O oitavo selo

O oitavo selo Heloisa Seixas

Resenhas - O Oitavo Selo

Evelize Volpi 03/06/2022

Adoro os livros de Heloisa Seixas, nesse é quase uma biografia de vida de seu marido Ruy Castro é todas as doenças por quais ele passou.
Uma escrita sensitiva e poética.

Julio.Jose 19/08/2021

Os embates de Ruy Castro com a morte
Livro muito bem escrito e que conta diversos episódios da vida do escritor e jornalista Ruy Castro.

O grande biógrafo (recomendo a biografia sobre Garrincha que já li - Estrela Solitária) agora é quase biografado, pois a autora inspirada em Carlos Heitor Cony (Quase memória: quase romance) também escreve um quase romance, afinal, entrelaçam-se histórias reais e ficcionais dos selos (embates com a morte) que seu marido Ruy Castro desde a infância teve.

Leitura fluida e recomendada! Gostei e já parti para o livro de Cony que serviu de inspiração.

RayLima 14/06/2021

O oitavo selo é a vida
Inspirado no filme O Sétimo Selo de Ingmar Bergman onde um homem tenta driblar a morte num jogo de xadrez, O Oitavo Selo traz a saga de Ruy, um homem que bateu de frente com a morte durante toda a vida. É uma mistura de biografia com ficção, visto que a autora se inspirou na vida de seu companheiro na vida real e eu gostei de não saber até que ponto a história é real ou é ficção. No começo foi bem chato pois não me conectei logo de cara ao protagonista, parecia uma pessoa rasa e muito problemática, mas lá pro meio do livro isso muda e vemos um grande desenvolvimento no personagem o que o traz mais pra perto de nós como leitores. Foi especialmente difícil ler sobre o câncer de Ruy, estou acompanhando o que essa doença pode fazer bem de perto com uma amiga e isso fez com que eu demorasse bastante pra ler o livro.

Ana Kalline 06/01/2021

Bravo, bravo!
"Um livro nascido da expiação, feito em condições impensáveis, mas que ajudara a salvar aquele homem. Logo ele, que, por ironia, quase fora morto um dia por uma máquina de escrever jogada de um prédio. Era outra vez a salvação pela palavra, como acontecera na época da bebida - a mulher não tinha dúvida. E, se tinha, esta se desfez no dia em que o próprio homem admitiu: Meu medo não era morrer. Era não terminar de escrever o livro".
Heloisa Seixas. O oitavo selo.
Não tenho lembranças de um único livro da Cosac ? que tenha me decepcionado; esse daqui foi mais uma grata surpresa.
Mais do que um romance biográfico, O Oitavo Selo mistura realidade e ficção à medida em que acompanhamos a vida de Ruy Castro, narrada pela sua companheira Heloisa.
Os relatos se concentram em momentos determinantes, nos quais Ruy confrontou a morte - aqui retratada como 'selos' (daí o título).
Aliás, o título é mais uma das inúmeras belezas desse livro: uma referência ao filme O Sétimo Selo, de Ingmar Bergman (preciso nem dizer que já tenho esquema filmográfico para esse findi, ne?!).
Heloisa consegue conduzir a narrativa de forma cativante, realçando a alegria e vivacidade do seu companheiro, apesar das situações difíceis que enfrenta.
Simplesmente leiam!
#03.
-*-*-*-*-*-*-*-
Ficha Técnica
O oitavo selo: quase romance
Heloisa Seixas
Ed. Cosac Naify (livro físico)
(Quase) Romance Biográfico / Ficção (2014)
192pg
?????

Larisse.Viana 27/12/2020

oitavo selo da vida.
?As vezes é preciso mesmo calar, evitar a cacofonia que nos cerca, esperar a hora certa, talvez trazida pelo acaso, não importa, e só então agir, sem medo do caos, do acaso.?

Esse livro narra em uma mistura de ficção e realidade a vida do biógrafo e escritor Ruy Castro. Uma narrativa fluida, que nos envolve e nos comove. Vai do gozo ao caos.

