Segundo

Segundo Pedro Gabriel

Resenhas - Segundo Eu Me Chamo Antônio

Grailson 26/03/2024

Li o primeiro livro há dez anos, agora li o segundo. Achei no geral, fofinho. Porém ao mesmo tempo, me cativou mais que o primeiro. Gosto da melancolia e exagero dos poemas do autor e as artes são lindas.

Natalia Ribeiro 16/03/2024

Legal
Uma leitura rápida, muito rápida.. acredito ser um ótimo livro para ressaca literária..
Achei legal o autor colocar no final a legenda caso não entenda o que está escrito...

Rosy Sales 08/03/2024

Segundo Eu Sou Antônio é um romance que desperta curiosidade pelo seu título peculiar, mas que, infelizmente, não consegue manter o mesmo nível de interesse ao longo de suas páginas. Escrito por Pedro Gabriel, o livro foi publicado em 2017 e, desde então, tem recebido opiniões diversas de seus leitores.

A trama gira em torno de Antônio, um personagem que parece representar diferentes facetas do autor ou mesmo do leitor. A narrativa se desenvolve por meio de uma série de pensamentos, reflexões e fragmentos poéticos que permeiam a mente do protagonista. Nesse sentido, o livro apresenta uma estrutura não linear, muitas vezes confusa, que pode dificultar a imersão do leitor na história.
Um dos aspectos que contribuem para uma suposta "falta de graça" do livro é a falta de desenvolvimento dos personagens. Antônio, embora seja o protagonista, permanece como uma figura abstrata, sem contornos definidos. Suas emoções, conflitos e motivações não são explorados de forma profunda o suficiente para gerar empatia por parte do leitor. Além disso, os demais personagens que cruzam o caminho de Antônio ao longo da narrativa também carecem de profundidade, tornando difícil a conexão emocional com a história.
Além disso, a trama em si carece de um arco narrativo claro e coeso. Os eventos parecem acontecer de forma aleatória, sem uma direção ou propósito definidos. Isso pode deixar o leitor perdido e frustrado, sem saber para onde a história está indo ou qual é o seu significado.

No entanto, é importante reconhecer que a experiência de leitura é subjetiva e o que pode parecer sem graça para alguns leitores pode ser profundamente significativo para outros.

Luana 03/03/2024

Realmente incrível
Confesso que demorei muito para terminar de ler esse, mas dado ao momento de turbulências e homofobias que ando vivendo, nada como termina-lo nessa fase, pude me sentir representada e entendida em poucas palavras, mas grandes e sabias poesias.

bela.0 30/01/2024

Lembrança portátil
-Para nunca me faltar inspiração, você precisa sempre me fazer falta.- Se eu fosse escolher uma frase que resume tudo que li, seria essa.

Livros de poemas sobre sentimentos costumam sempre me conquistar, e dessa vez não foi diferente. Este livro é repleto de -nós mesmos-, retratados de uma maneira leve e simples. É uma leitura rápida, com sentenças curtas, mas reais o bastante para nos fazer refletir sobre o amor e suas despedidas, e deixa claro que cada palavra foi inspirada na angústia de não se poder admitir nossos sentimentos para quem amamos.

A pessoa amada nunca morrerá, tampouco cairá no esquecimento, enquanto houver metáforas para escrever sobre ela e sobre a emoção que deixou. E ler de maneira clara nesse livro todos esses sentimentos alivia não apenas o escritor, mas a nós, leitores, pois nos lembra de que nenhuma experiência é de toda única. Alguém nos entende, e é capaz de admitir e reconhecer coisas sobre as quais costumamos divagar, e isso alivia.

A única crítica que tenho é com relação à quantidade de trocadilhos com as palavras; eu, particularmente, achei muito. Sinto que mais equilíbrio na recorrência desses jogos de palavras teria tornado os poemas mais impactantes e menos repetitivos, de certa forma. Mas é um ótimo livro.

Gostaria de dar ênfase também às lindas ilustrações orgânicas, colagens e cores: isso tornou a experiência da leitura muito interessante!

Milena1067 22/01/2024

Antônio ??
Que livro bom, leve e que nos toca de uma forma sútil e profunda. Segundo fala sobre amor, dor, saudade e a vontade de dar certo!

giuliavieiram 16/01/2024

Achei o primeiro melhor - me identifiquei mais - mas dei a mesma avaliação porque amei o fato desse ter tido trechos longos, não só os do guardanapo, to lendo o terceiro e com certeza é o melhor, mas a trilogia em si vale a pena ler. são curtinhos, rápidos de ler, e como todo livro de poesia, sempre rende alguma reflexão benéfica :)

Ophelia.0 20/12/2023

?A beleza do mistério preserva a eternidade dos amores.?
Sempre tento dar uma chance para esses livros com poesia desconstruída e visual, mas a verdade é que eu ainda não consegui me identificar com nenhum deles. ?Eu Me Chamo Antônio? tem muitas ilustrações incríveis e uma escrita sensível, bonita. É uma leitura rápida e cativante, mesmo que o jogo de palavras e as rimas simples não façam muito o meu estilo.

Kethllyn.Oliveira 20/12/2023

Considerações
Não curto muito livros de poesias, porém queria um livro mais prático e rápido para retornar o ritmo de leitura e encaixar na correria do meu dia a dia. É um livro visualmente bonito, com ilustrações perfeitas. Porém, alguns trechos ilustrados me deixou muito confusa na hora da leitura, e eu tive que ficar tentando entender o cotexto, fora isso é um livro muito fofinho.

Smbdouthers 08/10/2023

"[...] e escreveu no espelho, com a delicadeza de uma mão trêmula, eu te amo tanto que prefiro não te estragar. Adeus. Depois de rir e vor tantas vezes pelo meu mundo [...]"

Sofia 16/09/2023

é um livro muito bom e com textos ótimos, a leitura é rápida e gostosa,os desenhos também são muito lindos e em vários textos eu me identifiquei, muito bom mesmo

Badlagirl 12/09/2023

Em Segundo Eu me chamo Antônio, além de frases irreverentes e poéticas, o personagem abre para o mundo as páginas do caderno em que escreve fragmentos de textos alguns de seus pensamentos mais profundos e explora sua criatividade brincando com frases e esboços rabiscados nervosamente. A arte de Pedro Gabriel expande-se para além dos guardanapos em ilustrações inéditas que pontuam essa nova obra.

Cynthia.Hellen 15/08/2023

Eu me chamo Antônio
Gente muito fofo e divertido recomendaria para adolescentes entre 10/11 anos que estão começando a ler agora

Luca.Buffo 31/07/2023

Antônio
"Ou tem amor, ou tempestade!"

Livro lindíssimo, passei horas pensando nos poemas em guardanapos e também nas figuras inseridas. Uma viagem incrível.

Para quem gosta desse tipo de leitura, é um prato cheio. Vale pena.

Alice1356 29/05/2023

Esse livro é incrível, li em 2 horas mas sinto que vou levá-lo pra vida.
adoro livros nesse estilo e queria recomendações de livros parecidos?
Sayhonara0 29/05/2023minha estante
Um sorriso ou dois, do Frederico elboni. Não são recortes em papel, mas são bons contos do cotidiano. É gostosinho de ler.