Lua, Lobos e Cerrado

Lua, Lobos e Cerrado André Tressoldi

Resenhas - Lua, lobos e cerrado

Caio 06/03/2015

Necessito de uma continuação!!
A história se passa no meio do cerrado com um grupo de cinco pessoas (Josber, Eduardo, Madeleine, Olga e Otávio) que estão em uma expedição cientifica. Mas a tranquila expedição se torna o pior dos pesadelos, quando nossos queridos personagens se tornam alvos de uma alcateia de lobisomens. Otávio já tinha alertado o grupo sobre as lendas dos lobisomens, mas como era de se esperar, ninguém acreditou. Então quando são surpreendidos pelos seres folclóricos ficam em estado de choque, mas Josber toma a frente e luta com todas as forças contra as criaturas para poder salvar seus amigos.

Com o instinto de sobrevivência aflorado, nossos companheiros fazem de tudo para sobreviver aos ataques dos licantropos que tornam-se rotineiros devido a lua cheia. Após sobreviverem aos diversos ataques, eles tentam fugir do cerrado e irem de volta para casa, mas algo de estranho está acontecendo pois tanto a bússola quanto o GPS não os auxiliam. Com a chegada de uma nova noite, temos novos inimigos à espreita e avançam nossos 5 exploradores.

Mas algo inacreditável acontece nesse cenário fantástico, quando 5 seres misteriosos interveem em socorro de nossos companheiros... E agora o que será de Josber e seus amigos? Por que os lobisomens estão atrás deles? E será que eles podem confiar nos seres que lhes salvaram? Para descobrir essas respostas e muitas outras, vocês devem ler “Lua, Lobos e Cerrado”.

O livro é muito interessante, pois nos traz muitas coisas novas sobre lobisomens e por ser em um cenário brasileiro faz com que as coisas fiquem mais interessantes. Temos vários plots no livro e o autor sabe trabalhar cada um deles, além de saber a hora certa de um alivio cômico. As personagens são sensacionais você acaba se criando um vínculo com elas, mas mais ainda com Josber.

Gostei bastante do livro ainda mais por ter um final aberto, e espero muito que o autor tenha alguma continuação em mente, pois ia acrescentar bastante para o universo que ele criou.

site: http://cyimagine.blogspot.com.br/2015/03/resenha-lua-lobos-e-cerrado-andre.html

Silva 02/03/2015

Lobos será sonho ou realidade?
Peço desculpa ao autor, por só conseguir fazer a resenha agora, pois ele enviou-me este livro grátis, para Portugal. Disse que eu não precisava de pagar o livro, só queria que eu fizesse uma resenha.

