Como Falar em Publico e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios

Dale Carnegie
Dale Carnegie

Resenhas - Como Falar em Publico e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios

Rapha 04/01/2024

A prática leva a comunicação
Vejo que o objetivo de Dale Carnegie é influenciar as pessoas a se estressarem melhor. E o ponto principal para uma boa retórica é a prática e com a prática vem o entendimento e a aplicação das técnicas apresentadas no livro.

Brenda719 26/06/2021

Livros desse gênero nunca foram meu estilo, e provavelmente continuaram assim, mas acho que podem se tirar valiosas dicas dessa obra.

Porém o texto falha em alguns pontos. A tentativa de intercalar histórias pessoais entre as técnicas apresentadas nem sempre funcionam, tornando o livro muitas vezes maçante. Além disso, a obra tem momentos repetitivos, que não cumprem a função de reforçar, mas sim de preencher espaço. E por fim, o texto não só contém frases incrivelmente clichês de autoajuda, como também destaca dicas óbvias como se até agora fossem um grande segredo.

Tirando isso, o autor evidencia mecanismos da arte de falar em público, de maneira fácil, que são aplicáveis e podem sim, ajudar quem está lendo e se dispõe a pratica-las.

Letícia 01/03/2020

Um livro pra ficar na cabeceira
Esse livro é um manual para melhorar as habilidades de comunicação para grandes grupos. O conteúdo é dividido em 5 partes, em que cada capítulo apresenta lições com exemplos para aplicação. No fim de cada parte, é apresentado um resumo dos tópicos abordados.
A primeira parte fala sobre alguns mitos da oratória e estimula o leitor a acreditar no seu potencial, pois o primeiro passo para uma boa apresentação é a confiança em si mesmo. É preciso acreditar e procurar praticar os ensinamentos do livro, mesmo quando ainda não está perfeito.
Um bom jeito de começar é organizando as ideias previamente e estabelecer os objetivos da fala, mas JAMAIS decore as palavras de um discurso, em uma situação de nervosismo é provável que elas sejam esquecidas. Por fim, fale sobre algo que você domina ou que tenha muito entusiasmo, quando possível, compartilhe experiências de vida.
Na segunda parte, os tópicos anteriores são aprofundados. Primeiro, limite o assunto. É aconselhável humanizar as palavras através de exemplos, detalhes, nomeação dos personagens, dramatizar e escolher palavras e analogias que gerem uma imagem mental do assunto abordado.
É interessante também fazer com que o auditório se conecte com você, através de uma pesquisa prévia dos interesses da região e do público da palestra. É importante ser modesto, mostre apreciação por algum feito do auditório e sinceridade durante a apresentação, isto é, não bajule desnecessariamente.
Na terceira parte, o foco está nos discursos curtos, a fim de incitar o auditório à ação. Compartilhar uma experiência própria com detalhes, de forma que os ouvintes possam se imaginar na mesma situação, é muito eficiente para comovê-los. Então, cite a razão e em seguida o benefício de executar a sua sugestão. Prefira explanar o assunto em uma sequência lógica e demonstre entusiasmo pelo tema.
A quarta parte é a mais curta, a sua função é retomar alguns pontos e amarrar ideias apresentadas anteriormente, divididas em 5 tópicos: Saia da concha do seu acanhamento, Não procure imitar os outros, Converse com o auditório, Ponha seu coração naquilo que diz e Pratique para tornar a sua voz forte e inflexível.
Por fim, na quinta parte, são apresentadas técnicas para introduzir oradores (como mestre de cerimônias), seguindo o método T-I-O:
1. T é a letra do tema. Apresente o assunto da palestra.
2. I é a letra de importância. Aqui deve ser estabelecida a relação entre o tema e o interesse particular dos ouvintes.
3. O é a letra de orador. Esse é o momento de apresentar as qualificações do orador, principalmente as que estão relacionadas ao tema, e, por fim, revelar o nome dele de modo claro.
Em seguida, o autor dá dicas para discursos mais longos, principalmente de ferramentas de apoio à fala, como o uso de estatísticas, suspense, analogias, testemunho de peritos, demonstrações e interação com a plateia. Porém, evite começar a fala com desculpas, de forma autodepreciativa ou engraçadinha.
Embora as técnicas sejam focadas em apresentações para grupos, elas podem ser usadas no cotidiano. Seja no trabalho, na igreja ou na escola, frequentemente somos encorajados a expressar nossa opinião. Mesmo que não sejamos intimados a falar, é aconselhável imaginar o que você teria dito, isso ajuda em caso de improviso.
Essa resenha é um resumo das lições do livro, mas recomendo fortemente a leitura integral do texto. Dale Carnegie escreveu o livro para pessoas comuns, pois todos temos potencial para nos tornarmos bons oradores. Mesmo sendo escrito há mais de 50 anos, o texto é atemporal.

site: https://desafiolivrospelomundo.wordpress.com/2020/03/01/como-falar-em-publico-dale-carnegie/