo seria maçante, mas me enganei, a trama foi emocionante do inicio ao fim. não teve uma coisa sem motivo durante a trama. desde as profecias dos Augures, até as falas dos personagens.

uma leitura muito mais que recomendada!

Melo 12/07/2022

Livro perfeito!!
Fico feliz por ter lido este livro, pois é certamente um dos meus favoritos agora em relação a fantasia. Tem ação quanto baste. Drama quanto baste. Magia o quanto baste. E é isso que o torna tão perfeito aos meus olhos.
Desde as primeiras páginas com a sua ambientação, fui absorvida para aquele tipo de mundo em que vive Laia e a sua família. Como não podia deixar de faltar, vemos uma personagem que foi educada sobre uma sociedade oprimida e os efeitos que isso tem na sua personalidade. No entanto, esta valoriza a família acima de tudo, já que é a única coisa que não permitirá que outros tirem dela. A partir daí, vemos a constante evolução da protagonista. Vemos quando ela começa a enfrentar os seus medos e as suas inseguranças, mantendo os fantasmas de outras pessoas afastados da sua mente, apenas com o foco de ela ser alguém novo por ela mesma e por quem ela gosta.
Da parte de Elias, o protagonista masculino, o crescimento é um pouco mais diferente. Ele tem a coragem de um guerreiro, mas terá a coragem de uma pessoa para enfrentar as injustiças? É esse crescimento que vamos perceber ao longo do livro. A sua evolução ocorre sobre leves lençóis ao olhar de outros, até ao momento que explode.
Na questão de ambientação do livro, foi muito bem construído. É fácil de se adaptar e imaginar os cenários que nos são ditos. Percebe-se bem as separações criadas na construção da ação, bem como os altos e baixos que são criadas e as constantes relações que são criadas. (Só tem uma relação da Laia com quem eu não vou com a cara, digam o que disserem!)
O único ponto negativo que tenho a apontar é o facto de a construção cronológica gerar uma certa confusão quando passa da perspetiva de um personagem para o outro. Ficamos sem entender em que ordem de tempo eles se estão a situar mesmo.

Lo_bookstan 26/05/2022

Sinceramente eu não esperava nada desse livro, mas de vdd ele me surpreendeu.
Ele é uma livro de fantasia que não te deixa confusa com a quantidade de seres sobrenaturais e etc.
De vdd super recomendo, um livro de fantasia super de boa de ler.

emanuele 26/02/2022

Maravilhoso
Devorei esse livro e a leitura foi super fluída. Fiquei curiosa pra saber mais sobre a história dos personagens e foi um pouco difícil entender os nomes - como todo livro de fantasia. Amei o fato do nome do livro aparecer mesmo no livro com uma frase de efeito. Já estou shippando alguns casais, ai mds. Recomendo demais!

Carol 05/02/2022

An Ember in the Ash
?I live with the guilt. But there are two kinds of guilt, girl: the kind that drowns you until you?re useless, and the kind that fires your soul to purpose?

Lauraa Machado 30/12/2021

Bom, mas com muita violência gratuita
Acho que nenhum livro na minha vida foi tão bem recomendado quanto esse daqui. Eram tantas pessoas me falando para ler, estranhas ou conhecidas, que eu realmente achava que ia ser a melhor fantasia da minha vida! Estou tentando entender o que fez tanta gente achar ele excelente, quando para mim é um livro bem parecido com vários outros e tem algumas coisas nele que me incomodaram demais. Ainda é um livro muito bom, de verdade, mas tenho críticas e vou começar falando delas!

Antes de mais nada, a coisa que mais me marcou foi a violência. Fazia muito tempo que eu não lia um livro tão violento a troco de nada. A violência foi bem gratuita na maior parte das vezes, usada só para chocar, mesmo que fosse completamente contra a lógica do próprio universo em que se passa. Talvez eu dê um pequeno spoiler com meu próximo comentário, então pule o resto desse parágrafo se quiser evitar! Uma das coisas que menos fizeram sentido para mim foi a academia, que passa anos gastando tempo e dinheiro para treinar os melhores soldados possíveis, usar tantos para uma prova em que quase todos vão morrer? Só para saber se um deles tem coragem de matar os outros? Faria muito mais sentido se só os Aspirants tivessem se enfrentado, em vez de colocar a perder dezenas de outros soldados à toa, soldados que já passaram anos ali!

