Sejamos todos feministas

Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Sejamos todos feministas

Mah 31/03/2021

Um livro necessário
Um livro curtinho e super necessário. Muitas pessoas (muitas mesmo) ainda possuem preconceito a respeito do feminismo e é tão importante mostrarmos que não é bem assim, que na vdd o que a gente quer é só a igualdade e não odiar os homens. Esse livro além de ser rico sobre o feminismo também é possível notar o feminismo negro e as situações que a autora passou por ser uma mulher negra. Um livro super necessário e é super rapidinho de ler, então por favor, leia.

Angela Regina 06/05/2020

Inspirador
Há muito tempo queria ler este importante livro. Quando vi que ele estava gratuito na amazon kindle rapidamente o li. Foi uma leitura que me trouxe muitas reflexões a cerca das posições das mulheres e dos homens na sociedade atual; da caminhada do movimento feminista; das adversidades que mulheres enfrentam todos os dias, mas também das conquistas de mais direitos, mesmo a passos lentos.

Portilho 02/03/2021

Muito, muito foda...
Este não é um livro, é um discurso. Como um discurso, é curto e direto, vc gastará apenas alguns minutos para lê-lo. Chimamanda diz o óbvio, mas tem um jeito muito doce e professoral de dizer o óbvio. Creio que o discurso seja mais necessário aos homens que às mulheres, pois nãobasta que não sejamos machistas, também é preciso se posicionar e defender as mulheres, lutar lado a lado com elas. Não por que as mulheres não conseguem se defender sozinhas, mas por que é a coisa certa...todos temos mães, avós, irmãs, filhas...nenhuma delas merece tratamento inferior só por ser mulher. Então, sejamos todos feministas.
Melise.Pagotto 02/03/2021minha estante
"Para Educar Crianças Feministas" é muito bom também. Vale a pena ler.

Portilho 02/03/2021minha estante
Boa dica...vou buscar

Melise.Pagotto 02/03/2021minha estante
É bem curtinho também.

Flá 29/01/2021

Feminista feliz e africana que não odeia homens...
Este ensaio é uma versão modificada de uma palestra que Chimamanda Ngozi Adichie ministrou em dezembro de 2012 no TEDxEuston, conferência anual com foco na África.
A autora aborda o tema de uma maneira sucinta e concreta, expondo exemplos reais vivenciados por ela e por outras mulheres, além de desmistificar o termo feminismo, que ainda hoje, encontra sentido pejorativo/negativo no vocabulário de pessoas que não o compreendem ou o desconhecem.
É uma ótima opção para abrir o caminho dos recém chegados ao tema e uma boa alternativa para quem deseja uma leitura leve e recreativa (aquele tempo necessário dos estudos mais densos e teóricos).

Curiosidade: Um trecho da palestra foi musicada por Beyonce e é possível acessar através do link: https://www.youtube.com/watch?v=IyuUWOnS9BY
Rosa254 08/02/2021minha estante
Muito bem pontuado, Flá! O fato da Chimamanda trazer experiência de vida para o livro, cria uma atmosfera muito real, possibilitando que a gente se identifique com os cenários que ela apresenta. Isso é mais importante ainda para as pessoas que conhecem o movimento feminista apenas pelo imaginário popular, ficando limitados à vagas opiniões sem fundamentos. Neste ensaio, Chimamanda não apenas nos diz o que é feminismo, como também justifica o quão se faz necessário para que consigamos garantir maior direito a todos. Afinal, quando alguém ouve isso, geralmente pergunta: "mas isso não seria lutar pelos direitos humanos?" - E assim como a autora coloca, reduzir toda uma história de opressão designada ao feminino para englobar os direitos dos humanos é invisibilizar tantos problemas enfrentados exclusivamente por mulheres.

Obrigada, Fla!

Marcinhow 05/06/2021

Pena que quem precisa ler, dificilmente lerá!
Gostei bastante da forma com que a autora se posiciona perante o feminismo, quebrando muitos preconceitos e "delírios".
Mas se você já tem uma mínima noção do assunto, talvez não encontre nada de muito novo, mas vale a leitura. Já quem realmente precisa entrar em contato com essa obra, dificilmente vai vencer seus preconceitos e pegar pra ler...
Caso você seja um desses, te garanto, pode ler tranquilo, que você não vai se tornar feminista só por lê-lo, mas vai te ajudar a quebrar alguns preconceitos sobre esse assunto que foram incluídos em você por pessoas que também não sabiam do que se trata o feminismo.

Julyane Polycarpo 13/06/2020

Essencial
Recomendo a leitura para todas as pessoas. É fantástico!

Myh 27/04/2021

Sejamos todos feministas
Um livro rápido e fácil de ler, a linguagem é super tranquila trazendo exemplos de vida da autora, que nos projeta pra nossa própria realidade. Vejamos por uma perspectiva diferente.