"O autor “prendeu-me” logo no primeiro parágrafo do capitulo 1… e isto é difícil de acontecer. O final desse capitulo tem acção e suspense.
Depois do 1º capitulo a acção parou um bocado, mas a partir do 4º melhorou bastante.
Os Capitulos V, VI são muito bons
O trecho da orelha está perfeito “o barulho da destruição promovida pelos lobizoons era aterrador, quase paralisante; parecia um terremoto. Por um momento fiquei com medo de que eles pudessem ferir Tiacha. Meu coração se apertou com a ideia. No interior do aposento era uma escuridão tremenda, mas Tiacha lançou uma luz verde de suas mãos que fez com que várias tochas se acendessem. Ela fez isso e fechou a porta, trancando-nos. Ouvíamos as pancadas e o estrondo das lutas misturadas a uivos. Parecia que estava tendo a terceira guerra mundial em cima de nossas cabeças. Senti muito medo.”
Vamos à história do livro - Josber é encarregado de levar um grupo de pesquisadores (Eduardo, professor e líder do grupo; Otávio, motorista; Olga, também professora e Madeleine, que, no inicio, não se sabe o que faz) pelos caminhos do ambiente mato-grossense, este grupo andava a pesquisar a correlação entre os marsupiais australianos e os do cerrado brasileiro. A história é contada por Josber (e ainda bem, pois ele tem piada).
O grupo estava sempre a zoar com Eduardo, acho que haver situações de humor num livro é bom…
(Só uma nota para o autor “eu não tive a crise dos 40”…)
Josber achava Madeleine atraente “uma vez, inclusive, amanheci melado, havia sonhado com Madeleine”, o resto deste trecho fez-me rir ao imaginar a situação.
A descrição de como Olga é pelos olhos de Josber é o máximo, apeteceu-me dar uma risada numa das expressões dele.
Afinal Otávio é medroso (devido às lendas dos lobisomens) e caladinho, mas também tem sentido de humor.
Da primeira vez que apareceram lobisomens (Será que os lobisomens são lendas ou existem mesmo? Será sonho ou verdade?), Josber teve de ser o líder, pois os restantes homens estavam paralisados de medo, “parecia que a adrenalina estava trabalhando a meu favor”.
Mal saem de um perigo, aparece logo outro, não há hipótese de descansar “Corram! Não parem e não olhem para trás”, mas o autor continua com as suas piadas ao longo da narrativa.
Num capitulo cheio de emoção (não digo qual é) tem um dos meus trechos favoritos “Antes que eu pudesse pensar, Olga juntou do chão uma pedra que pesaria aproximadamente uns cinco quilos e a ergueu sobre sua cabeça e, como uma guerreira medieval, arremessou a pedra bem em cima da pata direita daquele lobisomen. Ele grunhiu de dor e caiu de costas no chão.”
Um ponto interessante do livro é a divisão de lobos em várias espécies…. O autor é criativo.
Ao longo da narrativa há personagens que vão aprendendo lições de vida, que vão mudando com o que lhes vai acontecendo e, não perdem o sentido de humor “Espero que não seja uma daquelas histórias da bruxa em que se engordava criancinhas para depois devorá-las”.
Da página 151 à 154 foi dificil largar o livro, uma das melhores partes, só vos posso dizer que eram horas do jantar e eu nem conseguia parar de o ler (o coração batia mais forte).
O autor dá-nos a conhecer um lugar perfeito onde eu gostaria de viver, mas, infelizmente, lugares daqueles não existem só na letra Imagine de John Lennon.
Cap XIV e Cap XVI são alguns dos capítulos em que eu imaginei as cenas como se de um filme se tratasse…. Muito bom
Adorei a maneira como o autor descreveu os lugares de mato-grosso e como descreveu as casas, com pormenores.
Uma das frases da contra-capa é a seguinte : “Mesmo em meio ao desespero, surge a paixão entre Josber e Tiacha, uma fabulosa guardiã…”, só acho que essa parte da história podia ter começado um bocado antes. Gostava de ver mais romance (embora o livro tenha sido bom, seria melhor ainda se essa paixão tivesse aparecido um bocado mais cedo, mas não sendo só a paixão, senão também se tornaria cansativo, teria de ter essa paixão no meio dos perigos). E, acho que da forma como o autor terminou o livro, pode haver uma continuação, se ele quiser.
Deixo-vos com um Trecho de degustação : “Apesar do medo, não se podia negar que eram animais lindos, com pelos felpudos e brancos, mas estranhamente grandes. Eles sentaram e começaram a nos encarar. Nenhum de nós ousava proferir palavra, como se as palavras pudessem quebrar o encanto da trilha e fazer com que eles nos atacassem.”
E VALE a PENA LER.
E mais uma vez agradeço ao autor.
"

MILA 24/02/2015

Lua, lobos e cerrado é uma leitura carregada de fantasia, suspense e aventura. Neste livro conhecemos cinco pessoas que estão no cerrado do Mato Grosso, Josber é o que nos narra a história, também conhecemos o doutorando Eduardo, o motorista Otávio, a professora Olga e Madeleine.

Otávio não estava muito feliz com o andar da carruagem, pois Eduardo está com a idéia de fazer suas pesquisas à noite, ele está assustado com as crenças sobre lobisomens que falam por aí, o problema é que ninguém leva fé no que ele fala, só resta rezar para que dê tudo certo nesta expedição.

Logo na primeira noite de pesquisa, eles resolvem se afastar do carro seguem então por trilhas e montam as gaiolas para pegar algum marsupial, animal do qual o professor pesquisa para sua tese, tudo corre bem até ouvirem uivos de lobos, eles se assustam e pensam ser lobos-guarás, só que não, eles se aproximam aos poucos e estão cada vez mais perto, o professor Eduardo está em transe, Otávio só sabe rezar, só resta Josber tomar alguma atitude e delegar ajuda para Olga e Madeleine, com sorte de já estar amanhecendo, eles conseguem se safar deste ataque.

