Alina

Alina Emília Lima

Resenhas - Alina

Lê Vieira 19/02/2015

Como a própria sinopse deixa evidente, o livro narrará a história de Alina na época em que o Brasil ainda era colônia de Portugal. Apesar de se tratar de uma narrativa ambientada em outra época, os diálogos não se parecem com os característicos daquele século. Nada de palavras complicadas ou diferentes, claro que os personagens não fazem o uso de gírias, mas também não há aquele português extremamente cheio de frescuras. Isso facilita bastante para que os novos leitores se sintam a vontade com a leitura.

A forma como a autora conta a história, fez com que eu sentisse como se aquelas pessoas fossem parte da minha família, claro que seriam uns parentes bem distantes, mas a sensação é a de que a minha avó estaria me contando como foi a vida de uma das parentes dela. Acredito que isso se fez possível por causa da narrativa que não explora diálogos, o foco maior gira em torno dos acontecimentos, realmente como se você estivesse ouvindo uma pessoa muito próxima lhe contando algo que passou de geração para geração.

É uma história bonita, com bastante romance e pessoas boas. Ao meu ver os personagens era bons até demais, para a época onde a história se passa, eu não imaginava tanta compreensão por parte dos pais de Alina, assim como eu não esperava que a menina fosse tão a frente de sua época e se envolvesse em situações que as jovens de sua idade tentariam evitar. Isso fez com que eu demorasse um pouco para ser convencida pelos relatos que não combinavam muito com o momento histórico do país, nem com o desenvolvimento social e moral da época.

"Não era daquelas jovens que só pensavam em roupas e festas, adorava música e principalmente os livros..."

Não consegui me emocionar o suficiente para suspirar, tão pouco o livro conseguiu arrancar uma lágrima sequer dos meus olhos, mas nem por isso deixa de ser um romance bonito e doce, sem me causar uma crise diabética, mas também se deixar meu coração de pedra intacto. Posso dizer que se trata de algo mais simples, leve e sem grandes emoções repentinas, porém que poderá fazer com os leitores ganhem uma ótima distração, principalmente se for menos implicante que eu e se deixar levar pelas palavras da autora, ao invés de procurar sempre mais.

site: http://www.confraria-cultural.com/2014/10/resenha-alina-emilia-lima.html

Sandra 07/10/2014

ALINA

"Não és sequer a razão de meu viver, pois que tu es já toda a minha vida"

Florbela Espanca

O romance nos conta a história de Alina, uma menina mulher que soube lutar por sua vida seguindo seu desejo de liberdade sem ferir ou desonrar tanto sua família como seus próprios princípios. Feminina e feminista em sua época.
Tudo ocorre na chegada de imigrantes portugueses na colonização do nosso país, a formação de uma nação através da mão-de-obra tanto de negros como de índios. A família do Sr. Luiz Felipe Cirilo chega em Salvador no final do século XVI para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar, nossa heroína ai com 12 anos tinha o pai como melhor amigo e confidente, ao ver pela primeira vez Pedro Henrique, amigo de seu irmão, ela soube na hora que ele era o amor de sua vida ( e esse amor mesmo em segredo era correspondido )que seria sua perdição e que jamais amaria outro alguém com tanta intensidade, só que Pedro Henrique era um amor impossível por ser casado e pai de 2 garotos.Este amor foi sua ruína e sua redenção.
Decidida a sufocar este amor em seu peito resolve voltar a Portugal, em uma noite de despedida com uma chuva torrencial acontece o inevitável, Alina se entrega de corpo e alma a este amor... e foi ai que toda sua vida se transformou.Alina parte para a casa de sua irmã deixando sua carta de despedida.

