Não Sou Uma Dessas

Não Sou Uma Dessas Lena Dunham

Resenhas - Não Sou Uma Dessas

Lovett (@bloglariteratura) 23/01/2018

Um Livro Incomum
Esse livro é muito esquisito. Eu gostei, mas não amei. Conhece essa sensação? Ao mesmo tempo, queria que todos pudessem lê-lo. Ele te proporciona uma experiência completamente diferente.
Não me identifiquei com quase nada da vida de Lena Dunham, mas ao mesmo tempo, a compreendi. Eu não sabia quase nada sobre ela, só que era criadora e atriz do seriado “Girls”, da HBO. Agora, sei até demais! Hahaha.
Confesso que, quando vi que ela tinha lançado uma biografia, minha primeira reação foi pensar sobre o que uma pessoa de 29 anos poderia ter para falar e que seria interessante o suficiente para encher um livro. Acontece que a vida dela foi repleta de coisas, pessoas e situações inusitadas, confirmando a teoria de que a nossa vida (a minha, com certeza) não é tão intrigante quanto pensávamos.
Lena fala sobre seus problemas de autoestima, contra os quais ela luta de maneira completamente incomum. Ao invés de se esconder, ela encontrava meios de se mostrar ainda mais, como se isso fosse uma ofensa para todos que a achavam inapropriada em todos os sentidos. Fiquei admirada, pois eu mesma não conseguiria ter as mesmas atitudes que ela.
Também vemos, através dos olhos e da vida de Dunham, que não temos que ser aceitos pela sociedade nos transformando no que eles querem. Devemos ser amados por quem nós somos, e sempre vamos ter alguém que vai fazer exatamente isso. A gente costuma dizer que já sabe disso, mas... será?
Ela fala sobre como demorou para se encontrar profissionalmente, acerca da dificuldade de unir trabalho e sonho em uma coisa só, sem ter aquela sensação de que está decepcionando aqueles que te amam e esperam algo de você.
Descobrimos que ela tem Transtorno Obsessivo Compulsivo e vemos o quão profundamente essa doença pode afetar todas as áreas da vida de uma pessoa. Quando Lena te conta casos da infância dela, você se vê imaginando os apertos que os pais dela devem ter passado para entendê-la, embora não pareça que tenha sido tão complicado para eles (o que faz você perceber que, realmente, você ainda não está nem um pouco pronta para ser mãe/pai de alguém hahaha).
De uma maneira característica, Dunham nos fala sobre esperança. Você sente como se ela dissesse: se eu, com todos esses problemas que te contei aqui, consegui me realizar, por que você não conseguiria?
Você termina a leitura com uma sensação de desconforto, e eu bem acho que o objetivo era esse o tempo todo. Te fazer sentir alguma coisa, qualquer coisa, algo que te leve a sair do lugar em que está e ir perseguir alguns sonhos, ou pelo menos, defini-los.
Eu não posso garantir que tudo o que eu disse aqui irá ser exatamente o que você vai extrair desse livro, mas precisamos ter uma conversa muito séria caso não consiga absorver nenhum ensinamento com ele.
A maioria das histórias tem algo a te oferecer, principalmente se for sobre a vida de alguém “real”. Afinal, até mesmo os personagens fictícios, na maioria das vezes, são baseados em pessoas de verdade, que deixaram algum tipo de marca na vida dos autores.

site: https://www.lariteratura.com.br/
Nicole Krueger 23/01/2018minha estante
Esse livro ficou polêmico na época de lançamento por causa do que ela contou q ela "chantageava" a irmã pra ganhar beijos dela. Eu achei esquisito qdo vi a notícia, mas como não li o livro, não sei exatamente oq pensar kkkkk

Lovett (@bloglariteratura) 24/01/2018minha estante
Eu achei o livro inteiro um pouco esquisito! HAHAHA Talvez seja porque tenho a personalidade bem diferente da Lana e meio que esperava ter coisas em comum com ela, mas... não aconteceu. hahahaha

Nicole Krueger 30/01/2018minha estante
Hahahaha entendi! Nossa eu imagino que seja esquisito!! Acho q é bom sinal que vcs tenham personalidades diferentes hahahahaha

May 19/01/2018

"Não sou uma Lena"
Uma grande decepção. Tentei ler o livro quando em 2014, mas não consegui e pensei que talvez fosse interessante ler em um outro momento da minha vida. Pensei então, que nesta minha fase 19 para 20 anos, tivesse mais maturidade para ler "Não sou uma dessas". Um grande equívoco!
Ainda não sei dizer se é questão de maturidade, se o problema sou eu, ou se a Lena simplesmente é diferente demais de mim, mas este livro simplesmente não me acrescentou em nada, em diversos momentos tive que me forçar a ler porquê não existia vontade nenhuma de continuar a conhecer a vida da autora.
Deya D. 19/07/2018minha estante
May eu tbm odiei o livro. E em vários momentos de leitura eu pensava: gastei meu dinheiro à toa. ?