Na manhã seguinte eles conseguem contato para pedir resgate, só que o resgate só chegará no dia seguinte, o que será que irá acontecer até lá? Será que o resgate chegar?

Resenha completa no Blog:

site: http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-lua-lobos-e-cerrado.html

Vanessa Sueroz 05/02/2015

Neste livro iremos conhecer um pouco mais sobre o Mato Grosso, onde cinco cientistas estão fazendo pesquisas de bioma. O livro é narrado por Josber, um dos cientistas.

Tudo estava bem tranquilo, mas em uma noite uivos começaram a incomodar, no começo eles pensaram que eram lobos-guarás, mas em pouco tempo eles descobriram que se tratava de lobisomens. Agora eles estão perdidos no cerrado, fugindo de monstros, mas conseguem um pedido de resgate, mas assim que o grupo de resgate chega eles são devorados.

As coisas estão de mal a pior quando eles encontram uma ajuda com casa e comida, acabam conhecendo que lobisomens tem espécies que dependem das fases da lua. As coisas estão cada vez mais misteriosas, e alguém que eles não sabem estão os protegendo.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/lua-lobos-e-cerrado/

Tomo Literário 01/02/2015

Lua, Lobos e Cerrado - André Tressoldi
Um grupo de cinco pessoas está no cerrado do Mato Grosso para a realização de pesquisas naquele bioma. O que não sabiam é que viveriam uma aventura de arrepiar. O livro, publicado pela Editora Novo Século, em 2014, e de autoria do escritor André Tressoldi é narrado por um dos personagens, Josber. É ele quem faz a apresentação do grupo:

“Éramos cinco pessoas: além de mim, o doutorando Eduardo, o motorista Otávio, a professora Olga e Madeleine (...)”

Numa noite eles começam a ouvir uivos. Inicialmente pensam se tratar de lobos-guarás; única espécie de lobo existente no Brasil. No entanto, aos poucos tais “animais” se aproximam e se revelam, atacando-os. Eram lobisomens.

Eles estão perdidos no cerrado e dispõe a priori de um GPS. Conseguem contato e fazem o pedido de resgate. Numa outra noite eles presenciam o grupo que iria salvá-los sendo devorados por lobisomens. O que parecia fazer parte apenas do imaginário popular se torna real e nada amistoso. Os lobisomens tem a intenção de pegar um dos membros do grupo.

“_Você tem razão, Josber. Lobisomens devoradores de carne e sugadores de sangue é uma história surreal, um tanto forte demais para as pessoas acreditarem. Ninguém acreditaria e nos tachariam de loucos (...)”

Durante a jornada encontram uma ajuda misteriosa: uma casa, comida, dicas para que sigam por uma trilha. Conhecem também diferentes espécies de lobisomens por meio de quadros pendurados na parede que representam as espécies e as fases da lua. Algo fantástico começa a acontecer com o grupo e cercar a história de mistério e fantasia. Alguém parece protegê-los daqueles que os perseguem.

Eles chegam a uma cidade misteriosa, protegida por guardiões, que são responsáveis por manter ali os lobisomens e não permitir que eles saiam para o mundo. Eles são perigosos. O grupo de pesquisadores passa por outras aventuras envolvendo os lobisomens e Josber se apaixona por Tiacha, uma das guardiãs, de beleza rara que envolve o protagonista.

André Tressoldi, autor do livro, conta uma história ambientada em território nacional, no entanto repleta de seres e personagens fantásticos. O fato de transformar os lobisomens em seres não tão previsíveis quanto os que vemos em outras histórias, torna a história mais interessante. Apesar de causarem medo, atacarem, devorarem pessoas e até sugarem sangue, os lobisomens são apresentados em espécies diferentes e de uma maneira que foge da fórmula: homem + lua cheia = lobisomem.

Os humanos, convivendo com seres de fantasia, misteriosos ou monstruosos como os lobisomens, vão descobrindo novas histórias e se descobrindo. Luta, fantasia, realidade, relações de amor e tomada de decisões são vividas pelos personagens. O grupo, quase o tempo todo, está presente nas cenas que vão se desenrolando. Um deles, naturalmente, acaba assumindo o papel de liderança.