Meu amor.
Você será sempre o meu amor, eternamente, mas não posso destruir a vida de outras pessoas para viver a minha felicidade. Sei que você largaria Anália e seus filhos ainda pequenos para ficar comigo, mas eu não conseguiria viver feliz sabendo que eu tinha causado a infelicidade de outros.
Pedro, amo você desde a primeira vez que te vi e eu ainda era uma moleca de 12 anos, mas sempre soube o que queria ou não queria da minha vida. Você sera o meu amor para sempre, eternamente me lembrarei de todos os momentos juntos e de nossa amizade incondicional. Não quero que você se sinta culpado pelo que aconteceu, eu também quis e muito. Queria há muito tempo me entregar para você e não me arrependo de nada que fiz, eu já ia embora de qualquer maneira, penas apressei a viagem porque sei se ficasse e te visse mais uma vez eu iria desistir de tudo.
Não poderia causa essa vergonha a minha família, não por me envergonhar desse amor por você, se esse amor existe de uma maneira assim tão forte, com certeza tem as bençãos de Deus, mas meu pai não aguentaria. Ele sabe o que sinto por você e me apoiou muito nessa viagem, pois via meu sofrimento. Meu pai me ama muito e eu a ele, e nunca seria capaz de fazê-lo sofrer, o minimo que fosse.
Quero que você seja muito feliz com sua família, procure amar Anália e tratá-la com carinho, e cuide muito bem de seus filhos, eles são tudo que você tem na vida. Não me casarei Pedro e, sew for para que um dia formos ficar juntos, ficarei com certeza, mas não leve a sua vida com esse pensamento, apenas pense em todo o sacrifício que estou fazendo por nós dois.
Amo-te com tanta intensidade que dói, dói á alma, dói o corpo, mas sou muito grata a Deus por ter me dado você como o amor da minha vida. Você que é a pessoa mais digna e mais bela de coração que já conheci.
Cidade do Salvador, 17 de abril de 1585
Da sua sempre.
Alina

Alina quer ir embora imediatamente e vai para a casa de sua irmã, lá fica amiga de dona Ana velha índia que trabalha para a sua irmã, D.Ana sem uma palavra de Alina já sabe o que ela própria ainda nem desconfia, Alina vai conhecer a aldeia da família da amiga e este lhe poem a par do que lhe esta acontecendo, ao saber de tudo e também saber que a índia tinha razão, Alina parte com ela para uma aldeia bem distante e todos a tomam como morta por falta de notícias. Lá ela conhece Naru que com todo amor , carinho e devoção vai conquistando a simpatia e amizade de Alina, mesmo sabendo de sua situação não faz críticas e nem recriminações ao passado da amiga e amada.
Será que Alina será feliz com suas escolhas? Será que a vida vai lhe dar novas oportunidades de ser feliz?
O que terá acontecido a Pedro Henrique?

A capa é perfeita e condiz bem com a história, letras de bom tamanho, páginas amareladas facilitando a leitura, excelente para quem gosta de ler a noite.Capítulos curtos e bem enxutos fazendo a história ficar mais emocionante. Lindamente ilustrado, tenho observado este detalhe nas publicações da Sollo Editorial o que mostra o capricho e respeito com o trabalho dos autores.

Todo seu ser lutava por liberdade e justiça mas seu coração ansiava por um amor impossível. Mas a palavra IMPOSSÍVEL existe para um amor verdadeiro?

Eu li...
Eu recomendo!

Conchego das Letras 03/07/2015

Resenha Completa
Olá leitores,

Hoje vou falar de um livro que me encantou logo na capa, linda!!! A diagramação foi feita incluindo desenhos ao longo de toda a obra, cada início de capítulo tem um desenho de uma garota.

A história acontece no Brasil na época que ainda era colônia de Portugal. Vamos conhecer um pouco da vida de Alina Cirilo, uma jovem que veio de Portugal com toda a família; uma garota bonita, educada, generosa, alegre, carinhosa, amorosa, apaixonada pela família e amigos. Ela sempre acreditou que os escravos deveriam ser tratados com respeito e dignidade, foi querida por muitos e invejada por poucos.

Alina desde os doze foi apaixonada por Pedro Henrique, um rapaz de vinte e quatro anos, advogado, casado com dois filhos e trabalhava com o irmão de Alina. Mesmo esse amor sendo correspondido (sim, Pedro Henrique também amava Alina rs) o casamento entre eles era impossível pois na época um divórcio era algo proibido, que nunca deveria acontecer.

Com o passar dos anos eles ficaram cada vez mais próximos e amigos, não conseguindo segurar o que um sentia pelo outro. Com isso, Alina resolve passar um tempo na casa da irmã.

"Você será sempre o meu amor, eternamente, mas não posso destruir a vida de outras pessoas para viver a minha felicidade."( Pág. 31)

Chegando na fazenda da irmã, conhece uma senhora indígena que morava com a família de Clara (irmã de Alina). Esta senhora, vendo a situação de Alina, resolve leva-la para uma aldeia de índios. Isso não era algo muito comum para pessoas como Clara, mas ela aceita por ser a senhora de confiança.

