Não Fuja!

Não Fuja! FML Pepper

Resenhas - NÃO FUJA!

Ana 15/03/2022

Quando vocês compreenderem as dores e prazeres que esse sentimento carrega consigo, perceberão que amar é muito mais que tocar ou sentir. Amar é acreditar, confiar, é aceitar os defeitos do ser amado como virtude ou mesmo um grande milagre, amar é se doar sem querer nada em troca.

Hellen 21/07/2023

Não indico?
Então, eu não gostei história desde o primeiro livro, mas meio que me forcei a ler o segundo e esse terceiro livro porque queria saber como terminava a história da Nina e do Richard, mas pra ser bem sincera essa é uma trilogia que eu não indicaria pra ninguém não.

Kamilla 01/12/2021

O primeiro livro foi uma leitura que devorei em poucos dias, fiquei fascinada. Acabei conhecendo a autora que é um amor, pronto, comprei os dois outros livros pra devorar também... pelo menos pensei que iria. O segundo livro só passei raiva com o Richard (o mocinho da trama) e mais ainda com a mocinha, Nina. Pensei em desistir e não concluir a trilogia, mas como já tinha o terceiro livro fui tentar. Finalizei a trilogia na força do ódio (pensei em desistir várias vezes, inclusive). Pra mim os personagens não evoluíram nada e me fizeram passar raiva novamente. Eu esperava tanto de vocês 😞

E eu fiquei decepcionada. 🤡
A trama tinha muito pra ser um sobrenatural incrível, porque a escrita da autora é ótima e viciante, mas os dois últimos livros não funcionaram pra mim. Esperava bem mais em relação ao mundo criado, ao amadurecimento dos personagens e ao relacionamento entre os personagens. Mas não ocorreu, não me convenceu.

Não Fuja! foi um livro que me decepcionou, mesmo eu nem esperando tanto assim pelo desfecho. Foi frustrante, infelizmente.

site: https://www.instagram.com/p/CSIK2ogruUJ/

_Duda.Leão_ 29/09/2020

O final que não é final
Tudo que eu mais precisava era me transportar pra outra dimensão. Essa história veio pra mim no momento certo.

Na verdade, os zirquinianos existem, só que eles estão entre nós e não em uma outra dimensão. Passa uma reflexão top. Sobre passado presente e futuro. Sobre amor. A dádiva mais cruel que possuímos. Sobre o perdão ser a chave para abrir as portas da paz e da plenitude. Sobre empatia como cura. Pagar por ações passadas durante tanto tempo pode nos tornar piores ainda. Sobre generosidade. Abrir mão de tudo que ama por uma nação inteira sobreviver. Sobre força. N só física ou psicóloga, força espiritual, a força do "bem". Sobre determinação. Sobre altruísmo. E amor, amor e amor. É lindo. Eu me envolvo demais nas histórias dos livros. A ficção me possui. E eu amo isso

leferraz 18/06/2021

Gostei bastante, ainda mais por ser de escritora brasileira. Mesmo que não seja meu gênero favorito, gostei da história, gostei do final e da escrita.

D3lc4rm0 23/01/2018

Sem fôlego/ me sentido o Pião do Báu
Nossa olha! Deixa eu respirar um pouco aqui rs Caramba fazia tempo que eu não devora um livro tão rapidamente e fazia tempo que uma historia não me fazia tão bemmmmm! Que angustia meu Deus, o ultimo que li que me deixou nesse estado foi o "Comissão Chapeleira" da Renata Ventura.
Sobre a historia, o que dizer? acho que a frase mais completa seria "Uma montanha russa de emoções". Ainda estou digerindo algumas partes! Dona Pepper a senhora é muito má viu, parece a própria "morte" rs Nina teve que provar até o ultimo segundo seu amor, e o Rick a o Rick, que zirquinão da porra! Ele livro me fez redefinir minha definições de amor *-* Enfim não vou dar muitos spoliers, se não leu você deve ler e prepare o coração e o estômago pois e só porrada do inicio ao fim, volto a dizer Dona Pepper a senhora é muuuuuuuuito má, talvez você a morte de todos nós rs

Manu 13/05/2023

Foi uma boa conclusão. Gosto muito da ideia da História e dela de um modo geral, mas a maior parte do tempo odeio a Nina... De qualquer forma, a Stella é muito mais incrível que a filha! E o Ismael?!?! Amei as migalhas fornecidas sobre eles e, nossa, leria um livro inteiro desses dois plena e feliz.

