Noturno

Guilhermo Del Toro
Chuck Hogan

Resenhas - Noturno

Heidi Gisele Borges 08/11/2010

Bem, pensei que seria um livro repleto de suspense, pois já começa assim, porém, a história se arrasta e ao final pensei: cadê a história?

O vôo 777 pousou no aeroporto e permaneceu lá, com as luzes apagadas e as cortinas abaixadas, nenhum passageiro desceu, nenhum sinal de vida.

Uma típica história de filmes americanos, em que o pai precisa abandonar o filho, pelo qual briga pela guarda, para responder o chamado de urgência sobre o avião sem vida.

Nota-se a grande pesquisa feita, sobre todos os assuntos abordados, sobre as marcar e modelos de todos os produtos utilizados.

O problema é quando o narrador sai e entram os escritores para explicar, por exemplo, que o eclipse solar deve ser chamado de “ocultação” do sol, o leitor sai da história para ler tal explicação mal colocada, dando a sensação de que foi jogada ali para não ser desperdiçada.

Não digo que são sempre desnecessárias, talvez sejam somente para a estória em si, pois, qual a razão de se saber a distância entre a Terra e o sol para a história em questão?

Todo o resultado da pesquisa foi colocado em Noturno, o que fez o livro ser cansativo, uma idéia que não caminha.

Também o texto é bastante enrolado, percebe-se isso facilmente:

“Aquela ocultação duraria exatamente quatro minutos e cinqüenta e sete segundos: pouco menos de cinco minutos de estranha escuridão noturna no meio de uma linda tarde no início do outono.”

penso que houve a tentativa de escrever tantas páginas sobre a “ocultação” e como todos a viam, para durar os tais 4min e 57seg, com o objetivo de nos transportar para a história... mas não tiveram sucesso.

Sim, o eclipse – ou ocultação – tem ligação com a história, mas o enrolar – ou a explicação –, não necessariamente.

Há, também, a dificuldade de adicionar um pensamento ou característica aos personagens, então a todo momento utilizam-se de frases como:

“Para Eph, os fins de semana com Zack eram a sua vida...”
“Para Setrakian, a Penhores Knickerbocker (...) nunca fora um meio de enriquecer...”
“Para Eldritch Parlmer, aquilo provava que qualquer coisa (...) era realmente possível...”

A história não me prendeu. A única idéia interessante foi a do vampiro na época do nazismo, no campo de concentração.

“(...) Dieter Zimmer, um jovem oficial (...). No campo era um verdadeiro sádico, que se gabava de engraxar as botas toda noite para retirar a crosta de sangue judeu.

Agora ele ansiava por esse sangue...”

Mas a maior falta de criatividade que percebo em histórias de vampiros, é que sempre, de forma rápida e sem significado, criticam os antigos autores – leia-se Bram Stoker – como se eles estivessem sempre errados ao produzir uma ficção e descrever seus personagens:

“(...) os crucifixos e a água benta? Produtos de sua época. Frutos da febril imaginação irlandesa de um escritor vitoriano e do ambiente religioso da época.”

a proposta dos novos vampiros é de uma criatividade imensa.

Enfim, eu não recomendo!

*****
Mundo de Fantas no mundo dos livros
Marina 24/02/2010minha estante
Eu tava pensando se colocava na minha lista de leitura ou não, mas agora desanimei! rsrs Mas achei legal sobre sua colocação das explicações fora de contexto. Tbm não gosto desse tipo de coisa, parece "encheção de linguiça". :p

Lena 02/04/2010minha estante
Também gostei muito da sua resenha! A explicação para o eclipse/ocultação é tãao extensa que chega a ser broxante (desculpe a palavra xP)... Parece que se gasta metade do livro só para explicar a ocultação, que é apenas o motivo que faz os vampiros acordarem. E os detalhes numéricos: a duração do eclipse, o número de pessoas que o viram, o número de pessoas que ficaram cegas... bem, desanimador. =)

cliffoliveira 11/09/2010minha estante
a moda do vampirismo não ajudou em nada o desenvolvimento de boas histórias.

Carol 27/11/2010minha estante
Não consegui ler até o fim história mto arrastada

Rafa 25/07/2011minha estante
Gostei muito da sua resenha o livro é cansativo e parece mais um roteiro de filme do que um livro, falta conteúdo aos personagens e ritmo na história.