Na aldeia Alina conhece um jovem mestiço, filho de uma índia e um português, Naru. Ele se apaixona pela garota branca e fica ao seu lado, ajudando em tudo que ela precisar. Mesmo sabendo da situação de Alina, nunca fez críticas. Com todo carinho e amor que ele cuida de Alina eles acabam se casando e voltam para a capital.

Eu me apaixonei por Naru, um homem digno, amoroso, que mesmo sabendo que Alina amava outro homem, soube faze-la feliz. Todos que o cercavam tinham um carinho muito grande por ele.

A história é tipo um diário, até pensei que fosse da família da autora de tão real que parecia. Torcia pela felicidade de Alina e Naru, que ela soubesse passar por todas as suas guerras e no final vencesse.

"Para ela, portugueses, índios e negros era a mesma coisa, a única coisa que os diferenciava era a educação, o estudo, apenas isso." (Pág. 46)

A autora foi formidável na forma que descreveu tudo que acontecia, me senti amiga de Alina, como se estivesse ao seu lado, compartilhando cada momento. Alina se tornou meu xodó rs.

Para quem gosta de romance, como eu, vai amar essa história tão linda e brilhante, um amor sereno e meigo que consegue nos fazer suspirar. Fiquei imaginando como era viver, naquela época, aqui no Brasil.

A única coisa de que não gostei foi o livro ser curto demais; poderia ter tido mais diálogo entre os personagens. Acabou e fiquei querendo mais!! Queria mais de Alina rs. Ainda bem que tem o segundo livro, onde vamos conhecer um pouco sobre Ágata, irmã de Alina.

No primeiro livro a conhecemos um pouco, em muitos momentos senti raiva de suas atitudes. Uma garota totalmente diferente da irmã. Só quero ver como vai ser a vida dela depois de tudo que aconteceu no primeiro livro. Ainda bem que o livro já foi lançado e em breve terá resenha dele aqui no blog.

Gostou dessa resenha, feita por Daya Maciel? Quer ver outras do mesmo estilo? Então venha conhecer nosso Blog, Conchego das Letras

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/07/resenha-alina.html

estantedasuh 07/07/2015

Alina - Blog Era Uma Vez o Livro
Alina é de uma família Portuguesa, mas vem para o Brasil na época da colonização. Ela chega aqui aos 12 anos, junto com seus irmãs e irmãos, e seus pais. Alina sempre foi uma menina simples, mas muito determinada. Nunca gostou de maltratar os escravos e nem os índios. Os tratava como pessoas e lutava, a sua maneira, pelos direitos deles.

Aos 12 anos Alina conhece Pedro Henrique, um amigo de seu irmão Luiz Segundo. Os dois eram advogados e tinham a mesma idade, 24 anos. Pedro era bem mais velho que Alina e ainda por cima casado, mas isso não impediu que eles se apaixonassem. No começo eles ficaram muito amigos, mas com 17 anos Alina não conseguia mais segurar a sua paixão. Então ela resolveu que ira passar uma temporada com uma tia em Portugal, mas ao contar a Pedro ele se declara a ela e ela a ele. Nesse momento a situação começa a se complicar, pois Pedro não poderia largar a sua família e nem Alina ele iria envergonhar a sua.

Desde o momento que conhecia Alina, eu já gostei dela. Ela amava a família, era uma pessoa simples, lutava pelos injustiçados, tinha um relacionamento de amizade tão linda com o seu pai, até lembrei-me de mim e do meu pai, que somos assim também. Mas seu único problema foi se apaixonar por um homem casado. Só que mesmo apaixonada ela tinha bom senso e nunca pensou em destruir a família dele, pelo contrário ela queria se afastar pra que isso não acontecesse.

Pedro é um homem lindo, inteligente, amoroso e muito sincero. Ele amava a Alina, mas nunca a desrespeitou. Passou algumas vezes na cabeça dele em largar a família, mas ele sempre pensava nos filhos. Ele foi muito sincero com a mulher e contou toda a verdade para ela, mas isso não resolveria o problema deles, já que naquela época divórcio não era uma opção.