Lívia.Beatrice 28/05/2021

Creio que vocês que me seguem há pouco tempo já sabem que me considero uma feminista. O que a maioria de vocês não sabem é que há 10 anos eu era uma jovem mulher que criticava essa palavra. Achava que o feminismo era tão ridículo quanto o machismo. Logo eu, que era MASSACRADA não só pela sociedade machista, mas pela cultura de toda minha família e dos que me cercavam naquela época, tive coragem de falar isso.
Eu era ignorante. Errei, e aprendi com a vida e com o tempo.
Peço escusas por falar de mim ao iniciar uma resenha, quando deveria falar da autora e do que vocês vão encontrar na leitura. Porém, achei que dar um exemplo da importância deste assunto chamaria a atenção de vocês.
Sejamos todos feministas é um livro que DEVE SER LIDO POR TODOS. Homens, mulheres, pais e mães de meninas e principalmente de meninos. Ele exemplifica de maneira leve e direta o preconceito estrutural que nós mulheres sofremos desde o momento que nascemos.
A autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, que sou fã demais por todos os seus livros, começa contando que seu contato inicial com o termo feminista foi colocado de forma negativa e estereotipada (assim como foi para mim!). Ela segue explicando porque todos esses estereótipos estão errados e o feminismo é apenas a busca por direitos sociais e políticos iguais para mulheres e homens.
‘Sejamos todos feministas’ foi o nome de seu discurso dado ao TED Talks, que foi visto por milhões de pessoas. Ele agora está detalhado no livro de menos de 100 páginas que não só recomendo, como peço encarecidamente: LEIAM.
“Perdemos muito tempo ensinando as meninas a se preocupar com o que os meninos pensam delas. Mas o oposto não acontece. Não ensinamos os meninos a se preocupar cem ser “benquistos”. Se, por um lado, perdemos muito tempo dizendo ás meninas que elas não podem sentir raiva ou ser agressivas ou duras, por outro, elogiamos ou perdoamos os meninos pelas mesmas razões.”
Aproveitem!

HyeMaria 29/08/2021

Prático, rápido e objetivo
Que livro legal, prático, objetivo. Problematiza muito do que nós, mulheres e feministas, vivemos e pensamos, de forma compreensiva, ilustrando com o cotidiano da própria autora. Não é teórico, é COMPLETAMENTE PRÁTICO, conta sobre o cotidiano e por isso tão fácil de compreender, porém doloroso ver o quanto o mundo ainda precisa mudar.

Bacurau 23/05/2020

Sim, existe um problema de gênero ainda hoje!
Mais um livro incrível que tive o prazer de ler e aprender sempre mais com essa mulher maravilhosa. Temos que reconhecer quem somos e não deixar questões de gênero ditar isso. Sejamos todos feministas!
Kamyla.Maciel 23/05/2020minha estante
To muito apaixonada por esse mulher!

Bacurau 25/05/2020minha estante
Estamos ! ??

Melise.Pagotto 26/05/2020minha estante
Ele é ótimo mesmo

Melise.Pagotto 26/05/2020minha estante
Para educar crianças feministas é muito bom também.

Bacurau 27/05/2020minha estante
Ja li tb! Amei

Melise.Pagotto 27/05/2020minha estante
Acho que ela aborda questões importantes do feminismo de uma forma simples e objetiva.

Bacurau 27/05/2020minha estante
Exato!

João 18/02/2021

?Feminista é o homem ou a mulher que diz: ?sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos que melhorar?. Todos nós, mulheres e homens, temos que melhorar?
Chimamanda é necessária demais!!!

duda ornelas 23/08/2020

Uma leitura para todos
Essa obra não é só importante para mulheres para homens também, até porque para haver a mudança precisamos de todos. Uma grande e importante reflexão sobre situações cotidianas e machistas que não percebemos por causa de nossa cultura patriarcal e a constante opressão sobre as mulheres a não levantar sua voz ou se incomodar. Chimamanda me fez observar e perceber situações da minha vida onde fiquei desconfortável por querer agradar uma imagem criada sobre a mulher que sou e devo ser e não sobre quem eu quero ser. Seu depoimento me deu confiança em relação a feminilidade. Sim, sou feminista. Sim, uso maquiagem, vestidos, saltos e nada disso me torna menos capaz ou menos feminista.

Diogo 25/06/2021

Necessário
Curto ensaio de uma autora contemporânea que trata de temas bastante pertinentes.
"A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte da nossa cultura, então temos que mudar nossa cultura."

Priscilla Tôrres 01/04/2021

Essencial
Todos deveriam ler esse livro. É essencial para entendermos a situação das mulheres no mundo.
Rhana 01/04/2021minha estante
Amoo esse livro!!!