Paola 16/03/2021

Amei
Meu Deus que perfeito , desde o primeiro livro que eu já imaginava sobre o pai da Nina e sempre estive certa , o Richard não mim desapontou em nada continuo amando ele e me apaixonei pelo Shakira ????

VickyB 07/02/2023

Sendo bem sincera, achei brega. Eu me emocionei? Sim (eu me emociono com comercial de manteiga), mas os diálogos, às vezes, me davam vergonha alheia. Já que esse é o último livro da trilogia, eu vou falar o que achei de modo geral: O universo foi bem criado e pensado, mas o enredo é bagunçado, confuso e os personagens não foram bem pensados. Se eles não amam, amar deveria ser exceção, mas claramente não é. A verdade é que não tem a necessidade dos três livros. Uma duologia teria sido menos maçante e mais coerente, já que a autora se perdeu na encheção de linguaça do segundo livro.

Bruna 17/02/2015

No livros anteriores da série, foi explicada a existência de quatro dimensões: a 1ª é o Plano, seria o que conhecemos por Céu; a 2ª é o Intermediário, nosso plano terrestre; a 3ª é Zirk, um desmembramento do Intermediário, onde vive boa parte dos personagens do livro; e a 4ª é o Vértice, que conhecemos como Inferno. Os zirquinianos são povos amaldiçoados, que não conseguem ter bons sentimentos, e são encarregados de levar a morte aos humanos. Zirk é dividia em quatro grandes clãs, que ficam enlouquecidos e em guerra com a chegada da Híbrida, que é nossa protagonista Nina. Alguns a enxerguem como um milagre que representa o fim da maldição, outros a vem como uma nova maldição, e todos os clãs a querem para si.

Não Fuja começa exatamente da cena onde o livro anterior parou, e de cara somos transportados ao passado, quando Nina recupera uma lembrança perdida de sua infância. Ela passou a vida toda fugindo, desde seu nascimento. Ao longo dos dois primeiros livros acompanhamos seu amadurecimento e crescimento. Ela se transforma de uma adolescente chatinha e mimada em uma jovem forte e desejosa de respostas. E é isso o que faz nesse terceiro livro: Nina decide que chegou a hora de parar de fugir e enfrentar seus demônios (literalmente, rs), e buscar a verdade sobre sua origem e existência.

Acredito que minha vida tem um propósito bem maior do que sair fugindo de um lugar para o outro.

O livro é narrado em primeira pessoa, mas temos uma novidade importante aqui. Nina não foi a única narradora da história. Em um certo momento, há um outro narrador, que conta a história da mãe de Nina, 17 anos no passado, e com isso, finalmente descobrimos toda a verdade por trás da concepção e nascimento da nossa protagonista.

O livro é eletrizante, assim como os anteriores. Há vários picos de ação, e novamente, o caráter de muitos personagens é posto a prova. O legal dessa série, é que não dá para saber em quem confiar ou não. Pepper desenvolve a história tão bem, que a todo momento nos surpreendemos com as reviravoltas.

Não posso falar muito dos outros personagens, por perigo de soltar spoilers, mas vamos apenas dizer que o caráter e sentimentos de Rick são novamente postos em dúvida. Esse nosso mocinho com cara de anti-herói realmente me conquistou, e me peguei torcendo a todo tempo para estar certa a respeito dele. Outro personagem de grande destaque foi o tal segundo narrador da história, que teve uma importância enorme no passado de Nina. Eu já desconfiava da relação desse personagem com a protagonista, mas nunca imaginei a situação como realmente aconteceu. Adoro essa capacidade da Pepper de me surpreender a todo momento.

Era a hora de enfrentar meu futuro e compreender meu passado.

Não fuja é realmente um livro incrível, um fechamento de ouro para uma série tão criativa e bem construída. Ele trouxe todas as respostas que precisávamos e fechou os ganchos propostos. Esse livro nos apresenta a importância de uma escolha, e o poder do livre arbítrio. Nele, finalmente fomos apresentados ao verdadeiro e grande vilão da história, e como a série era marcada por conflitos latentes, já era esperado um grande conflito real, que culminou em algumas perdas bem tristes.

O livro está muito bem escrito, e a leitura flui sem percebermos. Se havia erros de revisão, eu realmente não percebi. Sobre a diagramação não tenho muito o que falar, pois li o ebook, mas a capa é muito linda, a mais bonita da série.

