Spider Bones

Spider Bones Kathy Reichs

Resenhas - Spider Bones

Tayharai 23/10/2023

Umas das minhas séries preferidas
Esse é o livro que inspirou o seriado Bones. A autora tem o controle da história, algumas passagens são hilárias, mesmo o assunto sendo pesado. Vale a pena e fica um gostinho que quero mais.

A trama gira em torno da aparência de um corpo, o que sugere que outro corpo foi identificado erroneamente há quarenta anos. Naturalmente, isso requer investigação e, naturalmente, esse não é o fim da questão. Além disso, Brennan se depara com outro caso enquanto trabalhava neste, o que gera muita complexidade, pistas falsas e muitos nomes de personagens (vários deles já mortos!) para lembrar e manter a linha reta. A certa altura, tive vontade de fazer anotações sobre quem era quem, mas Reichs inclui lembretes suficientes para ajudar seus leitores, e isso nunca se tornou realmente necessário.

Bibinha 29/08/2023

Bones
Li o livro quando eu estava no fundamental, eu adorava a série bones e quando ela acabou fique inconsolável, então fui pesquisar sobre e achei os livros que originaram a série, fiquei um tempo procurando algum deles na biblioteca da minha cidade, mas não achei, até que certo dia em uma feira de livros da minha escola achei esse lá, lembro até hoje da sensação de felicidade por ter finalmente encontrado o livro.

Infelizmente não cheguei a terminar porque a história não me prendeu muito (sinto que não era um livro para minha faixa etária na época ksk)

Jessica.Campos 18/04/2023

Não foi o que esperava, mas foi interessante saber
No momento em que vi a capa Pensei que seria sobre assassinato ou terror. Contudo relata uma história baseada em um grupo (JPAC) existente, no qual eu nunca havia ouvido falar, que resgata ossos de pessoas que morreram em diversas guerras e entregam aos seus familiares. E bem interessante, porém tem muitas siglas e muitos termos científicos e médicos. Eu que sou enfermeira tive grande dificuldade nas siglas e nos termos que não são de minha área, acabando sendo uma leitura massante. Devido a pesquisa paralela.

Ernan 10/07/2021

Um caso muito interessante
Nesse livro a autora apresenta um caso muito interessante, intrigante, e até complexo. Porém, na minha opinião ela fica muito tempo dando detalhes específicos da profissão o que faz ficar lento no começo e meio, e muito corrido no final.

Tai.Sueð 29/06/2021

Legal
O livro narra sobre a investigação sobre o misterioso aparecimento de um corpo no Canadá e as implicações de sua identificação. O mistério é interessante e a divisão dos capítulos é incrível, mas a história em si tem alguns buracos na trama e o conflito final se resolve em 1 página correndo. Vale a pena para uma leitura rapidinha.

Tamirez | @resenhandosonhos 23/08/2018

Spider Bones
Eu sou super fã da série de TV Bones e fiquei empolgada por conhecer esse livro ao saber que a obra de Kathy Reichs havia inspirado o seriado. A autora é uma antropóloga florense e uma fonte inesgotável de informações tanto para os livros quanto para o programa, onde auxilia na produção. Mas, não se engane, a Temperance Brennan dos livros é bem diferente da da série.

Primeiro que estamos no Canadá e não nos Estado Unidos, como em “Bones”. Na série, a personalidade da protagonista também é super diferente. Essa Temperance é direta, mas não é tão alheia aos sentimentos quanto a que conhecemos no programa de TV. Spider Bones não é o primeiro livro e sim o 13º, porém, como são história independentes, é possível ler ele sem ter conhecimento dos outros, assim como a maioria dos episódios da série.

Para que o leitor não se perca com os detalhes de background da história, a autora insere as explicações sobre a vida da protagonista e sua relação com os outros personagens, contextualizando a história pessoal que não acompanhamos nos outros livros e que faria falta aqui se não estivesse presente. Essa Temperance já foi casada, tem uma filha adulta, um gato e um pássaro. Também já teve um caso com o tira do departamento de Homicídios com quem ela contracena, mas eles terminaram quando ele resolveu reatar um relacionamento passado.

