Sejamos todos feministas

Sejamos todos feministas Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Sejamos todos feministas

Adriana Scarpin 30/09/2014

O problema desse livro é que ele é muito curto, eu poderia ler o que a Adichie escreve com propriedade por centenas de páginas, ela é a Simone de Beauvoir da contemporaneidade.
Marcelly 25/11/2014minha estante
Uma pena ser curto mesmo. =/

Lucia 29/11/2014minha estante
Dri, ele só é curto porque é a transcrição de um discurso (acho que este é o termo correto) que a Chimamanda fez numa das conferências da TED (link: https://www.youtube.com/watch?v=hg3umXU_qWc ). Eu gostaria muito de ler mais coisas da Adichie falando sobre feminismo! Ela é ótima e eu amei assistir e ler isto, mesmo que seja curto. Vamos esperar que ela escreva mais coisas deste tipo!
Conheces a obra ficcional dela? Se não, aproveito para indicar "Americanah", publicado no Brasil pela Companhia das Letras. É um romance belíssimo!
Abraço! ^^

Maíra 30/12/2014minha estante
Tbm achei, li ele no kindle e até achei que tava faltando. Ficou com um gostinho de quero mais!!

Joao.Lima 21/01/2020minha estante
Livro muito bom para quem ainda está por fora das discussões de gênero, ela simplifica e traduz nas suas vivências e experiências, tudo que lemos em artigos e livros mais pesados sobre o tema, exemplo: Joan Scott e Nancy Chodorow.

Milla 02/05/2020minha estante
Siiiimmm

Ebano 04/05/2020minha estante
Concordo .

Diego.Fiais 21/06/2020minha estante
Concordo!

Bianchi 30/07/2020minha estante
Com certeza. Li em uma noite antes de dormir. E queria mais!! Nem percebi q tava no fim kkkk

Renata1004 30/07/2020minha estante
Hahahq

Thonga 13/08/2020minha estante
Acabei de ter esta mesma sensação. Eu diria que não é um livro surpreendente, pelo contrário, previsível, porém entendo sua importância. Muitos precisam ler e refletir este tema.

Rubia 15/08/2020minha estante
Concordo!

Lanii 11/09/2020minha estante
Concordo, foi meu primeiro livro que li sobre feminismo, mas tenho que concorda que é muito curto, fiquei o tempo todo desejando mais.

Rupaul 28/04/2021minha estante
Ela é a Chimamanda mesmo. Nigeriana, extraordinária, africana, cientista brilhante. No livro ela citou que não se tornou feministas por causa de escritores ocidentais, é sim em resistência ao machismo no país dela. Chimamanda é única, e não ela não bebeu na fonte de mulheres ocidentais no livro ela cita isso, não com essas palavras, mas cita.

Jenny 03/07/2023minha estante
Siim, falou tudo!!!

evaeseumundo 02/08/2023minha estante
Foi a mesma coisa que pensei! Porque assim que comecei senti que ela tirou da minha boca e colocou em papel tudo aquilo que eu queria dizer mas não sabia como.

Analu218 07/03/2024minha estante
Siim foi o meu primeiro livro sobre feminismo e achei que teria mais

Renata.g 24/02/2022

Leitura rápida e essencial.
Adorei a leitura, nunca tinha lido sobre o assunto e achei muito interessante o assunto. É um bom livro para pessoas que queiram entender melhor a importância do feminismo.
Traz muitas reflexões sobre vários assuntos, a leitura é fluida e curta, em pouco tempo você termina de ler o livro. Uma leitura obrigatória para todos.

21/02/22
Fabianne 20/07/2022minha estante
Adorei seus livros e resenhas...vou te seguir

Renata.g 20/07/2022minha estante
Obrigada pelo feedback ?

Daiana 12/11/2022minha estante
Chimamanda é a rainha da minha estante ??

Renata.g 12/11/2022minha estante
Eu pretendo ler mais livros dela ?

Cerry35 10/02/2021

"Recentemente, uma moça foi estuprada por um grupo de homens, na Nigéria, e a reação de vários jovens, de ambos os sexos, foi algo do gênero: ?Sim, estuprar é errado, mas o que ela estava fazendo no quarto com quatro homens?? Bem, se possível, tentemos esquecer a crueldade desse raciocínio. Os nigerianos foram criados para achar que as mulheres são inerentemente culpadas. E elas cresceram esperando tão pouco dos homens que a ideia de vê-los como criaturas selvagens, sem autocontrole, é de certa forma aceitável."

Adonai 23/05/2020

Feminismo é importante sim
Um livro breve e introdutório, mas que ainda assim se faz necessário para descortinar algumas relações e gestos tão enraizados em nosso cotidiano e que carregam o machismo como algo natural. Chimamanda sintetiza situações de uma maneira didática e leve, ao mesmo tempo acerta em cheio o que carregamos enquanto sujeitos criados em uma sociedade misógina e extremamente limitante.