May 07/08/2018minha estante
Exato, foi dinheiro gasto completamente sem necessidade!!!

DaniM 04/01/2018

Lena, que é considerada “a voz de sua geração”, estrela, diretora e produtora do seriado Girls, lançou essa coletânea de textos na esteira do sucesso da série. Sempre que a via em entrevistas(não vejo Girls) a achava completamente cretina, megalomaníaca, inconveniente, desagradável, chata e mimada. Pensava que ela pudesse ser uma tímida incorrigível, mas com o livro pude confirmar que nunca me enganei sobre ela. O livro é a confirmação de que as pessoas precisam urgentemente parar de tornar cretinos famosos. Definitivamente, not my kind of book.

site: https://www.instagram.com/danimansur/
Ana 02/08/2018minha estante
undefined

Michele 13/12/2017

Relatos Egocêntricos de Uma Corajosa Mulher
Não Sou Uma Dessas (Editora Intrínseca, 2014, 304 páginas) é o livro de estreia da jovem produtora e atriz Lena Dunham. Por ser uma pessoa notoriamente adversa a padrões estabelecidos no setor de entretenimento a autora desde o começo de sua carreira sempre foi alvo de muitas críticas e suas palavras sempre são fontes de diversos debates.

O livro tem uma boa introdução ao trazer a história na qual a autora decidiu timidamente escolher um livro em um brechó, livro este extremamente contraditório aos ideais feministas inclusive as já devidamente ultrapassadas. Quem, neste ponto do livro, espera um discurso de ódio da autora após ler o tal livro é desapontado, o que vem após é um entusiasmo pela coragem feminina em expor suas convicções mesmo que estas atentem a todas as regras as quais as mulheres vêm lutando contra há tempos.

Corroborando ao exposto pela autora em sua introdução, o livro da autora, assim como qualquer outra deve se apreciado, pelo simples fato de mostrar uma mulher corajosa o suficiente para compartilhar suas histórias sem qualquer medo de críticas profundas ao conteúdo do livro (que de fato vieram). Porém, não há como deixar de ressaltar os (inúmeros) pontos negativos da obra, que de alguma forma acabam retomando-se ao fato de que a autora peca na exacerbação de temores individuais, que acabam tornando-o demasiadamente egocêntrico.

São infinitos diálogos de como a autora tinha relacionamentos destrutivos, a autora tinha problemas de saúde, a autora tinha problemas em se aceitar, a autora... (etc.) A realidade é que a ausência clara de um objetivo do livro o tenha tornado uma coleção de histórias sem ligações, nem entre si e muito menos com os leitores.

Sísifo Contemporânea 21/08/2017

Relatos sinceros sobre uma vida de altos e baixos
Iniciei essa leitura sem nenhuma expectativa, e acho que foi o que me ajudou por muitas vezes durante a leitura desse livro.
O livro se trata de uma autobiografia de Lena Dunhan, a criadora da aclamada série Girls, na verdade sinto que é uma mistura de autobiografia e auto ajuda kkkkkk.Não é uma leitura de todo ruim, é até legal, mas algumas vezes a leitura se torna muito aleatória, a linha de pensamento de Lena Dunhan é desconexa e confusa, capítulos inteiros de listas desnecessárias. Mas quando a Lena Duhan acerta, ela acerta muito bem, consegui tirar várias coisas para a minha vida, consegui refletir sobre outras e o posicionamento dela sobre o amor ao próprio corpo, a não desistir dos sonhos, o cuidado à saúde mental e à liberdade sexual femininaforam de muita importância. É uma leitura divertida, mas que peca nas aleatoriedades que por vezes forçam o tom do humor no livro.
Recomendo para aqueles que querem uma leitura descompromissada, leve e descontraída. Mas sinceramente, não é um livro que eu leria de novo.

Kah 10/08/2017

Não sou uma dessas...
Não é de todo ruim, mas deixou a desejar. A autora escreve bem, mas a história não te prende. Pensei até em abandonar a leitura, mas resolvi dar uma "chance" e me obriguei a concluir a leitura, achei bem massante, meio confuso.