Ryan seria o equivalente a Seeley Booth do seriado, mas com bem menos carisma. Ele tem bem pouco destaque no livro e não é cativante. Mesmo sabendo que eles não tem mais um relacionamento e que ela permanece atraída por ele, recebemos a informação de que eles terminaram o que tiveram por escolha dele, mas o mesmo voltou a dar em cima de Temperance, passando o livro todo dando sugestões sobre se envolverem de novo, e eu simplesmente não consegui simpatizar com o personagem.

Já o contato dela no Hawaii é super cativante, porém já sabemos que ele é casado e que nada vai rolar entre eles, apesar de ser possível perceber que há uma história ali. E outra coisa que se apresenta diferente são as características físicas dos personagens, portanto é praticamente uma “Bones” alternativa, para quem é fã da série e já tem outros dados mentalizados. Porém, tudo isso é só o background da história e a verdadeira ação está em descobrir quem são os donos dos corpos confundidos.

Esse é um livro de investigação com muita tecnicalidade. É preciso gostar de acompanhar esse tipo de narrativa, onde vamos recebendo informações fracionadas de dados científicos que comprovam ou não algo, e que isso acaba por gerar outra descoberta. Por vários momentos achamos que matamos a charada, mas alguma peça muda de lugar e o final provavelmente não será nenhuma das opções que o leitor pensou no começo do livro.

Apesar das informações técnicas, a escrita da autora é super fluída e fácil de ler e eu gostei bem mais do livro do que estava esperando. Fazia tempos que eu não lia algo nesse estilo investigativo e retomar esse ar da mistério de forma leve me deixou com vontade de encarar outras coisas, apesar de não ser um gênero que eu me interesse por ler constantemente.

Acho que para os fãs de Agatha Christie, Harlan Coben ou até mesmo Dan Brown, que gostam de desvendar mistérios, Spider Bones pode ser uma boa pedida. O nome do livro faz sentido para mais o final e já aviso que a capa é bem mais sinistra que a história em si, portanto os mais receosos podem encarar tranquilamente. E, é claro, é um prato cheio para os fãs da série!

site: http://resenhandosonhos.com/spider-bones-kathy-reichs/

Malucas Por Romances 05/06/2018

Malucas por Séries
Para quem não sabe eu sou apaixonada pela série Bones, fiquei até "deprê" quando ela chegou ao fim, e quando vi esse livro eu só sabia pensar :" EU PRECISO LER, EU PRECISO LER!". Spider Bones é o livro que deu origem a série, e claro que eu precisava conhecer.

Spider Bones é o 13° de uma série, e vai contar a história da antropóloga forense Temperance Brennan. Cada livro é uma história diferente, então pode ser lido separadamente. Nesse livro a Dra. Brennan foi chamada pra investigar a cena de um afogamento em Quebec. A vítima é John Charles Lowery, um soldado americano que foi declarado morto mais ou menos 40 anos atrás, e daí em diante começa toda uma investigação pra entender como esse corpo simplesmente foi aparecer no mar.

"Trabalho no Laboratório de Ciência Judiciárias e Medicina Legal de Montreal. Investigo para a província os decompostos, mumificados, mutilados, desmembrados e também os esqueletos, ajudando o legista com identificação, causa da morte e intervalo pós-morte."

No decorrer da investigação Brennan acaba indo pro Havaí, e além da investigação que Brennan já está fazendo, ela ajuda também uma outra médica legista a identificar corpos que supostamente foram atacados por tubarões. E daí em diante vamos nos envolvendo com a história e tentando solucionar esses casos.

O livro foi todo escrito em terceira pessoa e contado pelo ponto de vista da Brennan. Durante a leitura não encontrei erros ortográficos, e confesso que a capa da editora Fundamento é uma das mais bonitas publicadas pra esse livro.

Agora vamos pra algumas considerações referente livro e série.
A principal é: não se iluda achando que vai encontrar os personagens da série nesse livro, porque não vai! Essa foi uma das coisas que em primeiro momento me chateou, porque tava louca pra ver o Seeley Booth, o Rei do laboratório, a Cam e a Angela, e não tinha nenhum além da Brennan (desculpa, mas já me sinto íntima da personagem e nem chamo mais de doutora kkkkk).