Quando a autora e pesquisadora diz que o machismo é um problema de todos, resta-me pensar naqueles que ainda não entenderam o que o feminismo significa ou ainda possuem aqueles estereótipos do que é uma pessoa feminista. Como homem e em meu lugar de fala, resta-me também tentar falar entre os meus o quanto a luta é necessária e o quanto precisamos melhorar, como bem lembrou a escritora.
Renata1004 23/05/2020minha estante
É lindo ver um comentário assim , de um homem!

Adonai 23/05/2020minha estante
Reh, sou bem amarrado nas questões de identidades de gênero e sexualidades, por isso vejo a luta feminista como um elemento fundamental de mudança da nossa sociedade, afinal a luta LGBTQIA também se alia ao feminismo!

Renata1004 23/05/2020minha estante
???

larissa viana 20/04/2022

Sejamos todos feministas!
O livro é uma versão modificada de
uma palestra dada pela autora em 2012 no TEDxEuston, conferência anual com foco na África, e apesar de curto tem um grande potencial. Quem gosta de cultura pop já deve, inclusive, ter ouvido a música "***Flawless" da Beyoncé, onde a cantora incluiu trechos da palestra de Chimamanda, que talvez soem familiares. Aqui a autora discorre, obviamente, sobre ideias feministas e a questão de gênero, ilustrando cada ponto com situações vividas não só por ela mas por outras mulheres que só vieram a acontecer pelo fato de serem mulheres. Por exemplo, na Nigéria, uma mulher desacompanhada de um homem não pode entrar em bares e casas respeitáveis, assim como uma mulher entrando sozinha um hotel não será vista como uma hóspede e, sim, como uma prostituta. Além dessas situações mais específicos de países mais conservadores, a autora dá outros exemplos que, infelizmente, estão presentes no mundo todo como a desigualdade salarial, a forma como nós somos ensinadas a sermos benquistas pelos homens e como não devemos nos impor para não sermos consideradas agressivas. Chimamanda, com uma linguagem bastante clara e direta, dá uma verdadeira aula! Qualquer pessoa com o mínimo de senso será capaz de entender o ponto de vista dela, o qual reflete a realidade de várias outras mulheres. Esse livro é essencial para todos, tanto mulheres quanto homens podem ser feministas e podem, consequentemente, lutar juntos pela igualdade de gênero e por um mundo melhor e menos opressor.

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 17/10/2021

"E se criássemos nossas crianças ressaltando seus talentos, e não seu gênero?"
Discurso feito pela nigeriana Chimamanda Ngozi, tendo sido transcrito em torno de 60 páginas, este é um compilado de informações esclarecedoras acerca do feminismo. Descontruindo preconceitos sobre o movimento, observamos como pequenas atitudes - como ensinar um menino a cuidar da organização e higiene da própria casa não passa de um dever de todo ser humano -, são capazes de transformar pensamentos retrógrados.

Vemos ainda como direitos básicos e essenciais para a sobrevivência de todos são vistos de outra forma quando concedidos às mulheres, tendo como exemplo os casos em que conquistam um salário ou posição mais alta em uma empresa. Ao mesmo tempo em que esses mesmos direitos existem como garantia de uma vida íntegra, não devendo ter essa distinção. Em países extremistas, testemunhamos que desde meninas, as mulheres são tratadas com diferença, sendo até vendidas como objetos, não tendo estudos e trabalho digno, sendo impedidas de conquistar seu espaço por plena capacidade, igual a todos e independente de uma característica biológica.

Com parâmetro no Brasil, presenciamos a existência de legislações específicas que visam conceder direitos à uma mulher em seu emprego, por exemplo. Entretanto, tais garantias são concedidas pelo simples fato da mesma gerar uma criança, sendo que o filho necessita tanto da mãe quanto de um pai. Decerto que esta é uma evolução, perante o contexto em que homens na condição de ministros decidem o que é certo ou não com o corpo de gestantes que sequer conhecem.

Faz sentido conquistar um lugar de fala por ter nascido mulher, especialmente em um país onde os direitos são iguais para todos? E nos países em que mulheres e nada são a mesma coisa, inclusive religiosamente falando? Quantas não morrem no mundo porque o ex companheiro não aprendeu que elas tinham livre arbítrio como todos?

O feminismo é visto de forma distorcida por aqueles que se recusam a entender porque ele de fato existe. Seria necessário uma luta pela IGUALDADE se tanta discriminação política e jurídica sem sentido não existissem? É um movimento que vem tentando suas mudanças desde a Revolução Francesa, deixando sua identidade por diversos marcos históricos posteriores. Apesar de ter se modernizado ao longo dos anos, não deixou de ter o mesmo intuito, sendo a concessão dos direitos naturais das mulheres idênticos aos dos homens.

A opressão sobre o feminino é histórica, portanto, um pouco difícil de ser dissimulada de repente. Entretanto, não é impossível, havendo a esperança de que as futuras gerações possam ser mais esclarecidas sobre o assunto, em contramão a maioria das gerações antigas que raramente querem pensar se o que fazem é errado, se recusando a mudar. A discriminação não nasce com o indivíduo, ela é construída.

