Sejamos todos feministas Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Sejamos todos feministas

Diogo 25/06/2021

Necessário
Curto ensaio de uma autora contemporânea que trata de temas bastante pertinentes.
"A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte da nossa cultura, então temos que mudar nossa cultura."

leituraslau 29/03/2021

Perfeita ?
O livro fala sobre a importância de ser feminista e como isso é importante hoje dia.É preciso pensar nas questões de gênero.

Nic 21/01/2021

Rápido e certeiro.
Um livro vapt-vupt, iniciado hoje pela manhã no ônibus indo para o trabalho e finalizado agora, no retorno.
Um livro importante e fácil de ler, recheado de exemplo pessoais da Chimamanda (o conteúdo do livro é originário de um TED que a autora fez).
Explica o porquê devemos ser feministas, e os grandes, e as vezes pequenos detalhes que fazem a diferenciação entre os gêneros na sociedade, diferenças estas que a grande maioria dos homens nem se dá conta que existe.
Para quem assina o Prime da Amazon, é possível baixar o livro gratuitamente para e-book.
Lua 21/01/2021minha estante
Todo mundo deveria ler esse livro

Jacqueline 07/04/2015

Porque ainda é preciso ser feminista
Porque homens ainda ganham mais que mulheres nas mesmas funções, porque garçons ignoram mulheres, porque muitos ainda consideram imprópria a palavra presidenta, porque os principais chefs do mundo são homens e a maioria das cozinheiras são mulheres, porque mulheres ainda não podem entrar sozinha em alguns lugares, porque muita gente ainda culpa as mulheres pelo assédio que sofrem, porque mulher solteira é mal vista , enfim, porque as injustiças são muitas.
Victória 07/07/2015minha estante
Siiiiiiiiiim!

Yas (@vestigiosdesolitude) 23/08/2021

Leiam!

Todos precisam ler!!!

Felipe1503 09/08/2020

Sejamos todos feministas
Lido no Kindle. É um livro bem curto, trata-se de uma palestra que a autora discursou.
Ela mostra o que é ser feminista, eliminando estereótipos e preconceitos sobre o tema. Um livro necessário que todos deveriam ler.
Eu sou feminista.

Vicmmilly 28/04/2020

Sejamos todos feministas
Eu gostei muito desse livro,ele aborda um assunto muito interessante que tem que ser discutido a desigualdade de gênero, durante a leitura a autora relatou alguns acontecimentos em sua vida com relação o que estava sendo discutido que me deixou indignada com o absurdo que eu estava lendo e que realmente tinha acontecido na vida dela.

Algumas citações do livro:

"Se repetimos uma coisa várias vezes, ela se torna normal. Se vemos uma coisa com frequência, ela se torna normal. Se só os meninos são escolhidos como monitores da classe, então em algum momento nós todos vamos achar, mesmo que inconscientemente, que só um menino pode ser o monitor da classe. Se só os homens ocupam cargos de chefia nas empresas, começamos a achar normal que esses cargos de chefia só sejam ocupados por homens"

"Abri a bolsa, peguei o dinheiro e lhe dei. E ele, feliz e grato, pegou o meu dinheiro, olhou para o meu amigo e disse: "Muito obrigado, senhor!".Surpreso, Louis me perguntou: "Por que ele está me agradecendo? Não fui eu quem deu o dinheiro". Percebi então, pela expressão de meu amigo, que a ficha tinha caído. Para o flanelinha, qualquer dinheiro que eu pudesse ter certamente provinha de Louis. Porque Louis é homem"

"Quanto mais perto do topo chegamos, menos mulheres encontramos"

Rebeca1267 11/08/2020

A leitura foi super rápida e fluida! A autora fala com propriedade sobre o feminismo e as questões de gênero; deveria ser leitura obrigatória! Muito bom!

Luis.Gengibre 08/07/2020

Perfeito
Extremamente necessario para aqueles que estão fora do movimento feminista. Simples, para uma leitura fácil e rápida.
Luma 08/07/2020minha estante
Chimamanda é uma das minhas escritoras preferidas, suas reflexões sobre o movimento feminista, a questão da mulher na sociedade, são incrivelmente perspicazes.

