Amor e Matemática

Amor e Matemática Edward Frenkel

Resenhas - A Matemática da Vida

Marcos5813 18/01/2016

A confusão do amor
Livro confuso mas ao mesmo tempo didático, do matemático Edward Frenkel. A parte biográfica, onde o autor conta sua história como estudante de matemática na Rússia comunista, sendo discriminado por ser ascendência judaica, até sua ida a Harvard, onde obteve seu doutorado, o livro é bem escrito. No entanto, o autor não é bem sucedido quando tenta explicar a matemática altamente especializada e abstrata, e por que não dizer, feia!!! usada para descrever o comportamento quântico da matéria.

Como o autor mesmo frisou, algumas áreas da matemática e da física só são entendidas por um punhado de meia dúzia de pessoas. Talvez seja essa causa do insucesso de transmitir idéias tão abstratas. O livro vale a pena, mesmo contando pouco da beleza matemática, que encontramos nos padrões da natureza e vemos a matemática ali impregnada. A física quântica ainda é mal compreendida, por isso, muito do que pode se conhecer ainda está escondido na linguagem matemática, e esta é necessariamente simples e elegante.

Marco Antonio 16/10/2015minha estante
Daniel,

Muito boa tua resenha !

Tem assuntos da matemática moderna, mais abstrata, que só podemos tocar, sem de fato compreender facilmente.
Mas concordo de que o livro nos apresenta parte importante do que é hoje a pesquisa moderna na matemática.

Sem dúvidas, pesquisadores como o Edward Frenkel estão na fronteira do conhecimento.
Muito legal como ele destaca que descobertas matemáticas que pareciam não ter qualquer ligação com a realidade, mais tarde se encaixaram em modelos da física, dando aos cientistas novos insights e entendimentos sobre a própria realidade.

E por fim a história pessoal do autor é de fato muito interessante. Sobreviveu o amor a matemática !

Thirodrigues recomenda 27/12/2023

Muita matemática entre uma bela narrativa
O autor mescla sua trajetória como estudioso da matemática com alguns conhecimentos matemáticos relacionados com sua pesquisa. O livro se mostra bem ambicioso no propósito de fomentar a paixão pela Matemática, em alguns momentos ele tras de uma forma bem compreensível e em outros um nível bem complexo para leigos. Recomendo a leitura para quem queira se desenvolver no conhecimento matemático, pra quem quer ter um pouco da visão de como foi a trajetória de estudiosos russos no período da Guerra fria também é legal.
Obs: mais um mimo

Luiz Paulo 26/01/2021

A pedra angular para uma vida inteira de pesquisas
A sua linguagem leve tenta suavizar ao máximo as teorias e fórmulas mas falha, não por ser feita de maneira equivocada,e sim pelo tema que me tirou o sono e a vontade de continuar a ler várias vezes.
Mesmo assim, me servirá como guia para futuras pesquisas.

Félix Liu 01/02/2021

A pesquisa acadêmica é feita por pessoas e sua humanidade
Comprei o livro esperando encontrar um matemático falando de como encontramos a matemática em lugares curiosos da sociedade e em outros aspectos da realidade. Algo parecido com Freakonomics. Mas ao longo da leitura você descobre que a proposta do autor é outra.

No prefácio, Edward fala de como o mundo da matemática é um que as pessoas não costumam descobrir de fato. Tenho alguma formação em Matemática Pura, então entendo o que ele quer dizer. Ele diz então que um de seus objetivos é tentar aproximar o leitor desse mundo. Senti que ele falhou nisso. Contudo, acho que ele conseguiu atingir um outro objetivo: o de mostrar que a pesquisa matemática (e a acadêmica como um todo, por sinal) é feita por pessoas: suas vontades, peculiaridades, aspirações, diversões, valores, relações. Suas vidas e vivências.

Para atingir esses objetivos, ele conta a sua história pessoal como matemático: como ele começou, cada entrave e cada passo na sua carreira, cada pessoa que ele conheceu e o papel delas em sua caminhada. Ele fala de como seus mentores e colegas foram importantes para lhe apresentar áreas de pesquisa e também para desbravar perguntas que ainda estavam em aberto dentro da Matemática Pura. De como a pesquisa requer a cooperação das pessoas, de como eles se envolvem emocionalmente com o seu trabalho, de como questões pessoais dão tom e personalidade ao mundo acadêmico e sua produção. Ao longo do caminho ele acaba apresentando muitos dos pesquisadores importantes em sua área, além de colocar em evidência vários dos pesquisadores russos e judeus que lhe foram importantes.

