Economia Nua e Crua

Economia Nua e Crua Charles Wheelan

Resenhas - Economia Nua e Crua

Erismar 19/06/2020

Ótimo livro! Abordagem de fácil compreensão...o autor explica a economia sem uso de gráficos, tabelas ou equações matemática.

Fran.Andrighetti 08/09/2016

Economia Nua e Crua - Charles Wheelan
Economia nua e crua é um livro do economista americano Charles Wheelan em que ele aborda as principais questões econômicas de um modo básico e simples para que qualquer pessoa (seja ou não da área) possa compreender essas questões.
O livro se tornou um Best-Seller justamente por traduzir as complexas ideias econômicas de forma clara, concisa e de fácil entendimento. O livro também é recheado de bom humor e exemplos do cotidiano, tornando a leitura bem mais fluida, gostosa e prazerosa.
O que mais me chamou a atenção durante a leitura é que o Wheelan faz o leitor pensar como economista e mostra como a economia global afeta a vida diária de cada pessoa. O autor nos remete a importância de entender um pouco sobre a economia no mundo de hoje.
É um livro que, com certeza, entra na lista dos “Livros que todos deveriam ler”, eu super recomendo!

FabAola 14/12/2020

Ótima leitura
Um livro que tem como proposta explicar a economia de forma prática, com clareza, e de uma maneira que possa atingir até mesmo pessoas leigas no assunto.
Discorre sobre questões importantes para a sociedade, como capital humano, democracia, negócios internacionais e outras.
Apesar de ter foco no sistema econômico dos Estados Unidos, são conceitos que podem ser aplicados em diversos países, e me permitiu compreender um pouco mais sobre a economia do meu próprio país (Brasil).

Recomendo essa leitura a todos que desejam aumentar ou desenvolver seu conhecimento em economia.

Bruno Mancini 13/04/2021

Linguagem simples
É necessário um pouco de conhecimento histórico quantos aos movimentos do mercado financeiro.

Edgard7 27/10/2021

O livro se propõe a tornar conceitos e mecanismos econômicos acessíveis ao grande público.
No meu caso, desafiou algumas ideias pré-concebidas e apresentou diversas outras referências que permitem avançar na busca de conhecimento.
A leitura é bastante fluida em razão dos inúmeros exemplos apresentados pelo autor para reforçar seus argumentos.

Paulo Henrique 04/05/2016

Vale a leitura
Um livro básico, mas que nos permite refletir sobre o papel da economia em nossa vida.

Kardec 15/07/2021

A cada parágrafo, uma nova descoberta
Não sei bem se sou qualificado para avaliar este livro, visto que é o segundo que leio sobre o tema, mas posso dizer que gostei muito do que li. Porém, esse é só o começo das leituras que pretendo fazer no campo da economia, pretendo ainda ler outros pontos de vista sobre sistemas econômicos e autores não ocidentais também. Mas volto a enfatizar que essa foi uma leitura muito proveitosa, uma das melhores desse ano. O livro aborda pontos como: inflação, deflação, transações entre países, PIB, burocracia, flexibilidade da moeda, catástrofes econômicas, possíveis soluções, questões para o futuro e outros pontos de igual relevância. Difícil para o leitor iniciante nesse campo e absorver tudo kk.

Diego de Paula 20/02/2022

Ótima Leitura
Livro excelente! Mostra a visão por vários “ângulos” da economia, você estando no lado pobre, e você estando do lado rico, gostei bastante e não é cansativo no geral. O título “Economia Nua e Crua” faz jus a linguagem usada no livro, tornando muito fácil o entendimento.
Únicos pontos que não posso nem dizer que são negativos, pois eu nunca tinha visto, é o índice remisso no fim do livro, e as Notas, mas como fui ver na (ABNT) não dever ser colocado no texto para não confundir o leitor, está correto mas fiquei meio perdido.
Cito um trecho do livro que deixa claro muitas coisas.
“Por fim, grande parte do mundo é pobre porque os países ricos não tentaram com suficiente afinco fazer o contrário.” (WHEELAN, 2014, 342).