A Autobiografia de Martin Luther King

A Autobiografia de Martin Luther King Martin Luther King Jr.
Clayborne Carson

Resenhas - A Autobiografia de Martin Luther King

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@aprendilendo_ 20/12/2020

Resenha de A Autobiografia de Martin Luther King
Organizado pelo historiador Clayborne Carson e publicado pela primeira vez em 1998, a obra compila diversos textos, cartas, artigos e documentos para a criação de uma linha temporal, do nascimento à morte, de um dos mais influentes homens do séc. XX. Estamos falando de Martin Luther King, líder e representante dos revolucionários movimentos em busca dos direitos civis os quais foram realizados nas décadas de 50 e 60 nos Estados Unidos.

De início, já bem estabelecido no prefácio, o livro tem um foco muito maior na vida de batalhas sociais e espirituais de King do que propriamente o íntimo do pastor. Nesse sentido, dentre as 430 páginas, cerca de 80% do conteúdo está concentrado nos 14 anos de movimentos civis liderados por Martin. Logo, apesar de se tratar de uma biografia, a obra traz consigo uma rara dinâmica a qual instiga o leitor sem cair em mesmices ou assuntos pouco pertinentes, sempre apresentando as minucias das inseguranças e pensamentos do líder a cada situação. Em adição, a linguagem simples e os capítulos bem divididos dão um ótimo balanceamento e contribuem para uma leitura confortável e propositiva. Infelizmente, justamente por se tratar de uma vida real, com altos e baixos, o livro tem uma leve queda de movimentação na segunda parte da metade e isso acaba gerando um contraste um pouco desanimador em relação aos ápices incríveis da primeira metade e do final. Isso, no entanto, não tira o peso total da obra quanto aos seus méritos descritivos.

No tanger dos fatos, o elemento realmente encantador do livro está no homem aqui retratado. Com uma personalidade cativante e fiel às suas crenças, acompanhamos o processo de lapidação de um líder em meio a momentos assustadores. A verdade e força em cada palavra proferida por King é de certa forma assustadora, capaz de contagiar qualquer um a olhar diretamente para a injustiça e lutar contra as desigualdades cotidianas. Além disso, o peso histórico e filosófico o qual a obra traz consigo é realmente significativo. Pois não ficamos restringidos à apenas um ponto de vista, mas passeamos por todo um cenário mundial ao lado do pastor batista, por lugares como Índia e Gana e debates envolvendo Malcolm X, a guerra do Vietnã e os problemas da desigualdade social.

Capaz de trazer à tona grandes questionamentos sobre nossos propósitos, sonhos e atitudes enquanto retrata toda uma história não apenas de um grande movimento, como de um grande homem, A Autobiografia de Martin Luther King é comovente e inspiradora.

nota:8.8

Instagram:@aprendilendo_
Diego 20/12/2020minha estante
É o maior livro que já li.

@aprendilendo_ 21/12/2020minha estante
é um livro encantador, amigo!

Mari 29/10/2023minha estante
Resenha perfeita, já estava com vontade de ler, agora então firmei minha decisão, será um dos primeiros de 2024

Henrique982 05/01/2024minha estante
Faço das suas, minhas palavras Mari, é exatamente assim que me senti

@tigloko 12/04/2023

"Nós queremos ser livres"
Acompanhamos a vida do pastor e ativista político Martin Luther King desde sua infância durante os anos 30, passando por sua formação acadêmica e as várias batalhas que travou contra o racismo e a favor dos direitos civis nos anos 1960. Momentos chaves da sua vida são retratados com suas próprias palavras( o livro foi organizado por Clayborne Carson, historiador especializado em King que reuniu discursos, cartas, diários e textos para montar o livro) como o boicote aos ônibus em Montgomery, a viagem a Índia( grande inspiração para o movimento não-violento na figura de Mahatma Gandhi), a marcha sobre Washington, o Nobel da Paz e Selma.

Foi impossível para mim terminar essa leitura e não ser impactado pelo otimismo e esperança de Martin Luther King. A sua luta pelos direitos civis inspirou uma geração e continua inspirando até hoje. A não-violência adotada por ele é algo admirável tendo em vista o clima quente dos anos 60 no que se refere ao racismo presente na sociedade americana. Sua fé em Deus foi um grande combustível para nunca desistir dos seus ideais mesmo que tudo estivesse contra ele. É um livro muito inspirador.

