A Terapeuta Gaspar Hernández

Resenhas - A Terapeuta

Pâm 23/11/2020

Inicialmente o livro é bastante arrastado e repetitivo... Quando começa a desenvolver e a explicar o que/pq dos protagonistas o livro acaba. Há algumas pequenas pinceladas rasas de transtornos mentais e sobre a área da psicologia, como também de atuação em teatro, mas nada de mais e nem aprofundado.

Simone 23/01/2022

Um livro que, mesmo sendo repetitivo, não é cansativo. Mostra como a ansiedade pode nos paralisar e atrapalhar a vida de que sofre.

Ana Lima 01/07/2016

Em A Terapeuta conhecemos Héctor, que após presenciar um assassinato passa a ter sensações estranhas e que antes não se recordava de sentir. Um dia, andando pela rua, simplesmente não conseguiu mais se mover. A angústia era tanta, que simplesmente ficou ali, parado, com a multidão passando por ele pela calçada como se não estivesse ali. Quem o socorre é Eugenia Llort, a mesma psicóloga que o atendeu no dia do assassinato - do qual, por sinal, não consegue se recordar.

Depois desse episódio de paralisia - sua primeira crise de ansiedade -, Héctor inicia um tratamento com a terapeuta. Dentre as práticas estão visitas ao local onde o crime ocorreu, como forma de tentar resgatar as lembranças do fatídico dia e também ao teatro onde Héctor costumava atuar, onde desde o ocorrido não consegue exercer sua profissão de ator.

Aos poucos, Eugenia passa a todos os dias assistir às suas apresentações. Na cabeça de Héctor, sua presença lá poderia evitar que uma nova crise de ansiedade acontecesse, e só assim conseguia atuar com tranquilidade. Era como um porto seguro e, aos poucos, uma estranha obsessão pela terapeuta foi surgindo.

Paralelo a isso, Eugenia lida com seus próprios problemas, um deles o mais bizarro de todos: incorporar as doenças e manias de seus pacientes. Ao tratar um homem com TOC, poucos dias depois estava com os mesmos habitos dele. O último a ser tratado fora diagnosticado com agorafobia - uma estranha fobia à sair de sua própria casa, conviver com outras pessoas. E, como já era esperado, Eugenia também se sentia presa nessa fobia.

A narrativa é bem mais madura, diferente da qual estou acostumada, porém de uma forma que gosto bastante. Dividido em duas partes - a primeira contando a história de Héctor e a segunda, de Eugenia, o livro mostra como muitas vezes consideramos normais, certos comportamentos provenientes de algumas doenças. Como foi o caso do personagem, que só depois de diagnosticado conseguiu entender as diversas crises de ansiedade que teve durante a vida.

Um ponto negativo, ao meu ver, foi a escrita em terceira pessoa. Tratando-se de uma doença como a ansiedade, é muito difícil até mesmo para quem a vive descrever qual é o sentimento durante uma crise, e um narrador de fora descrevendo isso acaba deixando o relato ainda mais raso. Mesmo assim, consegui me enxergar em muito do que o personagem Héctor passou.

Em uma primeira leitura achei bastante confuso. Posso dizer que ao terminar o livro você não terá uma conclusão concreta sobre o que aconteceu a nenhum dos dois personagens principais. Mas refletindo um pouco mais sobre o assunto percebi como isso ajudou a dar à obra a essência do assunto tratado. A confusão, o não-entendimento e até a agonia que se sente por vezes durante a leitura são típicas da ansiedade, e o autor foi brilhante nesse aspecto.

De toda forma, recomendo a leitura pela delicadeza do assunto, e pela importância de ser discutido e entendido pelo maior número possível de pessoas.

site: www.poesiadestilada.com
Lidi 17/08/2017minha estante
Vdd, o final não foi concreto, essa parte me decepcionou um pouco. Mas depois refleti, ambos estavam passando por conflitos internos muito complexos e estavam em fase de superação, autodescobertas, um final mágico pra tudo aquilo se tornaria raso, não combinaria com a narrativa profunda e madura que ele havia introduzido na história.

Naiane 28/04/2020

Bem enrolado
Demorei muito nesse livro, o autor é bem arrastado mas até que o final é razoável.

Joaquim 23/05/2023

Perfeito!!!
Essa obra-prima tem uma profundidade oceânica e conseguiu me prender do início ao fim. Saí grifando uma infinidade de trechos rsrs. Recomendo MUITO!!!

mlimaoi 28/12/2014

A forma com que história estava sendo desenvolvida no começo do livro me incomodou um pouco, estava de certa forma escassa, mas ao longo da narrativa foi se alinhando e os personagens foram tomando forma e carisma. Esse livro abriu ainda mais minha mente para uma analise psicologia de certas coisas, valeu a pena.