O conflito entre o humano e o sobrenatural está presente na obra e a leitura empolga. Recomendo!

site: http://www.tomoliterario.blogspot.com.br/2015/01/lua-lobos-e-cerrado-andre-tressoldi.html

TamiresCipriano 29/01/2015

#1 - Lua, Lobos e Cerrado
Uma história bem diferente que vai ter, principalmente relacionado aos lobisomens...

Quando li o romance Quase acaso, me surpreendi com a escrita do autor, desta vez não foi diferente. Admirei o autor pelo uso de nossa pátria, sim! A história se passa na região do Mato Grosso, nunca fui e espero um dia ir, porém, o autor já me levou lá sem sair do lugar e até mesmo, sem correr risco com os lobisomens.

A história conta sobre um grupo que é acompanhado de Josber no cerrado da região do Mato Grosso, temos o professor Eduardo (cagão da história); Madeline, a simpática e bonita; Otávio, que era o cozinheiro e motorista, e a Olga, que não era nenhum pouco feminina e que tinha uns quilinhos a mais.

Enfim, este grupo está atrás de rara espécie no cerrado para a pesquisa do professor Eduardo, mas não esperavam que iam ser surpreendidos por criaturas mitológicas, os lobisomens.
A primeira noite foi difícil, as meninas e Josber tomaram a frente, o professor ficou estático e Otávio somente rezando. Nunca iam mesmo imaginar... Pensaram que conseguiriam sobreviver todos os dias até a lua cheia acabar, mas não imaginavam que mais coisas surpreendentes os aguardavam.

Os lobisomens queriam muito uma pessoa do grupo, porque não posso citar, mas nunca imaginaria este motivo, o autor conseguiu enlaçar, criar personagens singulares e colocar em algo único. O pior de tudo era que não existia somente um tipo de lobisomens, cada lua existia um tipo e isso nenhum deles esperavam...

"Sempre gostei de filmes de terror - disse Madeline -, mas nunca imaginei que existissem criaturas desse tipo. E claro que, de uma forma, inconscientemente, eu sempre torcia para que existissem e assim dessem mais significado à vida." Pág 39.

O autor deixou a história rica em detalhes, que me agradou e desagradou ao mesmo tempo, não sou muito fã, sei que é preciso, mas não gosto de muitas descrições, enfim, para quem ama sabe como é bom cada detalhe para conseguir fazer uma viagem mais interessante.

De todos eu gostei muito do Josber, era bem brincalhão e tinha o melhor perfil de todos, fora ele eu gostei também da Olga.

Não posso me esquecer de citar que na Lua nova não existem lobisomens, mas sim os guardiões que nesta fase ficam bem mais fortes, eles são o equilíbrio, os únicos que conseguem manter os lobisomens fora da área da humanidade. Foi por um deles que Josber acabou-se apaixonando, a maravilhosa Tiacha.

Resumindo tudo, o autor criou uma história com humor, sobrenatural, aventura, romance e muito mais, estou curiosa com o desfecho, tem que ter o próximo rs.

Saibam mais no blog:

site: http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2015/01/resenha-lua-lobos-e-cerrado.html

Anna na biblioteca 14/01/2015

Longe de ser uma simples história sobre lobos!
As lendas surgem pelo acaso e fantasia das pessoas ou há alguma verdade escondida por trás destas histórias transmitidas oralmente entre as pessoas?
É o que se descobre neste romance de aventura, escrito pelo autor nacional André Tressoldi, em Lua, Lobos e Cerrado.
Neste livro acompanhamos Josber e um grupo de pesquisadores em uma expedição no cerrado brasileiro.
As dificuldades encontradas durante a jornada e a diversidade de personalidades no grupo torna o início da leitura bem interressante e difícil de largar! Adoro quando isto acontece!!!

"A cena: A Lua cheia já descendo do céu, uma brisa mínima, o arvoredo, ao longe, balançando, alguns pirilampos brilhando, o capinzeiro cinzento, com a iluminação lunar, e os lobos, a alcatéia, os quinze que havia contado, com seus olhos rubros e diabólicosnos encarando. A cena, como dizia, seria bela, não fosse monstruosa."

