O Mito do Governo Grátis

O Mito do Governo Grátis Paulo Rabello de Castro

Resenhas - O Mito do Governo Grátis

Evandro138 16/12/2023

Selo Caco Antibes de Qualidade
Diga que você odeia pobre sem dizer que odeia pobre. Esse é um dos piores livros sobre política que já li. Caricato, com dados desconexos, pura propaganda mas com uma desonestidade intelectual que nunca tinha visto.

Alguns exemplos positivos de pais que ele elencou, que seriam países que o Brasil deveria se espelhar na visão do autor, não se sustentou e alguns passaram por crises políticas e econômicas nos anos seguinte. Outros exemplos postos pelo autor como negativos, estão cada vez mais pujantes economicamente.

O autor afasta a China do movimento socialista, so pq o resultado econômico do país é positivo. Omite o fato de Singapore ser uma ditadura. Entra na discussão sobre impostos mas não menciona que na Coreia do Norte não existe imposto. Entra no esteriótipo de que os problemas de Cuba é pq o governo gasta com assistencialismo e tem zero relação com o embargo econômico dos EUA.

Também na visão do autor, o governo dar dinheiro para pobre é perpetuar o ócio e só deveria dar dinheiro para empresário, tadinho deles.

Por fim, no epílogo ele diz que um governo não deve governar para o povo e que a solução não é nem a direita nem a esquerda, é o liberalismo e aí a desonestidade intelectual fechou com chave de ouro por tentar trazer como neutra e normal, uma mentalidade claramente de direita.

Enfim, minha análise não isenta, nem imparcial. Conheço o pensamento da direita, consigo ler e entender os pontos dessa esfera política, embora não concorde, mas esse livro em específico foi o auge da desonestidade.

Robbie 09/08/2023

Um panorama de governos ao redor do planeta
O autor faz uma crítica a governos que usam o que ele chama de "governo grátis" em suas gestões. Que em resumo é o fato de adotar políticas que só visam o curto prazo, não se importando com as consequências que isso gera para o país ao longo dos anos. Gerando estagnação, principalmente na frente econômica.
O autor também faz um compilado de como são diversos governos em vários países e destaca as ações tomadas que deram certo e as que não deram certo o longo dos anos, de acordo com sua pesquisa.
Em todo o livro ele faz comparações com o Brasil e diz o que os governos daqui poderiam aproveitar para tornar o país melhor.
O autor também propõe soluções do que seria interessante adotar para sair da "cilada" do governo grátis.

Jean.Kuri 26/01/2022

Todos precisam ler
Mesmo que muitos saibamos os erros do nosso governo, somos nós que começamos a errar quando escolhemos de forma equivocada.

Rod 21/01/2022

Desismisítificando que o Governo da algo "de graça"
Livro que fala algo que poderia parecer obvio mas a falta de conhecimento e propaganda não deixam transparecer: não existe almoço grátis. Mostra como o Governo brasileiro (e isto em todas as esferas de poder) é uma máquina de pegar dinheiro dos cidadãos, as vezes principalmente das pessoas mais pobres, e devolve parte disso em serviços de qualidade duvidosa. É como se fossemos concorrer com outros países uma corrida mas estamos com uma bola de ferro amarrada nos pés nos atrapalhando de correr.

Fábio Perrucci 25/09/2020

Ótima leitura
evidencia como um fenômeno político que promete distribuir vantagens e ganhos para todos, sem custos para ninguém, e como a riqueza está concentrada na mão de poucos privilegiados e sugere profundas mudanças estruturais no Brasil para que as desigualdades socioeconômicas possa ser minimizadas.

Adilson22 11/06/2020

Livro muito bom. Muito esclarecedor. Recomendo a todos. Leitura básica.

Frederico80 09/07/2019

Pra quem é da área
O livro é ótimo pra quem é da área ou grande entusiasta do assunto (o que não é meu caso).
Vou ser justo: o livro é muito bem escrito, tem riqueza de detalhes, números, estatísticas e dados de política e economia (óbvio). Então, pra quem não é do ramo, acaba ficando um pouco chato.
Mas tem partes muito interessantes, não dá pra negar.
Apesar de tudo, achei um bom livro.
Vale a leitura? Com certeza!!

Rafael 10/05/2019

Não acredite em governo grátis
“O mito do governo grátis” foi inspirado no economista Milton Friedman – que não existe almoço grátis, ou seja: no caso de Paulo Rabello não existe um governo grátis. É apenas um falácia aceita, muitas vezes pela população; não somente do Brasil mas em muitas partes do mundo – pois é mais fácil acreditar que o Estado gasta o dinheiro nas custas de ninguém e que os recursos do governo não têm fim.

Geralmente “os governos grátis” vêm com promessas que irão defender os mais pobres por meio de diversos “programas sociais” e que, geralmente, não terá custo para os mesmos. Com um governo bem intencionado, tudo é grátis. Mas se esquecem que esses modelos de governo estabelecem uma carga tributária cada vez mais progressiva e, assim, onerando cada vez mais os recursos da população, sobretudo dos mais pobres, pela alta taxação de produtos e serviços, além de não entregar os “serviços públicos” de modo efetivo.