Para mais resenhas, acesse nosso site pelo Google: pontoparagrafo.art.br
Ou nosso Instagram pelo: @pontopararafo23

site: https://www.instagram.com/p/CVJRfEQr6yi/?utm_source=ig_web_copy_link
Brujo 17/10/2021minha estante
Ótima análise !!!

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 17/10/2021minha estante
Obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado, Sidney ?

Vanessa704 18/10/2021minha estante
Sua análise me deixou curiosa.. O livro foi para minha lista de leituras.

Caso tenha interesse, procure os livros da Heleieth Saffioti, uma professora e socióloga que trabalha de forma brilhante o feminismo e a violência contra as mulheres. As obras dela também geram boas reflexões!

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 20/10/2021minha estante
Oii, Vanessa. Adorei sua recomendação, uma senhora feminista que era tão ativa é uma novidade para mim. Com certeza muito curiosa para conhecer as obras dessa brilhante mente do Brasil. Espero que goste também de Sejamos Todos Feministas, tanto quanto gostei. Boa leitura

sacerda :) 20/03/2021

rápido, é necessário.
uma leitura rápida, e clara sobre feminismo, e as vivências de uma mulher em uma sociedade patriarcal e machista.

uma ótima leitura e que todos deveriam ler!

amanda 07/05/2021

Curto e necessário
É um livro muito importante pra entender como o machismo está enraizado na sociedade mundial, a gente tem um acesso grande à cultura europeia e americana, mas algumas pessoas não têm conhecimento sobre alguns aspectos da cultura africana. Essa é uma obra pesada e intensa mas que vale muito a pena, é um livro necessário.

Mayara Belém 14/07/2020

Livro curtinho e muito importante O feminismo é extremame importante e precisa ser mais discutido... estou ansiosa pra ler os outros livros da autora.

Ally 14/01/2021

Sejamos Todos Feministas!
Um livro simples e necessário. Necessário para todos nós, principalmente para aqueles que negam o abismo existente entre ser homem ou mulher.
O livro mostra de forma clara o quanto certas atitudes e certos comportamentos são "normais" e se perduram ao longo do tempo. Normais não porque são justos e certos, mas porque são tão comuns, tão corriqueiros, que beiram a normalidade, e é mais fácil não bater de frente e deixar como está.
Que a educação que a sociedade e o mundo dispõem a meninos e meninas e esperam dos mesmos são tão sufocantes e injustos. Ultrapassados.
Ao longo do livro podemos ver diversos exemplos do quanto o homem é um ser superior à mulher, apenas por ser homem, e não por sua inteligência, criatividade e afins, mas somente por ser do sexo masculino. O quanto a palavra "feminista" soa quase como um palavrão, uma ofensa.
Se queremos ver mudanças, devemos mudar a nós mesmos, mudar a educação que é dada aos filhos, sem distinção dos afazeres que devem ser submetidos se forem meninos ou meninas. É daí que virá a mudança, a igualdade.
"Sejamos Todos Feministas" deveria ser leitura obrigatória para aprendermos desde muito cedo, o quanto podemos fazer a diferença na História.

Nota 4/5 ????.
Ally 16/01/2021minha estante
"Em todos os lugares do mundo, existem milhares de artigos e livros ensinando o que as mulheres devem fazer, como devem ou não devem ser para atrair e agradar os homens. Livros sobre como os homens devem agradar as mulheres são poucos."

"Sei que são detalhes, mas às vezes são os detalhes que mais incomodam."

"(...) era que eu nunca, nunca me intitulasse feminista, já que as feministas são mulheres infelizes que não conseguem arranjar marido. Então decidi me definir como 'feminista feliz'."

Lais544 14/06/2020

Necessário
Se repetimos uma coisa várias vezes, ela se torna normal. Se vemos uma coisa com frequência, ela se torna normal. Se só os meninos são escolhidos como monitores da classe, então em algum momento nós todos acharemos, mesmo que inconscientemente, que só um menino pode ser o monitor da classe. Se só os homens ocupam cargos de chefia nas empresas, começamos a achar "normal" que esses cargos de chefia só sejam ocupados por homens.

Day 23/09/2021

Sejamos!
Sejamos todos feministas pela nossa liberdade e pela liberdade do outro.
Sejamos todos feministas para viver em uma sociedade mais justa.

Duda 03/04/2020

Sejamos todos feministas
Achei razoável, senti que a autora só reforçou discursos muito vistos por aí, nada que acrescentasse algum novo conhecimento. Já li livros mais interessantes sobre o tema...

Carol 13/06/2021

Esse livro da Chimamanda é resultado de um discurso feito por ela trasnformado em livro, a autora chama os jovens a refletir sobre o que significa ser feminista no século XXI e explica o que é o feminismo. Achei ótimo a leitura.

Freitas 01/08/2021

Sejamos todos feministas.
Um livro com uma escrita bem fluida que traz vários tópicos para refletir.
Só não dou 5 estrelas pois é muito curto.