Quatro: O Traidor

Quatro: O Traidor Veronica Roth

Resenhas - Quatro: O Traidor

jeni 03/02/2023

quatro
"Não quero mais estar perto dela; ao mesmo tempo, isso é tudo o que quero fazer."

"Ainda vale a pena protegê-la, assim como a sua mãe e o resto da facção na qual ela acredita. Então, é o que farei."

Davi 03/09/2022

Tobias é um personagem muito bem construído, tanto que foram escritos 5 livros sobre ele. Ainda acho que poderia ter feito só um livro juntando tudo ou dividindo o protagonismo entre ele e a Tris nos livros principais.

Danny 22/12/2021

Esse livro na verdade é um conto que nos mostra um pouco da vida da personagem enquanto tenta investigar o que está acontecendo na Audácia enquanto treina os novos transferidos.

Roberta Silva 17/12/2021

Quatro não traz nada de novo a série, mas consegue dar um up e melhorar o que já era bom através desse ponto de vista.

Então, fãs da série, a leitura dos contos pelo ponto de vista de Tobias, é mais do que obrigatória. Leiam, leiam leiam! ?

Drey 13/07/2021

Quatro: O traidor
Após Quatro recusar a liderança na Audácia, o mesmo começa a instruir os iniciados da Audácia. Neste livro, começamos a notar as mudanças que surgem através da nova liderança da Audácia após interferência da Erudição.
Foi bom descobrir como o quatro começou a desconfiar e a investigar a Audácia, além da interferência do Quatro para proteger a Tris durante a sua iniciação.
Adorei!

Asi 21/04/2021

Quatro: o traidor
Esse livro é incrível!! Através dele pude ver além do soldado forte e corajoso da Audácia que Tris me apresentou. Pude ver um adolescente, guerreiro, bom e corajoso, que tem seus medos e inseguranças e que também se apaixona..

Helô 02/04/2021

Quatro: o traidor
Eu não posso com uma malvadão que é bonzinho, meu coração não aguenta!

Tobias tem essa pose, esse jeito e tenta passar essa imagem. Mas, na verdade, ele quer resolver, ajudar, ser mais do que já falaram pra ele ser. Ele espera que os outros sejam mais do que isso e essa é sua ruína.

Um conto rápido, mas que entra na cabeça e no coração de um jeito único.

Sil 14/03/2016

DIVERGENTE, EU SOU! VOCÊ TAMBÉM É?
Boa tarde de segunda feira meus companheiros (como diria o Lula),

falando em Lula… vocês foram pras ruas protestar e pedir o impeachment da Dilma? A coisa tá séria, ou a gente muda, ou a coisa pode ficar pior! Sim, tem como ficar pior! Tem mensalão de todo tipo, tamanho, cor e gênero e não se enganem: nós estamos sendo manipulados! Mas, vou deixar esse assunto com meu amigo Politizando, porque é ele quem manja desses paranauê :)

Mas, já que estamos em clima de revolução política, vamos falar da série Divergente! …O que é isso?

Divergente: que tem opiniões, pontos de vista diferentes; discordante, oposto.

Ser divergente é super importante, é bom, precisamos ter pessoas divergentes na sociedade, do contrário não existe evolução… Pronto! Se eu fosse personagem dessa série de livros, já teria tomado bala na cabeça e adeus vida. Pois na série, ser divergente é considerado muito ruim, o sistema político daquela sociedade é muito frágil, basta ter algumas pessoas questionando e fazendo o contrário para que ele se desestabilize completamente.

Eu sou divergente! Ora, por que? Porque parece que eu sou a única pessoa no mundo que não morre de amores pela série, os filmes são legais (o ultimo, Convergente, lançou no cinema semana passada e tem bastante ação), mas os livros no geral, são fracos. A autora norte-americana Veronica Roth pegou uma ideia bem legal, jogou numa fórmula já pronta e lançou os livros. O primeiro livro de nome Divergente, foi bom! A leitura fluiu, a ideia de ter a população dividida por personalidades foi diferente, mas a autora pecou ao cair no mesmismo de criar personagens como todos os que já existem atualmente, pessoas com manias, gigantescos conflitos internos, muito inseguras de tudo… Tudo bem, eu sei que todos temos conflitos internos, que esses são livros pra adolescentes e que nessa fase é tudo assim mesmo, mas tudo tem um limite, dar ênfase demais para esses conflitos é desgastante, ficar se lamuriando pelo que poderia ser e pelo que deixou de fazer, é muito cansativo. Nesse primeiro livro, somos apresentados à todas as facções, ás quais, a população é dividida e encima das quais funciona o sistema de governo deles. A nossa mocinha, Beatrice Prior, uma corajosa jovem de 16 anos, ameaça destruir esse sistema, pois não corresponde aos padrões estabelecidos pela mesma, afinal, ela é divergente.

Praia de Piçarras - Foto Silvana Hornburg
Praia de Piçarras – Foto Silvana Hornburg
O segundo livro, Insurgente, foi muito arrastado, a autora encheu linguiça só pra fazer ainda um terceiro livro terminando a história. Nesse livro, Tris continua com seus conflitos internos, precisa lidar com uma separação da família, e precisa fugir dos vilões da história junto com o seu namorado Quatro. Eles descobrem algumas coisas sobre o atual sistema e sobre a origem dele, e um fantasma do passado de Quatro aparece.

No terceiro livro, chamado Convergente, o casal apaixonado finalmente descobre o que está por trás de tudo o que vem acontecendo e fim! A autora tentou salvar fazendo um drama no final, mas não ajudou, acho até que piorou. Uma coisa que parei pra pensar esses dias: nesse tipo de história, precisa ter romance? Precisa ter o casal apaixonado? Não poderia ser apenas as pessoas não satisfeitas, lutando contra o sistema do governo? Existem livros ótimos, onde não tem um pingo de romance (A revolução dos bichos, por exemplo).

Foto Silvana Hornburg
Foto Silvana Hornburg
Bom, até ai, eu perdoei a autora, ela resolveu seguir a moda das trilogias e se deu bem! (Sim, eu estou aqui criticando ela, mas comprei os livros, não comprei?) Mas não contente, ela resolveu lançar mais cinco (ISSO MESMO, CINCO) contos sobre a série! (Autora abusada, tentando assaltar meu pobre e miserável bolso! Sim, tentando, pois eu não cai nessa de sair comprando, eu baixei em pdf! #souoorgulhodamamãe). Esses contos prometiam cenas inéditas sobre a série e algumas revelações importantes. Ahamm, vai acreditando nessa! São contos totalmente desnecessários, nada realmente novo acontece, não agregam em nada e não dão um novo sentido à história. Por esse motivo estou bem cansada de séries, façam um livro somente e façam uma história memorável #ficaadica :)

Então, se você está pensando em ler, ótimo! Leia, melhor ler essa série, do que não ler nada e pode ser que você, assim como milhares de outros fãs, se apaixone pela história e pelos livros. Mas acredite em mim quando me refiro aos contos, realmente não tem nada novo, você estará jogando dinheiro fora.

Pra deixar registrado, os cinco contos lançados foram:

Quatro: A Transferência

Quatro: A Iniciação

Quatro: O Filho

Quatro: O Traidor

Quatro Medos

Ufa! Abraços e boa semana :)

site: http://www.colunadovale.com.br/divergente-eu-sou-voce-tambem-e/