Sejamos todos feministas

Sejamos todos feministas Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Sejamos todos feministas

Kequell 30/05/2021

Sim, sou feminista. Entretanto, o extremismo, não somente do movimento feminista por parte de algumas pessoas, como de outros movimentos, sempre me incomodou.
Esse livro vai totalmente de encontro ao que eu entendo sobre o feminismo. Para ser feminista não é necessário odiar os homem, nem usar roupas largas, nem deixar os pêlos crescerem ou deixar de usar maquiagens e salto alto. Ser feminista vai muito além disso. Ser feminista não é algo ruim. É entender que independente do gênero, todos merecemos ter o mesmo direito e reconhecimento na sociedade.
Homens podem ser pro feminismo, pois ser feminista é acima de tudo respeitar a mulher, sem diminuí-la, sem esteriótipos e sem pré conceitos ultrapassados e desnecessários.
Leh 30/05/2021minha estante
Vou até tirar print

Kequell 30/05/2021minha estante
???

Juliete Marçal 24/06/2020

Uma leitura necessária para TODOS!
Chimamanda não estimula discurso de ódio e nem aprofunda muita nas questões de gênero pelo fato de ser um texto curto e introdutório, mas mostra a sua experiência como mulher no seu país de origem (Nigéria) onde ainda prevalecem fortemente comportamentos sexistas.

"Seríamos bem mais felizes, mais livres para sermos quem realmente somos, se não tivéssemos o peso das expectativas de gênero."

A autora mostra vários exemplos cotidianos que demonstram o preconceito instalado na sociedade, e garante que não são só as mulheres que precisam do feminismo, os homens também. Ela ilustra esses exemplos com situações vividas por ela, amigos e familiares.

Se repetimos uma coisa várias vezes, ela se torna normal. Se vemos uma coisa com frequência, ela se torna normal. (...) Se só homens ocupam cargos de chefias nas empresas, começamos a achar que esses cargos de chefias só sejam ocupados por homens."

Com isso, Chimamanda desmistifica o que é feminismo e consegue tirar os preconceitos e estereótipos negativos que podem vir com a palavra.

Além de defender a importância do debate sobre as questões de gênero, ela discute sobre o papel central que a educação tem na construção dos papéis sociais atribuídos aos homens e às mulheres, - onde os homens são associados a posições de poder e mando, enquanto as mulheres são direcionadas ao casamento e serviços domésticos -, e que se faz necessário desnaturalizar essa realidade que é ensinada desde a infância.

"Perdemos muito tempo, ensinando as meninas a se preocupar com o que os meninos pensam delas. Mas o oposto não acontece. Não ensinamos os meninos a se preocupar em ser benquistos."

Sejamos todos feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie carrega um discurso breve e leve, porém importante! Essencial para todos!

^^
Juliana Rodrigues 25/06/2020minha estante
Quero mesmo ler! ??

Juliete Marçal 25/06/2020minha estante
Leia!
Pena que é curto!
???

Vinicius 25/06/2020minha estante
É ótimo 5 estrelas, já leu para educar crianças feministas? Eu tenho em casa é pequeno porém muito bom

Juliete Marçal 25/06/2020minha estante
Maravilhoso! ?
Eu terminei querendo ler mais!
Ainda não! Esse vai ser a próxima leitura!

Leticia colleto 19/01/2021

Maravilhoso para quem acabou de descobrir o feminismo.
Um texto redondinho que abrange de forma simples diversos aspectos de como o feminismo está intrínseco em nossa cultura machista.
É muito interessante ver que não importa se é no Brasil, na Nigéria ou nos Estados Unidos. Em todos os cantos mulheres estão sendo oprimidas.
Juntas somos mais fortes. Pouco a pouco mudando o mundo.

Yalisson.Fontes 03/06/2020

Um livro curto mas extremamente necessário aos dias atuais. Ser feminista não é querer ver mulher acima dos homens, ou querer ser melhor que os homens, é lutar por direitos iguais, querer ser vista como ser humano.

E que sejamos cada vez mais feministas. ??

Adiene 18/06/2020

Ser feminista e ter noção que devemos mudar a sociedade
O livro, apesar de bem pequeno, acrescenta muito. A autora fala e nos relembra que apesar de estar melhor hoje, a desigualdade de gênero existe e precisa ser combatida. Mulheres continuam sendo criadas para serem donas de casa, para cuidar, enquanto homens não têm a mesma responsabilidade só pelo fato de terem um pênis. Ser feminista é saber que a desigualdade existe e querer exterminarla.
Adiene 18/06/2020minha estante
Muito bom mesmo!

Cringe Literário 04/09/2021

Leitura essencial
Sejamos Todos Feministas é um livro com uma linguagem fácil o que deixa a leitura fluida e muito agradável, é uma leitura rápida e que introduz muito bem o conceito de ser feminista no contexto atual da nossa sociedade.
O que mais gostei são os exemplos claros do cotidiano exemplificando situações em que mulheres sofrem com o machismo estrutural.
A compreensão do termo feminista como algo positivo é uma intenção nessa obra, uma vez que o conceito vem se perdendo em seu verdadeiro sentido de igualdade e sendo referência para alguns como algo horrível.
Sonhos e Leitura 04/09/2021minha estante
Lembrando que esse e-book está gratuito na Amazon, hein!!!