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: https://malucaspor-romances.blogspot.com/2018/06/resenha-spider-bones-temperance-brennan.html

Mariana 19/07/2017

Resenha Spider Bones
O livro conta a história de Temperance Brennan, uma antropóloga forense que trabalha em Quebec. Ela é chamada para analisar o corpo de um homem morto por afogamento. Examinando as digitais, descobrem que o corpo pertence a John Lowery, um soldado que supostamente teria morrido no Vietnã em 1968. Temperance, para descobrir qual dos dois corpos é o verdadeiro Lowery, acaba indo para a sede da CIL (lugar em que fazem reconhecimentos de soldados mortos em combate e entregam os restos mortais para seus familiares) no Havaí e lá descobre um terceiro corpo que também pode ser de John Lowery.
Enquanto toda essa investigação acontece, a Temperance também tem que lidar com a filha que acabou de perder um namorado, com o ex que trabalha com ela e com um caso no Havaí sobre ataques de tubarão que ela está ajudando na análise dos restos mortais descobertos. A autora vai intercalando as histórias durante a leitura.
Esse é o 13º livro dessa série (e no Brasil temos apenas alguns desses livros lançados), mas como cada história mostra uma investigação diferente o leitor não se atrapalha, nem sente falta de informações contidas em outros livros. A história em si é boa, o caso do Lowery é instigante e deixa o leitor querendo saber mais, querendo descobrir quem é o verdadeiro e de quem são os outros corpos. Se fosse apenas essa investigação seria um ótimo livro, mas com todo o drama que a autora fez e com toda a explicação técnica que por vezes é dada, acabou deixando o livro tedioso e com cara de que a história está sendo arrastada para ter 300 páginas e não apenas 100. Toda a explicação que as vezes a autora dá sobre eventos passados também é cansativa e sobrecarrega a história, deixando o leitor com a impressão de que está lendo o Wikipédia. Outro ponto que faz a história se tornar maçante, é a quantidade de termo técnico usada para falar sobre os restos mortais, o que as vezes nos faz ficar sem entender do que a Temperance está falando (a não ser que tenhamos um livro de anatomia do lado).
Enfim, é uma boa história que infelizmente se perdeu em toda a parafernália de siglas do governo, história sobre guerra e termos técnicos incompreensíveis que a autora colocou. Com certeza seria um livro muito melhor e mais prazeroso se fosse mais focado na história em si, mesmo que tivesse apenas 100 páginas.

Mariana Rodrigues

Vanessa França 20/02/2017

Pelo tempo que leio, não consigo lembrar de um livro que já tenha me deixado com raiva. Normalmente eu tenho o bom senso de andar longe de livros que eventualmente me deixam como espuma na boca, mas o fato é que eu gosto da série Bones e resolvi ler o livro.

Eu sinto que tenho o direito de reclamar porque eu perdi mais de 10 horas da minha vida neste livro. Mas em vez do livro apenas mostrar vários casos interessantes, vários muito simples ficou esticado para mais de 100 páginas. Passei a maior parte do meu tempo lendo sobre o Vietnã, seções do Havaí, gangues e aparentemente Temperance sabe tudo, exceto como saber se uma árvore é um Baobob ou não e como jogar com os outros. Em vez de pensar com aquele cérebro teoricamente grande dela, Brennan palestrou até o ponto em que até outros personagens perceberam e fizeram uma careta. Eu senti seriamente que algumas seções deste livro foram tiradas diretamente do Wikipedia.

Infelizmente, nunca houve um arco-íris em vista apenas mais Temperance sendo presunçosa e, em seguida, despejando coisas nos policiais.

Como eu tenho notado várias vezes, eu sou uma leitora discontraida. Eu não me importo se o procedimento policial está sendo descrito corretamente ou todos os detalhes envolvidos na limpeza de um esqueleto pelo livro, ou se o personagem envolvido é horrível. Eu também não gosto quando os personagens inteligentes não pensam e depois vão assumindo que ninguém faz nada. Eu não preciso de todos os personagens para ter um coração de ouro. Eu gosto muito de ficção e assassino em série, e eu adoro anti-heróis, mas eu preciso deles para ter um propósito ou pelo menos para ser divertido de ler.

Temperance Brennan tem uma vida ideal, uma grande carreira, amigos, uma filha amorosa, ex amoroso, todos os homens para lutar por ela, pessoas gentis que a conhecem em todas as partes dos Estados Unidos e Canadá, e ela recebe bem para ir trabalhar em Havaí. Ela não tem desculpa para ser horrível com ninguém.