Pri 05/04/2021

A Terapeuta
Por vezes parece que o trabalho da terapeuta não está sendo feito de forma profissional. Mas gostei do fato de mostrar o ?outro lado?, que a terapeuta também é um ser humano que sofre, se frusta, tem sentimentos! Também abordou muito bem a questão da ansiedade. Algo tão presente na atualidade.

Christiane 24/07/2021

O livro é uma ficção sobre a ansiedade, principalmente a que se desencadeia após um stress pós-traumático. Uma forma mais leve e compreensível de abordar uma questão importante e que atualmente vem acometendo a muitos. Através da história de Héctor, um ator de teatro, que assistiu a um assassinato e que procura a ajuda de uma psicóloga, Eugênia, vamos vendo o desenrolar da ansiedade, seus efeitos, como atua, o que causa. O trauma na verdade é apenas o gatilho de algo mais profundo, ou seja, a pessoa já tem questões anteriores, e quando ocorre algo mais grave, que causa um choque, a ansiedade dispara e aparece com todos seus sintomas.

A história também fala da transferência e contratransferência de uma relação terapêutica, mas é algo bem superficial, não se aprofunda nisto e nem demonstra como isto faz parte da terapia e deve ser trabalhado, mas não é este o foco da história, mas sim, através de uma ficção trazer informações sobre a ansiedade, e para um início cumpre seu papel de uma forma mais leve do que ler um livro científico, tornando assim mais acessível o tema. Mas não se trata de um livro que vai a fundo no assunto que é muito mais sério e duradouro do que nos mostra a história.

Além disto é escrito de uma forma que aguça a curiosidade.

Judith Oliveira 03/05/2015

A ideia do livro é boa, mas o desenvolvimento...
De forma geral, eu gostei do livro. O processo de leitura foi meio pedante, porque o desenvolvimento da história é muito arrastado e eu, pelo menos, não conseguia entender aonde o livro queria chegar com toda aquela coisa do paciente que via a psicóloga todos os dias e mimimi... Depois, mais para o fim do livro, infelizmente (pois, isso poderia ter ocorrido bem antes), eu descobri sobre o que realmente era a história e, então, achei bacana. Porém, o lenga lenga do começo foi beeeem chatinho.

Pris 10/10/2015

A ansiedade em si nem é o tema central da obra, vale lembra que o subtítulo "Um Romance Sobre a Ansiedade" nem consta no título original, que é somente "La Terapeuta". Achei um livro mediano, inicialmente um tanto repetitivo, mas que me suscitou muitas reflexões: até que ponto um ator se deixa “encarnar” por uma personagem, qual o limite? Recentemente tivemos o caso do ator Heath Ledger que se deixou enlouquecer interpretando o Coringa (e já há boatos que o mesmo está acontecendo com Jared Leto), por exemplo. Onde começa a vida da personagem e termina a do ator, e vice-versa?
Um tema constantemente abordado pelo autor é o papel da tecnologia e das mídias sociais em nossos dias. E isso nos permite novas reflexões: até que ponto é válido estarmos conectados o tempo todo e sermos encontrados a qualquer hora do dia, uma vez que estamos com o celular no bolso permanentemente? O Facebook nos aproxima ou nos afasta? Deixar mensagens na timeline de pessoas falecidas é um ato mórbido? Emitir opiniões e levantar debates se torna fácil quando estamos protegidos pelo ecrã? E ainda, somos a mesma pessoa que aparentamos ser em nossa timeline? Até que ponto um terapeuta consegue distanciar-se de seu paciente? Por tudo isso o livro valeu a pena!
E adorei o recurso que o autor usou na terceira parte do livro, não vou entrar em detalhes aqui para não spoiler. Quem quiser saber mais dá uma passadinha no meu site: http://traduzindocultura.com.br/2015/10/10/livros-03-a-terapeuta-gaspar-hernandez/

site: http://traduzindocultura.com.br/

Tatiane256 29/03/2020

A Terapeuta
Um romance sobre a ansiedade

Gorey 23/06/2020

Culpa
Um homem que sofre um momento traumático e acaba tendo que fazer terapia.
Uma psicóloga que sofreu um momento traumático e tem que lidar com isso trabalhando.
Bom.