Uma hitória que mescla aventura, mistério, romantismo, fantasia sobrenatural e um certo suspense!

"Não sei se era impressão minha, mas representava que os bichos babavam de vontade de cravar aquelas presas enormes em nossa jugular, que cada vez mais parecia ter a resistência de um fino papel, o qual poderia ser rasgado com a menor das mordidas. Não havia mais o que fazer, pensei, era fugir ou lutar."

Josber, narrador desta história, foi um personagem que me conquistou com seu humor e intensidade!

"Logo desviei os olhos do céu e me pus a olhar para a estrela que estava nadando aquela hora".

O autor possui uma escrita clara e fluida, gostosa de desfrutar. Conseguiu criar uma multiplicidade de situações, que tornaram a leitura bem dinâmica! Quando pensava que o cenário deste livro já havia sido desnudado, eis que surpreendentemente, a direção dos ventos mudava e algo novo surgia!

Recomendo muito esta leitura!!!

site: http://arvoredoscontos.blogspot.com.br

Carol 12/01/2015

Sabe aquele livro, que você não consegue parar de ler porque desde os primeiros capítulos, prende completamente sua atenção??? Logo no inicio do livro tem um acontecimento que eu pensei: "nossa acontece isso? Não vai ter mais nada interessante depois..." Quando eu penso isso, acontece outra coisa que toma minha atenção.
O livro conta a história de Josber, e um grupo de pesquisadores, que ele tem o dever de acompanhar pelo cerrado mato-grossense, são eles o professor Eduardo que é o doutorando e idealizador da pesquisa, Madeleine que é atraente e simpática, Olga que é pouco feminina e tem uns quilinhos a mais, e Otávio o motorista que também cozinha além de morar pela região.

"Isso era o defeito dele, muito delicado em certas coisas e sistemático em outras. Nunca saberíamos o que o agradaria ou não."

Página 13.

Gostei muito da escrita do autor, que demonstra muito conhecimento na região na qual a história do livro se passa, e também a maneira como ele mescla ação com uma pitada de comédia, fica um clima descontraído que nos aproxima dos personagens.
O livro é narrado pelo personagem Josber, nome que eu achei muito interessante e singular. Assim, todo o desenrolar da história é narrada na visão dele, o que envolve seu pensamento a respeito de seus colegas de viagem, percebemos seu interesse em Madeleine, como ele questiona o conhecimento científico. Ele é um personagem intenso, engraçado e ao mesmo tempo se torna o líder que todos precisam em momentos de desespero.

"O ser humano é assim: só procura saber algo que precisa, depois que já está precisando.
Página 94.

Esse livro, me deixou com o coração saindo pela boca, quando precisavam chegar em um local a pé, porque não passava carro, dessa forma caminharam muito para chegar ao destino. E além dos vários espécimes de marçupiais, encontraram outra criatura, não apenas um, mas sim, quinze lobisomens. Nesse momento, Josber tomou a liderança e buscou soluções para a sobrevivência do grupo
O perigo era enorme, e os lobos são assustadoramente cruéis, eles estavam caçando e o grupo de pesquisadores estava em notória desvantagem. Além de estarem perdidos dentro da mata, sem proteção e com pouca alimentação, tendo como única alternativa pensar em alguma estratégia de proteção que consiste: procurar abrigo antes do anoitecer.

"(...) por que os cientistas e pesquisadores se dizem céticos e incrédulos, mas por vezes falam em intuição? Isso não seria o mesmo que crer em alguma coisa?"
Página 12.