Em primeiro lugar, eu realmente não gostei que Temperance não pensa em nada de uma forma lógica, porque se ela fizesse, o livro teria terminado no Capítulo 10, se não antes. Ela nunca faz as perguntas que uma pessoa gostaria de fazer. Ela nunca dá respostas quando uma pessoa deve dar. Ela só pensa neles mais tarde, quando tiver tempo para repetir conversas em sua mente ou quando estiver bem além do ponto de se perguntar sobre coisas que aconteceram menos de uma semana atrás.

Quero dizer ... Se alguém dissesse que seu filho morto tinha um irmão gêmeo e um primo idêntico, você não se perguntava sobre isso de vez em quando? Se nenhuma carta médica foi encontrada e a única diferença entre o primo e o filho morto era a cor dos seus olhos, você não se perguntaria que cor os olhos da pessoa morta tinham? Se você soubesse muito sobre o Vietnã e encontrou um corpo de um soldado que supostamente morreu no conflito no Canadá, você não pensaria em trapaceiros? Se as marcas de dente de cachorro de alguém estavam no corpo errado, você não iria querer saber como apareceram lá? Você não gostaria de saber se elas tinham sido plantados pela pessoa que realmente possuía?

Realmente o livro poderia ter no máximo 100 páginas, para contar todo o drama e estudo forense abordar, mas como já percebi em outros livros, a história é esticada ao máximo para render mais de 300 páginas.

Vale 1/5

João 11/02/2017

Spider Bones é o primeiro livro que leio da renomada autora e antropóloga Kathy Reichs.
O livro é muito interessante pra quem,como eu,gosta de livros nesse estilo.
Acho fantástico um simples osso dizer tanta coisa. Livros assim sempre me chamam a atenção e estão entre meus preferidos.
Pena que esse é o décimo terceiro livro da série e pelo que pesquisei alguns nem foram lançados por aqui. Apesar de tudo não me senti perdido em parte alguma,mesmo quando fala da vida pessoal da personagem Temperance.
Uma excelente leitura e pretendo ler os outros livros da autora lançados por aqui.
Beth 11/02/2017minha estante
Interessantíssimo. Depois da tua resenha, vou ler!

Euflauzino 16/02/2017minha estante
mais um livro de série, isso parece ter virado moda. é problemático quando nos deparamos com um livro assim, ainda mais fora de sequência. acho que meu toc não me deixaria ler, eu iria querer todos os outros anteriores. eta vício :)

May 16/11/2016

Spider Bones traz uma história bem interessante: Tempe é chamada para identificar um corpo que apareceu boiando em uma cidade canadense. Esse corpo foi identificado como John Lowery. O problema é que John Lowery morreu em 1968, na Guerra do Vietnã, e estava enterrado na Carolina do Norte. As coisas se complicam ainda mais quando um terceiro corpo aparece, também identificado como sendo John Lowery. Temperance precisa descobrir quem é o verdadeiro John Lowery, quem são os outros dois e o que aconteceu para que todos tenham sido identificados como a mesma pessoa. Para isso, Tempe vai para o Havaí, onde, além de trabalhar no caso Lowery, ela precisa ajudar na identificação de alguns corpos que parecem ter sido vítimas de ataques de tubarão.
Leia o resto no blog!

site: https://sobresonhoselivros.wordpress.com/2016/11/16/resenha-spider-bones-de-kathy-reichs/

Lê Vieira 23/07/2015

Não sou uma fã enlouquecida pela série Bones. Então me desculpe se eu acabar lhe decepcionando por não entender muito a respeito, mas quero deixar claro que gosto da série, assisto quando lembro, mas não é uma das que eu costumo acompanhar. Um alerta aos fãs: não espere uma cópia da série, lembre-se que a série apenas foi baseada.

Spider Bones faz parte de uma série de livros e, se não me engano, ele é o 13°, mas que apesar de não ser o primeiro não causou problemas no entendimento, já que cada livro conta uma história independente. Claro que o leitor irá se deparar com uma Temperance já madura, depois de tantos casos resolvidos, mas nem por isso o encanto se perde.

