Delta de Vênus

Delta de Vênus Anaïs Nin

Resenhas - Delta de Vênus

1 | 2 | 3 | 4

Samantha 14/03/2024

Quando vi tantos elogios ao livro, me animei para iniciar a leitura, mas confesso que quase desisti após o primeiro conto. Os contos tratam de temas pesados que talvez na época em que foram escritos não fossem tão discutidos, mas atualmente causam repulsa.

jonesygirl 10/01/2024

Erotismo de base
Esse livro é um turbilhão de coisas. é extremamente bem escrito, desenvolvido. pelo final, ficou um pouco cansativo e meio problematico, assim como no início? mas o erotismo escrito pela a anais, principalmente na época em que ele viveu, e também aplicando as descobertas freudianas da época, deixa muito para pensar e sentir. com certeza, o sexo que envolve erotismo é muito mais atraente, mas ela colocar pedofilia, necrofilia, incesto e estupro como descoberta sexual inspira um extremo desconforto com os contos?.

Leticiametal 24/12/2023

Eu nem sei o que comentar. Vi tanto esse livro na prateleira de proibidos na minha infância que achei que seria algo muito grandioso. Poético e erótico. No fim, é pornográfico e meio desconfortável. O melhor conto foi o Helena, que pareceu mais cheio de nuances, construído um pouco além do explícito. Ainda assim... Mas enfim. Valeu ler.

lorena418 21/12/2023

Escrita de excelência e que desafia por completo a estrutura de sua época.
não é um livro erótico quando lido com a lente atual, com qual podem ser percebidas diversas problemáticas e gerar muito desconforto (o que na minha opinião agrega na experiência).
a maneira que os contos percorrem é hipnotizante, mas muitas vezes abordam temas sensíveis e colocam o leitor em uma posição bastante incomoda
não recomendo para todos, mas adorei a leitura

stormsetwinds 11/12/2023

É um dos livros já lançados
Comecei massacrando o livro mentalmente, larguei inúmeras vezes, parecia que a cada 10% lidos, eu pensava: "bicho, não tem como ler isso aqui, não tem como levar a sério." Mas tem alguns contos do livro, principalmente os últimos que superam qualquer gosto agridoce que tenha ficado na boca. É até um pecado fatal da Nin - escrever coisas tão interessantes que te façam esquecer da problemática que alguns contos abordam; mas muitas coisas ainda caem nos rótulos pudicos que carregamos em nós. Outras coisas são, obviamente, fora de cogitação.

Os contos Marianne, Marcel, Linda e Pierre foram o ápice do storytelling da autora nesse título. Salvaram totalmente a experiência para mim.

Avyla 03/12/2023

Sensacional
Primeiro livro lido dessa autora e simplesmente achei maravilhoso.
A leitura é muito fluida e consegue prender o leitor. Gostei muito porque é possível fazer um nexo com a psicanálise de Freud.

Carla.Parreira 16/10/2023

Delta de Venus
??
É o relato sobre uma escritora que, se vendo sem dinheiro, aceitou a proposta de escrever um livro erótico recebendo um dólar por página. Mas o colecionador de contos erótico não queria um livro recheado de poesia, ou seja, ele queria tudo direto ao ponto sem a exploração dos sentidos. Por ordem maior, sexualidade não podia ser misturada com sentimento, nem sensualidade com emoção. Então ela reuniu vários amigos para lhe ajudar. Os homossexuais escreviam como se fossem mulheres, os tímidos escreviam sobre orgias, os mais puros escreviam sobre perversões e os frígidos escreviam êxtases frenéticos e os mais poéticos abandonavam-se a total bestialidade.
Então surgem várias histórias após a explicação de que os mistérios da sensualidade feminina são diferentes da do homem e para a qual a linguagem masculina se faz inadequada. É relatado até sobre os marinheiros e uma boneca de borracha. Realmente dá para comprovar que relatos sexuais destinados a homens perdem a beleza perante a visão feminista, pois ao menos para mim, ficam vulgares e diretos demais sem o menor romantismo picante. E como o livro não tem nada além de relatos que ?vão direto ao ponto?, acabei não tendo vontade e paciência de modo que fiz apenas uma leitura dinâmica e rápida. Cheguei à conclusão de que a arte da ?orgia? sexual é algo muito particular, varia bastante de pessoa para pessoa, e principalmente de sexualidade masculina para feminina. Sinceramente, já que tenho alma de escritora, prefiro escrever meus próprios enredos eróticos.

Jansen 20/09/2023

Muito bem escrito, com força e vigor. O sexo como raramente é performado. Ritmo, cores, intensidade, perfume. Orgias de muito bom gosto, numa Paris que transborda amor e sexo. Mais sexo. Um livro difícil de largar, assim como uma boa pegada. Mulheres monumentais derramando sexo por todos os poros e orifícios e homens de acordo com essas mulheres. A escritora deve ter sido uma amante de primeira grandeza. Foi amante de Henry Miller, considerado um autor pornográfico. Eu nunca li nada dele, mas tenho reservado Trópico de câncer para ler.