Nessa aventura a sobrevivência do grupo que é conquistada graças a Josber, porém o final da lua cheia não significou o fim do perigo, apareceram outros tipos de lobisomens. Mas desta vez o grupo teve uma ajuda misteriosa de seres místicos.
Durante dias andando, encontram uma casa no meio do mato, onde podem realmente comer, tomar banho, e nesta casa encontram imagens das espécies de lobisomens que existem naquela região.Chegando o momento, eles são direcionados pelos seres místicos para seguir na trilha, são alimentados misteriosamente durante o caminho, imaginando que a trilha os protege.
Após dias andando na trilha encontram um viralejo, com pessoas simples, e lá os seres místicos se apresentam como guardiões e protetores daquela região, e o vilarejo em plena mata foi formados de pessoas perdidas que decidiram ficar.
Eles conhecem três tipos de lobisomens, sendo eles os Lobizoons, os lobisomens e os lobizomins. Para cada lua um lobo. Os Lobizoons eram grandes lobos brancos, maiores que os lobisomens. Os lobizomens são bipedes mais parecidos com a forma humana.
Eles ficam para conhecer o vilarejo onde as pessoas vivem de forma pacífica. Ficam encantados com a beleza dos guardiões, e ainda mais Josber que nutre um amor pela única guardiã que não tem um par da mesma espécie: Tiacha.
O livro tem muito mais acontecimentos interessantes, e vocês só vão descobrir quando desfrutarem da leitura do mesmo.

"(...) mas o fato é que existem coisas inexplicáveis, quer no céu, na terra, no mar ou nas estrelas.
-O que é o homem? Tentamos lidar com o inevitável e vemos, a cada dia, nossas teorias escorrerem pelo ralo e não somos capazes de melhorar, apesar de tudo."
Página 39.

Posso dizer que é um livro completo, tem aventura, suspense, romance, mistério, utopia. O autor dá uma aula de geografia, ao descrever muito bem o cerrado e as espécies de animais brasileiros, o que trás harmonia e complementa a fantasia da história. Eu recomendo, foi uma leitura muito agradável e fluiu muito rápido. É um livro nacional que não perde pra nenhum livro internacional, em questão de fantasia, conteúdo e originalidade, nesses aspectos ele simplesmente arrasa.
Espero que tenham gostado da resenha, e entendam a importância de valorizar os livros nacionais que são muito incríveis e não tem a visibilidade que merecem.
Abraços

site: http://umagarotaleitora.blogspot.com.br/

Fernanda 12/01/2015

Resenha: Lua, lobos e cerrado
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/01/resenha-lua-lobos-e-cerrado-andre.html

SakuraUchiha 21/12/2014

Dê-me um ponto de apoio e eu moverei o mundo" - Arquimedes
"- Você se sente bem só? Não sente falta de alguém?
- Sinto.
- Então a natureza não ia te destinar a ficar só se esculpiu o desejo em sua alma de se completar com um par. Ou seja, se você sente vontade de ter alguém, esse desejo foi posto por Deus, e, se foi posto por Deus, é para ser realizado. Como pode Deus querer que você fique sozinha quando foi Ele quem colocou esse sentimento de ter um companheiro?"

Eu gosto dos livros narrado em 1ª pessoa por ser rico em detalhes e ponto de vista, e este é cheio de detalhes. Gosto principalmente porque te faz entrar de cabeça no livro, sentir como se estivesse vivenciando o momento.