Como é de se imaginar, a história é recheada de reviravoltas. Quando a antropóloga, e o leitor, acreditam que desvendaram os mistérios, tudo desaba e não se tem mais certeza de nada. Confesso que em diversos momentos acreditei ter descoberto quem era o defunto, então eu virava a página e a autora me dava um tapa na cara e dizia que não era nada do que eu estava imaginando.

Durante toda a narrativa fui envolvida e levada para diversos lugares muito bem descritos, ao ponto de eu conseguir imaginar sem cansar de tantos detalhes. Sem falar que todo o suspense aguçou minha curiosidade e me fazia querer sempre saber mais.

Devo dizer que a premissa do livro não é incrivelmente inovadora. Apesar dos mistérios que me prenderam durante toda a leitura, ainda assim eu já imaginava que não seria fácil descobrir tudo, mas tem uma coisa que me fez gostar muito deste livro, algo que provavelmente faça com que ele entre na minha lista de especiais deste gênero.
A construção dos personagens fez com que eu me apegasse a eles, as características de cada um me atraiu. Cheguei a ficar sem fôlego em um determinado momento quando a Temp passa por uns problemas. Os sarcasmos, o jeito descontraído de falar, os pensamentos, enfim, todos os detalhes da protagonista me deixaram apegada a ela.

"John Charles Lowercy morreu brincando de enfermeira safadinha debaixo da água, dentro de um saquinho comum de plástico."

Só teve um detalhe que vai me impedir de dar nota máxima na avaliação do livro. Eu sou meio atrapalhada com nomes, principalmente se são ligados à anatomia. Eu ficava atrapalhada cada vez que eles falavam sobre as partes encontradas, aí eu prestava mais atenção e depois a leitura voltava a fluir normalmente.

site: http://www.confraria-cultural.com/2015/03/resenha-spider-bones-kathy-reichs.html

Arca Literária 03/11/2014

leia a resenha no link

site: www.arcaliteraria.com.br

Adriana 02/11/2014

Spider Bones de Kathy Reichs
Hoje vou falar de um livro que foi lançado por aqui pela editora Fundamento. Estou falando de Spides Bones da KATHY REICHS um super lançamento que é baseado na serie de tv BONES.
É uma série de livros individuais em que cada livro conta sobre um crime diferente, então não surtem ao saber que este se trata do 13º livro da serie nos EUA. Aqui no Brasil já foi lançado o primeiro livro pela editora Galera recorde com o titulo OSSOS, mas não sei por que, pararam no primeiro. Sendo assim a Fundamento retoma essa tarefa com uma capa magnífica e uma diagramação perfeita. Simplesmente amei o livro, apesar de ainda não ter assistido a serie BONES. Depois deste livro, acho que ela será a minha próxima serie favorita.

Temperance é uma antropóloga forense, (uma espécie de medica legista) de Quebec, que é chamada para investigar uma morte por afogamento. Na investigação ela descobre que o afogamento foi acidental, pois a vitima era praticante de auto-erótica, (pessoas que sentem prazer, chegando ao orgasmo usando o limite entre a vida e a morte, onde geralmente as mortes são um acidente por falta de uma estratégia de fuga bem formulada, as formas mas comuns variam entre auto-sufocamento, eletrocussão, engasgo por corda, introdução de objetos estranhos etc).

"As primaveras do Quebec geralmente significam muito trabalho para mim. Os rios descongelam. A neve derrete. Os corpos emergem. A população abandona o conforto de seus sofás pelo ar livre. Algumas pessoas descobrem os corpos, outras se juntam a eles."

Porem esse fato não foi o mais bizarro da historia, pois ao investigar as digitais, descobre-se que a vitima na verdade é John Charles Lowery, um soldado americano veterano da guerra do Vietnã que foi morto em combate no ano de 1968. Quando feito uma busca no apartamento, Tempe com a ajuda de Andrew Ryan descobrem que Lowery, vivia como um eremita, usando um nome falso, sem esposa nem filhos, sem conta em banco ou telefone, até a internet era surrupiada do vizinho. A única coisa relevante era uma foto dele jovem de uniforme com a data de 1968 no verso.