Jenickson 03/05/2020

Leitura rápida e necessária.
É sempre muito bom estar lendo livros que tratam de assuntos tão relevantes quanto a questão de gênero, raça, sexualidade, etc.

Neste caso, sobre gênero. Ou, como a própria Chimamanda cita, uma questão de feminismo. Sim, ela frisa que o feminismo não é só um problema na relação entre seres humanos, mas sim um problema da sociedade com a mulher.

De várias coisas super interessantes e relevantes que a Chimamanda falou, posso citar uma que quero que fique comigo por muito tempo:

"A meu ver, feminista é o homem ou a mulher que diz: ?Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos que melhorar?. Todos nós, mulheres e homens, temos que melhorar."

E pra finalizar: Sejamos todos feministas!
03/05/2020minha estante
??????

Kátia Roque 20/01/2021

"O problema da questão de gênero é que ela prescreve como devemos ser em vez de reconhecer como somos. Seríamos bem mais felizes, mais livres para sermos quem realmente somos, se não tivéssemos o peso das expectativas do gênero."

Esse trecho do livro o sintetiza muito bem. Ele é bem curto, mas a autora (que eu amo!) consegue passar muito bem seu conhecimento (sério, ela escreve muito bem!!!!!). Acho esse livro uma ótima indicação para quem quer começar a pensar a questão de gênero.
Clayton Exarius 20/01/2021minha estante
Amei!

Nubia.Costa 20/01/2021minha estante
Amo todos os livros dela. A forma como ela aborda questões de raça, gênero e classe é de uma maestria ??

Kátia Roque 21/01/2021minha estante
Siiiimm, concordo demais da conta!!

baldassin 07/07/2021

Livro para refletir.
O problema deste livro é que ele é muito curto, porém a partir de suas páginas muitos pontos em nossa sociedade são levantados deixando para nós a reflexão.
Recomendo

Bibliotecadabri 30/05/2021

Sejamos todos feministas
Obra curtinha para ler em menos de 1 hora e refletir sobre a questão de gênero que nos perseguem desde sempre. O que é ser feminista e por que utilizam o termo na tentativa de criticar? A autora traz um relato importantíssimo para debate.
Jacy 30/05/2021minha estante
Maravilhosa! Saiu recentemente a obra NOTAS SOBRE O LUTO. Relata os últimos momentos de vida do pai dela. Se não me falha a memória foi devido a covid. Só sei que deve ser potente. Primeiro pq essa autora é simplesmente GIGANTE. Segundo pq o tema traz muitas incógnitas! E eu quero muito ver isso sob o olhar dessa mulher!

Taynara.Seabra 20/03/2021

A autora tem uma escrita fluida e maneira leve que deixa ainda mais interessante a leitura conforme é lido em cada página.

Diego Cruz 14/09/2020

Excelente para quem está, assim como eu, iniciando a leitura sobre esse assunto. Muito flúida e bem rápido de ler. A leitura não busca aprofundar no tema, mas nos tras um panorama de como o machismo está impregnado em nossa sociedade e como é importante lutar contra isso cada vez mais. Indico muito!

Mah 31/03/2021

Um livro necessário
Um livro curtinho e super necessário. Muitas pessoas (muitas mesmo) ainda possuem preconceito a respeito do feminismo e é tão importante mostrarmos que não é bem assim, que na vdd o que a gente quer é só a igualdade e não odiar os homens. Esse livro além de ser rico sobre o feminismo também é possível notar o feminismo negro e as situações que a autora passou por ser uma mulher negra. Um livro super necessário e é super rapidinho de ler, então por favor, leia.

Aelita Lear 20/08/2020

Curtinho, mas necessário!
Achei esse livro fundamental para todas as pessoas entenderem o que as mulheres passam com os machismos que existem no mundo. É muito triste ver que esse tipo de pensamento, tão retrógrado, ainda existe na nossa sociedade. Mais triste é ver mulheres com esses pensamentos, com a ideia de que o feminismo não é necessário, sem se dar conta que ela só está falando isso por que o feminismo existe sim.
Chimamanda dá pitacos sobre essas situações, não é uma leitura profunda, mas dá para ter uma ideia para quem ainda é cego. Um dos pontos que ela ressaltou que me fez recordar a última situação machista que presenciei, é como os homens muitas vezes ficam sem argumento quando se deparam com uma mulher mais inteligente e estudada do que eles. E o que eles fazem (e elas também) para acabar com seus argumentos? Gritam, te xingam e te diminuem te chamando de "menina". E sabe o que é pior do que isso? É saber o pequeno monstro que esses pais irão criar quando tiverem filhos.
Bells 20/08/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso, né? Sem falar que é necessário para entender mais sobre o feminismo. Adoro ele, que bom que também gostou.

Aelita Lear 20/08/2020minha estante
Sim! Eu amei ele, acho que todo mundo deveria ler...

anna 03/06/2020

muito aprendizado nesse livro
Achei a escrita da autora incrível, e o maior defeito é ele ser curto demais. Porém deixa com aquele gostinho de quero mais leituras feministas pela frente.