Lena Dunham é corajosa por expor seus medos, seus pensamentos e experiências de forma tão explícita e simples de entender. Infelizmente não superou minhas expectativas e me deixou bastante frustrada, não foi a melhor leitura da minha vida, mas também não foi a pior, é um livro meio termo (se é que pode ser considerado assim), não indicaria...

Biahhy 14/07/2017

Não sou uma dessas..
Confesso que eu esperava um pouco mais deste livro, mas isso é digamos que uma mania acho que de todo leitor ter expectativa demais para um livro e tudo mais, eu fui bem vaga nesta historia, sem saber praticamente nada só o que a capa basicamente me passava e o pouco da sinopse, e confesso eu gostei do livro, achei legal, mas eu esperava gostar mais e ter algo a mais sabe.
O inicio deste livro me assimilou muito com o A garota com a tribal das costas da Amy Schumer que é um super favorito para mim e que segue essa mesma linha do não sou uma dessas, no qual a autora conta um pouco da sua vida, o que aprendeu, suas vivencias e tudo mais, mas senti que o Não sou uma dessas muitas vezes se tornou repetitivo em alguns momentos e alguns pontos, sempre no mesmo assunto, ou voltando para ele, mesmo que os assuntos explorados no livro pela autora seja bem diversos.
A autora é criadora da serie Girls uma serie que quero bastante assistir e conhecer mais ela, alem do que ela nos passou aqui neste livro.

site: https://biahhysilva.wordpress.com/2017/07/17/nao-sou-uma-dessas-lena-dunham/

@livrodegaia 27/06/2017

Miga, sua louca!

Uma vez li uma matéria que relacionava a série “Gilrs” a “Sex And The City”. Pronto. "Girls" entrou mais do que depressa no meu radar, embora ainda não tenha assistido um episódio sequer. Mas quem acompanha a série da HBO – e mesmo quem não acompanha – conhece Lena Dunham, a criadora, produtora executiva, roteirista, diretora e protagonista (ufa!) desse seriado superaclamado e vencedor de dois globos de ouro.

Dunham é alvo frequente da mídia, que costuma criticar seu peso, suas roupas, opiniões e principalmente as inúmeras cenas de nudez que protagoniza com direito à celulite e todas as imperfeições humanas que Hollywood AMA esconder. O “problema” é que Lena não esconde, muito pelo contrário, ela coloca a realidade pra jogo sem nenhum pudor (e não estou só falando de exposição corporal, mas sentimental também), e parece que isso irrita bastante gente. Com a série, ela conseguiu jogar luz em muitas questões importantes, e o rebuliço que causou só mostra que é o tipo de pessoa que vale a pena conhecer melhor.

Foi isso, além da minha curiosidade quanto à trajetória profissional da autora, que me fez querer ler "Não Sou Uma Dessas", uma espécie de autobiografia daquela que é considerada por muitos a "voz da geração atual”. Trata-se de um livro de memórias dividido em seções sobre “Amor e Sexo”, “Corpo”, “Amizade”, “Trabalho” e “Panorama”.

Gostei da franqueza, ousadia e coragem da autora, que escancara a vida íntima sem ligar para a opinião alheia. Ela é tão sincera e verborrágica, que em diversas passagens minha voz interior gritava “MIGA, SUA LOUCA, APENAS PARE! AS PESSOAS ESTÃO LENDO, SUA FAMÍLIA ESTÁ LENDO”, porque ela conta detalhes TÃO íntimos, TÃO desconcertantes (e até bizarros), que a sensação é de estar bisbilhotando o diário de alguém. E é mesmo um diário, só que a dona dele não faz questão de guardar segredos. Nem os dela e nem os dos outros. Aliás, fiquei pensando na reação das pessoas citadas... Lena não deu nome a todos os bois (embora tenha ameaçado fazê-lo na velhice kkkk), mas a simples menção de certos fatos já deve ter deixado muita gente furiosa... rs!

Alguns amaram este livro, outros odiaram, e eu fico no meio termo. A autora é uma figura bem inusitada, admiro seu talento e esforço na defesa de algumas causas, mas nem todas as histórias narradas me tocaram ou conversaram comigo de alguma forma. Certos assuntos me pareceram bem triviais e o fato da narrativa não respeitar uma cronologia pode ter contribuído para deixar a leitura arrastada, cansativa em certos pontos. Não instiga a ler "só mais uma página", sabe? Não me peguei realmente envolvida, apenas curiosa. É uma leitura leve, simples, mas não é para todo mundo. Recomendo aos que tiverem interesse em conhecer a mente por trás de "Girls". Fiquei mais interessada em assistir ao seriado.

