História Geral do Brasil

História Geral do Brasil Maria Yedda Linhares

Resenhas - História Geral do Brasil

Bruno 09/11/2009

Ótimo em Colônia e Império. Muito superficial em República.
Pelo fato de o livro ser escrito por vários autores, é um pouco irregular. O mais interessante é que os autores não expõem apenas a sua interpretação dos fatos, mas abordam também a evolução da discussão historiográfica acerca dos mesmos. Os capítulos do período republicano são bastante superficiais, mas a parte sobre o Segundo Reinado é muito esclarecedora, bem como a que remete ao período colonial.

Thiago662 14/10/2021

"Eu vejo o futuro repetir o passado" (Cazuza)
É uma pena o brasileiro não conhecer a sua própria história, nossas origens e a forma como esse quinhão de mundo chamado Brasil se constituiu. Isso nos pouparia a difusão de algumas bobagens e sensos comuns: país pacífico, sem racismo, de ditadura boa ou abençoado por heróis que nos livram do tal comunismo (o que quer que isso seja, claro...).

O nosso país foi construído com base em desigualdade e injustiça. Escravidão, concentração de riquezas e terras, preconceitos e etc. É importante compreender esses processos. Os golpes, fracassos, lutas sociais.

História Geral do Brasil é um bom começo. Escrito por historiadores renomados se pretende didático, embora tenha alguns capítulos cansativos e pouco didáticos. É desproporcional por dedicar muitas páginas ao Império e por apresentar ora abordagens factuais (Colônia e Império) ora abordagens mais temáticas (em relação a República). Do mesmo modo, a ênfase é simplesmente econômica e política. Sociedade, pouco aparece.

Carol 20/11/2017

Grande resumo sobre a História do Brasil
Cada capítulo do livro é escrito por um pesquisador diferente, dentre seis que ajudaram Maria Yedda Linhares a organizar a edição. Os temas tratados em cada capítulo mostram diferentes elementos que formaram a História do Brasil a partir da sua ocupação pelos portugueses em 1500. Não há registros, nessa edição, sobre o que ocorreu em território do atual Brasil.

É um grande resumo sobre a História do Brasil do século XVI até o século XX. Importante leitura para quem quer começar a conhecer a formação social, econômica, política, religiosa do Brasil, porém vale ressaltar que houve muito mais acontecimentos do que descrito nesse livro. Vários pesquisadora pesquisadores brasileiros e estrangeiros escreveram e publicaram textos em diferentes suportes (artigos, livros, teses, etc.) atualizando e/ou complementando as informações aqui presentes.

Bia 04/11/2021

O livro é dividido em capítulos com autores diferentes, então cada parte apresenta uma escrita distinta. Enquanto alguns tem a linguagem simples e didática, outros são prolixos e difíceis de entender.