Uma Longa Viagem

Uma Longa Viagem Eric Lomax

Resenhas - Uma Longa Viagem

Ju 26/08/2023

Cicatrizes da guerra
" Sem poder ler, escrever ou nenhum tipo de amparo, sentia que estava vivendo o fim de qualquer período de tempo que me tivesse sido concedido; o delírio dos últimos dias estava se aproximando"

Nessas páginas existe um material surpreendente, memórias dolorosas da guerra.

Eu amo o filme que se baseou no livro, mas descobri que ele não chega nem perto do que Lomax escreveu. Porém, também há partes massantes, de assuntos que não são tão interessantes, como trems, mas que são importantes na vida dele e na narrativa.

Enfim, é uma história de sofrimento, privações e revoltas. Torturas físicas e psicológicas, e sobre a vida e sobre o quão desumanas pessoas conseguem ser.

Uma boa experiência, mas esperava mais.

Natalha Neves 19/12/2021

Livro biográfico
Amo o fato dessa história ter sido escrita e contada pelo próprio autor. Foi bem difícil ler alguns trechos, pode contar alguns gatilhos sobre violência.

Denise 27/04/2020

Sobre sofrimento e perdão...
Um relato da Segunda Guerra Mundial de um fissurado por ferrovias, feito prisioneiro e sendo torturado, que conseguiu 50 anos depois reencontrar o japonês que tanto odiava, lhe dando o seu perdão. Magnífico e muito bem escrito!

Vivi 16/04/2020

Não me canso de ler sobre histórias que ocorrem na Segunda Guerra, seja ficção ou não. Cada história dá um soco no estômago mas mostra o quanto o ser humano é capaz de ser forte, muito além do que um dia imaginou.
Acho que este livro é um exemplo disso.

cris.leal 30/06/2017

Comovente testemunho sobre coragem, sobrevivência e perdão...
"Uma Longa Viagem" traz as memórias do militar escocês Eric Lomax, e é um relato tocante sobre a Segunda Guerra Mundial. Não se deixe abater pelo início meio cansativo, quando o autor faz relatos minuciosos de suas grandes paixões: ferrovias e trens. O livro deve ser lido por ser um comovente testemunho sobre coragem, sobrevivência e perdão.

O jovem Eric Lomax se voluntaria para lutar na Segunda Guerra Mundial. De repente, em 1942, sua unidade, baseada em Cingapura, é atacada e os japoneses acabam fazendo todos prisioneiros. Uma das funções de Eric e seus companheiros passa a ser participar da construção da chamada "Ferrovia da Morte", que ligaria a Tailândia à Birmânia (atual Mianmar) e custaria a vida de mais de 250 mil homens obrigados a trabalho forçado.

Acusado de tentar construir um rádio com seus companheiros de prisão, Eric enfrentou intensos interrogatórios e agressões violentas por vários dias. Ele resistiu e sobreviveu, mas imensamente traumatizado e com um enorme desejo de vingança contra um dos japoneses que participou da tortura. Até que, 50 anos depois, ele descobre que esse homem ainda está vivo e, apoiado por sua esposa, Patti, vai ao seu encontro numa tentativa de se reconciliar com seu passado tão doloroso.

A autobiografia inspirou o filme protagonizado por Colin Firth e Nicole Kidman, mas Eric Lomax faleceu em 2002, aos 93 anos, sem ver a estreia do filme sobre a sua vida.

site: http://www.newsdacris.com.br/2014/12/eu-li-uma-longa-viagem.html

Viviane 23/11/2016

Um livro muito bom e profundo. Gosto de biografias. Tem momentos bem angustiantes. Demorei pra terminar o livro por conta de ser cansativo.

Vanessa Vieira 31/03/2016

Uma Longa Viagem - Eric Lomax
O livro Uma Longa Viagem, do autor Eric Lomax, nos traz uma história profunda e, acima de tudo, um relato verdadeiro e quase que palpável da Segunda Guerra Mundial. Diferente de muitos livros do assunto, que dão ênfase para o nazismo, bem como para Hitler e seu exército e aqui temos uma visão de outros países que também foram afetados - diretamente ou indiretamente - por este conflito tenebroso e sem precedentes. O que mais impressiona durante a leitura é a coragem e a força de Eric em meio a tanta dor e tortura e como ele se tornou um homem grande e íntegro, mesmo com tantos traumas e cicatrizes profundas. Confesso que senti falta de conhecer um pouco mais sobre o algoz que Eric reencontra cinco décadas depois e achei que os capítulos que nos apresentaram esta faceta da história poderiam ter sido um pouco mais estendidos e desenvolvidos dentro da trama.