Também acho que colocar ameaças de estupro e violência contra mulheres tantas vezes no livro foi desnecessário e intragável. Não adianta usar a desculpa de que nesse universo era assim, que 'antigamente' era assim, porque quem decide isso é somente a autora e ela fez a péssima escolha de usar estupro como forma de chocar. Confesso que isso me fez perder um pouco da admiração que tinha por ela e manchou a história para mim, porque foi o que me marcou, é o que eu mais lembro quando penso nela, meses depois de ler.

Sobre o universo criado pela autora, eu gostei de tudo, gostei dos povos diferentes, da ideia da academia. O enredo é muito bom também. Ler pelo ponto de vista de dois personagens diferentes foi bem legal, principalmente por eles estarem em posições tão distintas. Acho que as provas pelas quais Elias passou foram um pouco chatinhas, não consegui me animar com nenhuma, mas a autora teve umas boas sacadas para ele. Já a evolução da Laia foi mais devagar, mas nada que deixasse a história parada, porque a situação dela era a mais tensa.

Também gostei bastante da Helene e da sua relação com o Elias. Acho que vai ser algo legal de explorar pelos próximos livros, assim como o romance! Gostei principalmente pela autora não fazer uma rivalidade entre ela e Laia só por causa de um cara!

Ainda assim, quando chegou no final, mesmo que tenha achado bem emocionante e seja minha parte favorita do livro todo, achei que acabou negando um pouco a história do livro todo. É provável que dê para começar a ler a série do segundo livro, porque os protagonistas praticamente terminam com as mesmas motivações do começo, então foi um livro inteiro para não conquistar nada e manter a história mais ou menos no mesmo ponto. É quase como se esse fosse um prequel para o resto da série, mas é o único que eu li, então não sei como a autora vai levar os próximos.

O livro é muito bom, sim, minha nota não é mais baixa, porque acredito que os problemas dele poderiam ter sido tirados sem ter que ajustar mais nada no resto, sem deixar nada faltando. Acho que essa foi a prova, para mim, de que a violência foi gratuita. Tenho certeza que se tirasse tanta morte de personagem inútil e irrelevante e as ameaças de estupro, ninguém ia sentir falta e a história ficaria mais limpa, mais objetiva e interessante.

Recomendo e estou planejando terminar de ler a série, mas realmente esperava mais, depois de tantas indicações como se fosse a melhor série de fantasia do mundo.

-Koraline 16/11/2021

Que livro bom
An Ember in the Ashes é o início de uma quadrilogia, e é o começo perfeito. O enredo constrói um universo que contém uma escola de soldados, imperador, tribos e escravos. Após a captura do irmão, Laia se associa aos rebeldes a fim de resgatá-lo, e sua missão é se tornar espiã na casa da Comandante, uma mulher extremamente cruel, e mãe de Elias, o melhor soldado de sua geração. O livro não tem muito elementos fantasiosos como estamos acostumados, como magia, mas aspectos como imortalidade, e nesse ponto se assemelha aos primeiros livros de Trono de Vidro. An Ember in the Ashes não é um fantasia adolescente com triângulo amoroso, e as personagens não se comportam de forma infantil, já que lidam apenas com problemas como questões sociais e violência. É uma fantasia incrível para fãs do gênero, especialmente para os que já se acostumaram com a estrutura tradicional.
Aline Michele 16/11/2021minha estante
Gostei

Nalu 16/10/2021

Favoritado com força
Uma distopia maravilhosa.

Não sou uma pessoa que lê/gosta de distopia mas essa me prendeu de um jeito, é tão intrigante, é perceptível como a autora pesquisou e colocou uma puta de uma representatividade boa e bem feita, como a história em si foi muito bem pensada em todos os detalhes. O plot inicial é muito legal, os personagens, a forma como os capítulos são divididos em 2 pontos de vista (os dos principais) como ambos sofreram uma mudança do começo até o final, e o final em si muito bom. Recomendo para todo mundo é MARAVILHOSO.

Gatilhos: estupro, violência, morte, escravidão e tortura.

iara170 11/08/2021

Razoável
No geral é um livro bom. Não teve nada de tão original ou único na história, mas ainda assim conseguiu me manter entretida.
Pra mim o romance entre o Elias e a Laia foi bem sem graça e mal desenvolvido.
A parte mágica do livro não foi explicada nesse livro, então tudo que a gente tem são coisas não humanas aparecendo, fazendo uns rolê doido e tentando matar pessoas, pra depois sumirem.
O que mais me incomodou nesse livro foi como estupro era mencionado todo segundo. Eu entendi que as condições dos escravos são horrosas, principalmente pras mulheres, não precisa mencionar isso toda hora.
Conclusão: foi bem legal de ler mas nao acho que teria ânimo o suficiente pra ler os próximos livros.