Paulo 09/09/2023

Esperava mais
Talvez por tudo que tivesse ouvido a respeito da autora e da sua importância da visão libertária do sexo para as mulheres, eu estava com expectativa maiores.
Mas tenho que admitir que certamente ela teve sim sua importância dentro do contexto e do tempo histórico em que escreveu esses contos, muitos dos quais aparentemente auto-biográficos.
Enfim, tem o seu valor.

Carlos.Junior 11/07/2023

5/10
Delta de Vênus - Histórias Eróticas de Anais Nin é um clássicos da literatura erótica e da psicanálise francesa. Literalmente, um produto feito do seu meio. Anais viveu no pós-guerra da França e publicou seus livros eróticos entre os anos 70 e 80. A grande questão nessa literatura não é qualidade dos contos, ideias mirabolantes de desejo ou a busca do prazer inalcançável, mas sim o público.

O que o público queria ou desejava das literaturas eróticas da época? Anais sabia que o simples, o poético, a arte em si não vendia e então, de maneira piscanalitica ela entrega o produto que o público quer. Violência, sexo explícito, abuso, todas essas idéias do subconsciente do prazer masculino falico se apresentam durante os contos. O livro, se lido de forma contextualizada e antropológica vida um relato da vida sexual do contexto do público europeu, este sendo o maior grupo de clientes da autora. Vale a pena? Se lido de maneira crítica e com a ideia de que o objetivo de Anais era vender uma literatura vazia e torpe, vale sim a pena. Se o foco for outro, acho bacana desconsiderar essa escolha.

EdilenaRisuenho 14/03/2023

Sinceramente
Achei chatão?pelo que propunha ser o livro, não esperava obviamente obscenidades, porém, a leitura foi por vezes maçante.

Osmar Weyh 14/03/2023

Historinhas picantes... ?
O prefácio desta obra já começa dizendo tudo. Nele, Anïs Nin comenta que devido a essa necessidade de vender suas publicações, acaba por muitas vezes escrevendo o que os editores pedem e não justamente o que gostaria de escrever. Ela mesma percebe em sua escrita, essa apagamento da escritora feminina e o texto mais pornográfico que sensual, como ela mesmo afirma, qual a graça de escrever sobre sexo sem a poesia? A poesia é que dá o tom, a sensualidade, o ritmo. Escrever contos sobre sexo sem poesia é algo frio, mecânico, sem emoção. Adoro o encadeamento das histórias, muitas vezes, com um final abrupto, como se nem o autor estivesse com vontade de continuar, outras vezes, encadeado, como numa lembrança, numa ideia, que vai ligando outras histórias paralelas. Enfim, há um pouquinho da artista neste livro, mesmo que podada pelo editor, porém, os contos são bem picantes e tem essa sensibilidade reprimida.

VerAnica 19/02/2023

Contos eróticos para todos os gostos
O livro é uma sequência de contos que são parcialmente encadeados, quase que formando um romance, mas sem a estrutura narrativa que estamos acostumados a ver. Os primeiros contos são curtos e trazem muitas questões problemáticas acerca da sexualidade, como pedofilia e a extrema erotização de homens negros e latinos, que me incomodou muito. Para mim, o início foi indigesto. Mas o livro recupera fôlego do meio pro final, onde praticamente todas as histórias se passam em Paris, em bairros boêmios e casas de prostituição, retratando o cotidiano de artistas e modelos que viviam livremente. Nessas histórias é possível identificar o tom de escrita da Anais Nïn (que eu conheci lendo o primeiro volume de seus diários, Henry e June). A descrição sexual sem nenhum pudor, mas carregada de um tom poético que ela consegue fazer como ninguém deu muito certo nesta obra. Recomendo para quem gosta da autora, principalmente da sua forma de escrita, porque entendo que esse não seja um livro para leitores mais puritanos ou envergonhados.

MarianaCota 16/01/2023

Você também leu por causa de "Amor e Outras Coisas"??
Porque eu li, e assim, totalmente problemático esse livro. Aí tem uns contos, que são menos problemáticos (mas não são saudáveis) e você pensa "ah até que esse é ok" mas não é, mas perto dos outros eles são razoáveis.
Enfim, ELLIOTT MEU FILHO OLHA O LIVRO QUE VOCÊ DEU PRA SUA SWEETHEART!!
Janann 20/01/2023minha estante
Vim procurar o livro por conta de amor e outra as coisas também kkkkkk

MarianaCota 21/01/2023minha estante
Kkkkkkkkk que bom que não fui a única kkkkkk

1 | 2 | 3 | 4