Desde jovem, Eric sempre foi apaixonado por ferrovias e rádios e nutria um prazer imensurável por tudo que fosse relacionado a eles. Durante a eclosão da Segunda Guerra Mundial, ele se voluntaria para lutar a favor de seu país. Porém, em 1942, a base em que ele servia, situada em Cingapura, é atacada pelos japoneses e Eric e seus colegas se tornam verdadeiros prisioneiros. Ele e seus companheiros são obrigados a trabalhar arduamente na construção da atual "Ferrovia da Morte", que ligaria a Tailândia à Birmânia e que custou a vida de mais de 250 mil homens devido ao trabalho exaustivo e forçado.

Eric, apesar de todas as barbáries e penas enfrentadas, sobreviveu e nos relata sua história em pormenores. Torturado de forma fria e covarde e agredido violentamente, ele resistiu, mas não sem traumas e sem nutrir um desejo de vingança contra um de seus algozes japoneses, mais especificamente o tradutor do grupo. Porém, 50 anos depois, ele descobre que este homem ainda está vivo e tem a oportunidade de reencontrá-lo, reabrindo antigas feridas e mágoas...

Uma Longa Viagem se mostrou uma excelente autobiografia, escrita de forma visceral e densa, além de fazer uma abordagem sucinta sobre o período da Segunda Guerra Mundial. Como disse anteriormente, Lomax nos mostra o quanto a guerra afetou outros diversos países e de forma breve nos relata também detalhes sobre o ataque à base de Pearl Harbor e o bombardeio contra o encouraçado Arizona, que ceifou mais de mil vidas. Narrado em primeira pessoa por Lomax e nos trazendo um enredo forte e ricamente detalhado, o livro impressiona por se tratar do relato pungente de um dos sobreviventes de tamanha barbárie e crueldade.

Eric sempre foi um jovem sonhador e idealista e extremamente aficionado por ferrovias e equipamentos eletrônicos. Recém-saído da Revolução Industrial, ele resolve se alistar voluntariamente na Segunda Guerra Mundial, a fim de usar sua inteligência em favor de seu país. O que ele jamais poderia ter imaginado era que se tornaria refém dos japoneses e obrigado a trabalhar na construção de uma ferrovia que mais tarde seria conhecida como "Ferrovia da Morte", além de ser torturado e agredido ao extremo por seus algozes. Seu relato é forte, excruciante e choca por se tratar de um testemunho real de alguém que foi brutalizado e barbarizado friamente. Lomax foi um grande homem, pois além de suportar tudo o que suportou, se mostrou um exemplo de sobrevivência, resignação e perdão. Seu testemunho é impactante, tocante e também encorajador.

Em síntese, Uma Longa Viagem se mostrou uma história incrível sobre perseverança, coragem, sobrevivência e perdão. O relato de Lomax é visceral e nos choca em vários momentos devido a sua profundidade, além de exaltar com afinco a grandeza desse homem corajoso e forte. Minha única ressalva ficou por conta dos capítulos finais da trama, visto que achei que o reencontro com o tradutor japonês que tanto o barbarizou merecia mais algumas páginas e esclarecimentos, mas respeito a postura do autor em detrimento de tudo o que lhe ocorreu e acredito que tenha sido uma opção sua não se estender tanto nesta parte. Em 2013, foi feita uma adaptação cinematográfica da obra com Colin Firth e Nicole Kidman nos papéis principais e que, infelizmente, estreou nos cinemas após a morte de Eric Lomax, aos 93 anos. A capa do livro nos traz o pôster do filme e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das pequenas ressalvas, não deixo de recomendar o livro.

site: http://www.newsnessa.com/2016/03/resenha-uma-longa-viagem-eric-lomax.html

Ricardo Brandes 10/02/2015

Uma longa Viagem
O primeiro contato com o livro UMA LONGA VIAGEM trouxe a surpresa da bela capa, com Colin Firth e Nicole Kidman estampados no pôster do filme homônimo. Mas esta é uma obra que certamente merece uma análise mais profunda, além dos holofotes de Hollywood.
A começar pela temática da Segunda Guerra Mundial, que por si só já carrega um peso imenso. Mas por que este relato de sobrevivência e coragem tornou-se Best-Seller em mais de 20 países?
Escrito pelo escocês Eric Lomax, esta aclamada autobiografia traz os relatos de um apaixonado por ferrovias e rádios, que se alista para lutar na Segunda Grande Guerra Mundial. Feito prisioneiro pelos Japoneses, ele luta para sobreviver em meio a um conflito sem precedentes na história do mundo.
Enfrentando ódio, tortura e toda sorte de problemas, Eric Lomax expõe sua vida em detalhes no antes, durante e após a grande guerra. (Para mim, em especial, o último capítulo do livro foi o mais intenso, ao abordar os traumas sofridos no pós Guerra. A questão da vingança e do perdão tornam-se intensos e tão presentes, que tive vontade de assistir também ao filme para reviver essa história em detalhes...)
O lado negativo da obra, publicada no Brasil pela Editora Planeta, fica por conta da diagramação: Com 12 longos capítulos divididos em 267 páginas, a leitura torna-se cansativa para os leitores mais impacientes, necessitando de uma melhor divisão em seu espaço interno para uma leitura mais agradável.
Além do texto, o livro conta somente com um mapa ilustrado da “ferrovia da morte”, que custou a vida de mais de 250 mil homens. Uma sessão de fotos anexas também seria bem recebida na obra, que não conta com anexos e fotos para informar os leitores.
Como o próprio nome diz, este livro é UMA LONGA VIAGEM, que necessita ser feita com calma e paciência, apreciando a paisagem e sentindo as fortes emoções do caminho.
Um livro que merece ser lido por quem ama história, e compartilha a visão de que a nenhuma guerra traz vencedores, somente perdedores e sequelas terríveis para todos os seres humanos.

