Dinheiro do céu Marcos Rey
Marcos Rey

Resenhas - Dinheiro do céu

Marcel.Trocado 20/03/2024

O FUTURO É COMO UM ÔNIBUS, NÃO POSSO PERDÊ-LO

Em busca de uma herança, assim começa a história, com a ida do velho Dom Francesco à cidade de Chiaromonte na Itália. Os meses passam após a saída inesperada do velho e seu neto, Danilo Marino, o Dani, assume o protagonismo do enredo, aos dezesseis anos o personagem narrador conta-nos a história de sua família e a expectativa dos parentes de quando a herança da Itália chegara ao Bairro do Bexiga, em São Paulo.

O cenário desenrola-se em 1964, quando há o golpe militar, muitos fatos históricos desta época são tratados em meio à convivência familiar de Dani: o nacionalismo crescente, as propostas de reformas econômicas, a renúncia de Jânio Quadros e a tomada do poder pelos militares. Como a obra foi escrita a partir da sugestão dos professores, percebe-se nela um maior compromisso com as expectativas escolares, traz em si a intenção de proporcionar ao leitor a sensação de cultura adquirida por meio de sua leitura. Dani, por mais de uma vez, menciona os progressos com o hábito da leitura:

"Quando não tinha o que fazer, lia, e, mesmo quando tinha o que fazer, também lia. Comprando alguns livros em livrarias e sebos comecei a organizar uma biblioteca."

Magnificamente escrita pelo saudoso Marcos Rey, trata-se de uma história fora do habitual enredo-policial, tema muito comum entre os títulos do autor na coleção Vaga-Lume. Dinheiro do Céu está mais para um romance, bem próximo de uma novela, com muitos personagens interessantes e um rapaz que está prestes a entrar no mundo adulto, com a preocupação do primeiro emprego, mas não deixando de tratar as emoções, conflitos e barreiras próprias da idade.

Débinha 16/03/2024

Dinheiro do céu
Bom pessoal assim como outros livros do Marcos Rey este é muito bom também, ele conta um pouco sobre cada membro de uma família que espera ansiosamente um saco de liras, não diria que é o melhor livro que já li do Marcos Rey, poderia ter um final mais explicado,mas mesmo assim gostei bastante. (É Marcos Rey, claro que ia ser bom)

Léa 15/01/2023

Dani e seus desafios
Fiquei encantada por esse personagem que desde o início enfrenta bastante desafios, mas é um doce de menino. Seu avô que vai em busca de uma sonhada herança. Tem também a primeira frustração amorosa - Mafalda. E aí a história é repleta de acontecimentos que marcam o Dani. Amei ler esse livro e super recomendo!

Mila 19/10/2021

Dinheiro do céu
Gostei do livro, apesar de ter esperado algo completamente diferente pro final, que não foi muito do meu agrado.
Boa escrita, bons personagens e boa história.

Aline.Rodrigues 21/05/2021

A sensibilidade da nossa cultura
O que mais amo nessas histórias da série Vaga-lume é a sensibilidade que os autores tinham pra escrever sobre o nosso cotidiano de uma maneira tão simples,mas ao mesmo tempo tão mágica.

Mirelle 21/02/2021

Para ler em 1 dia
Uma boa história.
O livro conta a história de Dani e sua família de descendência italiana que vivem no bairro do Bexiga, na década de 60, durante a revolução de 64. A família de Dani, é composta por seu pai (Atílio), sua mãe (Romilda), seus irmãos (Roberto, Teresa e Fúlvio), seu tio (Salvador) e seu avó (Don Francesco). Este último, resolve ir à Itália para buscar uma herança (as liras) e conta este segredo a Dani no dia de sua viagem. A história se desenvolve com os questionamentos envolvendo essa herança e as características e histórias vividas por Dani e seus familiares e amigos. Não aprofunda muito a revolução de 64 e também a vida do personagem narrador. Mas, mesmo assim gostei.

Tayla Christie 25/04/2020

Parece um diário de adolescente
A leitura é um pouco desconexa pois o autor não explica algumas relações e pessoas, e tem grandes saltos temporais. E a parte que deveria contar a relação social de 1964 é extremamente rasa.

LeonardoGS89 03/07/2019

Divertido e simples.
O livro aborda vários assuntos, romance, política, revolução e até o nervosismo com a escolha de um cargo para vida, não é um livro policial, como os que ele costumava escrever; é um romance para jovens leitores.
É um livro legal, mas achei só isso, o melhor de tudo com certeza é toda a narração do Dani, sobre seu primeiro amor, o baile que não deu certo e sua divertida família que esperava que Dom Francesco herdasse uma fortuna hehe, o tio Salvador, um amigo para todas as horas, o Don Francesco, fascinado pela Itália, além da Teresa, do Fúlvio, do Roberto com suas jogatinas.

Gizalyanne 08/04/2016

incrível
Terminei de ler agora Dinheiro do céu de Marcos Rey e sinto me satisfeita pela escolha da leitura. Um livro realista e emocionante .
O livro conta a história de Dani , o caçula de uma família Italiana . A história tem como pano de fundo a revolução de 1964. Tem também como pano de fundo a transição da adolescência para a vida adulta .
O avô de Dani foge de casa para ir a Itália a procura de uma herança e toda a família fica na expectativa. A primeira paixão. O comportamento estranho do irmão Roberto. Tio Salvador. São personagens importantes na história de Dani.
Super recomendo!!
Boby.Ribeiro 20/01/2019minha estante
Olá Gizalayanne! Fico feliz que existam mais pessoas que como eu são apaixonadas por Dinheiro do Céu, estou tentando me aventurar na carreira de escritor, estou trabalhando numa fanzine onde continuo a história da família Marino, história essa que se passará em outra cidade e nos anos 90, logicamente que os direitos autorais dos personagens nunca serão meus, por isso escreverei como fanzine onde abdicarei os direitos autorais. Futuramente postarei alguma coisa aqui. Abraços!

Moises Celestino 03/08/2015

Uma Típica Família Italiana
Que delícia de literatura! Marcos Rey nos brinda com a história de Dani que procura sobreviver no seu dia à dia em meio aos seus conflitos, breves amores juvenis e decepções, mas sendo riquíssimamente recompensado por uma lição de vida e aprendizado. Muito Bom!

Emanuel Xampy Fontinhas 24/07/2015

A grande família
Este foi um dos livros de Marcos Rey que não li durante a infância e agora estou feliz por não o ter lido porque, se bem recordo meu gosto literário da época, não teria gostado nenhum pouco. Hoje, adulto, li sem nenhuma pausa em duas horas. Não é um livro policial, como os que ele costumava escrever para os jovens; é um romance. Mas não se iludam, é um romance para jovens leitores. Não haverá descrições elaboradas sobre a psicologia dos personagens, nem nenhuma discussão metafísica. E isso é ruim? Muito pelo contrário, é uma maravilha que um escritor escreva um livro com essa sensibilidade e sutileza para adolescentes. Dá orgulho da nossa rica literatura. O livro tem um enredo simples, gira em torno das aventuras e desventuras de Dani, personagem principal, e sua família, a linguagem é dinâmica e os personagens são aparentemente triviais, mas se você ler com atenção, a discussão política está lá, o questionamento social está lá, os altos e baixos sentimentais estão lá, os grandes conflitos de identidade estão lá, mas é tudo escrito tão naturalmente e com tanto movimento, que parece apenas um livreco adolescente. E é, mas é um livreco genial. Pensando bem, eu teria amado ler esse livro na minha adolescência, mas ainda bem que pude lê-lo hoje, em duas horas ininterruptas.