A história é muito intensa, pois eles se amam a todo o momento, mas não podem ficar juntos. Anos se passam e coisas acontecem na história que os distanciam mais. Só que Alina tem uma sorte de conhecer um homem que vai ama-la e faze-la feliz. Naru sabe que Alina não o ama, mas mesmo assim quer ser seu companheiro. Eu o adorei, pois é um homem bom, carinhoso, amigo, companheiro que teve amor pelos dois.

Nesse livro nós vemos como era a vida no século XVI, apesar de a família Cirilo não ser dada aos costumes da época, mas tem coisas que eles não poderiam passar por cima, como a escravidão. Eles tentavam dar o maior conforto aos seus empregados, mas mesmo assim eles eram escravos.

Eu amei conhecer essa família, com ela aprendi o que é o amor. Que mesmo a distância não pode fazer esquecer quem a gente ama, mas tem horas que não podemos fazer nada, temos que seguir em frente da melhor maneira possível.

O final é lindo, eu amei como as coisas foram se encaminhando e apesar de ser um livro pequeno, não houve correria nos fatos.

A história é contada em 3ª pessoa, como se o locutor fosse a própria escritora, não havia muitos diálogos, mas isso não impediu de a história ser bem compreendida. A capa condiz com perfeitamente com a história, o único ponto negativo do livro é que tinha algumas vezes que as palavras estavam todas juntas, como se não tivessem dado espaço, mas eu consegui ler muito bem. Deve ter sido um erro na formatação ou algo do tipo.

Esse livro é super recomendado, um ótimo Romance de Época, para ler numa tarde com uma boa xícara de café. Parabenizo a Emília por essa bela história. E fiquem ligados, pois Ágata, que é o segundo livro da série Família Cirilo vem por aí.

site: http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/2015/07/especial-romance-de-epoca-alina-de.html

Arca Literária 15/08/2015

leia toda a resenha no link http://www.arcaliteraria.com.br/alina-emilia-lima/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/alina-emilia-lima/

Blog NR 25/08/2015

Resenha Alina de Emilia Lima
O Ano é 1580 o Brasil estava sendo colonizado pelos portugueses, e para ajudar na colonização algumas famílias estavam vindo morar na nova terra. E uma delas e a família Cirilo. Sr Cirilo, sua esposa e os cinco filhos. No livro conhecemos a história da caçula - Alina - chegou no Brasil com apenas 12, porém não era uma criança qualquer, mas uma com inteligência única e uma perspicácia mais aguçada ainda.

Ainda bem jovem a moça se apaixona perdidamente por Pedro Garcia, mas o romance é totalmente impossível já que esse é um homem casado, desde sempre existiu uma grande amizade entre ambos mesmo Pedro sendo alguns anos mais velho, em uma tarde não como outra qualquer ele declara seus sentimentos a moça ela que já desconfiava deles não sabe o que fazer já que isso foi o que sempre sonhou ouvir, mas como possui fortes princípios sabe que o envolvimento é totalmente errado e amoral, e tudo o que ela menos quer é dar um desgosto desses a família.

Sem nenhuma alternativa Alina parte de Salvador, onde morava até então. Com planos de passar algumas temporadas em Portugal, porém no caminho se depara com uma surpresa capaz de mudar todos seus planos e sua vida. Em sua jornada ela encontra amigos que jamais sonhou em ter, e trilha um novo caminho para sua vida com novas conquistas e realizações.

Bom... preciso dizer que terminei de ler o livro em uma tarde e meia, a leitura é tão gostosa que muitas vezes a sensação é de que estou ouvido a história de família de uma velha amiga – tenho a impressão de que essa fui a intenção da autora - foi extremamente prazeroso ler um livro que se passa em uma época tão fascinante para mim, Emília conseguiu construir uma trama bem escrita e interessantíssima.

Sem contar que vocês sabem que AMO um bom romance kkk, sobre tudo se for daqueles em que os personagens passam por diversas provações até ficarem juntos. Isso me faz acreditar na história sabe, afinal a vida não é só flores. Podemos encontrar novos amores, novos motivos para nos dar alegria, o livro trata sobre laços familiares, cumplicidade e companheirismo mas acima de tudo amor.