Avaliação: 2.5 / 5.

IG literário: livrodegaia
Ale 27/06/2017minha estante
Olá Amanda! Eu estou lendo este livro, porém meu irmão arrancou a página 65 e 66. Você poderia me enviar uma foto dessas páginas? :(

@livrodegaia 27/06/2017minha estante
kkkkkkk Por que seu irmão fez isso? rs! Como posso fazer para te enviar?

Gabriela 08/06/2017

Sexo ruim e TOC
Achei que fosse algo como GirlBoss ou O Ano em que Disse Sim, mas conta muito mais da vida pessoal da autora do que da sua carreira (que era o que eu queria ler). A primeira metade do livro fala basicamente sobre seus casos sexuais, o que não é do meu interesse nem ganhou minha atenção. A certa altura achei que o livro falasse só sobre sexo ruim que a autora experimentou, mas a segunda metade fala sobre outros assuntos da vida dela, como o transtorno obssessivo compulsivo que ela sofre (TOC), terapia e família. Enfim, recomendo a leitura apenas da segunda metade pra frente, mas nao crie grandes expectativas (como eu criei). Pelo menos adquiri num sebo por troca e não gastei nada, senão teria ficado meio brava.

site: https://gabyintothechaos.com/

Benita Alves 20/04/2017

Um livro sem o famigerado estilo "para mulherzinha"!
De leitura estilo "mulherzinha", Não sou uma dessas passa longe de ser. É irreverente, atemporal e único. Muitas vezes constrangedor, mas essa é uma característica própria de Lena Dunham, fielmente comprovada ao assistir a série GIRLS. A narrativa não é linear, as letras possuem um tamanho confortável para a leitura, o papel tem a diagramatura de 80 e não é branco. Foi meu primeiro contato com a autora e gostei. Um livro para se ler quantas vezes quiser.
Camila Rodrigues 13/12/2018minha estante
AHHH! Finalmente alguém que teve uma visão semelhante a minha!
Amei que apesar do livro ser "rosinha", passe bem longe de ser mulherzinha. Ao contrário, é um livro disruptivo, que monstra que podemos ser quem somos sem precisar se adequar a nada do que é esperado pela sociedade!
Achei um ótimo complemento a mensagem que a série tem a passar!

gabihzanette 30/03/2017

Não recomendo a ninguém
Apenas o pior livro que eu já li na vida.
Sem graça e muitas vezes constrangedor. Me fez sentir vergonha alheia de Lena. E não adianta dizer que foi assim que ela quebrou paradigmas, pois mostrou que é uma pessoa normal.
Se ela não fez nada de extraordinário nessa vida, não deveria querer que as pessoas lessem sobre sua vida comum, afinal muitas pessoas já vivem comumente no dia-a-dia.
Enfim, acho que leitura deve nos acrescentar, dar outro ponto de vista, nos fazer admirar a vida ou alguém que tenha passado por ela de forma heróica ou agradável ou sábia. Lena não fez nada de mais e ganha dinheiro com esse livro que nada mais é que perda de tempo.

M! 13/02/2017

Dessas qual?
Em primeiro lugar, eu simplesmente tenho uma história de amor por Lena Dunham que vem da união de falta do que fazer com disponibilidade.
Por quê?
Simplesmente porque eu não tinha o menor intuito de assistir Girls, nenhum incentivo por parte de opiniões e sugestões de séries, mas de repente me vi sem ter o que fazer e ao meu dispor todas as temporadas completas à um toque no controle remoto.
Assistindo ao primeiro episódio me senti ofendida. Detestei.
Resolvi assistir ao segundo e decidi que não era pra mim e parei na metade do terceiro. Não indicaria pra ninguém, como fiz questão de maldizê-lo à quem quisesse ouvir sobre.
Até que algo em mim despertou depois de uma certo tempo e decidi saber até que pé levava aquilo tudo e foi então que entendi, um pouco, como a cabeça de Lena funcionava e que até um certo período da minha vida, eu não estava pronta para Lena.
Virei sua fã e descobri este livro.
Resolvi que não poderia deixar de lê-lo.
Pra quem gosta de Girls, vai gostar do livro pois tem muito de Hannah nele. É uma semelhança muito grande entre uma pessoa e suas histórias.
É sincero na sua forma mais despretensiosa de ser.
Como na série, Lena é crua e surpreendente. Você não espera que vá ler o que está prestes a ler.
É tudo muito autoral, sem medo de ser. Sem vergonha do que tem a dizer e isso é inspirador nos dias de hoje, onde todos vivem de aparência e bons discursos.
Lena diz apenas o que pensa, sem querer te dar um lição, apenas repassar suas experiências.
Apesar do bom humor, não é um livro leve.
Lena conta histórias de assuntos quase tabus, dos quais poucas pessoas falariam para suas melhores amigas, o que dirá para milhares, milhões de pessoas?
Histórias pesadas que ela descreve com piadas sarcásticas.