25/12/2011minha estante
é muito cansativo, muito mesmo, nao chega a lugar nenhum. no fim todo mundo vira vampiro sem consciência

Luis 31/07/2014minha estante
Eu li os três... lendo em sequencia fica bem melhor. Um dia, sem preconceito com o que vc já leu uma vez, tenta ler tudo de uma vez, os tres livros... e ele é de leitura rápida, se demorar muito, perde um pouco o sentido mesmo

Rafael.Amauri 06/09/2014minha estante
Sério que teve gente que achou o livro arrastado? Achei as explicações geniais, tanto sobre os equipamentos médicos, a anatomia humana, mitologia vampiresca, tudo. Muito bem elaborado, o livro tem toda uma pegada de documentário. Achei super rápido, com ação por todo o livro. Acabei agora ha pouco, não tem o que reclamar. A pessoa que não gostou é por simplesmente não ser adepta de estórias sobre apocalipse vampiresco.
Guillermo Del Toro e o Chuck Hogan fizeram um trabalho ótimo.

TioCosmo 22/12/2014minha estante
Eu achei incríveis as colocações que os autores fizeram, bem inteligentes e com informações úteis. Concordo que em alguns momentos foram estendidas, mas não tiro a validade dessas colocações em tornar tudo mais sombrio em certas partes. Essa prolongação, em alguns momentos, torna o texto mais sombrio se lido com a maestria das pausas que cabem aos pontos e vírgulas. Creio que foi a tentativa de criar um clima instigante, mas que utilizaram demais.

Essas partes em que "utilizam demais o prolongar" são chatas de acompanhar, tanto que já desisti do livro uma vez e só consegui terminar depois de reiniciar a leitura. Valeu todo o tempo utilizado para leitura e apresentação a "novos vampiros".

Del Toro e Hogan não se apegam a vampiros românticos para criarem seu monstro e criam essa coisa horrenda, sem emoção e faminta! A história não é ótima, mas é boa e não terminam quando as páginas findam. A história está bem aqui e vem acompanhada de mais dois volumes.

Jossi 30/03/2015minha estante
Eu achei maravilhosa toda a série! O primeiro livro é tão cheio de suspense, de adrenalina, que fiquei ansiosa para poder ler os dois próximos... Não via a hora. No primeiro livro somos apresentados aos principais personagens, aqueles que irão seguir por todo o percurso da série. Não existe o confronto principal, naturalmente (sendo esse apenas o primeiro livro) e o confronto se reserva para o último livro. Mas a própria introdução à história e os relatos sobre a vida do velho Setrakian durante a Segunda Guerra e o pavor que ele viveu, a vida e os relacionamentos de Ephraim com a esposa (ex), com Zach (o filho) e com a amiga (que viria ser namorada), tudo isso é relatado de forma realista, profunda, tendo como pano de fundo o próprio terror nascente (o eclipse e a chegada do Mal). Um livro incrível, isso sim!

Renata 11/06/2015minha estante
A história arrastada me fez abandona-lo três vezes. Ainda não tive coragem de voltar a ler.

Elis.Eloi 24/01/2017minha estante
Realmente, tem muitas explicações e nem todas são usadas nos outros livros da trilogia, mas o suspense me deixou curiosa e quando terminei de ler, queria ler os outros dois livros. Tanto que estou acompanhado a série também. Achei muito ousado por parte do autor misturar doenças com vampiro, ainda não tinha visto em nenhum lugar algo tão original.

Gabriel 01/09/2022minha estante
Simplesmente essa resenha define tufo o que eu tô achando sobre o livro

Andri 25/08/2021

Eu vi muitas criticas a esse livro, conheci ele por meio de um vídeo do youtube e achei por bem lê-lo, estava tentando fugir da enxurrada de clássicos que eu vinha lendo e tive uma surpresa até boa.
Fica claro que ele não é um livro 5 estrelas, mas também não acho que ele seja um péssimo livro, achei a história ok, gostei de como os autores não focaram somente em Ephraim e trouxeram algumas pequenas partes das vidas das pessoas comuns que estavam sendo transformadas, acredito que isso foi imprescindível para a construção da história. Gostei de ter dado um tempo dos clássicos com Noturno, me ajudou a diminuir meu pequeno preconceito com a escrita de Del Toro, além de trazer vampiros dentro de outra ótica.
Theo 25/08/2021minha estante
eu fiquei sabendo dessa livro quando assisti a serie baseada nele, The Strain, eu fiquei chocado com o quanto eu gostei daquela primeira temporada e do quanto eu amei o livro. da um sensação de angústia com esse começo do fim sabe? é muito bom. eu vou reler ele, com certeza

Andri 25/08/2021minha estante
Eu não sabia que tinha uma série, vou procurar !!