Emily 27/11/2020

Selos da Vida
Esse livro é muito apaixonante. Ele é narrado em 3ª pessoa e é basicamente uma biografia de Ruy Castro, marido da autora, Heloisa Seixas. Cada capítulo é nomeado de selo e representam fases da vida de Ruy: perda da irmã, vício em drogas, descoberta de dois cânceres, a luta contra o alcoolismo... Você consegue sentir todo sofrimento, toda luta e a implacável persistência dele em trabalhar com o que tanto ama, mesmo com todas as adversidades: escrever. A biografia de Carmem Miranda foi escrita por ele logo quando descobriu o primeiro câncer, na base da língua, e é muito evidente o quanto isso o salvou, o fato de estar fazendo algo que ama para alguém que também amava. Sem contar todo apoio que ele tinha de Heloisa, que sempre esteve por perto, cuidou... Com certeza teve a sua própria sanidade comprometida, mas se manteve fiel e leal a ele em todo os momentos, literalmente na "saúde e na doença". É uma narrativa muito real, não é clichê (e nem é julgando, porque eu amo um clichê) e aborda claramente as fragilidades e as vulnerabilidades do ser humano.

Éfi 26/11/2020

Um livro que inunda.
O OITAVO SELO (quase romance) ? @heloisaseixas ? e? o 7º livro do ano de 2020.

Esse livro parece uma a?gua corrente que inunda voce?, sua mente, suas sensac?o?es, suas fragilidades, seus medos, seu passado difi?cil ou seu futuro incerto. Na?o da? pra saber. Os seus selos podem ser os mesmos ou podem ser diferentes dos selos do homem dono do protagonismo desse livro. Depende do indivi?duo. Depende de quanto dinheiro ele tem. E depende tambe?m da sua fe?.

Essa mulher e? sensacional e que bom que pude conhece?-la atrave?s de um valor irriso?rio de R$ 7,90 numa promoc?a?o da Semana do Consumidor da Amazon.

Ela sabe o que faz, como escritora e como mulher. Apesar da histo?ria contada ser de um homem, eu so? consegui enxergar essa forc?a, essa lealdade, esse zelo, essa mulher (denominada assim mesmo no livro, sem nome, sem sobrenome, sem rosto, apenas a mulher), sim, essa mulher extraordina?ria que transformou o amor em algo palpa?vel, mastiga?vel, degluti?vel. Ela amou com as vi?sceras. E que amor bonito. Que dor gostosa de sentir e de ler. Apesar dEle na?o estar presente naquelas pa?ginas ta?o bem escritas, pude nota?-lo, desde o fim ate? o comec?o.

Heloi?sa, Ruy, sempre foi Ele todo esse tempo e ha? um motivo. Voce?s descobrira?o muito ainda.

Tire um final de semana para ler esse livro. Vale muito a pena!

Angela 18/05/2020

Narra os momentos vividos pelo companheiro , inclusive retratando um período de abuso de álcool , drogas e médicos.

Pan 27/04/2020

Uma comédia?
Temos aqui a história de um homem que passa por diversas experiência na vida; drogas, álcool e doenças gravíssimas, paralelo temos a narradora (esposa/namorada do homem) que será afetada, também, pelas experiências vividas por seu parceiro. É muito interessante ver como ambos vivem todas essas experiências até chegar a um final, talvez, feliz.
Vale a pena? Sim, incluso para dar forças nos momentos difíceis da vida.

Letícia 12/04/2020

Os selos da vida!
Em um livro curto - são apenas 192 páginas, Heloísa nos leva para uma leitura intimista, verdadeira e muito intensa. Mesmo com o subtítulo - Quase Romance - esse quase diário ou quem sabe, quase memórias, nos revela muito da vida do homem protagonista, inspirado em Ruy Castro (marido da autora), trazendo ficção e realidade aos relatos, ou, aos selos. Referências de músicas, filmes, livros e demais artes permeiam essa caminhada intensa, dolorosa, triste, porém, muito vitoriosa e verdadeira.

Cada selo remete à uma parte do nosso organismo: Primeiro selo: Sangue; Segundo selo: Nariz; Terceiro selo: Fígado; Quarto selo: Língua; Quinto selo: Coração; Sexto selo: Sexo; Sétimo selo: Cérebro, e te convido a abrir O Oitavo selo nessa leitura. Iniciando com memórias de fatos que aconteceram antes de Heloísa se casar com Ruy, e passando por todos os problemas de saúde enfrentados por Castro ao longo dos anos.

Como uma escrita fluida, parece que Heloísa está sentada do seu lado contando essa história de luta e superação. E nos faz mergulhar na luta diária de cada selo apresentado, onde há sempre uma luta entre estar vivo ou morto. Você sai da leitura comovido, pensativo e também alegre pela guerra ter sido vencida, sempre através da escrita e da arte.

Recomendo a leitura!
Luciano.Nogueira 12/04/2020minha estante