A História do Falecido Senhor Elvesham

A História do Falecido Senhor Elvesham H. G. Wells

Resenhas - A história do falecido senhor Elvesham

Alberto 27/08/2021

Fantástico todoroviano
Logo nos primeiros momentos deste breve conto, fica claro o que acontecerá durante a história, mas a forma escolhida, deixando para o leitor decidir se há uma explicação plausível para o ocorrido ou se o elemento sobrenatural de fato não faz parte da realidade (característica marcante do conceito do gênero fantástico proposta por Tzetan Todorov), para mim, compensa a obviedade do enredo.

Nina 26/12/2021

Ficção científica e ...
... terror sobrenatural, onde o protagonista é procurado por um homem misterioso.

Muito bom: curto, bem escrito e com bom ritmo.

Camijuv 06/08/2021

Se trata de um conto, que o meu vir deve ser lido em uma preguiçosa tarde domingo. Ou melhor ouvido no áudio book.

_Du_ 25/09/2023

Conto muito bom. Creio que a premissa desse conto foi usada para outras obras mais recentes no cinema. Vale a pena a leitura.

@apilhadathay 06/06/2017

MARAVILHOSO
Pode haver spoilers na minha análise. De preferência, leia o conto antes de ler esta resenha. Você vai Amar a experiência.
Leu?
Então vamos lá.

De longe, meu conto favorito da coletânea de Wells "O país dos cegos e outras histórias".
O conto é narrado do ponto de vista do próprio jovem Eden, que por acaso foi escolhido como herdeiro universal de um senhor idoso e estranho, o Sr. Evelsham. Ele receberia tal fortuna e tudo mais se aceitasse adotar o nome do idoso. Uma coisa leva a outra, eles se encontram, acontece um fato X e o jovem Eden se descobre acordando na casa do Velho Evelsham. E não apenas isto: ele descobre uma nova realidade que vai tirar o seu chão e mudar o curso de toda a sua... BREVE vida. Este é um conto muito bem construído, sob uma atmosfera fantástica, reunindo muitos elementos do Fantástico todoroviano, como a hesitação, o medo e o desfecho que não possui nenhuma explicação plausível, seja ela científica ou sobrenatural. Ficamos suspensos no limbo, e cabe ao leitor decidir.

Para mim, ficou uma grande questão:
Quem de fato era o Sr. Evelsham? Seria este o seu verdadeiro nome? E qual o seu propósito, além da imortalidade? Eu havia sacado o problema na primeira conversa que eles tiveram, e imaginei: quantas vezes ele fez a mesma coisa? Há quantos anos estaria vivo? Quem seria ele, afinal?

RECOMENDO DEMAIS O CONTO!

Raphael Rostaizer 07/12/2021

Mais uma curtinha de H.G. Wells
Mais uma excelente história curta de H. G. Wells. A ambientação na Inagerra e a narrativa fazem deste conto mais uma obra imperdível.

Caroline Meirelles 15/07/2023

Uuuuh esse conto é excelente! gostei muito de ouvir ele e recomendo! a narração é ótima! cheio de plot twists