O Avião de Noé

O Avião de Noé Fernando Vita

Resenhas - O Avião de Noé

ViagensdePapel 15/05/2015

O Avião de Noé, de Fernando Vita
É dia de jogo do Brasil, em meados de 1950, quando durante a missa em louvor à Santa Rita dos Impossíveis, ouviu-se um barulho de explosão em Todavia, um “pipoco” muito alto, mas que de início não causou espanto, afinal era dia de jogo, devia ser só o barulho da comemoração da vitória. Pena que não era. Mais uma fábrica de fogos de artifício foi pelos ares em Todavia. E o culpado pela explosão?! Mas é claro que era o porco do enfermeiro! Não se engane, era o porco mesmo!

“Na manhã daquele domingo, 13 de junho do ano da graça de 1958, não tão plácido esse domingo, não pelo pipoco fenomenal do supracitado estrondo, mas porque em tal domingo, a habitual placidez dos domingos locais já tinha ido pras picas, desde cedinho, por três motivos fundamentais e importantes, não necessariamente na ordem em que eles serão aqui listados...”

Assim começa uma história hilariante, na qual vários “causos” serão contados sobre os moradores de Todavia, uma cidade baiana onde tudo acontece ao mesmo tempo.

A partir da explosão da fábrica de fogos de artifício, o narrador nos introduz a este cenário totalmente novo, uma cidade cheia de peculiaridades e personagens tão malucos, que nos fazem passar a história inteira enrolados em suas loucuras, e rindo muito de tudo isso. Em meio a essa multidão, nos é apresentada a história de Noé, um senhor que resolveu fazer seu próprio helicóptero, no quintal de sua casa, após ter um sonho maluco em que seu helicóptero salva a cidade de uma determinada situação. Ele começa sua empreitada no quintal de casa, e até data ele já marcou para a sua máquina cruzar o céu da cidade.

A repercussão da notícia do “avião de noé” se espalha na cidade com uma rapidez absurda, todo mundo quer saber se vai dar certo e se o avião realmente vai voar. É muito bacana a maneira como o autor usou essa base da história para nos contar tantas outras histórias sobre os personagens, os moradores de Todavia, cada um tem um gancho, uma peça de quebra cabeça que no final vai se encaixando na história.

É quase impossível não comparar a história do Noé do avião, com o Noé da arca. Ambos estão construindo algo que salvará de certa maneira seu povo, e nesta obra temos a visão do povo, o que eles pensam sobre essa doideira, e se eles acreditam ou não que vai dar certo.

Leia mais em:

site: http://www.viagensdepapel.com/2014/11/o-aviao-de-noe-por-fernando-vita.html