Sobre a edição: quando o livro chegou aqui em casa fiquei logo babando pela diagramação, e cada vez que folheava-o ficava mais encantada ainda. A editora e a autora estão de parabéns.

p.s eu deixei de comentar sobre uma pessoa bem importante que entra na vida de Alina, mas vou deixar que vocês descobram sobre ela sozinhos

"Todos os dias, à tarde, Alina ia caminhar na beira da praia, às vezes dona Ana ia com ela; às vezes Naru insistia em a acompanhá-la, mesmo eles sendo tão maravilhosos o que ela gostava mesmo era de ir sozinha, da solidão... da paz... Ninguém nunca conseguiria tirar dela a felicidade que sentia quando estava sozinha."

Thais Maia

site: www.notinhasderodape.com.br

Khrys Anjos 11/12/2015

Seguindo em frente
Começamos esta história fazendo uma viagem no tempo e indo parar na cidade de Salvador no ano de 1580.

É neste ano que Alina com apenas 12 anos conhece Pedro e se apaixona.

Como é um amor proibido eles alimentam a amizade como base do relacionamento. Com o passar dos anos somente a amizade não é mais suficiente.

Após vivenciar o momento mais importante da sua vida Alina parte em busca de si mesma sem imaginar que este momento traria uma grande reviravolta para a sua vida.

No decorrer desta busca ela conhece o mestiço Naru com quem acaba se casando. E é com ele que ela vive os melhores anos da sua existência.

Mas como seu coração pertencia ao Pedro desde o primeiro olhar não poderia terminar sua história sem viver este amor.

Alina é uma mulher bem a frente da sua época. Ela lutava pelo tratamento digno aos escravos e conseguiu incutir este pensamento em todos os seus familiares.

Me identifiquei com ela em alguns pontos: também acredito que o local onde mais sinto a presença de Deus é na praia. Também sou adepta da simplicidade. Contato com a natureza, pés descalços. A Alina chegou a viver numa aldeia indígena.

Mas confesso que não teria a mesma atitude que ela teve em relação ao Pedro. Caso tivesse me envolvido no calor da paixão, como aconteceu com eles, também teria fugido. Só que não terminaria o aceitando de volta pois não conseguiria olhar para ele e para a mulher com quem ele se envolve por pura vingança. Se fosse uma outra pessoa até entenderia mas com quem foi eu não aceitaria.

Tiveram 3 personagens que me encantaram muito nesta história: o patriarca da família Cirilo o Sr. Luiz Felipe, o Naru e o Alberto.

O Sr. Luiz mostrou ter um caráter que poucas pessoas têm. Ele amava sua família e não tinha vergonha de demonstrar. Soube do erros cometidos pela Alina e pela Ágatha mas não as recriminou e nem as julgou. Esteve ao lado delas até encontrarem o caminho da felicidade.

O Naru se casou com a Alina mesmo sabendo do seu amor pelo Pedro/. Ele ficou ao seu lado em todos os momentos e provou ser o homem digno de ser amado por ela. Pena que nas questões do coração não somos nós que mandamos. As atitudes que ele teve e o seu desprendimento ao abençoar a felicidade da Alina com o Pedro é a cena mais comovente desta história.

O Alberto teve que travar uma batalha para transformar uma pedra bruta numa joia rara. E no final pode desfrutar do mais puro amor.

Esta é uma história para nos fazer refletir sobre nossas escolhas pois as consequências delas irão modificar as vidas de todos os que convivem conosco.

A Alina nos ensina a sermos nós mesmos. Que se cairmos devemos nos levantar e seguir em frente mesmo que as feridas ainda sangrem. E a dar uma segunda chance para quem nos machucou (esta lição ainda vai levar um tempo para eu aprender a por em prática).

A autora Emília escreve com uma delicadeza tão profunda que me senti lendo um diário secreto das damas daquela época. Aquele local onde elas depositavam suas almas em cada palavra escrita.

Esta é uma história para quem quer se emocionar mas principalmente descobrir o quanto é forte o laço do amor incondicional. Tanto entre um homem e uma mulher quanto entre um pai e uma filha.

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2014/09/resenha-alina-emilia-lima.html

Lara.Correa 22/12/2015

Alina é uma guerreira. Uma mulher que amadureceu muito rápido e que tem uma linda história de vida. O livro é curtinho e li bem rápido, mas a história me encantou.