Matheus Oliveira 20/05/2022

Noturno
Noturno, escrito por Guillermo del Toro e Chuck Hogan é o primeiro volume da Trilogia da Escuridão e tem como título original The Strain, que inclusive foi adaptado para uma série de mesmo nome.

A história se desenrola com uma dinâmica de acontecimentos simultâneos que permeia a trama principal que dita uma quebra de ritmo interessante entre ápices de suspense, isso a partir de um emocionante fato introdutório, onde um Boeing 777 está totalmente apagado na pista de pouso e sem sinais de vida. Porém senti uma certa sensação confusão com a diversidade de personagem e histórias paralelas, onde alguns são bem aproveitados e fazem sentido para o desenrolar da história, mas outros nem tanto.

O enredo está contido em um cenário apocalíptico, com criaturas vampíricas, diferente das versões clássicas, trazendo uma nova proposta de condição bioquímica da natureza desse antagonista, trazendo assim uma perspectiva com possibilidades cientifico biológica, após explorar algumas crendices essa tentativa de uma pegada mais factível pode acabar não funcionando tão bem!

Achei muito interessante a ideia de ver esse cenário acontecer em Nova Iorque com seu epicentro em Manhattan e seus muitos lugares e pontos emblemáticos.
Jorge 05/08/2022minha estante
Tenho aqui na estante. A primeira temporada da série de tv é excelente

Matheus Oliveira 05/08/2022minha estante
Jorge, confesso que recorri a ela para conseguir ter nítido na minha cabeça como era a "nova condição biológica" (tentando evitar spoiler) de transferência de material genético e me ajudou bastante mesmo! ??

Jorge 06/08/2022minha estante
Del Toro sempre intenso na mitologia de suas obras.

Gian 16/02/2022

?????
Se pudesse dava mais estrelas!
Que livro I-N-C-R-Í-V-E-L meus amigos!!!!!!!
Não da vontade de parar de ler, um suspense que te deixa preso em casa página! Tensão sem prescedetes! Ficamos na torcida com o personagem o tempo inteiro, da pra sentir a Renata do personagem e sua angústia!
Que livro, sem mais!!!!
Ansioso para começar o próximo!

Lena 21/02/2010

Eu já tinha ouvido vários comentários bons sobre esse livro, vários dizendo 'Esse é um livro sobre vampiros de verdade!', e que o livro continha 'Muita ação, adrenalina e terror'. Mas preciso dizer que me decepcionei um bocado...

Desde o início, fiquei um pé atrás com esse livro. Achei ele, no momento do pouso do avião e no eclipse, extremamente chato de tão descritivo. Eu gosto de livros descritivos, mas esse estava demais - ele descreve absolutamente todos os detalhes de todas as cenas, como se fosse um roteiro de cinema, dava tantas explicações que deixou o livro parecendo um livro técnico, e demorando páginas e páginas em personagens que eram basicamente 'figurantes' e podia ter explicado em um parágrafo. Haviam tantos personagens no desenrolar da história, que até a metade eu não conseguia me lembrar do nome de nenhum (e muito menos me afeiçoar a algum) - e, aliás, até a metade eu ainda estava esperando os vampiros aparecerem.

Cheguei no final me arrastando, esperando o clímax , que talvez por ser o primeiro livro de uma trilogia, só chegou no finalzinho e foi rápido e desestimulante e com batalhas confusas - ou eu que achei isso por estar cansada e desatenta. Talvez a continuação seja melhor, já que não precisará de uma introdução tão extensa quanto a desse livro, mas não sei se eu vou me preocupar em descobrir...
Heidi Gisele Borges 31/03/2010minha estante
Não parece que os autores pesquisaram tanto e não quiseram deixar nada de fora e jogaram tudo dentro do livro? É um dos piores que já li. Tb fui achando que era história de vampiro de verdade, e até agora não entendi aquelas criaturas... Gostei da sua resenha é exatamente o que eu penso sobre o livro, e tb não vou me preocupar em ler a continuação!! ^.^

