Um Lugar para Todos

Um Lugar para Todos Thrity Umrigar

Resenhas - Um Lugar para Todos

Lu 18/02/2010

Uma grata surpresa
Como já dizia a querida Miss Marple: "A natureza humana é a mesma em qualquer lugar". E ela tinha toda razão. Em várias passagens desse livro, eu esquecia que ele se passava na Índia. Os diálogos e as situações poderiam estar acontecendo aqui mesmo, no meu próprio prédio. E eu não teria a menor ideia.

Em outras, as questões abordadas pareciam tão distantes quanto outro planeta. O ódio entre etnias, ainda tão presente em outros países. A questão do casamento arranjado ou mesmo os costumes fúnebres dos parses. É um livro ao mesmo tempo peculiar e universal, como descreve orelha do livro.

Mas sabe o que eu mais gostei nesse livro? É claro que é bem escrito e personagens interessantes. A linguagem, na verdade, é quase poética. Com cores mais escuras que os livros da Chitra Banerjee Divakaruni, por exemplo. Mas ainda assim, com cenas lindas.

Eu gostei pq não tinha ninguém dançando. Ninguém falando "Are Baba" a cada dois parágrafos. Nada da trama carnavalesca, trash-chic da Glória Perez. Que me perdoem os fãs da autora em questão. Eu li sobre uma Índia humana, com suas mazelas, seus costumes e seus vários povos. Muito diferente e muito exótica, sim. Mas tbm muito próxima de nós e dos nossos próprios problemas. Enfim, um livro maravilhoso e vale a pena ler. Recomendado!
Flora 27/01/2012minha estante
Muito boa a resenha... Deu vontade de ler... Eu que gosto de ler sobre culturas diferentes, tenho tudo pra gostar desse livro!

Cris 19/02/2017minha estante
Vc e suas excelentes resenhas, já colocou muito livro nos meus desejados rs, e já me livrou de furadas, obrigada querida!

Andréia Sk 13/05/2009

Cada um de nós carrega uma história dentro de si. Essa história define quem somos e como nos relacionamos com os outros. E essa história se cruza com outras histórias, transformando cada momento de nossas vidas, tornando-o único e, por isso mesmo, especial. Umrigar consegue transcrever cada momento especial na vida de cada integrante desse grupo de amigos que, não por acaso, moram todos no mesmo edifício Wadia.

Carol Pimentel 14/03/2010

Mosaico de Frustrações
" Um Lugar para Todos" é um livro que INCOMODA. Exatamente isso! Não enganei-me não.
Ao iniciar sua leitura, achei-a um tanto quanto cansativa. Mais não conseguia parar, porque pela primeira vez me deparei com a real descrição de uma Índia imersa nos problemas atuais (violência, poluição,...). Logo, pensei: mentirosa essa autora não é.
Mesmo achando um porre a vida de Rusi Bilimoria, insisti. E fui me vendo ser incomodada a cada linha. Eu estava sendo afrontada com as verdadeiras mazelas da vida. Ali não tinha nenhuma comédia romântica. Era o relato das adversidades que sofremos ao longo da vida; e como o curso da mesma muda em função das decisões que tomamos e como lidamos com as nossas frustrações.

Quanto mais criamos expectativas, menor a possibilidade de nos reerguermos de uma decepção.

Dosamai,Rusi Bilimoria Coomi, Cyrus, Themi, Adi, Soli Contractor,... Todos formam um mosaico de frustrações.

E no final, eu já estava gostando dos moradores do edifício Wadia. E sentia-ma parte daquela grande família. Lamentei não ter recebido, também, um álbum de Jimmy Kanga.:)

Beijos no coração

Lu 21/03/2010minha estante
Excelente resenha e vc tem toda a razão.

souzayan 27/01/2011minha estante
sua descrição foi perfeita! "Mosaico de frustrações: Era o relato das adversidades que sofremos ao longo da vida; e como o curso da mesma muda em função das decisões que tomamos"

E foi isso que me fez gostar do livro.

mura 24/09/2009

Durante o casamento de um dos moradores de um edifício. A vida dos moradores é contada enquanto dura a festa. Personagens marcantes. Um excelente livro. O primeiro que li da autora, deu vontade de ler os outras títulos dela.