Essa série é incrível, e é um ótimo exemplo da qualidade da literatura brasileira, que ainda enfrenta muito preconceito dos leitores.

Recomendo demais! Quem ainda não leu, não sabe o que está perdendo.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2015/01/resenha-nao-fuja-nao-pare3-fml-pepper.html

Paula 26/01/2018

Não Pare!, Não Olhe,Não Fuja (nem querendo conseguirá)
Não tenho palavras para descrever o quanto estou apaixonada nessa trilogia e o melhor, autora NACIONAL.
Ha muito não lia algo tão fabuloso assim. Óbvio, toda história tem a sua ressalva, mas num contexto geral não tenho outra palavra a não ser FANTÁSTICA.
Quero agradecer a essa autora, FML Pepper, pela sua delicadeza e voracidade para com cada personagem. Tirou meu fôlego em muitos capítulos e me desmanchou em lágrimas no último volume. Obrigada Pepper por nos proporcionarmos com essa linda história de aventura, drama, romance e muito mais.

Isabella 19/06/2022

Eu conheci esse livro na biblioteca da minha escola, a tia da biblioteca que me recomendou para as férias de meio de ano. Digo que no começo não dei nada pela capa, mas quando eu comecei a ler, a história foi trazendo um mundo diferente e todo o mistério que tinha por trás de todas as mudanças dela só aumentava a curiosidade e fazendo você não parar. Um ótimo livro e pra quem gosta de romance também tem viu. E não é atoa que é a minha triologia favorita.

Roberta 07/06/2016

No que acreditar?!
"Nina Scott, não mais a adolescente basicamente comum, agora a híbrida, a chave para um portal misterioso e capaz de exterminar com todas as dimensões...
Neste último livro da série de FML Pepper (na minha humilde opinião, o melhor!!!), Nina percebe que é em Zirk, que se encontram todas as respostas para as suas dúvidas. É onde toda a sua história cai por chão, para que uma nova, talvez não a melhor de todas, mas a sua verdadeira história surja... Um lugar onde as suas esperanças já espatifaram-se e tornaram a montar-se (não necessariamente nesta ordem)... Um lugar capaz de drenar todas as suas energias e ao mesmo tempo provar o quanto ela é forte... Um lugar capaz de pôr a teste seu psicológico, e ainda assim firmar algumas de suas certezas... Enfim, um lugar capaz de estilhaçar seu coração, mas será este capaz também de re-estruturá-lo como antes?! Sem deixar ranhuras??
Zirk, a dimensão amaldiçoada clama por seu milagre, enquanto tenta caçar a única que talvez seja capaz de torná-lo real... Nina, não sabe mais se é o milagre ou a chave para a desgraça de seu mundo... E enquanto tenta desvendar este mistério que encoberta suas origens, vai aprendendo mais sobre seu passado, sobre esta dimensão, se vê em meio a uma guerra, constata forças e poderes que desconhecia...
Mas ainda assim, Nina percebe que o que realmente pode matá-la, não são os zirkinianos sem remorso de assassinar, mas sim, os sentimentos que carrega em seu coração, sentimentos que ganharam uma dimensão descomunal, que embasam todas as suas esperanças de estar fazendo o certo, sentimentos que agarraram-se à suas entranhas e pensamentos, sentimentos que fazem seu corpo tremer ao lado dele... E é nessa devoção e adoração que Nina vai depositar sua fé, mas estará ela fazendo o correto? Seu coração comanda, mas e a sua mente o que diz? Afinal, os zirkinianos são conhecidos por não nutrirem bons sentimentos... Já foram tantas as decepções e ainda assim, o sentimento arde e aquece a tudo... No que acreditar?!!!
Você depositaria toda a sua fé na Morte e em seus lindos olhos azuis-turquesa?!!"

Ana 18/08/2020

Não Fuja
Assim como os outros livros da trilogia, Não Fuja nos proporciona diversas emoções, sim passei muita raiva, me apaixonei, sofri, achei graça, tive que parar de ler porquê não acreditava no que estava acontecendo, isso várias vezes ao longo do livro. Quando pensava que um determinado fato tinha acontecido a autora vem e muda totalmente o rumo da história.

Não Fuja traz reviravoltas até as últimas páginas, o que deixa o livro ainda mais emocionante.

Por fim digo que gostei do final e achei esse livro incrivel. Recomendo muito a leitura, principalmente pelo fato de ser literatura nacional.