Sandman: Teatro do Mistério

Sandman: Teatro do Mistério Matt Wagner...

Resenhas - Sandman: O Teatro do Mistério Vol. 01

Pedro 16/01/2023

Um pulp de qualidade
Que HQ maravilhosa. Antes de Neil Gaiman difundir o Sandman, existiu um que pode-se chamar de o "original" Sandman, que é o que encontramos aqui.
Um homem comum que sai por aí tentando (e conseguindo) fazer justiça. Os traços da HQ faz lembrar bem o estilo da primeira metade do século XX, além de trazer cenas chocantes de assassinatos, Sandman: Teatro do Mistério traz ação, suspense e um plot twist digno da história. Além de tocar em assuntos que para uns podem ser ariscos, essa obra traz o melhor do que podemos esperar de outras do gênero.

Diego Piu 30/10/2022

Nossa... queria mais! E saber que os demais volumes nunca foram publicados por aqui me dá um certo aperto! Eu curti bastante o clima de suspense investigativo do roteiro. A arte casa bem com a atmosfera da trama!

OBS: Não é o mesmo Sandman do Neil Gaiman!

Emanuel 02/03/2022

Sandman: Teatro do Mistério
Um filantropo que herdou uma fortuna de sua família e possui alguns problemas psicológicos usa uma máscara para investigar e desvendar crimes como um vigilante.
E não, eu não estou falando de Batman, mas sim de Sandman. E de novo não, não estou falando do Sandman de Neil Gaiman, mas sim de Wesley Dodds.

Uma mulher, vinda de família rica, é sequestrada, a polícia começa a investigar o caso, novos sequestros de mulheres ocorrem e o caso começa a fugir do controle. Enquanto isso, utilizando de suas arma e máscara de gás, o vigilante autointitulado Sandman começa a agir.
Investigação policial, segredos, máfia, dramas familiares e tudo mais vão ocorrer nessa história no maior estilo "noir".

Com um ótimo roteiro cativante e uma arte que combina muito com o ambiente, esse gibi prende a atenção do leitor do início ao fim. Eu me peguei várias vezes lendo a história e virando a página de maneira rápida enquanto tentava junto de Dodds desvendar o mistério de quem era O Tarântula.
A história é cuidadosamente amarrada, de maneira que você, além de ser surpreendido, não percebe nenhum furo de roteiro e acaba ficando tão em dúvida, e posteriormente surpreendido, quanto os próprios personagens.

Esse encadernado foi lançado pela Panini contendo os 4 primeiros volumes da série e infelizmente não teve continuação na sua publicação. Mas caso tenha a oportunidade não deixe de ler. De fato é uma história fechada e possivelmente vai conseguir agradar de maneira Independente.

Curiosidade:
O Sandman foi um herói da era de ouro da DC que foi abandonado e após um tempo foi recriado por Neil Gaiman como o famoso Sandman que conhecemos, mantendo apenas o nome de seu antecessor, porém Teatro do Mistério trás novamente o sandman da era de ouro através de uma nova releitura mantendo muito de sua origem.

Gleyse 30/10/2017

O novo Sandman
A edição se inicia com um longo prefacio que nos apresenta toda a história por trás do personagem Sandman, baseado no estilo noir dos anos 1930, fazendo um contraponto com o personagem criado na obra do Neil Gaiman, que era mais leve, enquanto esse possui um tom mais sombrio. A parte ruim é que um pouco do mistério da história acaba sendo contado, não que tudo seja mistério, pois não ha um grande suspense envolvendo a trama. Mas sugiro que quem for ler, deixe o prefácio para o final.

“Para muitos fãs do Sandman contemporâneo, o primeiro número de Sandman: Teatro do Mistério, por Matt Wagner e Guy Danvis, em 1993,não prometia mais que abrir uma série que talvez mantivesse com o Sandman de Gaiman a mesma relação que a antiga série de televisão ‘Alfred Hitchcock Suspense manteve com os filmes de Hitchcock.”

Antes de mais nada, quero falar sobre a parte gráfica: a edição em capa dura é linda, de ótima qualidade, as páginas são boas,a fonte tem bom tamanho, mas confesso que não gostei muito do trabalho de desenho. Em vários momentos, não dá para identificar os personagens, no máximo a gente consegue distingui-los pela cor da roupa. Talvez, pelo tom sombrio do enredo as cores utilizadas sejam um pouco limitadas o que acaba atrapalhando um pouco nosso entendimento.

Mas voltando a história, eu gosto da complexidade da trama, há vários personagens, um sequestro, morte, investigação e o personagem misterioso que tenta desvendar o crime a margem da lei. Isso é o que dá o dinamismo que falei no início. A leitura é rápida e a gente se envolve com os personagens, pois eles têm rosto, não são imaginados como em um livro sem figuras, além disso, os diálogos são inteligentes e ácidos em vários momentos.

