Os Botões de Napoleão

Os Botões de Napoleão Jay Burreson...

Resenhas - Os Botões de Napoleão

1 | 2 | 3 | 4

Gy Hermano 22/01/2024

O livro é muito bom, tem mais história do que eu gostaria mas as partes de química são perfeitas. Só não dou 5 estrelas porque eu não vi muito sobre a história dos ?botões de Napoleão? mas sim sobre as moléculas que mudaram a história do mundo. Mas fora isso é um livro muito bom, com muito aprendizado e muitas curiosidades legais.

Ãvy 14/01/2024

Nossa, que livro, que estrutura. Por ser uma obra focada em química, me espantei com a linguagem empregada, como o autor consegue ligar uma molécula na outra, um capítulo no outro e fazer referencias históricas. Se voce gosta de história, química e conhecimentos diversos, LEIA LEIA

Fernando 07/01/2024

Mais importante do que imaginamos
O livro fala de certas moléculas e substâncias que provavelmente mudaram a história do mundo, foi muito interessante, eu não tinha ideia do quanto elas eram importantes no nosso cotidiano. Sem a descoberta de algumas delas ou a sintetização em laboratório nossas vidas provavelmente seriam muito mais difíceis.

Yas 31/12/2023

Para quem gosta de história, esse livro é super interessante..
Eu, que prefiro o ramo da exatas, gostei de boa parte do livro mas algumas horas confesso que eu viajava....

João Pedro 08/09/2023

Como a química move o mundo???
É normal estudarmos química e olharmos ela de maneira superficial, conteudista, dessa forma não enxergamos como ela é importante de verdade. Agora com esse livro senti o peso de cada descoberta, como uma simples molécula pode causar guerras, paz, milhões de mortos, tragedias, salvação, destruição? esse livro teve um grande impacto em mim, comecei a olhar para a química de uma forma distinta, com interesse. O livro é interessantíssimo, traz não só a química, mas história, biologia, física etc. Alem disso acho incrível como o autor constrói o livro, trazendo a molécula discutida no capitulo, com comparações com outras moléculas, como uma mudança (que para gente é imperceptível) pode causar tantas diferenças (de um remédio de enjoo para grávidas para uma poderosa toxina que causa mal formação no feto), um livro incrível que te cativa com as histórias e com as descobertas!!!

madutoledo 07/07/2023

Eu gostei bastante do livro, a leitura é leve e os capítulos são interdependentes. Trás curiosidades que não são geralmente trabalhadas nas escolas e isso pra mim é um diferencial enorme. A única coisa que para mim, foi um empecilho pra terminar são as grandes quantidades de conceitos químicos, que por mais que ajudem na compressão dos capítulos acaba por tornar a leitura cansativa, principalmente para as pessoas que assim como eu não possuem afinidade com a área

Erik96 05/06/2023

Necessidade da química
Me frustrou um pouco a parte de detalhamento químico, esperava apenas o contexto histórico, que por sinal, nesse quesito foi incrível para mim, muito bem escrito. Que imagino que para quem goste de química, essa parte seja boa também, só não foi meu caso.

Marina Costa 26/03/2023

Os botões de Napoleão
Amei muito, mas queria mais química. É muito mais história que química.
Ainda assim, extremamente interessante e um prato cheio pra preparar aula.

Isadora 18/03/2023

Talvez seja um dos melhores livros de divulgação científica que já li!? Não li tantos assim, mas esse com certeza ocupará um lugar de destaque na minha estante porque me surpreendeu muito positivamente. Os autores conseguem informar, divertir e comunicar reflexões sobre muitos tópicos sem dar muitas voltas na parte teórica, por muitos considerada chata e maçante e que costuma afastar leigos em química.
Os capítulos são muito bem escritos e organizados, cada um redondinho por si só. Os autores usam linhas de raciocínio que facilitam a compreensão tanto da natureza química dos compostos citados, quanto da dimensão histórica em que a descoberta ou criação desses esteve relacionada.
Com certeza recomendarei esse livro para todo mundo, especialmente para estudantes, que se perguntam com frequência "como que eu relaciono essas "coisas químicas" à rotina?". Esse livro é uma ótima resposta.
(E também gostei muito da tradução.)

Félix 30/06/2022

Fiquei de ressaca
Acredito que as vezes o livro nem precisa ser o melhor, mas a forma como você aproveita a leitura pode mudar muita coisa. Foi o caso desse, é um livro bom, mas acredito que a minha imersão no livro fez eu acreditar que ele era muito melhor, é raro uma leitura tão divertida com um livro sobre química e história. Fiquei tão imerso na leitura que no mês seguinte eu estava de ressaca literária. Gosto de livros sobre ciências, pois aprendo coisas novas e diferentes e sempre ganho um novo olhar sobre o mundo, o universo e tudo mais.

MIRANDA 30/06/2022

O destino do mundo a mercê de um pequeno e simples átomo e suas formações em moléculas que elaboram uma trama responsável pelos caminhos da humanidade . Um livro fascinante.
Palavra para o livro : cis/trans

Levizin 07/06/2022

Como um molécula, ou grupo de moléculas, pode mudar história? Em "Botões de Napoleão" você poderá ver como impérios enriqueceram, tribos sucumbiram, guerras foram travadas e culturas moldadas por conta das funções de simples moléculas. O autor deixa bem claro que os acontecimentos não ocorreram simplesmente por essa causa ou que os eventos não ocorreriam sem a presença dessas entidades químicas, mas da para notar a importância para a história. Recomendo a leitura, principalmente para os fãs de ciência, vocês vão se surpreender.

12/02/2022

Livro incrível, de grande importância.
Aprender química não é algo tão simples, mas com esse livro, se tornou uma experiência divertida, curiosamente maravilhosa.
O autor soube ligar as moléculas de uma forma que fica impossível de esquecer.Ao ler o livro, você entende como o uso da noz-moscada esteve ligado a peste bubônica, as descobertas importantes como por exemplo, a do Ácido ascórbico, os opióides, o papel dos nitrados nos explosivos, como um algodão virou "pólvora", a descoberta de corantes como antibióticos e até mesmo uma explicação química em relação as práticas antigamente conhecidas como "bruxaria", entre outros diversos assuntos incríveis.

100% recomendado, pois realmente, é um dos melhores livros do gênero.
Rinaldo.Sousa 12/02/2022minha estante
Deu até vontade de lê-lo. Show!

1 | 2 | 3 | 4