Leandraâ¡ 06/07/2021

Incrível.
É uma pena ser tão curto, eu leria muitas outras páginas se continuasse com essa clareza que foi apresentada. A forma que a Chimamanda introduz exemplos da vida e do cotidiano dela nos faz entender com ainda mais facilidade a importância de debatermos sobre esse tema.

Rodrigo | @muitacoisaescrita 10/02/2020

O único “defeito” do livro é ser pequeno. Ele é bem leve e fácil de entender, bem introdutório também – ótimo para quem quer embarcar nos estudos feministas. No Kindle, o tempo estimado para a conclusão do livro é menos de 1 hora. Inclusive, Chimamanda também escreve romances ótimos e deve ser valorizada nesse sentido também; ela começa, aliás, citando um acontecimento durante a divulgação de seu romance “Hibisco roxo”.
O termo “feminista” parece incomodar muitas pessoas. Muitas mulheres, ainda, se recusam a se auto-intitular uma feminista – e não é culpa delas. Aqui, Adichie trás acontecimentos de seu cotidiano que explicita o sexismo enraizado em nossa sociedade cisheteropatriarcal, que, inclusive, faz com que mulheres e homens tenham medo do feminismo e das feministas, quando, na verdade, é um movimento que busca erradicar todas as formas de dominação e opressão, principalmente ao que diz respeito ao sexismo (que molda várias, se não todas, das formas que nos relacionamos uns com os outros). Chimamanda trás suas vivências como mulher negra nigeriana – o que é ótimo para fugir das narrativas únicas de mulheres brancas europeias – e nos conta como o sistema patriarcal concede privilégio aos homens: uma mulher sozinha pode ser interpretada como prostituta; quando ela deu gorjeta ao flanelinha, ele agradeceu ao homem que a acompanhava; etc. “Existem mais mulheres do que homens no mundo – 52% da população mundial é feminina, mas os cargos de poder e prestígio são ocupados pelos homens”.
“Recentemente, uma moça foi estuprada por um grupo de homens, na Nigéria, e a reação de vários jovens, de ambos os sexos, foi algo do gênero: ‘Sim, estuprar é errado, mas o que ela estava fazendo no quarto com quatro homens?’”. O sistema patriarcal confere poder – o direito de dominar o Outro – e privilégios a uns em detrimento de outros. O dado de a cada 11 minutos uma mulher é estuprada, por vezes, é assimilado de forma rápida e sem reflexão sobre a gravidade desse sistema, o quão perdidos estamos enquanto sociedade. No mais, recomendo “O feminismo é para todo mundo”, de bell hooks, tão bom quanto.

site: instagram.com/muitacoisaescrita

Adriana 09/07/2020

Necessário
Um livro que expressa ideias muito importantes. É breve e introdutório, mas com questões muito bem colocadas. E que sejamos cada vez mais feministas!!
Leticia1184 09/07/2020minha estante
Com certeza um livro especial!

Neiva 15/07/2020minha estante
Essencial!

Irla 25/05/2020

Sejamos todos feministas!
Autora trata de um tema que possui muitos tabus, de forma leve e interessante.

Paty 23/08/2021

Sejamos Todos Feministas
A autora conta como foi a primeira vez que a chamaram de feminista e como o termo era, e ainda é, usado de forma pejorativa. Trata de questões pertinentes quanto a questão de gênero.
Embora seja a adaptação de uma palestra, ainda sim, é muito curto.
L. 23/08/2021minha estante
Chimamanda eh vida

Paty 23/08/2021minha estante
Siiim. Acabei de incluir mais 3 dela que quero ler na minha lista.

L. 23/08/2021minha estante
Tudo q li dela amei. Os manifestos, os contos, americanas.. .

Prof. Angélica Zanin 13/07/2021

Sou feminista!
Trata-se de uma palestra proferida pela autora, conhecida escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Ela explica o que é ser feminista e a importância de sê-lo e de formar futuras gerações que também o serão. Fica claro, com a simplicidade e eloquência da autora, que é possível ser feminista e amar os homens, ser feminista e ser feliz e bem resolvida, ser feminista e não ambicionar a superioridade de gênero. Perfeito ?