Jossi 30/03/2015minha estante

Augusto 23/04/2021

Bom, mas...
Um avião faz um voo tranquilo, contata a torre de comando, realiza uma aterrissagem perfeita, com direito a piadinhas descontraídas entre os tripulantes e... apaga. No meio da pista de taxiamento literalmente tudo na aeronave parece ter sido subitamente desligado. Nem uma única luz acesa, zero resposta às tentativas de contato da torre, todas as cortinas abaixadas. No interior, reina o mais absoluto silêncio. Nenhuma tentativa de comunicação com o exterior via smartphones por parte dos passageiros é registrada. Nos Estados Unidos assombrado pelo terrorismo a primeira hipótese é de sequestro. Mas os minutos continuam passando e não há absolutamente nada que indique que exista vida dentro do imenso casco metálico. A porta que permite a abertura emergencial pelo lado de fora está emperrada, o que seria impossível a não ser que alguém dentro a estivesse travando. Mas o tempo decorrido desde o pouso e a ausência de oxigênio tornam absurda a ideia de que uma pessoa esteja impedindo o destravamento da porta. Quando a abertura forçada do casco da aeronave está para começar, a porta de emergência finalmente é aberta… por dentro. Ao entrar, a equipe se depara com as quase 200 pessoas, entre passageiros e tripulantes do voo, mortos... nenhum sinal de luta, pânico, envenenamento, sufocamento, nada…

Gostei um bocado do início. As primeiras 90 páginas do livro voaram e eu cheguei a acreditar que talvez tivesse encontrado um novo xodó. Os autores começam muito bem e conseguem criar o tipo de tensão que procuro num livro do gênero. Mas… que sentimento estranho após o término…
Oscilei várias vezes entre empolgação e insatisfação. Ora tinha dificuldade de largar e lia compulsivamente, ansioso pelo que viria a seguir, ora algumas coisas me desgostavam tanto que era impossível não torcer o nariz.

Sim… o livro tem problemas… alguns para ser mais exato. Listando os três mais graves na minha opinião:

1. Os autores optam por introduzir personagens demais na trama durante a primeira metade da obra e, como não há tempo para desenvolver todos de maneira adequada, os acontecimentos tenebrosos que os acometem perdem força, tendo em vista que não conseguimos sentir empatia pela maioria deles. Sabe aquela típica figura que entra e sai da história sem acrescentar nada à mesma? Pois é...

2. A motivação de um dos personagens, que é apresentado a priori como o grande vilão, me pareceu constrangedoramente genérica. Além disso, depois de um dado momento, o sujeito simplesmente some. Passou-me aquela sensação de “não preciso mais de você para desenvolver a história então, adeus.”

3. Outra coisa que também desagradou foi o fato de que certas "regras" relacionadas ao comportamento das criaturas não são explicadas. Se fosse um livro de terror mais "paranormal" até poderia deixar passar, mas... os autores gastam algum tempo em explicações da anatomia humana, funcionamento de órgãos e sistemas, metabolismo celular, etc. O que não é ruim e deixa a trama mais crível e interessante, mas isso tudo obviamente exclui a possibilidade de simplesmente dizer de repente "tal coisa é assim porque é e pronto". Talvez eles expliquem isso mais adiante, nos volumes seguintes da trilogia, mas por ora... me desagradou.

“Então o livro é horrível!”
Aí é que está… não consigo defini-lo assim. Como disse, em muitos momentos foi realmente difícil parar de ler. A premissa é interessante e a forma como o terror é construído especialmente na primeira metade é muito boa. O ritmo é ótimo. Os capítulos curtinhos vão sempre chamando o seguinte e a escrita de del Toro e Hogan me agradou.
No entanto, finalizo bem menos empolgado do que estava no início da leitura, o que é realmente uma pena...
Ju do Ton 23/04/2021minha estante

Augusto 23/04/2021minha estante
Isso foi um "boa resenha"? ?

Ju do Ton 23/04/2021minha estante
Claro, meu bem. Eu ainda estou com vontade de ler. ?

Fabricio268 20/09/2022

Ação, clichês e terror.
Vampiros estão entre os grupos de personagens mais atraentes da cultura pop. Eles têm e sempre terão espaço em todo e qualquer meio, livros, TV, cinema, quadrinhos e etc. Todo mundo curte uma boa história sobre vampiros.
Então, qualquer leitor que gosta do tema, provavelmente terá uma boa experiência com Noturno. A história é boa, rápida, repleta de tensão, ação, terror e claro, muitos, muitos clichês. Isso tem da primeira até a última página, praticamente. Pergunto: é ruim ter clichês? Algumas vezes não. Clichês são bons, desde que sejam bem usados e façam parte de uma boa narrativa. E neste livro eles não incomodam.
Fica a dica, se você curte vampiros, pegue sua estaca, alguma cabeças de alho e divirta-se.
Janaina Edwiges 20/09/2022minha estante
Suas resenhas estão cada vez melhores e bem escritas! Parabéns! ?

vic 11/04/2020

Introdução para uma intriga maior
Já havia visto a série The Strain, apesar de pequenas mudanças a série acabou sendo bem fiel ao livro.
Gosto muito das partes explicativas sobre o personagem Setrakian e suas pesquisas.
O primeiro livro serviu mais como uma introdução para o desfecho que virá. Aqui todos os personagens foram apresentados e a trama minuciosamente explicada para que venha a guerra, o que me deixou ansiosa para o próximo livro.

