Ironside

Ironside Holly Black

Resenhas - Ironside: O Mundo de Ferro

Camys Meneghini 26/05/2021

Caramba, que loucura!
Se espera apenas mais um romance de fadas, vai se decepcionar, aqui tem sofrimento e assassinatos, eu fiquei bem em choque com algumas coisas que a Holly escreveu, porém, isso não quer dizer que não gostei.
A escrita da Holly vai melhorado a cada livro e nesse aqui ela entregou algo bem bacana, eu gostei dos confrontos e da construção do clímax da história, o final não é aquele feliz com luzinhas piscando e música tocando ao fundo, mas depois de ler os dois primeiros livros não poderíamos esperar isso.
Os personagens não são muito profundos e não contamos com grandes batalhas, mas foi divertido de ler e uma boa introdução para o universo sombrio das fadas da Holly.

Marcelle.Francelin 17/01/2021

Fiquei feliz então ok
Foi o melhor da trilogia talvez por ser o final então eu me acostumei melhor com os personagens.
Um final razoável que podia ter mais e já tinha entendido o que estava para acontecer antes, mas tudo bem porque gostei de como desenrolou.
Se quiser ler para explorar mais do faeriverso de Príncipe Cruel recomendo que pegue o primeiro de Fadas Ousadas e Modernas (Tithe), mesmo que esse se sustente sozinho e tenha levíssima explicação sobre os outros, pode ser uma experiência mais aceitável.

Lary 20/06/2021

Eu estava curiosa sobre esses livros e eles estavam na minha lista de séries que eu gostaria de ler este ano, então estou feliz por ter cumprido o que me propus a fazer. Essa trilogia como um todo não me empolgou. Alguns personagens são cativantes, mas a trama não me pegou, e os momentos-chave pareciam breves e sem importância.

Cathy 03/10/2021

Finalizei o primeiro livro sem qualquer tipo de encantamento pela trilogia, todavia, como o livro "seguinte" era pequeno, decidi ler logo. No fim, acabei descobrindo que estava lendo o terceiro livro e não o segundo, porém segui assim mesmo.

Assim como o primeiro, o terceiro livro da obra tem acontecimentos rápidos e atropelados, todavia é um pouquinho mais emocionante que o primeiro tendo em vista a eminente guerra das fadas. Logo, o terceiro lida mais com política, mortes e conflitos. O romance entre Kaye e o elfo não é o foco e também não senti falta dele. Para ser sincera, as partes do trio de amigos e o processo de cura de Corny foi mais interessante que o romance.

Marí Amo 17/06/2022

Sombrio
Esse ultimo ficou sombrio. Eu esperava mais do romance dos dois casais e recebi mortes e sofrimento. Gostei do final e como as coisas ficaram confusas. Holly sendo Holly!

alice2161 02/03/2024

Achei legal.
não é nada de outro mundo(na verdade é simkkkkk) mas a Holly sempre arrasa né, o plot é suuuper bom
recomendo

Amy 20/02/2015

Ironside é o terceiro livro da primeira série de livros que leio da Holly Black.

Em Ironside, Roiben será coroado, Kaye é enganada e toma uma bedia que a faz uma declaração apaixonada a Roiben na frente de todos, Roiben determina uma missão a Kaye na qual ela tem de encontrar uma fada que saiba mentir, enquanto não encontrar, ela não pode ver, falar ou se aproximar dele.

Sobre Holly Black

Holly Black nasceu em 1971 numa mansão vitoriana decadente em Nova Jersey. Sua mãe era pintora, fazia bonecas e, nas horas livres, alimentava a filha com histórias de fantasmas e fadas que formaram muito daquilo que faria parte do mundo de Holly posteriormente. Ela teve uma infância feliz, onde passava horas preparando poções mágicas imaginárias e atendendo às necessidades de seus ratos de estimação.

Narrativa

Narrado por personagens diferentes, o livro promove visões amplas dos acontecimentos, os que mais se destacam são os narrados pelo governante, Roiben e os narrados pela fada Kaye. Holly sabe brincar com os leitores, há vários acontecimentos cruéis e alguns até mortais. O livro surpreende muito na sua conclusão. Sofremos com os personagens, principalmente com Kaye. A docuça do mundo das fadas, é quase invisível nessa trama, pelo contrário, pelos relacionamentos que são descritos, é uma vida bem cruel e conflituosa. Além disso, o conflito entre Kaye e Silarial pode acabar com o mundo das fadas de vez. Uma guerra se aproxima, e não sabe sabe quem sairá vivo dela.

Diagramação

O trabalho gráfico é bom, porém, a harmonia dos livros da série é inexistente. Uma pena, pois é uma série tão rica de detalhes e magia, poderiam ter investido mais nela. Outro quesito que deixa a desejar é a tradução, pois cada livro foi traduzido por um tradutor diferente, é quase impossível ver unidade entre eles.

Considerações Finais

Holly black acerta na medida, o mistério e os acontecimentos são bem dosados, pra mim, o melhor da trilogia. Ela publicou um livro de contos que ainda não foi publicado no Brasil, chamado The Poison Eaters.

site: http://il-macchiato.com/?p=13634

AndyinhA 23/07/2015

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Depois de muitos anos, finalmente consegui fechar mais uma série aqui no blog. Não irei bater na tecla de que mesmo quando a gente consegue guardar detalhes de alguma história na cabeça, após algum tempo sempre perdemos alguma coisa e se formos reler todos os livros por conta disso, não vamos mais ler nada novo.

Foram anos esperando este livro, comecei a ler sem saber direito o que se tratava a série ou conhecer editora e autora, o tema me agradava – fadas – e por isso vi a oportunidade de ler algo bacana. A leitora que começou a série não é a mesma que termina e hoje posso dizer que essa longa espera acabam prejudicando avaliações dos livros.

Para um final de série, este foi bem fraquinho. Os personagens não evoluíram ou tivemos muitas coisas a serem acrescentadas. Os detalhes foram perdidos da história e depois de ler tantos livros de fadas entre o primeiro e este último livro, posso dizer que a história é bacana, mas já tivemos coisas melhores por aí.

Apesar de ser uma série, dá para ler sem precisar dos anteriores, alguns detalhes irão ser perdido, mas no geral a história tem um ‘começo-meio-fim’, até acho que ela foi pensada para que cada livro seja uma coisa única, onde alguns personagens aparecem nos outros livros e temos uma história geral – a briga entre as cortes, que liga a trilogia.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2015/05/poison-books-ironside-holly-black.html

meowjess 16/05/2022

Para amarrar bem o nó...
Esse livro veio pra encerrar bem a trilogia! Gostei de como tudo se desenvolveu! Achei bem consistente e cada personagem teve seu final bem articulado.

Gostei como entrelaçaram o segundo livro!

Camila 08/07/2022

Depois de anos, finalmente consegui ler esse livro
Sou muito fã do mundo das fadas da Holly Black. Fadas ousadas e modernas foi meu primeiro contato com esse mundo férrico da autora e finalmente terminei a trilogia. Queria mais Kaye e Roiben juntinhos, mas o livro não me decepcionou.