O livro reúne alguns discursos, cartas e textos que o próprio escreveu e o organizador do livro colocou em uma ordem cronológica dos acontecimentos. Fazendo o livro ter uma linha narrativa bastante coesa, ficando bem fácil se situar. E fiquei surpreso em quanta coisa ele participou e conquistou em tão pouco tempo de vida. Antes desse livro eu só conhecia Selma como um grande momento da vida dele. Mas depois da leitura são tantos eventos importantes que seria difícil cravar qual é a grande contribuição dele. Imagino o quanto mais ele teria contribuído se não tivesse sido assassinado.

Também gostei de conhecer um outro lado do King. Tinha uma ideia de pureza imaculada. E com essa leitura pude saber seus medos, dúvidas e ver um lado mais "humano" dele.
Aline MSS 14/04/2023minha estante
Sua resenha me fez desejar demais esse livro. ???

@tigloko 14/04/2023minha estante
Fico feliz Aline ?, é realmente um livro muito bom

nara.monize 26/05/2022

Sem palavras!!!
Eu já tinha muito ouvido falar sobre a importância de M.L King na história da humanidade. Porém, ao ler as próprias palavras dele, seus sermos e tudo que ele acredita. Sua luta não violenta que transformou todo o contexto histórico de uma raça. Como fazem falta homens tão íntegros como ele no mundo.

Fiquei também muito impactada sobre a sua fé tão genuína em Jesus e que orgulho como cristão que procurou servir a humanidade de forma tão abnegada.

Esse livro já entrou na lista de favoritos de 2022

Bruna 18/07/2020

Leitura fantástica
Começa pela fato de que o livro é extremamente bem escrito, tanto pelas cartas e transcrições de conversas e pronunciamentos de M.L.King, como do próprio autor que é muito feliz nos momentos que atua como ?narrador?. A vida do reverendo King é pura inspiração. Leitura obrigatória para quem quer entender sobre parte da luta das negros americanos e também para evolução pessoal, afinal M.L. King nos prova que podemos sempre ser melhor do que já somos.

Guilherme.Augusto 09/08/2020

King foi monumental!
O que tenho a dizer sobre à autobiografia deste ser iluminado é que sua história foi repleta de batalhas, muitas vezes árduas e intensas.
Não obstante buscou através de suas convicções, de suas crenças, e mto também pela sua criação, revolucionar uma América totalmente deitada e aterrada no racismo e na intolerância.
Com a mão invisível do nosso Pai, Deus, foi abençoado a ser seu apóstolo, guiando as ovelhas sofríveis e molestadas por um status quo opressor - magnânimo em destruir quaisquer esperanças, quaisquer condições descentes de vida. Com muito suor, determinação, integridade, coragem, amor e credo, lutou bravamente pela integridade e unidade do homem, pelos direitos civis equivalentes e igualitários.

Martin Luther King, em resumo foi um homem de Deus, filho e pai de família a ser o pivô do reconhecimento cívico decente, da unidade dos direitos de uma nação, da integração das cores, da harmonia de pensamentos antagônicos, da luta do amor como fronte e não violência com arma nas batalhas.
Não à toa ganhou o Nobel da Paz!

Esse negão foi e será exemplo a todos nós. Provou por A + B que o poder do amor é superior e totalmente benéfico. Nos mostrou que podemos sim deixar de lado qualquer diferença e vivermos como um só povo.

Devemos agradecer pelos seus feitos monumentais, aposto que se não o tivéssemos em nossa história, esta estaria muito mais tortuosa e obscura.
Jamile.Almeida 09/08/2020minha estante
Sensacional! ??????

Guilherme.Augusto 10/08/2020minha estante
demais! ??

Renan 12/12/2020

Um sonho inspirador
Martin Luther King é inspiração pura. Poder acompanhar a vida dele através de suas próprias palavras é fantástico. Seus discursos, ações e reflexões nos levam a pensar: eu tenho um sonho e vou lutar para realizá-lo.

Publico Mini resenhas como essa na página Parágrafo Sugestivo no Facebook.