Lena apenas diz que não é uma dessas.
Dessas quais?
Essa é a questão que todos se perguntam, e que cada um que termina de ler e a conhece um pouco mais, responde de forma própria, individual, porque é impossível descrever essa jovem que já conquistou tanto em tão pouco tempo, de uma única forma.

tray 12/02/2017

(resenha/ não sou uma dessas ) é impressionante como certos livros nos coloca em casa, Lena escreve bem, me rendi nas primeiras paginas, só não devorei por medo de me encontrar mais e mais nas linhas, é corajoso uma mulher dividir sua vida intima, seus medos, desejos, tropeços, a escritora traz algo gostoso na escrita o ato não linear das coisas, uma hora ela fala da infância, depois da vida adulta e retorna pra adolescência, é uma viagem que pode causar vertigem, é contraditório também, pois não nascemos prontas, já disse que vi nas linhas, nas declarações e esbarrões, nas tentativas de ser amada, nos erros em fazer novas amizades, no egoísmo, estava em um momento merda, ainda estou, essa leitura me fez entender que tudo bem, tem dias merdas, dias merdinhas e que você precisa extrair algo deles, nem que seja um chute no canto da cama. Lena sem saber me ajudou a me revisitar sem magoas. Me ajudou a me perdoar e recomeçar, aquela leitura que lava alma e te coloca pra de volta pra vida.

Jeniffer 11/02/2017

Não sou uma dessas
Lena Dunham era uma completa desconhecida para mim, até meu amigo Adauto falar sobre ela todo santo dia, me recomendando a série Girls (de produção e atuação da Lena) e comprar o livro que ela lançou ano passado. Confesso que quando vi o livro (de edição americana), nas mãos do meu amigo, fiquei muito curiosa na leitura pela diagramação e o breves comentários que ele falava sobre as histórias de Lena. Mesmo eu estando super curiosa em conhecer mais sobre ela e seu livro, não pude comprá-lo quando lançaram a edição brasileira pela Intrínseca, mas por acaso, o mesmo amigo me tirou no amigo oculto da turma de Letras e me presenteou com essa obra singular.

Lena não escreve sobre suas histórias mais engraçadas ou inesquecíveis da sua vida, mas escreve suas histórias íntimas, carregadas de humor e opiniões bem fortes sobre cada momento da sua vida. Ela traz uma escrita simples e leve em suas narrativas que faz ter a impressão de estarmos numa conversa com uma nova amiga confessando todas suas histórias antigas, marcantes ou não, seus medos, seus anseios, seus antigos e novos desejos, suas opiniões e declarações estranhas sobre a vida e outras pessoas.

Não é um livro de auto-ajuda, definitivamente, mas não dá pra deixar de se identificar com alguns pensamentos e situações que a Lena nos narra em seus ensaios. A infância, os segredos compartilhados apenas com amigos, as burradas da juventude, os amores não correspondidos, o medo da morte, a maturidade vindo depois de tantos erros e coisas ruins terem acontecido, são vários temas pessoais e reais que o livro traz e Lena consegue transmitir, através da sua vida, pensamentos muito válidos pra qualquer ser humano que não é perfeito nem teve uma vida perfeita, se identificar e aprender junto.
A diagramação é um 'grande' detalhe que faz o livro ser mais prazeroso ainda na leitura. As ilustrações condizentes, a linguagem natural utilizada (palavrões e outras palavras que utilizamos no dia a dia) deixa o livro com um ar de diário, mas nada superficial ou infantil. Pelo contrário. Lena não fala apenas dos relacionamentos que não deram certo, ela também narra sobre estupro, terapia, morte, doença e sexo. E ao final, é muito prazeroso perceber o quanto Lena mudou e como ela resolveu transmitir sua história através de um livro tão real.
Recomendo muito à todos que conhecem a atriz, roteirista e diretora de Girls e também para aqueles que não a conhecem. A editora fez um ótimo trabalho tanto na diagramação quanto na tradução do livro (meu amigo me confirmou isso).

site: https://monautrecote.blogspot.com.br/2015/01/resenha-nao-sou-uma-dessas.html