Por Ricardo Brandes / Escritor

P.s. O autor faleceu em 2012, aos 93 anos, sem ver a estreia do filme sobre sua vida, protagonizado por Colin Firth e Nicole Kidman.

Mi 16/01/2015

Interessante mas monótono
Após assistir ao filme de mesmo nome, estrelado por Colin Forth e Nicole Kidman, fiquei ansiosa para ler este livro. Esperava que fosse intenso e emocionante como Invencível, da Laura Hillenbrand, livro que considero um dos mais extraordinários que já li. Confesso que me decepcionei, a estória, embora seja interessante, é narrada de forma monótona, e desapaixonada. Meu conselho: basta assistir ao filme!

Marcos 23/12/2014

Eric Lomax foi um jovem inglês recém saído da revolução industrial, apaixonado por ferrovias e por equipamentos eletrônicos, como rádios e telefones. Ao completar 18 anos, em 1942, a Segunda grande Guerra Mundial eclodiu no mundo. Então, ele resolveu se inscrever voluntariamente para trabalhar no exército inglês afim de usar de sua inteligência a serviço de seu país. Mas o que ele não sabia era que a partir daí sua vida inteira seria modificada e que ele viveria uma história digna de ficção.

Logo após se alistar, Eric foi enviado para servir numa unidade baseada em Cingapura. Um dia, essa base foi invadida e tomada pelo exército japonês, inimigo da Inglaterra. Logo, todos os soldados foram dominados e enviados à Tailândia, para servir de mão de obra escrava na construção de uma ferrovia que ligaria o país à Birmânia, a chamada ferrovia da morte. Tal obra custou a vida de 250 mil homens ao longo de todo o tempo de sua construção. Durante o tempo em que foi forçado a trabalhar, Eric e seus companheiros passaram por torturas e agressões violentas. Os soldados japoneses humilhavam e tratavam com desumanidade os prisioneiros ingleses. Dentre eles, o que mais ficou na memória de Eric foi o tradutor do grupo.

Mesmo passando por tudo isso, Eric conseguiu fugir e se livrar de tamanha barbárie. Desde então ele jurou vingança aos japoneses, principalmente a seus algozes. Esse sentimento foi alimentado ao longo dos 50 anos seguintes à guerra. Até que sua vida fez uma grande reviravolta: ele descobre que um desses homens ainda está vivo e resolve se encontrar com ele.

Uma Longa Viagem é a autobiografia do próprio Eric. Esse é um livro forte de ser lido. Acompanhar tudo o que Eric passou, lendo isso pelas palavras dele próprio é algo muito agoniante. Pensar que isso tudo é real e que a pessoa que passou por tudo aquilo é a narradora de tudo é excruciante. Sem dúvidas, Eric é um grande homem. Viver tudo o que ele viveu e passar por tudo o que passou e, ainda assim, conseguir compartilhar suas memórias com o mundo, além de desenvolver o sentimento que ele teve ao se reencontrar com um de seus algozes, é algo completamente nobre e louvável.

Um ponto interessante do livro é o de abordar a Segunda Guerra saindo do comum em livros sobre essa temática. Todos sabemos dos absurdos cometidos pela Alemanha e pelo exército de Hitler, mas durante esse mesmo período outros países e outras pessoas de diferentes nacionalidades também estavam sofrendo barbaridades terríveis ao longo do mundo. Sempre acho muitíssimo válido quando relatos desse tipos são publicados, pois isso tem que ser lembrado o tempo todo. Acredito que essas mortes devem ser honradas e lembradas e não podemos nos esquecer de todos os absurdos vividos por aquelas pessoas naquele lamentável e triste período da história mundial.

O livro foi adaptado para o cinema esse ano, com o filme homônimo. Ainda não assisti, mas quero muito fazer isso em breve. Espero que tenham mantido o fio condutor da história original.

Livro recomendadíssimo a todos. Leitura forte dotada de uma sensibilidade incrível e com um final arrebatador e extremamente novo para o gênero autobiográfico.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2014/12/resenha-uma-longa-viagem-de-eirc-lomax.html