“Hoje o país chafurda num movimento oposto, de festas e frivolidades, com nossa cabeça coletiva enterrada na areia.”

Não dá para entrar muito na história, afinal um quadrinho se desenvolve rápido, a trama é curtinha e, essa série em especial, possui quatro volumes, que eu espero ler em breve. Mas, recomendo a leitura, especialmente para quem curte o gênero policial, mistério e personagens obscuros.

site: http://gleysevieira.blogspot.com.br/

Leonardo1263 13/07/2017

Um Teatro a Céu Aberto
O personagem ou melhor, os personagens são muito bem desenvolvidos, Matt Wagner consegue desenvolver e nos mostrar em poucas páginas a personalidade e propósito de cada um. O próprio personagem Sandman nos lembra um pouco o icônico vigilante de Gotham City, Batman. Um homem rico assombrado por seus pesadelos e motivado pela dor, à procura da justiça acima de tudo. Não estamos falando de uma grande história, mas sim de uma saga que acredito que seja bem satisfatória. Caso encontre essa edição em um preço bom, compre pois caso goste de histórias de detetive essa vai lhe encher os olhos.

site: https://mundohype.com.br/sandman-teatro-dos-misterios/

Lucas Canabarro 05/01/2017

Eu acho que se não tivéssemos o Sandman na história, e em seu lugar tivéssemos um detetive clássico, essa HQ seria uma excelente história noir. Temos todos os elementos, da investigação, os pontos de vista dos envolvidos. Tudo ótimo nesse quesito.
Eu tive um pequeno problema quando a história saia dos principais. Eu não consegui me afeiçoar com outros personagens, o que fez a minha leitura nesses momentos ser meio que "OK, vamos ler só pra ver o que acontece".
O traço é bom, mas as cores me desagradaram um pouco, mas eu não sou um especialista, então não tenho muito o que argumentar nisso.

E eu vi que a Panini lançou esse volume em 2014, e por ter encontrado o meu volume recentemente, cria a esperança de que os próximos volumes sejam lançados, o que seria ótimo. Eu quero ver o desenrolar do Sandman.

Mila Holanda 30/07/2015

Mais ou menos
É bom, mas não é BOM... Quem compra achando que é o Sandman de Gaiman, nosso amigo emo e gótico, se engana. Essa é uma história do primeiro Sandman da DC, Wesley (Safadão) Dods, um justiceiro (não vou me deter a detalhar pois há outra resenha aqui explicando mais ou menos a história).

A história tem uma boa premissa mas achei que foi desenvolvida de um jeito fraco. Os traços têm seu charme mas sinceramente não me agradou muito. Tem de tudo pra ser polêmico: Incesto, mamilos... But não agradou, faltou um "quê", não sei explicar. Talvez para aqueles que já idolatram o renomado Sandman de Gaiman, essa história acabe saindo sem sal pois não é tão introspectiva como a que já estamos acostumados.

Camila(Aetria) 13/04/2015

Sandman e Sandman
E tinha visto essa HQ na banca esses tempos atrás, comprei pelo nome na capa: Sandman. Achei que era alguma coisa relacionada à série do Neil Gaiman de mesmo nome.

Que surpresa tive ao ler o prefácio e descobrir que é um reboot do original de 1941! E que é a série que inspirou o nome do Sonho em Sandman. (quanto Sandman. HAHA) Achei interessantíssimo ler que foi uma mudança de paradigma ao não ter um super herói, mas sim um homem comum que só usa de sua criatividade para resolver os problemas a que se propõe e ainda mais, lá em 1941... Sandman, Dods, tinha como parceira uma mulher. Uma mulher forte, independente, inteligente. Dian Belmont. Tanto que não foi muito bem recebida na época e logo foi trocada por um simulacro de Robin.

Essa HQ de Matt Wagner e Guy Davis foi lançada em 1993 e, como não li a original, não tenho condições de fazer uma comparação. Maaaas, posso passar o que achei dessa edição.

Uma história interessante, com o clima noir da época e igualmente o traço da época (que não é aquela coisa que nos agrada de primeira. Pelo menos não a mim.), eles conseguem te fazer relevar algumas coisas com um roteiro bem feito, toques interessantes sobre a cultura e mudanças da época, com toques sobre racismo, e até fumar em locais fechados.

o tarantula
Página 29
É uma história bem amarrada, consegue dar os toques necessários, mas achei a questão do vilão meio fraca, a resolução foi meio corrida. Vale muito a pena por conta de toda a questão de mostrar uma realidade diferente da nossa, tanto geograficamente quanto temporalmente, uma cultura que já foi com mistério, assassinato e gás.

Como é o primeiro volume, fico no aguardo por descobrir mais e ver se o que me incomodou melhora e o que me agradou se mantém. haha

site: http://www.castelodecartas.com.br/
Jayane S 11/11/2016minha estante
Pensei q eu tinha comprado por engano.

Camila(Aetria) 15/11/2016minha estante
Tbm me confundi, Jayane haha