Jennifer 01/05/2021

Leitura necessária
Sem dúvidas um dos seres humanos mais incrível que já habitou o nosso singelo planeta Terra. Que grandeza, que missão linda e que compromisso com o ser humano. Para mim, até este momento, ele foi o homem que mais conseguiu traduzir e aplicar os ensinamentos de Jesus.

Sabrina382 04/11/2021

A autobiografia de Martin Luther King
Não é por menos que Martin Luther King inspirou tantos movimentos e foi porta-voz de tantas lutas pela justiça.

Ele falava sobre luta racial, mas sem deixar de lado seus ideais, seu caráter e aquilo que ele acreditava. Que era possível sim lutar por seus direitos sem apelar para a violência. Uma voz que se destacou em meio a tantas indignadas pela segregação, pelos insultos, pelas injustiças presenciadas.

?Vocês sabem, a igualdade não é somente uma
questão de matemática e geometria, mas uma questão de psicologia. Não é apenas algo quantitativo, mas algo qualitativo; e é possível termos igualdade quantitativa e desigualdade qualitativa. A doutrina do separados, mas iguais é uma impossibilidade. ?

Um livro denso com uma história tocante, inspiradora e acima de tudo real que teve um impacto tão profundo na sociedade como um todo.

? Eu tenho um sonho de que um dia essa nação vai levantar-se e sustentar o verdadeiro significado de sua crença - consideramos como verdades evidentes por si mesmas que todos os homens são criados iguais (?)?
JurúMontalvao 22/11/2021minha estante

Fernandho7 20/05/2020

Eu tenho um sonho...
Viver por uma causa que valha a pena, te compromisso com seu povo, exigir direitos com inteligência através da proposta ousada da não violência. Atitudes Inspiradas em grandes líderes como Ghandi, Lincoln...Jesus Cristo, king mostra que sonhar é possível e a vida precisa ser validada por escolhas que produza vida.

Edmilson.Gomes 06/03/2022

Liberdade, respeito, lutar e conquistas.
Que livro maravilhoso, cujo mostrar o quanto a união dos mais desfavorecidos, pode fazer para conseguir os sonhos, que simplesmente era ser respeitado e livre, enfim ainda em pleno século 21 existe essa segregação, e só com esse maravilhoso exemplo, que mostra que não devemos esperar por outrem. Recomedadissimo.
almeidalewis 06/03/2022minha estante
???????????

Dedeu 17/06/2020

Martin Luther King
"Se puder ajudar alguém com minha passagem, se puder estimular alguém com uma palavra ou canção, se puder mostrar a alguém que está viajando no caminho errado, então minha vida não terá sido em vão. Se puder cumprir meu dever como cristão, de puder trazer a salvação a um mundo já criado, se puder difundir a mensagem como o mestre a ensinou, então minha vida não terá sido em vão."

Prof. Angélica Zanin 25/12/2020

Ainda, apenas um sonho
A autobiografia de Martin Luther king foi escrita baseando-se em documentos, cartas e relatos históricos, portanto pouco voltada para os aspectos pessoais. O autor narra, com detalhes, sua luta pelos direitos civis e também ressalta toda a importância da não violência nestes movimentos. Neste tipo de história é muito angustiante conhecer o final e sabê-lo extremamente triste e injusto. Martin foi um homem como poucos e ler sua trajetória de amor e luta em tempos de Natal só fortalece a certeza de que o pior mal não é não praticá-lo, mas também silenciar diante dele. Inspirador e revelador, afinal, ainda hoje se matam aqueles que defendem com significância e sucesso as minorias. Sim, nós temos um sonho, mas em pleno século XXI, ele está longe de ser real.

Renata 09/06/2020

Recomendo
Gostei e indico! Não conhecia a história dele achei empolgante e muito centrada em seu objetivo, me fez refletir sobre muitas questões atuais sobre o racismo. Eu não sabia muito sobre a segregação e no livro nos explica tudo de forma simples. Sei que é um assunto polêmico que sempre foi discutido por isso precisamos ler e conhecer para termos argumentos no próprio dia a dia. Recomendo e não vou esquecer nunca, um grande exemplo de liderança, faz muita falta nesse mundo de hoje uma pessoa assim ...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6