O livro é narrado pelo Josber, que entrou no Cerrado como um mero-ajudante, para auxiliar Eduardo Luz em seu doutorado. Além de Josber e o doutorando Eduardo Luz, também temos a professora Olga, Madeleine - companheira de Eduardo -, e o motorista Otávio.
Alguns dias no Cerrado e Josber já estava tendo imaginações eróticas com Madeleine.
Depois de uma semana eles resolvem mudar o percurso e ao encontrar um bom lugar eles resolvem explorar durante a noite, e escolhem um lugar onde se chega somente a pé.
Ao chegar no local, eles armam os equipamentos e arapucas par poder pegar os marsupiais. Logo na primeira noite de exploração, eles não tem sorte apenas de encontrar vários espécimes, como também se deparam com uma em especial bem peculiar: Lobisomens.
Susto toma conta de todos ao se depararem sendo encurralados por não um, mas 15 horripilantes e medonhas bestas.
Vendo todos morrendo de medo, Josber toma a liderança e resolve atacar esses seres místicos antes de serem atacados. Mas para seu azar eles são fortes e nem os tranquilizantes conseguiram penetrar suas peles grossas. Pânico toma conta deles, mas Josber acha que o melhor a fazer é permanecer em silêncio, já que os lobos os haviam encurralados, e rezar para que os lobos percam o interesse neles. Mas isso está longe de acontecer. Eles percebem que os lobos querem alguém do grupo deles e agora é lutar para sobreviver. Por sorte eles conseguem escapar dos lobisomens, e assim eles diariamente começam seus esforços de tentar fugir dos lobisomens e do Cerrado. No fim da Lua Cheia eles se vêem aliviados por finalmente se livrarem daqueles monstros medonhos. Mas o que não sabiam é que com a chegada da Lua Minguante há outro tipo de perigo iminente: mais lobisomens, porém estes são diferentes.
Sem entender nada e apenas fugindo desses seres, Josber e seu grupo se deparam com outra ajuda no meio do caminho. Eles encontram tipo uma casinha abandonada mas aconchegante, onde podem ficar, lugar este protegidos por seres misteriosos. Após o outro dia eles são instruídos a seguir uma trilha e a não sair dela... onde encontram um caminho seguro e também alimentos que são deixados a cada refeição diária.
Alguns dias na trilha e eles se vêem frente ao vilarejo habitado por jovens humanos, humanos e que é protegido pelos guardiões, estes que por final falaram mais sobre o mundo de Galterr (adorei esse nome).
Eles ficam pasmos de ter uma comunidade com pessoas normais num lugar tão remoto como o Cerado Mato-Grossense.
Lá são instruídos a seguir para uma hospedaria e se deparam com os 5 guardiões místicas. Eles descobrem que não há só 1 espécie de lobisomens, mas 3: Os Lobizoons, os Lobisomens e os lobizomins. Para cada lua uma espécie diferente de lobisomens. Agora que a Lua Crescente vai aparecer, eles estão para enfrentar os 'Lobizoons', grandes lobos brancos, maiores que os Lobisomens (espécie que aparece na Lua Cheia e são sanguinários, os primeiros que eles viram).
No começo apenas existiam os Lobizoons e os Guardiões. Os Lobisomens nasceram pela vontade humana, da ganância pelo poder e através da magia negra, se transformando assim nas criaturas sanguinárias. Os lobizomins já são criaturas mais brincalhonas, porém de má gosto. No Vilarejo há 80 humanos que vivem pacificamente, mesmo com essas criaturas aos seus redores.
Os guardiões explicam por fim que eles estavam atrás de Olga porque ela ainda era virgem. Na verdade eles não podem ultrapassar as fronteiras protegidas por barreira mágica feita pelos guardiões. Somente com um ritual bárbaro na qual inclui uma virgem isso é possível. então quando eles vêem o grupo com a Olga eles vêem a oportunidade de escapar.
Mas numa jogada do Lobizoons que tem o poder de hipnotizar os seres humanos, eles encantam Madeleine que consegue desfazer uma parte da barreira do vilarejo e eles conseguem adentrar, para pegar Olga. Josber na hora pega Olga e tenta fugir, nisso aparece a Guardiã Tiacha que consegue um lugar para eles se esconderem enquanto ela os protege. Josber se vê encurralado e a única solução viável era tirar a virgindade de Olga para poder parar aquele ataque horrendo. Dito e feito, assim que o ato acontece os lobisomens se acalmam e eles fogem.
Todos ficam felizes e voltam para retirar os escombros e tirá-los do local onde eles estavam preso depois dos ataques.
Os cinco ficam para conhecer o Vilarejo que é uma espécie de utopia de tão calmo e sereno... e nessas aventuras Josber se vê apaixonado pela guardiã Tiacha, mas ela não pode corresponder porque há regras contra relações com humanos e precisa de uma conexão forte para acontecer. Ela fica encarregada de mostrar os arredores de Galtter para ele e nisso eles se reaproximam. Tivemos até uma cena meio romântica deles, estilo Crepúsculo, onde ela o carrega nas costas para chegarem ao destino rápido.
Alguns dias depois tivemos um festival de luta no Vilarejo onde os lobisomens, lobizomins e os lobizoons iam lutar entre si para ver qual era o mais forte, e depois um guardião ia lutar com eles também. Foi um das partes que mais gostei do livro, as lutas eram épicas e incríveis, descritas de forma tão real que deixa as cenas bem nítidas na mente da gente. No final tivemos a luta da Tiacha com dois lobizoons e foi emocionante.
Josber não desiste de tentar convencer Tiacha de conquistá-la, demonstrando o quanto ele a ama. Aos poucos ele quebra a barreira dela e ela cede, onde acontece um fenômeno único com eles. Ela começa a sentir diferente e pede que ele a abraça. Ela começa a ver tudo de cor diferente e seu coração começa a bater no mesmo ritmo que Josber. Ele também começa a ouvir as batidas de seus corações juntos, num mesmo ritmo impulsionando que se amassem naquele momento, e eles se entregam a paixão. então acontece um repentino e violento terremoto e assustados eles acordam. Josber se vê diferente e vê que uma parte da força dela passou para ele.
Agora ele tinha a pele diferente e também saltava e corria na mesma velocidade que ela. Logo que voltam para o vilarejo, são recepcionados pelos guardiões com as faces duras e preocupados.
Logo eles descobrem que o terremoto partiu o encantamento das fronteiras e isso fez com que todos os licantropos ficassem soltos pelo mundo. Agora resta a eles saberem o que fazer para resolver esse grande problema. O lado bom é que Josber finalmente tem a pessoa que ama ao seu lado e como um meio-guardião agora ele vai estar envolvido mais do que nunca nessa caçada as bestas.

