O homem diante da morte

O homem diante da morte Philippe Ariès

Resenhas - O homem diante da morte

Alipio 30/01/2022

O Homem diante da Morte
"A morte é a única certeza da vida" (adágio popular)
A obra Clássica do historiador francês, Phillipe Ariès - "O Homem Diante da Morte", não tem como objetivo de dar-nos respostas sobre as indagações que fazemos acerca da morte, mas como o homem lida com a morte durante toda a história da humanidade. O autor não trata do aspecto filosófico e sim do aspecto cultural da morte - como as diversas sociedades em diferentes épocas lidavam com a morte.
Pihillipe Ariès, após anos de pesquisas e apresentado farta fontes bibliográficas, analisa a morte e suas representações desde a Idade Média até as últimas décadas do Século XX, passando por seus vários estados: aceitação, domesticação, proibição, negação.
Philippe Ariès, é considerado um dos pioneiros no estudo da história das mentalidades ( terceira geração da Escola dos ANNALES).Seus interesses estão nas formas pela qual uma cultura vê e classifica fenômenos tais como a infância e morte.
___________________________________

Wagner 03/11/2016

A MORTE RESTITUI DIGNIDADES...

(...) "Para a região do Nordeste do Brasil, é a morte que conta, não a vida, já que praticamente a vida não lhes pertence." A posse da morte é " o seu direito de escapar um dia ao constrangimento da miséria e das injustiças da vida". A morte lhes retitui a dignidade (...)

in: ARIÈS.Philippe. O homem diante da morte. São Paulo: UNESP, 2014. pp 752