Estorvo

Estorvo Chico Buarque

Resenhas - Estorvo

Camila Melo (@a_bookaholic_girl) 01/08/2020

Curto e pungente (se lido nas entrelinhas)
O grupo de estudos em que faço parte na faculdade me proporcionou o primeiro contato com a obra de Chico Buarque como autor de romances. O livro tem uma leitura muito fluída e rápida, mas vários pontos são cifrados, porque aparentemente não há uma continuidade na narrativa. Confesso que após a reunião em que debatemos reavaliei a minha leitura e pude entender como o autor tratou da ditadura militar brasileira (um dos temas que mais gosto de ler) em seu romance de estreia. Foi interessante porque um dos colegas estuda Estorvo no seu doutorado e guiando a reunião abordou diversos aspectos sobre o contexto e a obra do autor, montando as peças deste quebra-cabeça. A avaliação sobre esse livro não é das melhores e vi muitos comentários de pessoas que leram dizendo que não entenderam a obra, e faz todo sentido, já que parecem que são acontecimentos que não levam a nada. Por isso acho que este é um livro que merece ser revisitado e que sim, depende de conhecimento sócio-histórico para melhor compreensão.

Van 11/09/2020

O Estorvo têm uma narrativa bem diferente de qualquer outro livro que eu tenha lido, ele é sempre narrado em primeira pessoa na perspectiva da visão exterior e dos pensamentos e sonhos do personagem. O livro já começa jogando o leitor nesse enredo sem nenhuma informação, e com o passar da trajetória do personagem vamos conhecendo e descobrindo. Foi uma experiência interessante conhecer umas das obras de Chico Buarque, confesso que ouve momentos que a leitura se tornou cansativa e até um pouco confusa, por isso não dei cinco estrelas, mas ainda assim foi uma leitura boa e agradável.