O começo do livro é gostoso de ler porque apesar de falar sobre cerrados e animais, parte científica e geológica, tem um linguajar extrovertido e te deixa a vontade para o que vai acontecer.
O livro é uma aula de geografia, com uma riqueza de paisagens. A parte fantasiosa também casou certinho com o mundo real. Adorei o tema dos lobisomens, seus diferenciais e a maneira como vivem. É um tema bem abordado e de fácil interesse.
No final tem uma luta épica dos espécimes de lobisomens, e da Tiacha foi de tirar o fôlego. É um submundo diferente e sofisticado.
Porém eu não conseguiria viver nesse vilarejo utópico, gosto de um pouco de caos em minha vida rsrsrs.
Esse livro tem potencial para uma grande série, mas se for uma trilogia já vai agradar porque vai dar para abordar vários temas e também poderemos ver grandes aventuras do Josber agora um semi-guardião.
A capa é linda, e tirando um errinhos de digitação, não deixa a desejar o livro. Adorei ter a oportunidade de ler e espero ansiosamente conferir em breve a continuação do livro e também outros títulos do autor.
Recomendo a leitura.

Lina DC 04/12/2014

A história se passa em Mato Grosso, onde um grupo peculiar enfrenta o cerrado para uma pesquisa de doutorado de Eduardo Luz. Eduardo quer catalogar os hábitos de alguns marsupiais no cerrado e para isso conta com um motorista/cozinheiro, o Otávio, a professora Olga, Madeleine e Josber.

Acontece que durante essa pesquisa de campo, esse eclético grupo se perde e começa a ser perseguido por criaturas que só existem nos contos de fadas (pelo menos é o que eles pensaram!): os lobisomens. O leitor precisa descobrir a razão dos lobisomens estarem seguindo esse grupo, enquanto acompanha as trapalhadas e tensão que esses cinco personagens passam.

O primeiro ponto de destaque da obra é o fato de que se passa no Brasil. É interessante observar esse tipo de tema sendo explorado nas nossas terrinhas.

Outro ponto de destaque é que o autor Andre Tressoldi não se prendeu as características que estamos acostumados ao imaginar sobre lobisomens. Para início de conversa, existem tipos diferentes de criaturas para cada tipo de lua. Foi bem criativo.

E por último, mas não menos importante foi a inserção de guardiões desse mundo sobrenatural. A inserção desse grupo permite o leitor acreditar que é possível existirem lobisomens mesmo sem nunca termos visto um. A construção desse grupo em particular e até mesmo os locais que eles habitam foram bem delineados, trazendo uma maior complexidade à trama.

Vale a pena ressaltar que não é apenas o enredo que chama a atenção do leitor. A personalidade dos protagonistas, principalmente de Josber, consegue divertir o leitor mesmo no meio de perseguições. O grupo acaba arrancando risadas graças aos comentários engraçados e situações em que se encontram. Enquanto Eduardo é a voz da ciência, Otávio é a voz das crendices populares, das lendas que povoam o país. Isso permite uma leitura mais ampla, com direito a discussões com vários pontos de vista.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa tem um ar misterioso e combina com a história.