Em alguns momentos, ele faz uma pausa de seu relato para explicar por algumas páginas alguns conceitos matemáticos dos quais ele está falando no momento. Assim, a dificuldade dos conceitos segue a progressão de seu amadurecimento como matemático ao longo do livro e caminham na direção que ele tomou, rumo ao Programa de Langlands. Os primeiros conceitos são mais elementares e fazem parte do currículo padrão dos cursos de Matemática. Os últimos estão bastante próximos da pesquisa mais atual, com as suas muitas perguntas em aberto. Enquanto as primeiras explicações foram bastante tranquilas de se entender, as dos últimos capítulos foram particularmente dolorosas de acompanhar. O próprio autor admite, contudo, que a sua vontade é mais a de que tenhamos algum contato com esses assuntos do que dar-nos um bom entendimento acerca deles (e oferece leituras adicionais para alguém que se interesse em entender propriamente essas questões).

Tenho considerado presentear um amigo que é pesquisador interessado em Física Quântica, uma vez que o livro acaba sendo um bom relato sobre o que ele pode vir a viver, além de um compêndio com um pequeno caminho de pedras a seguir, com autores e tópicos de pesquisa, caso ele assim queira.

Suélio 12/04/2023

Um convite à descoberta da beleza por trás dos números!

A paixão de Edward Frenkel pela matemática foi o que o tirou de uma União Soviética hostil aos objetivos acadêmicos de um jovem judeu e levou-o a tornar-se um dos mais importantes pesquisadores do mundo. E foi ela também que o fez escrever este livro: um convite à descoberta de que os conceitos matemáticos vão muito além daquilo que aprendemos no colégio, e de que são eles que explicam os mecanismos que regem a vida.

Para nos dar um vislumbre destes mecanismos, Frenkel recorre à sua própria história, que se confunde em grande parte com as recentes tentativas da matemática moderna de alcançar uma teoria unificada que, espera-se, revolucionará a forma como entendemos o universo. Explicadas com linguagem intrigante e rigor científico, essas tentativas nos mostram que aquilo que tomamos como matemática é apenas a minúscula ponta de um enorme iceberg, tão acessível e rico em belezas quanto você nunca imaginou.

Depois de ler este livro, será impossível atravessar um dia sequer sem enxergar os números por trás da vida. Você vai perceber que nunca lhe ensinaram a verdadeira matemática, e se surpreenderá querendo um pouco mais da experiência tão interessante que é descobrir novos aspectos do nosso mundo.

Joao.Ider 25/06/2019

Você ama Matemática?
- “Tá doido?!” - Alguém responderia.
Os jovens em geral não gostam e sofrem para entendê-la nas escolas, ouvindo-se sempre: “Onde eu vou usar isso?”
Os poucos que gostam e se saem bem na escola, ao escolher e ingressar em um curso de exatas na faculdade são recepcionados pelo temido Cálculo I, e muitos mudam de ideia 😂.
Porém, foi o amor pela matemática que tirou Edward Frenkel de uma União Soviética hostil aos objetivos acadêmicos de um jovem judeu e levou-o a tornar-se um dos mais importantes pesquisadores do mundo.

Neste livro, quase uma autobiografia, ele narra sua história de amor com a matemática e toda sua dificuldade na formação devido ao antissemitismo presente nas universidades da União Soviética.

Ele defende que a exposição da matemática ao público deve ser feita em uma linguagem muito mais clara e inteligente, e que o contrário disso é um dos grandes motivos por sua má fama.

Atrelado à sua história de vida está a matemática, por isso o livro é também uma grande aula de matemática, onde ele vai explicando em detalhes os seus trabalhos, que envolvem teoria de representação, geometria algébrica e física matemática.

Ainda em defesa a sua paixão, ele define a Matemática como uma obra de arte, dizendo que -“uma fórmula matemática pode ser bela, como um poema, uma pintura ou uma obra musical”.
As palavras para definir o livro não poderiam ser outras, a não ser as apresentadas na capa pelo New York Times: Poderoso, apaixonante e inspirador!

Luiz Villas 15/02/2022

A matemática e a física quântica.
Teorias, fórmulas, números e a paixão pela matemática, é o que relata o autor Edward Frenkel . Ele descreve o seu caminho pela matemática para alcançar uma teoria unificada e o seu trabalho em dualidades em teoria quântica de campos. Mas nem tudo neste livro são números, Edward conta a sua história pessoal, ele chega a pular o muro da faculdade, que não podia frequentar, para assistir as palestras do professor, mago da matemática.