Os Inovadores

Os Inovadores Walter Isaacson

Resenhas - Os Inovadores

Jamille Madureira 06/08/2020

Leitura recomendada não apenas pros amantes de tecnologia
Mais do que a história dos computadores, é uma lição sobre a importância da colaboração, criatividade e questionamento sobre a possibilidade de fazer as coisas acontecerem. O último capítulo traz uma reflexão importante e necessária ao futuro da interação homem x computador e da inteligência artificial (ou seria aumentada?

Audrey 21/11/2023

Livro excelente e envolvente, que conta toda a história da revolução digital, de como tudo surgiu desde o início. Computadores, celulares, Tablets, calculadoras, vídeo games, Internet, e diversas outras máquinas que revolucionaram diversas gerações, trazendo mais conhecimento e praticidade dentro de diversas profissões.

Paulo Henrique 11/07/2015

Interessante e informativo
É um livro gostoso de ler, cheios de curiosidades sobre o desenvolvimento da era dos computadores. Mostra como a coletividade e o ambiente de troca de informações entre várias áreas da ciência permitiram ao mundo chegar onde chegou. Um ponto muito interessante é a briga entre ser grátis ou cobrar sobre o desenvolvimento dos softwares, que acabou com a vitória de ambos, demonstrando que há espaço paz idéias muito divergentes.

Edson Camara 10/05/2019

Este é um livro indispensável para quem gosta do mundo dos computadores e suas aplicações
Este é um livro indispensável para quem gosta de informática, internet, ou seja, tudo o que se relaciona ao mundo dos computadores e suas aplicações.
Walter Isaacson vai fundo no tema, vai lá nos 1800 desde que Ada Lovelace escreveu em 1846 o primeiro algoritmo para programar um computador e escreveu um tratado de como esta máquina seria vital para nós no futuro. Ela acertou em tudo que previu na época com pouco mais de 30 anos.
Depois ele conta toda a história de como os primeiros programas para automatizar os teares na Inglaterra deram origem aos cartões de programação e iniciou a era dos aplicativos.
Ele passa pela invenção do microprocessador, vital para o temos hoje em tecnologia, criado pela intel em 1971.
O livro conta em detalhes a fundação de várias empresas importantes e seus fundadores, como Bill Gates e a Microsoft e Steve Jobs e a Apple.
è uma leitura dinâmica, rápida e muito divertida.
O capitulo que conta a historia da briga de Gates e Jobs sobre a “usurpação” da interface gráfica que deu origem ao Windows e ao Mac OS e tão real que é como se você estivesse lá pessoalmente no momento. Simplesmente fascinante.
Li o livro em pouco mais de uma semana porque desacelerei a leitura para poder curtir cada página.
E se você não é aficionado por computadores, mas gosta de uma boa biografia, este livro está repleta delas, com dezenas de biografias de pessoas que dedicaram a vida a criar o que hoje usamos diariamente sem nos dar conta de que a humanidade levou muito tempo para nos presentear com esta evolução.

Gabriel 11/10/2020

Obrigatório pra quem gosta de tecnologia
Como as outras biografias que li do Walter Isaacson, esse segue a mesma linha de escrita detalhada e gostosa de ler. Você meio que se sente no tempo que se passam os acontecimentos e isso faz toda a diferença na leitura.

Gostei muito de entender melhor de onde toda a tecnologia que temos hoje em dia veio e foi idealizada.

Madeira 28/02/2021

Uma aula sobre inovação
Um passeio extremamente agradável na história da tecnologia com respeito aos personagens e muitos ?casos? bem detalhados. Culminou numa obra que é uma verdadeira obra de arte no que tange a abordagem da inovação como fenômeno central. Vale muito a leitura!

