O Pântano das Borboletas

O Pântano das Borboletas Federico Axat

Resenhas - O Pântano das Borboletas

João Boachack 17/04/2024

A última página muda completamente a visão que temos...
"O Pântano das Borboletas" é uma obra que mescla elementos de suspense, mistério e drama, transportando o leitor para um mundo repleto de segredos e reviravoltas. Através de uma trama intricada e personagens cativantes, o autor cria uma atmosfera envolvente que prende a atenção do leitor do início ao fim. Com uma escrita fluida e imagética, a história se desenrola em meio a paisagens deslumbrantes e situações emocionantes, explorando temas universais como a busca pela verdade, a redenção e a força do amor.

astroliterario 03/04/2024

COMO EU NÃO PERCEBI ISSO?!!!!!!
? ?Quando conseguimos aquilo que sonhamos, de vez em quando precisamos olhar para trás, sentir-nos vulneráveis novamente.? ?

Sam e Billy têm 12 anos e moram na pequena Carnival Falls. Amigos inseparáveis, eles percorrem o bosque de bicicleta e preparam-se para terminar a construção da sonhada casa na árvore. Compartilham tudo, inclusive a paixão por Miranda, a menina rica que acaba de se mudar para a cidade. Juntos, os três vivem as descobertas e as transformações típicas da idade e desvendam o mistério que assombra a vida de Sam: o paradeiro de sua mãe. Com esses ingredientes e doses generosas de lirismo, Federico Axat escreveu uma história admirável sobre a delicada passagem da infância para a adolescência e desta para a vida adulta.

Mas não só. Romance de crescimento e suspense com incursões pelo fantástico, O Pântano das Borboletas reserva uma desconcertante reviravolta final: um segredo que, revelado, arremessa o leitor em um torvelinho de emoções e confere à trama um sentido totalmente novo.

? REVIEW ?

O que falar sobre este livro? Saiu da minha lista de desejos e está no topo dos melhores livros que já li na minha vida!

Um livro que te prende do início ao fim, sem perder o fio da meada, extremamente linear. Uma leitura calma, sobre um livro que diz respeito a aventuras, amizades, infância, inseguranças e muitas surpresas.

Acabei de terminar o livro, e estou boquiaberto até agora, incrédulo com a revelação dita no epílogo. Fez meu queixo cair quase que instantaneamente. Eu não esperava por essa revelação? ?Como eu não percebi isso??, ?Onde eu me perdi??, ?Isso explica aquilo!?. Federico Axat você é, EXTREMAMENTE, genial!

Raiane 13/03/2024

Vontade de ler de novo
Uma história linda de três amigos, em um verão, enquanto as aulas não voltam.

A escrita de Axat nos prende, seja pela graciosidade dos diálogos, seja pelo suspense dos acontecimentos.

Durante a leitura, somos transportados para o ambiente da infância e pré-adolescência, com aventuras, fantasias e descobertas. E no meio disso tudo, a possibilidade de extraterrestres, que é tão bem construída que parece ser real.

Uma leitura envolvente, com algumas pontas soltas ou que precisariam de mais explicações, o que não diminui a beleza da obra.

Sim, tem um plot twist só nas últimas linhas, que me fez relembrar os acontecimentos narrados com outra perspectiva, entendendo o porquê de algumas ações ou a falta delas. Deu até vontade de ler de novo, prestando atenção nos detalhes a partir da informação final.

Marco.Antonio 12/02/2024

O autor se perde entre dois extremos
A relação de cumplicidade entre os três personagens me encantou de cara. Eu sabia que tinha um mistério, mas, sinceramente, não estava nem aí. O livro brilha quando está na simplicidade e com os dois pés no chão.

Para mim, o autor não soube balancear o tom do livro. Tipo, uma hora parece a turma do scooby-doo, com o trio brincando de resolver mistérios, depois o livro tem cenas explícitas de tortura e abuso sexual.

Por mais que o autor não tenha enxergado isso - e que pena -, o mistério é raso e bobo, que se alonga demais e se resolve em uma cena mais extremamente expositiva.

Por se tratar de um livro que se passa em dois momentos, achei que veria o desenvolvimento melhor dos personagens, a diferença de classes, um triângulo amoroso bobinho e companheirismo acima de tudo.

Day 29/12/2023

Uma história que não me prendeu do início ao fim, foi bem "enrolada" e prolixa em muitos momentos, e o plot twist não teve nenhum impacto relevante na história.
É um bom livro para passar o tempo, uma história bem construída, mas também, por muitas vezes, enfadonha.

Alguns trechos são realmente muito bons e que "salvam" o livro.

De toda forma, recomendo a leitura.

Jessie 13/12/2023

Uma história de drama que te prende
O início da história é um pouco devagar, mas acredito que seja para dar tempo ao leitor de criar vínculo com os personagens, pois não tem como não se envolver. Quase na metade do livro, as coisas começaram a fluir ao ponto de o capítulo finalizar com algum enigma, gerando a curiosidade em continuar a história para saber o que aconteceu. Achei uma história interessante, com assuntos geralmente não abordados (extraterrestres) que até fazem um pouco de sentido haha.