Eder.Machado 02/04/2021

Uma nova abordagem sobre um velho tema..
Nunca achei achei graça em histórias de vampiros... Mas resolvi fazer uma tentativa e depois concluir esse capítulo da trilogia estou ansioso para ler os demais e ver desfecho dessa história.

claralopes 23/05/2021

Um livro extremamente visual
Eu adorei o livro, gosto bastante do tema e apesar de ir demorando um pouco para descobrir oq está acontecendo o livro de prende.
Conseguia imaginar todas as cenas de conflitos e lutas como se estivesse vendo um filme, muito bom !!!
Ceecii 23/05/2021minha estante
Livro de cinema, rs. É tão visual que tem (ou tinha, n sei mais) uma série chamada The Strain.

Camila Da Rós 31/10/2020

Esse livro é perfeito e muito bem explicado. No início fica meio confuso por falarem de partes muito específicas sobre o avião, mas é só nos três primeiros capítulos. Recomendo muito e com certeza vou ler o livro dois e três!!!

Cel 03/03/2010

Muito Bom
O primeiro volume da Trilogia da Escuridão, recheado com alguns sustos e uma boa dose de suspense.

Ignore todas essas histórias de vampiros bonzinhos, maravilhosos, tudodebom que você com certeza já ouviu falar (e se encantou, fato); pois na terra de Guillermo Del Toro e Chuck Hogan os vampiros sedutores nunca existiram, muito pelo contrario, esses novos ou melhor velhos vampiros são criaturas perversas, 100% asquerosas sem chance de deixar você babando, suspirando ou coisas do tipo, isso mesmo que você está lendo, a imagem da perfeição não está nos vampiros de Guillermo Del Toro e Chuck Hogan que são uma mistura de sanguessugas com zumbis extremamente nojentos.

Infelizmente o livro não me propôs o medo esperado, sinceramente quase não senti medo. Mas ele tem suas partes feias como a descrição dos ataques a fisionomia dos sangue-zumbis (vampiros), os suspenses (isso ele tem muito), esses sim foram bem descritos. Essa história nos cinemas nos daria tantos sustos! Como já havia lido vários comentários falando muitíssimo bem desse livro esperei muito mais. Não minto em dizer que é um ótimo livro e não me arrependo de ter lido, mas infelizmente como não me afeiçoei á nenhum personagem o que é fundamental para prender minha atenção ele não entrou nos meus melhores de 2010. Uma pena, pois tinha tudo para ser perfeito e ficou no quase.

LEIA a resenha completa em meu blog UMA JANELA SECRETA:

-> http://umajanelasecreta.blogspot.com/2010/03/noturno.html

LEIA outras resenhas em meu blog:
Dimas.Albuquerque 15/03/2015minha estante
O livro é de suspense, não terror para dar medo

Guilherme 03/04/2010

Uma chance perdida.
O início do livro é muito bom, cheio de suspense. Fiquei tenso quando finalmente entraram no avião para averiguar o que havia ocorrido com os passageiros e a tripulação.

Entretanto, com o desenrolar da história e o gradual aparecimento dos vampiros-zumbis, o que se tem é um livro repleto de clichês e feito para ser adaptado ao cinema. Fiquei lendo com a constante sensação de "já vi isso em algum lugar...". Para mim, pareceu uma mistura de "Eu Sou a Lenda" com os filmes de vampiros mais comuns, como "Blade", "Anjos da Noite", "Van Helsing", etc.

Não consegui gostar de nenhum personagem. Nem mesmo o velho Setrakian, com seu passado em parte vivido num campo de concentração nazista, me transmitiu profundidade. O principal vilão da história também me decepcionou. Não sei explicar muito bem, mas, com todos os seus séculos de vida, acho que ele deveria representar o Mal de uma forma mais "ancestral", como Sauron em O Senhor dos Anéis.

É uma pena que o clima de mistério do início do livro tenha se perdido, pois provavelmente teria resultado num enredo bem mais interessante, um retorno triunfal às histórias vampirescas, as quais têm sido muito mal representadas atualmente.