Larissa.Colares 26/03/2023

É um livro muito interessante e rico, especial para pessoas que se encantam pelo avanço da computação. Aprendi coisas que nem esperava, por exemplo como surgiu a primeira RFC (que já escrevi várias no trabalho). O livro ressalta muito o processo da inovação e discute diferentes visões de como ocorre a inovação - individual vs colaborativa, se posicionando a favor da segunda.
O livro é longo e fala das contribuições de várias pessoas. Como o autor tenta fazer uma mini biografia de todos os citados, vai ficando cansativo. E muitas informações são esquecíveis, como onde a pessoa nasceu, o que os pais faziam, quais eram os hobbys da pessoa? entendo a intenção do autor de mostrar a personalidade dos envolvidos, mas num livro tão extenso, cansa.

Lucas1429 25/02/2021

Bem detalhado e um pouco cansativo.
A melhor característica do autor virou o item mais cansativo do livro. Walter é conhecido pelas biografias detalhistas e bem escritas mas como esse livro trata de diversos colaboradores que construíram a computação como conhecemos hoje o livro acaba se tornando cansativo e repetitivo, cada colaborador recebe uma página contando sobre seus pais, sua família, onde nasceu, o que gostava de fazer quando era adolescente... tudo isso para poder chegar no ponto final, no início é interessante mas depois de 300 páginas com a mesma estrutura começa a cansar. Recomendo o livro pra quem trabalha e é entusiasta sobre o tema e o Autor.

Doug 28/04/2023

A importância das mulheres e gays na construção da tecnologia
O livro "Os Inovadores" é uma obra surpreendente que retrata a história da revolução digital e seus principais protagonistas. Escrito por Walter Isaacson, a biografia traz uma abordagem profunda sobre a história da tecnologia e como ela mudou a nossa forma de vida.

Adorei a forma como o autor abordou cada personagem, apresentando suas contribuições únicas para a revolução digital. Mas o que mais me chamou a atenção foi a importância de conhecermos a história da tecnologia, que muitas vezes é contada de forma enviesada e deixando de lado figuras importantes, como mulheres e gays que contribuíram significativamente para a construção tecnológica.

Isaacson não apenas nos apresenta aos nomes que mudaram o mundo digital, mas também nos conta a história completa de suas vidas e os momentos em que suas ideias foram concebidas. É inspirador ver como pessoas com histórias e origens tão diferentes se uniram para criar algo que mudou o mundo.

Este livro me ensinou que, para inovar, é preciso pensar fora da caixa, ter a coragem de arriscar e trabalhar duro para realizar seus sonhos. E que a diversidade e a inclusão são fundamentais para a criação de soluções verdadeiramente inovadoras.

Recomendo este livro a todos que se interessam por tecnologia, inovação e empreendedorismo, e também para aqueles que querem entender como a história moldou o mundo em que vivemos hoje.

Jon 04/10/2023

Simplesmente incrível
Um panorama histórico e crítico sobre o avanço da computação e da ideia de criação colaborativa atrelada a essa área do conhecimento. Recomendo. Um trabalho minucioso que deve ser reconhecido.

Luiz Claudio 27/10/2017

Excelente
Um grande trabalho, que envolveu muitas pesquisas e entrevistas por parte do autor.
Uma cronologia detalhada da revolução digital, envolvendo um grande número de pessoas que contribuíram para os avanços, desmistificando aquela velha ideia do inovador solitário (Eureka).

Cristini 01/02/2021

500 páginas de descobertas sensacionais
Apesar da linguagem pouco suscinta (as vezes poética demais pro tema) o livro é um mergulho nos detalhes do nascimento do computador e da internet, com nuances humanas, históricas e sempre surpreendentes.

leonardofgc 21/05/2023

A importância do trabalho colaborativo
Este livre vai além de ser um livro sobre tecnologia, ele firma a importância e inúmeras vantagens do trabalho em equipe, estímulo à inovação, solução de problemas complexos, tomada de decisão, criatividade para gerar novas alternativas e melhor uso do tempo. Cada passo dado por cada colaborador fez com que a internet fosse capaz de revolucionar o mundo e deixá-lo como o vemos.