Sidineia.Cristina 09/12/2023

Amizade.....
O livro conta sobre a amizade entre Sam e Billy, quando Miranda se muda pra essa cidade, se torna amiga deles,formando um trio de amigos, mas os meninos tem um paixão por Miranda....a trama do livro tem em volta descobrir sobre a morte da mãe de Sam.....conta a amizade deles com 11anos e depois quando eles já tem 40 anos. Não gostei muito do livro....

Thamires_ 01/11/2023

Sensação de nostalgia
Gostei muito da escrita do autor argentino, a história é bastante fluida e prende o leitor, o livro transmite uma sensação de nostalgia lembrando um pouco o conto e filme Conta Comigo do escritor Stephen King. O trio Sam, Billy e Miranda possuem um bom desenvolvimento.

Só não dei cinco estrelas para esse livro por conta de seu final, alguns pontos como o destino de Orson e a morte da mãe do Sam ficaram sem explicação, além de uma certa revelação que me deixou sem entender se ficou algum indício ao longo do livro ou foi simplesmente colocado para chocar o leitor.

Nayara Rosa 23/10/2023

Uma boa leitura
Confesso que comecei a ler esse livros com altas expectativas por tudo que havia ouvido falar dele antes e acabei me decepcionando um pouco.
O plot do livro é muito bom, o autor consegue te enganar até às últimas páginas.. mas como eu já comecei a ler sabendo que alguma coisa viria descobri lá pela metade do que se tratava.
Eu esperava um pouco mais sobre a resolução de uma morte e achei que acabou não explicando o que de fato aconteceu.
Pra mim o livro acabou ficando um pouco cansativo e se não fosse a promessa de que no final eu iria me surpeender, talvez essa seria uma leitura que eu abandonaria.
O autor conseguiu escrever a história de uma forma muito bem pensada, mas poderia ter economizado algumas boas páginas.

Pollyanna.Eyer 20/10/2023

O Pântano das borboleta
O Pântano das Borboletas é um romance de formação que conta a história de três amigos: Sam, Billy e Miranda. A leitura é super fluida, e o final surpreendente.

Julia 12/10/2023

No começo eu achei meio entediante, mas com o decorrer da história fiquei muito interessada. Gostei bastante da leitura.

Queria saber do final definitivo do Orson, porque acabou ficando em aberto, aí não gostei muito.

Queria também que tivesse um final sobre aquilo que a Miranda via e que o Banks estudava, não teve uma explicação concreta.

Amadeu.Rebouças 08/09/2023

Um surto de plot memorável em O Pântano das borboletas ?
Autoria: Frederico Axat
Edirora: Tordesilhas
416 páginas
Conheçam os amigos inseparáveis, Sam e Billy, 12 anos de idade moram na pequena Carnival Falls, acompanhe seus passeios de bicicleta, o projeto da casa da árvore, a paixão pela mesma garota, Miranda, a menina rica e novata na cidade, juntos eles irão vivenciar as descobertas da adolescência, compartilhar segredos e desvendar o ministério do paradeiro da mãe de Sam.
O livro é dividido em quatro partes, apresentado pelo ponto de vista do Sam, alternando entre dois espaços temporais, toda ação da história é gerada em torno do acidente envolvendo a mãe do Sam e da amizade desses três amigos, c seus altos e baixos ao longo da vida, acrescenta nostalgia nessa narrativa poética q vai te mostrar a trajetória de vida desses três personagens, desde a infância nos anos oitenta, até a vida adulta.
Terminei essa leitura em êxtase, confesso q li novamente as últimas páginas pra ter certeza do q realmente estava acontecendo, a forma como o autor conduz a história te induz a permanecer naquele universo ficcional é única, numa narrativa sublime com o poder de chocar a todos no final, uma obra simplesmente memorável.
Indicado pra quem gosta de um bom livro de romance, personagens infantis cheio de espontaneidade, quer aquele plot q surta, curte uma sensação nostálgica misturado c uma narrativa lírica e ainda c um pouco de fantasia.
Alerta de gatilho: violência sexual.
Frederico Axat é argentino, porém, sua escrita é universal, O Pântano das borboletas é o seu livro de estreia aqui no Brasil, leia tb Mate o próximo, recomendado pra quem curte um bom livro de suspense.
#energialiteraria #fredericoaxat #opantanodasborboletas #livros
#literaturaargentina #literatura #escritorargentino #instabook #livrosderomance #livrosdesuspense #editoratordesilhas #mateoproximo

Débora Matteo 31/08/2023

Plot surpreendente, porém não foi o imaginado.
Eu gostei bastante da leitura.
Porém, o que me interessou a ler este livro foi o tanto que as pessoas falaram do plot twist. E no final não era o que eu esperava.
Ok, foi uma grande surpresa, que me deixou com muitos pontos de interrogação; porém não era sobre o que eu imaginava.
E, na minha opinião ficaram algumas pontas soltas. Coisas que aconteceram do meio pro final da história, que poderiam ter sido um pouco mais esclarecidas depois.
Mas ok, gostei e recomendo sim a leitura.

Naldo.Vieira 19/08/2023

Ainda digerindo
Li o livro so na espectativa de descobrir o que realmente aconteceu a mãe de Sam, não ficou bem claro pra mim. Na capa diz que tem uma reviravolta desconcertante, achava que seria isso, mas fiquei surpreso sim com o final, apesar de não ter nenhum indício no livro, pelo menos eu não notei, rsrs.
Leitura boa, não sei se indico.