Roselaine12 29/05/2022

relações
O livro trata de relações humanas vivenciada num prédio, o impacto que cada habitante tem na vida de todos os vizinhos.

Gisele 15/04/2010

Chatíssimo!
Tanto que abandonei e olha que não sou de abandonar livro!
Mas é bem cansativo, tem tantos personagens, com tantas descrições, que você acaba se perdendo. Não recomendo. Tem coisa melhor por aí.

kassya 19/09/2011

Impressões.
Impressões de Um lugar para todos, da mesma autora de A Distancia entre nós, livro que por acaso eu gostei até mais que esse.

O livro me deixou algumas lições muito profundas, muitas frases fortes, existiram momentos em que a intensidade do que era dito me sufocava, me atingia, e de fato eu perdia o ar e conseqüentemente chorava, mas, por incrível que pareça, eu não gosto de historias que contam varias historias. Por isso eu falo de instantes, porque foram em pequenas ocasiões que eu me surpreendi e fui absorvida, mas, foram instantes de muita intensidade, profundidade, entrega.

O envolvimento com o livro esta intrinsecamente ligado ao momento de vida em que estamos, talvez se eu tivesse escolhido outra ocasião, não encontrasse tantas lições, mas, nada acontece por acaso.

"ELE INTEIRO ESTA NESTES OLHOS”.

"Então percebeu que passaria a vida tentando achar um jeito de voltar para casa."

"Não guardamos ressentimentos, ao contrario de uns e outros que eu conheço ao menos os nossos corações são limpos, ainda que nossas unhas nem sempre estejam imaculadas."

"Talvez seja preciso um coração partido para evitar que outros se partam."

“Quando precisamos de esforços para ser feliz não é a mesma coisa, que simplismente se sentir feliz por dentro.”

Elis 19/08/2009

Eu poderia ficar horas falando sobre o livro, comparando partes dele com a minha vida ou da vida de pessoas que eu conheço, porém sei que cada um vai encontrar algo de si ou dos outros nesta história.
Defino esta como SENSACIONAL, contada e descrita de uma maneira incrivel, onde se ve que a cultura indiana pode afastar grandes amores, mas também mostrar o que é o verdadeiro amor de um Filho por uma Mae.
Em cada capitulo uma vida, e o que aconteceu para se tornarem as pessoas que são na atualidade mostrando também, o que pensam em fazer para trazerem para o presente toda energia, vivacidade e alegria da juventude.
Garanto momentos de muitas risadas, alguns chocantes e outros tristes, mas voce notará que as raízes e as amizades plantadas nos corações das pessoas serão eternas. E que não há nada como estar em seu lar, onde se conhece e domina-se tudo ao modo das pessoas que se voce ama.

Recomendadérrimo!!!!!!!!!

Nota 10.

Beijokas elis!!!

Pattie Cardoso 26/12/2009

Sensacional.
Adorei o jeito da autora em contar a história de cada personagem e a forma como eles se redescobrem na festa de casamento de um dos moradores do edifício. É o primeiro livro da autora que leio e adorei.

Thais 14/02/2021

Os livros de Thrity exploram a sociedade indiana, mas é fácil entender as tensões de um país profundamente desigual, com papéis sociais rígidos e com a extrema pobreza a um passo de todos que não nasceram nas famílias ricas do país.
Contando a vida dos moradores de um edifício ela retrata a sociedade indiana, as esperanças da juventude e as decepções da velhice, as tensões causadas pela disputa de poder no casamento, num relato comovente sobre as relações humanas.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

Com sabedoria e compaixão, Thrity Umrigar nos apresenta os homens e as mulheres que cresceram juntos na antiga comunidade de Wadia Baug, como o homem que teve sua vida desintegrada pelo alcoolismo; a velha fofoqueira do bairro; o bem-sucedido advogado, considerado um exemplo para toda a vizinhança; e um comerciante de meia idade que luta para aceitar um casamento ruim e a percepção de que muitos dos seus sonhos jamais se realizarão. Um romance surpreendente a respeito de pessoas notáveis, ao mesmo tempo completamente únicas e tão parecidas com cada um de nós.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788520921920

Simone de Cássia 09/12/2018

É sempre um prazer garantido ler os livros dessa autora... Quem experimenta não deve, porém, esperar uma trama complexa e uma história mirabolante... o foco é sempre a própria vida e o que ela tem de bom, de ruim, de triste, de alegre, de acolhedora e de cruel... A autora nos apresenta os personagens como eles são, nem de todo ruins, nem totalmente bons...são pessoas comuns ali retratadas, pessoas que poderiam ser quaisquer um de nós, com o que trazemos de mais humano: egoísmo, gentileza, medo, irreverência, doçura, maldade... Acho que é por isso que encanta: não se imagina ali um personagem fabricado, a gente se identifica como num espelho... Adoro!

