O Gato e o Rato

O Gato e o Rato Günter Grass

Resenhas - O Gato e o Rato

Eduardo 28/12/2010

No fim das contas, o livro todo é destinado a contar a história do jovem mahlke e sua perturbação silenciosa. "é a outra face da guerra" como se diz na contracapa. ao invés de descrever as batalhas da segunda guerra, Grass mostra o cotidiano da pequena cidade alemã; como as mortes e convocações são recebidas, o valor que se dá aos 'heróis'. mahlke é aquele menino estranho na escola e que, convocado, aparentemente tem sucesso em sua ida ao front, volta com honras. mas, perturbado, debate-se silencioso em sua condição. toda a história é contada pelo colega - difícil assinalar amizade entre eles, é muito fria a relação - que às vezes se transforma numa narrador externo, 3ª pessoa. livro humaníssimo, daqueles que adoro. PS: mahlke é aficionado por mergulhar no velho barco semi-afundado. é lá que se esconde (se enterra?). essa fixação por fugir do mundo em mergulhos dá grande força à trama. há outra metáfora imensa a se levar em conta. o gogó de mahlke (que em alemão tbém é mauz (rato), gerando trocadilho). minha edição tem 139 pgs. a leitura foi lenta, sempre com o medo de achá-lo mais-um-entre-tantos-romances. mas o final (excelente) só fez coroar um livro marcante, doído

Murilo 15/10/2013

concluida leitura em 15 de outubro de 2013