O Livro das Mulheres

O Livro das Mulheres Osho

Resenhas - O Livro das Mulheres

Carla.Parreira 11/12/2023

O livro das mulheres (Osho)...
Melhores trechos: "...O homem gostaria de ter todas as mulheres do mundo e, ainda assim, não ficaria satisfeito. Seu descontentamento é infinito. A mulher pode ficar satisfeita com um único amor, e totalmente realizada, porque, em vez de olhar para o corpo do homem, olha para suas qualidades mais íntimas. Ela não se apaixona por um homem que tem um belo corpo musculoso, apaixona-se, sim, pelo homem que tem carisma – algo indefinível, mas imensamente atraente –, tem um mistério a ser explorado. Ela quer um homem não apenas para ser meramente um homem, mas também para ser uma aventura na descoberta da consciência. O homem é muito fraco no que diz respeito à sexualidade, tanto que ele pode ter apenas um orgasmo. A mulher é infinitamente superior, tanto que ela pode ter múltiplos orgasmos... Quando dois mundos se aproximam, o confronto estará fadado a se instalar, caso os parceiros não saibam como criar uma harmonização entre si. O amor é harmonia. E a felicidade, a saúde, a harmonia, tudo acontecem a partir do amor. É preciso aprender a amar. Não se deve ter pressa para casar, e sim para aprender a amar. Primeiro, o indivíduo tem que se tornar um grande amante. E qual é a exigência? A exigência é que um grande amante esteja sempre pronto para dar amor e que não se preocupe se é retribuído ou não. Acontece que o amor é sempre retribuído, pela própria natureza das coisas... A primeira lição de amor não é para pedir amor, mas apenas para dar. É preciso tornar-se um doador. E as pessoas estão fazendo exatamente o oposto. Mesmo quando dão, o fazem apenas com a ideia de que o amor deve voltar. Trata-se de uma barganha. Elas não compartilham, não compartilham à vontade. Compartilham com uma condição. Ficam observando do canto dos olhos se vai voltar ou não. Pessoas muito pobres, não conhecem o processo de operação natural do amor. Basta derramar amor, e ele virá. E, se não vier, não tem nada com que se preocupar, porque um amante sabe que amar é ser feliz. Se vier, ótimo. Daí, então, a felicidade é multiplicada. Porém, mesmo que o amor nunca volte, a pessoa fica tão feliz e tão em êxtase no próprio ato de amar que quem é que se preocupa se o amor vem ou não? O amor tem a sua própria felicidade intrínseca. Isso acontece quando a pessoa ama. Não há necessidade de esperar pelo resultado. Basta começar a amar. Aos poucos, vai ser possível perceber que muito mais amor está voltando para você. Aquele que ama passa a saber o que é o amor, apenas através do amor... Depois de entrar em sintonia com sua solitude, o indivíduo pode se relacionar. E o relacionamento vai lhe trazer grandes alegrias, uma vez que não está pautado no medo. Ao encontrar sua solitude, o indivíduo pode criar e pode estar envolvido em quantas coisas quiser, porque esse envolvimento não vai mais fugir de si mesmo. Agora será a sua expressão, agora será a manifestação de tudo o que tem a ver com o seu potencial... O Tantra diz: Se você puder achar um parceiro, um amigo, uma mulher ou um homem, que esteja pronto para se deslocar com você para o centro interior, que esteja pronto para se deslocar com você para o pico mais alto de relacionamento, então esse relacionamento vai se tornar meditativo. Através desse relacionamento você vai chegar ao relacionamento supremo. O outro será apenas a porta... Se a mulher não quiser ter um filho, ela tem o direito de não tê-lo. Se quiser colocar sua criatividade na pintura, na arte, na música, tudo bem, o que é muito melhor do que criar um filho que está sujeito a ser uma sobrecarga na Terra. E quem é que sabe que espécie de criança vai nascer? Uma pintura é inofensiva. A música é bela, a dança vai acontecer. Não, não há nada de anormal nisso. Foi dito pelos homens, repetidas vezes, que é dever natural da mulher gerar crianças. Foi assim que eles conseguiram manter a mulher na escravidão, pois, se a mulher gera crianças de forma contínua, quando vai sobrar tempo para ela pintar? Quando vai ter tempo para criar música, poesia, peça de teatro? Assim, por um lado, eles forçaram a mulher a permanecer continuamente grávida. Há apenas cem anos, toda mulher no mundo todo se mantinha continuamente grávida. Uma criança ocupa nove meses da vida da mulher e, depois, ela tem que criar meses, a mulher fica grávida novamente... Aquele que ama uma pessoa nunca vai invadir sua privacidade. Nunca vai tentar ser um detetive, ser um voyeur, espiar a privacidade do outro. Pelo contrário, vai respeitar a privacidade do outro. No entanto, basta olhar para os chamados amantes, maridos e esposas, namorados e namoradas. Tudo o que eles fazem, dia e noite, é encontrar meios de invadir, de entrar no mundo privado do outro. Eles não querem que o outro tenha alguma privacidade. Por quê? E se a pessoa tem independência, privacidade, individualidade, eles ficam receosos. A pessoa amanhã pode não amá-los, pois o amor não é algo estagnado... Uma pessoa só consegue obter amor de um agente livre, cuja individualidade seja respeitada, cuja liberdade seja respeitada. É a partir da liberdade do outro que acontece esse momento de amor. Não se deve destruí-lo tentando possuir a pessoa, tentando mantê-la, criando uma escravidão legalizada, um casamento. A pessoa deve deixar que o outro seja livre, e permanecer livre ela própria. E também não deve deixar que alguém a possua..."

Cibelle 22/10/2023

O livro trás abordagem sobre várias vertentes da vida feminina. É instigante e leva a pensar fora da caixinha, fazendo com que tenhamos perspetivas diferentes.

eupoetizo 02/08/2022

I

É

I
O

Achei muito arrastado e cheio de questões com opniões individuais demais.

Apenas Evelim 01/11/2021

O pior do ano
Nunca li um livro tão ruim sobre mulheres, feminino e feminismo. É revoltante! Um exemplo:

"A mulher deve permanecer interessada no lar, pois, depois que deixa de estar interessada no lar, deixa de estar interessada no ventre, na criança. E depois, naturalmente, vira lésbica."

O QUE???

Ridículo.

Notoriamente o escritor não entende nada sobre mulheres. Fico me perguntando como tem a coragem de escrever um livro das mulheres?

Lary 15/09/2021

OSHO - O livro das mulheres
Osho, sinônimo de ?oceânico?.
Não poderia ter a audácia de tecer comentários sobre o livro, sem antes falar um pouco do seu autor.
Osho, professor de filosofia, da arte da meditação, liderou um novo movimento espiritual, ?guru do amor?.
Foi polêmico, revolucionário, líder, religião, amor, meditação, liberdade sexual, para uns, aproveitador, uma farsa, abusador?
Não importa, deixou um legado que até hoje é seguido por muitos.

O livro das mulheres - Como entrar em contato com o poder feminino, em muitos momentos me deixou aliviada e, em outros, preocupada.
Entender o que é ser mulher nesse universo é para poucos e poucas.
Saber se reprogramar, reinventar, mudar , transformar padrões e prosseguir com isso é, realmente, assustador e necessário.
Osho, concordo com você em muitos pontos, como por exemplo, o fracasso do casamento, briga de egos do significado de ?amor?, rivalidade entre mulheres, movimento feminista.
Em outros pontos, acredito que somente quem é mulher, tem o direito de narrar breves comentários, afinal, quem assiste de fora, nunca saberá o que realmente sente quem está de dentro.

Anaju 06/07/2021

Infelizmente o livro deixou muito a desejar, ele passa a maior parte do livro diminuindo e se desfazendo de grandes causas como a causa feminista (em um livro intituladas como ?O LIVRO DAS MULHERES?) além de ser extremamente machista e homofóbico. Foi difícil terminar de ler e não recomendo, apesar de TENTAR entender a mente dele pelo fato de que foi escrito há vários anos atrás.

Babi 08/02/2021

Osho - o livro das mulheres
Livro é bom, nos leva a refletir sobre algumas verdades, que temos como absolutas, porém muito repetitivo e alguns pensamentos revolucionários demais na minha opinião

Bêh 28/12/2020

É praticamente um Duelo
A leitura deste livro é interessante e de fácil entendimento, porém causa uma briga mental entre o autor e a leitora que vai até o fim.

Entre as concordâncias e discordâncias com o autor, é possível filtrar muitas mensagens importantes.

Acredito que seja de grande valor essa leitura.
Pra mim, por ser mulher, valeu muito a pena. Ele me fez refletir sobre vários aspectos.

Mas deixo bem claro que é um livro difícil, cheguei a ficar com raiva em alguns momentos do Osho, mas segui o livro até o fim.

Só lendo para realmente tirar suas próprias conclusões.

Moonraes 11/08/2020

Não é do agrado de todos
Eu achei que o livro levantou questões muito interessantes, mas de certa forma, algumas das ideias de Osho em relação as mulheres, são bem antiquadas, de acordo com a sua época. Agora em relação aos relacionamentos, principalmente aos liberais, ele sempre esteve muito a frente, talvez isso tenha me causado um certo espanto. HAHA

@adriana_ lerlivros 07/06/2020

O livro das mulheres, é um livro que abre a sua mente...
Eu mesma me considerava uma pessoa de mente aberta. Mas descobri com este livro que não sou. Ele aborda temas como aborto que me fizeram repensar até onde a cultura está enraizada na minha mente? Por muitas vezes eu julgo Osho machista e outras, liberal de mais. Eu vi minhas crenças em conflito com as verdades de Osho. Muitas verdades foram libertadoras e reconfortantes.

Renata Martins 14/04/2020

Difícil
Quanto preconceito num livro de um dito guru... Se vc nunca leu nada do Osho, não comece por esse livro. Porque vc não vai querer ler mais nada dele!
Dai 03/01/2021minha estante
Super concordo com você!!! A cada frase polêmica e descabida eu ficava chocada. Resultado ? Eu abandonei o livro na metade e percebi que não fazia sentido para mim.
Agora encontrei um livro que eu precisava e que, acredito, que toda mulher que queira se amar, cuidar e se aceitar deva lê-lo: Empodere-se - 100 desafios feministas para reconhecer sua própria força e viver melhor de Maynara Fanucci, ao contrário do livro das mulheres de Osho, esse te leva a buscar o que é melhor para si, enquanto mulher, na sua exclusividade sem sugerir que a mulher tenha que se adequar ou se reprimir. Se gostar da sugestão fique a vontade para ir com tida nessa jornada!!! Beijos ?

Renata Martins 17/02/2021minha estante
Obrigada pela dica, Day. Vou procurar sim. ?

Larissa 13/04/2020

Interessante como um começo para se pensar a mulher
Osho expõe muitos aspectos da vida, principalmente da psicologia feminina nesse livro. Algumas das ideias contidas no livro me deram muito o que pensar e com certeza mudaram alguma coisinha lá na minha mentalidade e, por isso, sou grata - livros servem para isso, afinal, ser o desencadeador de umas boas reflexões. Algumas coisas ditas, porém, soaram bastante exageradas, pelo menos ao meu eu de hoje. E outras ideias, talvez pela forma como foram expostas me deixaram confusa, não sabendo qual era o real ponto de vista do autor - talvez o livro tenha sido escrito em um longo período de tempo e o autor tenha mudado de forma de pensar e isso é aceitável, algo que deveria acontecer conosco o tempo todo, se não fôssemos tão apegados às nossas ideias só pelo conforto e falta de coragem de mudar. Um livro como esse, aliás, não seria necessário se não fôssemos tão resistentes a mudar de ideia e covardes que põem a culpa no outro, em vez de fazer algo a respeito.

Polly 09/02/2020

Não é sobre as mulheres
É um livro difícil de ser digerido, concordo em partes, discordo de muito. Apesar de ser um livro curto e de texto simples, demorei muito para concluir, pois ficava constantemente revoltada com as opiniões de Osho. Apesar de parecer muito liberal, ele tem algumas ideias muito machistas e retrógradas em relação à mulher e o seu papel na sociedade, sendo extremamente contra as feministas, não percebe que graças a alguns radicalismos, conseguimos alguns direitos na sociedade. Mas enfim, dei uma chance, porque ele falou isso há mais de 30 anos.

Cat 25/01/2019

Amor e Ódio
Foi o sentimento que tive em relação a esse livro. Certamente valeu a leitura, mas não diria que é um livro bom. Houve capítulos árduos de serem lidos, repletos de ideias preconceituosas e que se contradiziam. Consegui extrair ensinamentos preciosos, mas em geral não recomendo a leitura. Se quiser ler, esteja preparado(a).
Cris 14/01/2020minha estante
Me senti bem assim... um misto de indignaçãoem algumas partes e admiração em outras.
Sem contar que também senti que houve momentos que ele se contradisse no livro.
Enfim... não é de todo um livro ruim, mas sinceramente... me decepcionei com ele!!

Natasha | @natpinheirox 17/12/2018

Esperava mais mas ainda assim vale a pena!
Comecei a ler com uma vontade tão grande que acho que isso atrapalhou um pouco e acabei me decepcionando :(
O livro não é ruim, mas é que tem muitas ideias que eu discordei e não imaginava nunca que isso poderia acontecer. Muitas frases contraditórias, num capítulo ele fala X e aí no outro ele já fala o oposto de X. Às vezes isso acontecia até no mesmo capítulo, com alguns parágrafos de distância. Também achei que teve muitas informações repetitivas, o que acaba tornando um pouco massante a leitura.

Fora isso, até que gostei. Muitas ideias bacanas e que dá tirar grande proveito! Acho que no geral é uma boa leitura e vale a pena :)