O “governo grátis” é obeso, com déficits nas contas públicas, muitas vezes corrupto e, é claro cobra cada vez mais impostos. Assim, com o aumento do Estado - há o encolhimento da iniciativa privada – pois o governo quer subtrair, cada vez mais, recursos de quem produz e distribuir para quem não produz. Portanto, empresas, comércios, tendem a diminuir o seu quadro de funcionários, falirem. O “governo grátis” é campeão em dificultar a poupança, o investimento e a inovação nos mercados. Mas é claro, não vai haver custos para ninguém.

Esse “modelo gratuito” não é demérito apenas no Brasil, mas em quaisquer partes do mundo o apelo à emoção e à irracionalidade está levando vários países à bancarrota por meio de políticas econômicas falaciosas, como na Rússia, na Venezuela, na Grécia. A conta chegou para esses países, e agora a “gratuidade do governo” transformou-se em um grande pesadelo, de difíceis alternativas.

Mesmo países mais alinhados com uma economia mais liberal se deixaram levar pelo “mito do governo grátis”. Os Estados Unidos, gastando muito com sua defesa, mesmo após o fim da Guerra Fria; o Canadá com sua dívida pública crescente nos anos 80. São alguns exemplos da expansão do gasto público, com elevado custo para a população.

O problema central de “governos grátis” é a questão fiscal, as contas públicas de que precisam estar alinhadas para suprir as demandas sociais e também não retirar a competitividade da iniciativa privada. Os governos, portanto, precisam balizar essas duas esferas da sociedade, independentemente de sua vertente - pois é necessário promover políticas públicas que favoreçam à sociedade aliado à transparência de suas atividades.

Além disso, os governos devem estar atentos aos mercados globais, investir na educação a longo prazo para formar capital humano de qualidade. Só assim, será fomentado uma sociedade de cidadãos livres que dependa menos do Estado, que tenha mais responsabilidade individual e consciência de seu papel na sociedade. Dessa forma passe a depender menos de burocratas do governo que só querem usar o “governo grátis” como massa de manobra para os menos favorecidos e também favorecer os “amigos do governo”, por meio de lobbies com grandes empresas que prejudicam a população, ou seja: o pagador de impostos.

Valdirene.Alecksandro 02/09/2018

Le Livros
Já no início do livro, nos 3 primeiros capítulos, o autor mostra a que veio e faz uma análise interessante de como são formados os governos grátis. Destaco a seguinte parte:

“Governos são agentes provocadores de esperança.(…)o governo é a representação de vontades individuais harmonizadas e que dão significado à vida compartilhada por todos na polis (…) Quando a exclusão é dominantes, surge a cidade dividida, a cidade partida, fragmentada, que exibe bolsões de autoexclusão que se denominam favelas, ou qualquer outro nome, sinalizando que a vida na polis será vivida em separado. Nessas situações de sociedades complexas e excedentes, a representação política dos cidadãos fica tão complicada que ninguém mais tem certeza de que o governo ainda represente o coletivo social. O governo passa a ser um território virtual no qual os cidadãos, em múltiplos conflitos, marcam encontro para acertar seus ponteiros.”...

Baixe o Livro Grátis no site abaixo

site: http://le-livros.com/baixar-gratis-o-mito-do-governo-gratis-paulo-rabello-de-castro/

Mr. Jonas 17/11/2017

O mal das politicas econômicas ilusórias e as lições de 13 praises para o Brasil mudar
O mito do governo grátis tem relação com promessas de benefícios e incentivos para todos, sem que isso tenha um custo embutido para ninguém. E esse fenômeno político gera grandes problemas para a economia brasileira em particular. Todo mundo já discutiu ou conhece alguém que discutiu, um pouco sobre os programas de governo Bolsa Família, Ciências sem Fronteiras, Minha Casa Minha Vida e entre outros. Mas você sabe como eles afetam o país? Essa obra, escrita pelo economista Paulo Rabello de Castro, fala exatamente sobre isso! Esse livro vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto e descobrir como mudar essa realidade.

Matheus 29/09/2016

Panorama Geral
O Mito do Governo Grátis é um bom livro pra se ter um panorama geral, mesmo resumido, de vários modelos de economia em diversos países. Mostra o perigo do crescimento desenfreado do Estado, que acaba por podar iniciativas inovadoras, o crescimento individual e a produtividade. O que marca no livro é a certeza de que o potencial do Brasil ainda é gigantesco, tamanhos atrasos que ainda cultivamos. Basta algumas mudanças pontuais para alavancarmos. Basta vontade para destravarmos e ganharmos velocidade.

Rodrigo Teixeira 21/09/2015

O Mito
A maneira de ver as ações estatais, após esse livro, muda substancialmente.

karinna adad 09/03/2015

livro a ser lido com ressalvas
Livro a ser lido fazendo muitas ressalvas: desde a introdução na qual ele explicita os avanços da ditadura na economia como pontos valorosos e despreza os resultados advindos com o plano Real e com os obtidos no governo Lula até muitos dos exemplos utilizados como comparação de governos que deram certo, com diferenças gritantes em vários aspectos: geográfico, histórico, cultural, social, econômico.

Vale como um contraponto para outros livros cujos autores são visivelmente de esquerda, a despeito desse que é de direita e tem usa como referência para suas notas fontes declaradamente de direita:O Estado de São Paulo, O Globo, Valor Econômico.