A Escolhida

A Escolhida Lois Lowry

Resenhas - A Escolhida

Maria.Fatima 28/12/2023

Esse é o segundo livro da série o doador de memórias, estava bastante empolgada com a leitura, mas o final deixou a desejar, não teve explicação de tudo que aconteceu no livro

Robin 16/11/2023

Segundo volume
Kira é uma personagem com um dom que se torna de interesse de sua vila e sua vida muda completamente após a morte de sua mãe

RAQUEL1445 20/06/2023

A escrita é boa e imerciva, estava gostando da trama, mas quando eu me entusiasmei com o desenrolar dos mistério do lugar, acabou o livro.

Cristiane 10/05/2023

Releitura que me proporcionou os mesmos sentimentos!?
A sequência do livro "O Doador de Memórias", não é bem uma sequência, pois nos apresenta uma nova história, com novos personagens.
O que me faz crer que: ou o livro é uma sequência pois se trata novamente de uma sociedade em que o que realmente importa é o que se pode oferecer de melhor, ou é uma sequência pois conta a história de mais um povo diferente do da primeira história, mas que em algum momento os personagens principais irão se encontrar...?
Bom... estou curiosa para saber sobre isso, mas só terei essas respostas nos próximos livros!
Acredito que sejam histórias individuais, mas que em algum momento irão se ligar. É a opção que mais faz sentido para mim.
Voltando para a história em si, acredito que a autora fez um trabalho impecável aqui, assim como no primeiro livro.
Os personagens que foram feitos para serem detetados cumprem bem esse papel, assim como personagens como Matt e Kira cumprem bem a tarefa de nós fazer amá-los.
Aqui, a autora nos apresenta uma sociedade em que a população é composta de pessoas "perfeitas" para contribuírem com mão de obra e com a sua crença nos Guardiões.
Uma sociedade que funciona e é controlada com base no medo das pessoas, que pisam na linha com a promessa de que, se agirem de forma contrária, podem ser jogadas para as feras.
Feras essas que nunca foram vistas de fato.
Aqui também todas as pessoas que nascem com alguma deformidade ou doença são descartadas ou mortas, pois uma vez "quebradas" já não servem para os propósitos do bom funcionamento da sociedade.
A autora descreve com maestria uma história que trata da manipulação da inoinocência e da ignorância de pessoas que lutam para sobreviver em situações deploráveis, mas que acreditam em um poder maior, que são os Guardiões, que não fazem nada para ajudar, apenas usam o medo para controlar.
Assim como a personagem principal, as pessoas que carregam certos dons são tiradas de formas suspeitas de suas famílias e criadas pelos Guardiões de forma que eles possam controlar tais dons.
Trata-se de impotência perda, sofrimento e dor, mas também de esperança, amizade, lealdade e do poder que a arte pode oferecer.
Gostei bastante da protagonista e me emocionei muito com toda a sua história.
Mas quem ganhou meu coração foi o garotinho Matt, que desde o início se mostrou um amigo leal, apesar de toda a gravidade da situação em que sua vida se encontra.
Acredito que os próximos livros dessa série reservam muito mais, e estou ansiosa para poder acompanhar.
Recomendo!

gleice 23/04/2023

Não há a disciplina dos cidadãos, a cortesia (mesmo que automática) ou a precisão de linguagem. Ao contrário: cuidado ao falar é praticado por poucos, a maioria da população age por instinto de autopreservação, dialetos são utilizados, há inveja, rivalidade e, para imperfeições.

rogerbeier 02/04/2023

O papel do artista e da arte em uma sociedade autocrática
O segundo livro da série "O doador de memórias" baixa um pouco a qualidade desta história voltada ao público infanto-juvenil, que havia começado muito bem. Neste volume, a autora passa a discutir o papel dos artistas e da arte em sociedades autocráticas. Série iniciada logo após o fim da Guerra Fria, este segundo livro ainda continua a repercutir o problema do que se chamava sociedades planejadas. Se no primeiro livro a autora trabalha com a ideia de uma sociedade planejada que, apesar de bem intencionada, ainda se mostrava desumana, no segundo ela se volta ao papel da arte e dos artistas nessas sociedades. De modo mais específico, trata de como uma autocracia busca utilizar os artistas segundo seus interesses ideológicos. Trata-se de uma crítica velada ao comunismo e uma propaganda subliminar aos valores do liberalismo em uma perspectiva marcadamente estadunidense.

Isabelly.Torcato 28/03/2023

História bem contada, gostei bastante. Só é um pouco decepcionante no final. Pelo fato dela ter batalhado mais por tal coisa ao ponto de deixar ela sozinha. Moral da história: Com boa vontade você consegue.

Mina 21/03/2023

A história tem um potencial incrível porém sinto que foi pouco explorada, ela n tem profundidade os fatos acontecem com uma facilidade questionável em outras palavras não são muito bem trabalhados ou até mesmo introduzidos. Mas é uma leitura dinâmica , leve , você fica com vontade de ler mais por mais que não desperte a curiosidade sobre oq vai ocorrer uma vez que o livro é bem previsível

Araujo 04/03/2023

Uma história fascinante. É fácil de se perder na leitura com uma história simples e com valores tão grandes. Um livro que te traz um questionamento do início ao fim sobre: Até quando somos úteis para a sociedade? E a partir do momento em que "perdemos" a utilidade, como seremos tratados? Não posso esperar pra ler o terceiro livro.

BArbara 21/12/2022

Parado e sem graça, não tem ligação com o primeiro ainda, torcendo pro terceiro salvar a história.
Começa parado e termina parado

Nadja Maria 27/10/2022

Continuação do Doador de Memórias
Eu gostei desse livro, não traz exatamente a continuação do primeiro mas conta a história de Kira, me apeguei a ela, mas o plot desse livro foi bem previsível! Ainda quero ler o último!

Tatá 06/09/2022

Me tirou da ressaca literária! Lido em 04/09/22
É um livro bem curto e com uma escrita fluída. Esse é a sequência do Doador de Memórias (não parece, mas é). A história, a personagem, o lugar em que a personagem vive é completamente diferente do primeiro livro. Mas acredito que em algum momento os personagens de ambos os livros vão se encontrar (para fazer sentido ser uma série). Gostei mais do desenvolvimento dos personagens nesse do que no primeiro.

Lariss_ 01/07/2022

Não é melhor que o primeiro, mas gostei dos personagens novos e dos temas abordados, é o tipo de história que não enjoaria de ler denovo.

tessa.vanserra. 07/06/2022

Fui com muita expectativa por conta do primeiro livro e me decepcionei bastante, não que ele seja ruim, mas não me prendeu como o primeiro e muitas coisas foi deixadas sem respostas além de que nunca houve o momento onde a autora explicava sobre o universo onde se passa o livro que é o oposto do primeiro livro. Mas, coisas boas agora, eu amei o Thomas e Matt e a escrita da autora continua perfeita