Mas, se Lowery acaba de ser encontrado, que estará em sua sepultura????
A principio o pai de Lowery fica indignado por tentarem manchar a honra de seu filho e de sua família, mas o que Tempe mais quer é chegar ao fundo desta mirabolante e intrigante historia.
A partir daí a historia fica cheia de revira voltas recheada de suspense, um verdadeiro quebra-cabeça que vai se encaixando conforme as pistas da historia são desvendadas.

O livro é mais que recomendado para quem gosta do gênero, e dos livros no estilo de Harlan Coben.
A relação entre Tempe e Ryan é muito legal. Ela é uma personagem carismática e sarcástica do jeito que eu gosto, sem contar que o gato e a cacatua dela são uma gracinha.
Lembrando aos fãs da serie de TV que o livro é só baseado nos livro, então não esperem encontrar seus personagens preferidos nos livros ok.

site: meupassatempoblablabla.blogspot.com.br
Nyew 14/11/2014minha estante
Obrigado! Quando vi 'livro 13' me desesperei, mas você me acalmou!
Agora é só eu ler. =)

Amanda 22/01/2015minha estante
Na verdade aqui saiu também Segunda-feira de luto e Déja Morta (o primeiro da série), além de Ossos e Ossos Perdidos que também saiu pela Galera Record (tem mais alguns listados, mas esses foram os únicos que efetivamente eu consegui achar para comprar!), da Kathy, e a série é baseada mais na vida da Kathy do que nos livros por assim dizer, mas a resenha está muito boa.

Pamella 23/01/2015minha estante
Na verdade o livro não é baseado na série, a série é baseada no livro. Kathy é uma das co-autoras e produtoras de Bones. Tempe não mora em Quebec, e sim nos EUA mesmo. Ela está em Quebec nesse livro. :)

Danielle 02/11/2014

Resenha Kathy Reichs - Spider Bones

Primeiramente gostaria de parabenizar a editora fundamento com o trabalho de arte e revisão do livro, a capa é simplesmente linda de morrer e diz muito sobre a trama em si.

Spider Bones é o mais novo lançamento da editora fundamento é um dos livros da série que inspirou o famoso seriado de TV Bones. Como se trata de uma série onde cada livro é tratado um caso diferente pode ser lido fora de ordem, apenas com a ressalva que a história envolve também um pouco da vida particular dos personagens fixos. Este livro seria o de número 13, porém aqui no Brasil pelo que sei ainda não foram lançados os outros 12, apenas 1 por outra editora.

Vamos a trama agora, a antropóloga forense Temperance Brennan é chamada para investigar uma estranha morte por afogamento em um lago em Quebec, no Canadá. A vítima teve uma morte autoerótica.
No caso do corpo encontrado o termo mais correto seria aqua-eroticum.

A maioria das mortes autoeróticas é acidental. A pessoa engasga ou sufoca, por estar pendurada ou usando uma ligadura ou saco plástico. Além disso, as pessoas fazem também eletrocussão, inserção de corpos estranhos, vestem-se com muitas camadas de roupas ou embrulham o corpo.

Muito bizarro, nunca tinha ouvido falar nesse tipo de prática, quando li a cena imaginei que seria uma cena de assassinato a princípio, devido ao corpo estar enrolado em saco plástico, mas logo é explicado o ocorrido.

Mas o pior ainda está por vir, quando identificam as digitais do corpo é descoberto que ele é John Charles Lowery, um soldado americano morto em 1968 no Vietnã. Como assim? Alguma coisa está errada. Então a doutora Tempe vai investigar o túmulo do falecido há mais de 40 anos e levar os restos mortais para a sede da JPAC, que é o órgão responsável pelos corpos desaparecidos na guerra, localizado no Havaí.

A trama é cheia de reviravoltas e verdadeiro quebra-cabeças que vai sendo desvendado aos poucos, deixando o leitor vidrado pelos próximos acontecimentos.

Uma curiosidade é a autora também é antropóloga forense como a protagonista, o que serve de fonte de inspiração para a escrita dos seus livros.

Quanto ao título do livro Spider Bones, spider se deve ao fato de ser o apelido de Lowery, que quando criança era fascinado por aranhas.

Gostei muito da trama e adoraria ler mais outros livros da série e assistira ao seriado. Para quem é fã de livros investigativos e policiais, esse livro é um prato cheio, recomendo muito a leitura.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp