Estorvo

Estorvo Chico Buarque

Resenhas - Estorvo

Ca Melo 01/08/2020

Curto e pungente (se lido nas entrelinhas)
O grupo de estudos em que faço parte na faculdade me proporcionou o primeiro contato com a obra de Chico Buarque como autor de romances. O livro tem uma leitura muito fluída e rápida, mas vários pontos são cifrados, porque aparentemente não há uma continuidade na narrativa. Confesso que após a reunião em que debatemos reavaliei a minha leitura e pude entender como o autor tratou da ditadura militar brasileira (um dos temas que mais gosto de ler) em seu romance de estreia. Foi interessante porque um dos colegas estuda Estorvo no seu doutorado e guiando a reunião abordou diversos aspectos sobre o contexto e a obra do autor, montando as peças deste quebra-cabeça. A avaliação sobre esse livro não é das melhores e vi muitos comentários de pessoas que leram dizendo que não entenderam a obra, e faz todo sentido, já que parecem que são acontecimentos que não levam a nada. Por isso acho que este é um livro que merece ser revisitado e que sim, depende de conhecimento sócio-histórico para melhor compreensão.

Van 11/09/2020

O Estorvo têm uma narrativa bem diferente de qualquer outro livro que eu tenha lido, ele é sempre narrado em primeira pessoa na perspectiva da visão exterior e dos pensamentos e sonhos do personagem. O livro já começa jogando o leitor nesse enredo sem nenhuma informação, e com o passar da trajetória do personagem vamos conhecendo e descobrindo. Foi uma experiência interessante conhecer umas das obras de Chico Buarque, confesso que ouve momentos que a leitura se tornou cansativa e até um pouco confusa, por isso não dei cinco estrelas, mas ainda assim foi uma leitura boa e agradável.

Faluz 07/03/2022

ESTORVO - CHICO BUARQUE
Nesse livro Chico abre o caminho para a literatura. Trilha com desembaraço essa nova verve literária. Uma delícia.

Marcos Nandi 25/05/2022

Obra prima
Eu sou muito fã do trabalho do Chico Buarque como cantor e compositor, e agora como autor.
Dele já tinha lido Budapeste, que achei um bom livro. Mas estorvo, é um livro sensacional.

Estorvo, seu livro estreia, foi vencedor do prêmio Jabuti, o maior prêmio nacional de literatura.

O autor nos apresenta uma obra enervante e esquisita, um pouco claustrofóbica e paranóica também.

O protagonista, que não sabemos o nome, acorda com alguém a sua porta. Ele consegue se esquivar, mas se sente perseguido por essa pessoa. É um romance de hipótese. O protagonista, em fluxo de consciência, relembra do passado, da relação estranha com sua família, sua ex-esposa e um amigo, sempre permeado pela famosa dúvida do: E se?

Por ser narrado em primeira pessoa, sem a perspectiva de terceiros, o personagem conjectura o destino dos personagem e o que eles fariam com ele e consigo próprios, num louco frenesi que me lembra a obra de Hilda Hilst e Franz Kakfa (lembrou muito "o processo", pela estranheza e confusão causada).

Muito provavelmente é um livro que não agradará a todos. Mas essa loucura e paranóia,me agradou...e muito!

Danielle Bambace 19/06/2022

Uma queda infinita
Acho um pouco doida essa coisa de dividir a poesia da prosa a qualquer custo. Também pouco posso compreender a arte em suas "divisões formais" e, por isso, me sinto representada por artistas como Chico, que em vez de particionar, somam, multiplicam e espalham linguagens por aí. Hoje, no aniversário de Chico Buarque, eu terminei de ler "Estorvo". Lançado em 1991, sua leitura me pegou como uma aceleração bruta, um carro desgovernado. Também parece alguém que, na ponta mais alta de uma escada, dá um pequeno tropeço e não para de cair nunca mais. Nunca mais.

Sabrina320 01/09/2022

Segunda tentativa?
De ler obras do Chico Buarque?. A primeira foi Budapeste e eu não gostei? agora com o Estorvo, gostei mais? mas não me prendeu de vez

Erica.Regiani 31/08/2023

Um romance bem estranho e bem diferente dos que já li, diria que meio claustrofóbico até.

É o primeiro escrito por Chico em 1990 e publicado em 1991 e é narrado em primeira pessoa.

Logo no comecinho, o livro te joga num contexto sem quase nenhuma informação: o protagonista não tem nome, vive num frenesi constante e o tempo todo parece estar supondo acontecimentos futuros, os mesclando com seu passado junto a outros peculiares personagens e relembrando no descorrer da narrativa a relação anormal que compartilha com a família (me identifiquei ?), em especial com a irmã e com um amigo.

Confesso que esse quiprocó todo ficou um pouco enfadonho em determinado ponto, mas quando identifiquei que ele estava inserido no período da "ditadura militar", isso me instigou a continuar a leitura.

Filipe 22/03/2024

Eu amo a escrita do Chico e como ele sempre nos presenteia com personagens que são pessoas horríveis. Para mim, isso faz da história algo muito mais interessante do que um simples romance.

Estorvo é sobre um homem que carrega essa posição em todos os seus relacionamentos, seja com familiares e amigos, seja com estranhos. A indiferença que vem junto a este ser humano é fascinante.

Não foi meu livro favorito do Chico, mas também não decepcionou.