Shalú 08/01/2011

Um lugar para todos - Thrity Umrigar
Trecho do livro: "Agora o sol está bem desperto, mostrando, feroz, suas garras, fazendo o suor escorrer pelas costas de todos. Antes que complete sua jornada no céu e seja recebido de braços abertos pelo mar da Arábia, muita coisa vai acontecer. Migrações para a cidade, nascimentos, matrimônios, mortes por dotes, amores proibidos, aumento de salários, primeiros beijos, processos de falência, acidentes de trânsito, transações comerciais, lucros e prejuízos, fechamento de fábricas, aberturas de exposições, saraus de poesia, discussôes políticas, despejos. Todos os acontecimentos da história humana se repetirão hoje. Tudo que já aconteceu um dia voltará a acontecer hoje. A vida toda em um dia. Um dia,um dia. Uma urna de prata contendo expectativa e esperança. Outra chance, de reiventar, de ressucitar, de reencarnar. Um dia. O mínimo e o máximo da vida de todos nós."

Bom, procurei resenhas sobre esse livro e me desapontei muito ao perceber que a grande maioria falava mal do livro. Então comecei a lê-lo, já esperando que não fosse grande coisa. Me surpreendi muito quando percebi que gostava dele e não conseguia parar de lê-lo. A história no começo pode parecer tediosa para alguns, mas no entanto é encantadora. Achei interessante o livro abordar várias histórias, mostrando ao público que as desgraças e alegrias não se privam a uma pessoa ou uma família só. Todos tiveram as suas lutas, as suas decepções, seus amores...

Lido em: 2010.
Andrea 16/11/2010minha estante
Eu também! Antes de começar, achei que fosse abandonar o livro, mas a história me fisgou de um jeito que até agora não entendo.

souzayan 27/01/2011minha estante
"Achei interessante o livro abordar várias histórias, mostrando ao público que as desgraças e alegrias não se privam a uma pessoa ou uma família só. Todos tiveram as suas lutas, as suas decepções, seus amores...
É fascinante como a autora aborda o companheirismo, a amizade e a família, o nosso verdadeiro lar doce lar. Vale muito a pena ler. "

Concordo totalmente.

Patty 27/08/2018

Esperava mais!
Um Lugar Para Todos conta a história dos moradores do edifício Wadia em Bombaim, Índia, que estão reunidos na festa de casamento de um dos jovens que cresceram ali no condomínio.
A cada capítulo conhecemos um pouco de cada personagem, o que eles viveram, suas alegrias, tristezas e fracassos até chegarem nesse dia especial.
Algumas histórias são mais emocionantes do que outras e nos levam a um final tocante.
Thrity nos apresenta uma Bombaim dividida, onde a pobreza e a violência crescem rápido demais aos olhos de seus habitantes, saudosos da época em que os ingleses estavam no poder. E em muitos aspectos nos faz lembrar o nosso próprio país, o Brasil, o que nos leva a algumas reflexões.
Mas o livro é também uma homenagem a amizade, nos mostrando que momentos difíceis podem ser mais fáceis de encarar quando se tem bons amigos por perto, coisa que nem sempre damos valor.
No fim ele não atendeu bem as minhas expectativas, pois eu esperava um pouco mais dele, porém, foi um belo passatempo.
Paloma Viricio 27/08/2018minha estante
Tenho aqui!! Louca para ler

Patty 27/08/2018minha estante
Tomara q vc goste. Eu esperava mais, mas mesmo assim gostei.

Paloma Viricio 27/08/2018minha estante
Obrigada pela opinião sincera!

Patty 27/08/2018minha estante
De nada!